AgendaO CinemaContactos

A

A

A

The rape clauseThe rape clause
Sessão de Cinema | Violência de Género
CinemaCinema
Sala 3

De acordo com o determinado para os esquipamentos culturais, o Cinema São Jorge reabre as suas portas a 19 de abril; e logo a 22 do mesmo mês acolhemos  de novo cá em casa o Festival Política.

Entre 22 e 25 de abril haverá filmes, debates e conversas, performances, espectáculos e exposições em torno do tema Fronteiras, sempre com entrada gratuita. O Festival Política é Co-produção associação Isonomia e EGEAC e faz parte da programação Abril em Lisboa da EGEAC.

 

 

------------------------------

  • “The Rape Clause”, de Jared Watmuff, 14' - Reino Unido

Para aceder ao apoio social para o filho, Ângela é forçada a revelar a terrível história de como a criança foi concebida. Inspirado em acontecimentos reais e tendo por base a legislação governamental atual, The Rape Clause é um curta-metragem sobre “uma das políticas mais desumanas e bárbaras que já nasceram em Whitehall” (MSP Alison Thewliss) e como ela promove a vergonha e o trauma.

 

  • “Encara Hi Ha Algú Al Bosc”, de Teresa Turiera-Puigbò, 55' - Espanha

Lejla Damon é uma jovem de 25 anos, que cresceu numa família de classe média em Londres. Os seus pais, jornalistas, acompanharam a guerra da Bósnia. Em dezembro de 1992, durante as filmagens num hospital de Sarajevo que estava a ser bombardeado, viram uma mulher a querer afogar o bebé que acabara de dar à luz. O bebé era fruto de uma violação e considerado semente do inimigo. Durante as guerras dos Balcãs, entre 25 mil e 50 mil mulheres foram vítimas de violência sexual. Lejla, Alen, Ajna são crianças nascidas da violação. 25 anos depois, juntam-se aos sobreviventes na sua luta para quebrar o silêncio e superar o estigma.



Informações Úteis

Bilhetes: Entrada gratuita. Necessário levantar bilhete no próprio dia. Horário da bilheteira: quinta e sexta-feira das 13h até ao início da última sessão, sábado e domingo das 10h até ao início da última sessão. 

 

Atenção:

 

- Em virtude da situação pandémica, os horários das sessões poderão estar sujeitos a alterações; consulte os nossos canais de comunicação para manter-se atualizado.

 

- No quadro do esforço nacional de contenção da propagação da COVID-19, a lotação das salas encontra-se limitada e não é permitida a entrada depois do início das sessões. O uso de máscara é obrigatório. Conheça todas as normas e recomendações aqui.

Horários

22 Abr

Qui: 17:00