AgendaO CinemaContactos

A

A

A

FestivalargentinoFestivalargentino
AR - Festival de Cinema Argentino
21 Jun - 24 Jun, 2018
CinemaCinema
21 Jun - 24 de Junho
Sala 3
Sinopse
Website
Informações Úteis

Preços

Bilhete geral:4,00 €

Bilhete com desconto: 3,50 descontos habituais

 

Bilhetes à venda na bilheteira.

Horários
Dom, Qui, Sex e Sáb: 22:00
Dom, Qui, Sex e Sáb: 20:00

Nesta quarta edição do AR – Festival de Cinema Argentino, continuamos a defender que um festival de cinema é mais do que um festival de cinema. É, por um lado, um ponto de vista, por outro, um ponto de encontro. Sobretudo quando se trata de uma “festa” que celebra o olhar de cineastas de um determinado país sobre a realidade. O cinema de autor é a síntese deste mundo imperfeito e felizmente tosco, contado de forma independente e sem constrangimentos, onde nos encontramos todos. Ao longo destes quatro anos, temos acompanhado o crescimento e as pulsões do cinema de autor argentino contemporâneo, que se destaca como um dos mais desafiantes e coerentes do panorama cinematográfico Ibero Americano. Gostamos de pensar o AR como um festival que conta um conto e acrescenta-lhe um ponto… argentino.

A secção Panorama no Cinema São Jorge apresenta cinco ficções, dois documentários e cinco curtas-metragens quase todos de 2017 e inéditos em Portugal. Uma múltipla perspectiva humanista centrada em infatigáveis protagonistas: dois adolescentes de olhar maduro procuram, respectiva e desesperadamente, uma resposta em Mochila de Plomo (Dario Mascambroni) e Invisible (Pablo Giordelli). Jovens adultos vão ao desconhecido em busca do sentido que poderá ter a vida em El Auge del Humano (Eduardo Williams) ou outro que prefere uma arma na mão do que duas vidas a voar em Soldado (Manuel Abramovich). Seis mulheres reformadas dilatam o passar do tempo numa sala de cinema em Las Cinéphilas (María Álvarez) e um casal re-visita um clássico em La Vendedora de Fósforos (Alejo Moguillansky). Finalmente, um realizador instala-se n’ Una Ciudad de Provincia (Rodrigo Moreno) para coleccionar quotidianos e seguir cães até ao infinito.

Nas curtas, temos cinco olhares argutos sobre as relações humanas, breves histórias contadas com a frescura que caracteriza a poética curta argentina, uma das mais arejadas e sedutoras da actualidade: uma rapariga que entra numa casa que já não é sua em Antes de Irme (Mariana Sanguinetti); uma neta que propõe uma viagem ao passado em Fiora (Martina Juncadella e Martín Vilela); um irmão que superprotege a irmã em Nosotros Solos (Mateo Bendesky); ziguezagues dramáticos com Nova Iorque como pano de fundo em Dear Renzo (Francisco Lezama e Agostina Gálvez) e uma chamada de atenção que dá forma a uma animação em Ian (Abel Goldfarb).
 

Detalhe das sessões

21 jun - 20 h | Poéticas curtas

21 jun - 22h | Invisible

22 jun - 20h | Soldado

22 jun - 22h | El auge del Humano

23 jun - 20h | Las Cinéphilas

23 jun - 22h | Mochila del Plomo

24 jun- 20h | La Vendedora de Fósforos

24 jun - 22h | Una Ciudad de Provincia

 

 


Informações Úteis

Preços

Bilhete geral:4,00 €

Bilhete com desconto: 3,50 descontos habituais

 

Bilhetes à venda na bilheteira.

Horários
Dom, Qui, Sex e Sáb: 22:00
Dom, Qui, Sex e Sáb: 20:00