17H
Que diversidade religiosa existe em Portugal?*
Debate com moderação de Cátia Domingues
Sala 2
Jovens de diferentes religiões vão partilhar as suas experiências sobre o convívio inter-religioso, preconceitos e desconhecimento sobre os seus cultos num país que é considerado “extremamente tolerante” em matéria religiosa, e apresentar soluções para uma melhor integração quotidiana das suas práticas confessionais.
17H30
“Minas do Futebol”
Filme de Yugo Hattori
50’, Sala 3, M/12
Em 2016, por não existir campeonatos da categoria sub-13 feminino em São Paulo, a equipa do A.D. Centro Olímpico propôs-se participar num campeonato masculino, a “Copa Moleque Travesso”. E contra a expetativa da maior parte das equipas, o grupo valorizou-se e passou da fase de grupos às semi-finais, até chegar à final. Mas ser campeãs é apenas o começo da história.
18H
Humor como forma de combater o racismo*
Conversa por Cátia Domingues
Sala 2
As redes sociais e as caixas de comentários estão a revelar-se um palco de fomento da intolerância e discurso de ódio. Cátia Domingues, a partir do seu trabalho como humorista, vai explicar como é possível desmontar o preconceito recorrendo ao riso.
18H30
Cara a cara com deputados*
Foyer 1.º andar
Mediante inscrição através de festivalpolitica@gmail.com (inscrição limitada a 10 pessoas por deputado)
Encontro entre os cidadãos e deputados representantes de todas as bancadas parlamentares. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam com cada um dos sete deputados sobre o tema do festival.
19H
“Class Divided”
Filme de Marc Levin / Documentário no âmbito do American Film Showcase
60’, Sala 3, M/12
O documentário é um retrato atual sobre o aumento da divisão entre “ter” e “não ter”. Jovens dos dois lados da barreira partilham os seus pensamentos e perceções sobre as desigualdades de forma honesta e única.
21H30
Fado Bicha
Concerto
30’, Sala Manoel de Oliveira
O Fado Bicha é apresentado por Lila Fadista na voz e João Caçador na guitarra. Um projeto que resulta da subversão e da experimentação.
22H
Noite LGBT – 3 Filmes
Aprox. 71’, Sala Manoel de Oliveira, M/16
“Camel Toe” de Marta Carvalho
Presença da realizadora na sessão
Bruno, um jovem de 26 anos inicia-se na cultura drag do Porto em 2015, tendo sido inicialmente rejeitado em vários clubes por ser “demasiado gay”. Atualmente é amplamente reconhecido como Camel Toe e a sua personalidade excêntrica dá-lhe voz para defender as várias expressões artísticas e a luta contra o preconceito.
“Afronte” de Roxo Beringela
Ficção e documentário juntam-se para apresentar o processo de transformação e “empowerment” de Victor Hugo, um jovem negro gay que vive nos subúrbios de Brasília, capital do Brasil. A sua história junta entrevistas com outros jovens que apresentam outras formas de resiliência e discursos valorizando os jovens negros gays.
“Lorna Washington – Surviving Probable Losses” de Leonardo Menezes
Ícone do transformismo na cena gay carioca, Lorna Washington é conhecida pela sua versatilidade, elegância e pelas opiniões polémicas. Ela fez história em boates que marcaram os anos 80 e 90 como: Papagaio, Incontrus e nos áureos tempos da Le Boy e da 1140. A militância na luta contra o preconceito e na consciencialização sobre o HIV tam-bém a levaram à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para receber uma homenagem.
Todos os dias do festival
Exposição “Libertador Dispensado”, de Nuno Bettencourt e Ruy Otero
Vídeo-instalação “Grândola RMX”, de João Meirinhos“
*Tradução para língua gestual portuguesa.
Preços
Entrada gratuita
- Levantamento de bilhetes no próprio dia para sessões de cinema e música;
Participação nos workshops mediante inscrição prévia junto de festivalpolitica@gmail.com