AgendaO CinemaContactos

A

A

A

Black out doclisboaBlack out doclisboa
Cinema de Urgência | Romper o silêncio, desocultar o racismo (Debate) + Black Out
CinemaCinema
Sala MDO

---------------------------

 

Adaptada ao contexto que vivemos, a 18ª edição abre-se a um novo formato e explora a sua programação em seis momentos, ao longo de seis meses. O festival sempre foi um lugar de encontros em torno do cinema e é na sala de cinema que queremos continuar coletivamente a indagar o mundo. O Doclisboa'20 decorre de 22 de Outubro a 10 de Março e marca a presença habitual no Cinema São Jorge entre 22 de Outubro e 1 de Novembro.

------------------------------

 

Romper o silêncio, desocultar o racismo | Debate

 

As desigualdades económicas e sociais fustigam os mais vulneráveis da sociedade, atingindo ainda mais as populações historicamente espoliadas e desumanizadas pelo processo de acumulação e de dominação. O racismo alimenta-se disso. É sobre isso e muito mais que, a partir do filme colectivo Black Out, envolvendo quilombolas e diversos parceiros, as académicas activistas Ruthie Gilmore e Djamila Ribeiro discutirão neste debate.

 

Moderação: Mamadou Ba (SOS Racismo)

 

 

Black Out 

Adalmir José da Silva, Felipe Peres Calheiros, Francisco Mendes, Jocicleide Valdeci de Oliveira, Jocilene Valdeci de Oliveira, Martinho Mendes, Paulo Sano, Sérgio Santos

Brasil • 14'

 

A instituição da escravatura marcou o início da organização quilombola no Brasil. Quando escravizar se tornou ilegal, as práticas opressoras continuaram e ainda continuam a reproduzir-se contra a população quilombola e negra. Black Out aborda a invisibilidade social dos quilombolas e a necessidade de políticas públicas integradoras e específicas, discutidas amplamente pelos participantes e realizadores. O filme foi realizado no seio da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, situada na zona rural do município de Salgueiro, Estado de Pernambuco.



Informações Úteis

Preçário:

Bilhete normal: 4,5 euros

Bilhete com descontos: 3,5 euros*

Bilhete sócio Apordoc: 2 euros (mediante apresentação de documento comprovativo)

Bilhete desconto Inatel (apenas Oficinas Doc4Kids para familias, mediante inscrição prévia): 3,5 euros**

Bilhete Grupo/Sessões DocEscolas (mediante marcação prévia): 1 euro**

 

Voucher 5 bilhetes: 16 euros

Voucher 10 bilhetes: 30 euros

Voucher 20 bilhetes: 55 euros

 

* menores de 30 anos, maiores de 65 anos, sócio gerador, desempregado, colaborador CML (mediante apresentação de documento comprovativo)

** mediante inscrição prévia para projecto.educativo@doclisboa.org  

 

- No quadro do esforço nacional de contenção da propagação da COVID-19, a lotação das salas encontra-se limitada e não é permitida a entrada depois do início das sessões. O uso de máscara é obrigatório. Conheça todas as normas e recomendações aqui.

Horários

01 Nov

Dom: 18:00