AgendaO CinemaContactos

A

A

A

The plagiarists still 05 %281%29The plagiarists still 05 %281%29
Indefinite Pitch + The Plagiarists
CinemaCinema
Sala 3

Dar destaque a um outro tipo de filmes americanos, diferentes dos blockbusters, é o objetivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) com a primeira edição do ciclo Outsiders – Cinema Independente Americano, que apresenta uma seleção de 22 filmes de realizadores independentes, produzidos nos EUA entre 2006 e 2020, alguns deles premiados e nunca antes exibidos em Portugal. Esta coprodução com o Cinema São Jorge inclui 14 longas-metragens e 8 curtas que, na sua maioria, envolvem produções de baixo custo, gravação em vídeo digital ou diálogos improvisados, apresentando um olhar diferenciado sobre a vida contemporânea dos jovens adultos americanos.

------------------------------

 

Indefinite Pitch

Experimental, 2016, 23’

 

Realização James N. Kienitz Wilkins Argumento James N. Kienitz Wilkins Com James N. Kienitz Wilkins

 

“Indefinite Pitch” é uma curta-metragem que consiste inteiramente numa sucessão de fotografias a preto e branco. Neste filme feito a pensar na Berlinale, Kienitz Wilkins organiza a narração como se estivesse a apresentar o tema de uma obra ambientada em Berlim. Mas rapidamente revela que se refere a Berlim no Estado americano de New Hampshire e que as imagens retratam o rio Androscoggin. Nem tudo é, pois, o que parece. A narração de Kienitz Wilkins é uma brilhante construção que inclui jogos de palavras e enganos, repetições e regressos ao ponto de partida.

 

 

The Plagiarists

Ficção, 2019, 76’

 

Realização Peter Parlow Argumento James N. Kienitz Wilkins, Robin Schavoir Fotografia James N. Kienitz Wilkins Com William Michael Payne, Eamon Monaghan, Lucy Kaminsky, Emily Davis

 

No regresso de um passeio de fim de semana, o carro de um jovem casal branco tem uma avaria e eles são ajudados por um negro mais velho, cuja sabedoria criativa suscita a admiração de ambos. Quando, mais tarde, descobrem que as palavras que os haviam inspirado podem não ser dele, sentem-se defraudados, e a frustração leva-os a pôr em causa a originalidade das suas próprias vidas. Uma meditação provocadora, bem-humorada e pouco convencional sobre os desafios do trabalho cultural pós-moderno.

 

Seleção Oficial da secção Fórum do festival de Berlim (2019)



Informações Úteis

Bilhetes à venda a partir de 22 de novembro.

 

Preçário:

Bilhete normal: 4,50€

Bilhete com desconto (menores de 30 e maiores de 65 anos): 4,00€

Horários

08 Dez

Qua: 19:00