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Cinema São Jorge

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FESTIVAL POLÍTICA

FESTIVAL POLÍTICA

O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge de 3 a 5 de abril, tendo a Intervenção como tema central. São três dias de cinema, performances, música, humor, exposições e conversas de entrada gratuita.
FESTA DO CINEMA ITALIANO

FESTA DO CINEMA ITALIANO

A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos.Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica.
Ainda Temos o Amanhã

Ainda Temos o Amanhã

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Paola Cortellesi lança-se na realização com um filme surpreendente, original e transcendente que entra pela porta da frente no pódio da história do cinema italiano. Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenómeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária. *Abertura, antestreia 
Ainda Temos o Amanhã

Ainda Temos o Amanhã

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Paola Cortellesi lança-se na realização com um filme surpreendente, original e transcendente que entra pela porta da frente no pódio da história do cinema italiano. Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenómeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária. *Abertura, antestreia 
Ainda Temos o Amanhã

Ainda Temos o Amanhã

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Paola Cortellesi lança-se na realização com um filme surpreendente, original e transcendente que entra pela porta da frente no pódio da história do cinema italiano. Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenómeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária. *Abertura, antestreia 
PICCOLINI - LA PIMPA

PICCOLINI - LA PIMPA

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Vem brincar e aprender algumas expressões em italiano com a cadelinha mais famosa de Itália! A Pimpa é uma cadelinha branca com grandes pintas vermelhas, orelhas compridas e a língua quase sempre de fora. É muito simpática e tem uma enorme imaginação!
A última noite em Milão

A última noite em Milão

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Um policial que se desenrola com grande conhecimento das características estilísticas do género, sem nunca descurar o fator humano.  Franco Amore é um polícia no seu último dia de trabalho, depois de trinta anos de serviço leal na polícia. Depois de fazer o seu discurso de despedida, no qual recorda que nunca matou ninguém, apesar de não lhe terem faltado missões perigosas. A sua nova mulher, a filha e os amigos organizaram-lhe uma festa surpresa quando, de repente, é chamado de volta ao serviço porque algo de muito grave aconteceu. Andrea Di Stefano realiza um filme de género que aborda o mundo do crime, sobre o qual seria um delito revelar um pouco mais do que uma breve sinopse.
ITALIANO PER PRINCIPIANTI

ITALIANO PER PRINCIPIANTI

FESTA DO CINEMA ITALIANO
DIAMO I NUMERI! Italiano per principianteAulas de italiano para principiantes com a professora Elisabetta Maino. Este ano as aulas são dedicadas ao 25 de Abril em Portugal e em Itália.
In Media Res

In Media Res

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Personalidade incontornável do pensamento arquitectónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade, Manuel Tainha abre o seu atelier nos anos 50 e concebe projectos durante quase seis décadas, traduzindo a inquietação de uma “arquitectura em questão” no paralelo e constante exercício da escrita.A partir dos textos do arquitecto Manuel Tainha e de conversas gravadas entre 2010 e 2012, o filme propõe uma leitura cinematográfica do pensamento e do universo do arquitecto, um diálogo com a sua ética e poética.Dando corpo à palavra, à reflexão e às fontes de inspiração, bem como ao constante confronto com as outras artes, o filme acompanha-nos num percurso através de três obras, projectadas e construídas entre os anos 50 e 70, filmadas hoje, num momento significativo da sua existência.O documentário nasce no âmbito de um projecto de produções cinematográficas da Fundação Gulbenkian sobre grandes vultos da arquitectura portuguesa do século XX, cujos espólios foram recentemente doados à Biblioteca de Arte da Fundação.Sessão seguida por conversa com a realizadora e com o arquitecto José Neves.Filme falado em português e italiano, com legendas em inglês
Enea

Enea

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma história de amor e amizade que ousa voar alto, tal como o seu protagonista. Sobrevoando abismos existenciais, equilibrando-se na corda bamba de um realismo que parece desafiar as convenções do cinema ao casar-se ora com o surreal, ora com o grotesco.Pietro Castellitto descreve com maestria um meio social que conhece bem e sobre o qual aplica uma variedade de estratégias narrativas, por vezes extremas e imprudentes, mas sempre coerentes com a sua visão de cinema claramente inspirada em Paolo Sorrentino. Enea é um filme de gangsters sem gangsters. Uma história de género que transcende categorias. A droga e o submundo são apenas a sombra invisível de uma história que fala de outra coisa: um pai melancólico, um irmão que enfrenta conflitos na escola, uma mãe derrotada pelo amor e uma bela rapariga, um final feliz e uma morte feliz, uma palmeira que cai num mundo de vidro. No entrelaçar das fissuras do quotidiano, desenrola-se a aventura de Enea e Valentino, uma aventura que para os outros parecerá criminosa, mas que para eles é e será, antes de mais, uma aventura de amizade e de amor. Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza.  
EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT 1

EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT 1

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Seleção das melhores curtas portuguesas que marcaram presença em festivais italianos. Em colaboração com a Agência da Curta Metragem. SaturnoSaturno conta a história de Caveirinha, um humilde pescador que vive numa difícil habitação social. Logo após a morte do seu filho em alto mar, enfrenta a dificuldade de enterrá-lo com a devida dignidade. MariaMaria passa os dias a trabalhar na ruidosa fábrica de metal da família. Enquanto é oprimida pela violência dos homens, tem a responsabilidade de cuidar da sua cunhada e sobrinha, ambas existencialmente abatidas. Uma revolução começa a fervilhar dentro dela. CatraiasCatraias é um filme-ensaio, que combina o carácter ficcional e documental. Uma reinterpretação livre de registos íntimos, fugazes, subtis, e o confronto com os mesmos, numa etnografia de interior, que parte das memórias, das histórias de duas mulheres que fizeram do mar a sua vida. Ou a vida, que se transformou em mar. EspinhoTéo, um adolescente lunar, conhece o novo pároco da sua aldeia rural, que acaba de voltar de Moçambique. À medida que os dois se aproximam, eles desenvolvem um vínculo espiritual imerso em atração.
After Work

After Work

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Neste documentário visualmente impressionante, filmado por Fredrik Wenzel, o DOP de longa data de Ruben Östlund, Gandini explora a noção de trabalho no século XXI. Com a participação de Noam Chomsky.Nos próximos 15 anos, estima-se que cerca de metade da força de trabalho será substituída pela automatização e pela inteligência artificial. Estamos preparados para esta mudança? O que é que ela implicará a nível existencial? O que é que vamos fazer, no fundo, quando já não tivermos de trabalhar? Inspirado pelo sociólogo sueco Roland Paulsen que cunhou o termo “ideologia do trabalho”, Gandini usa experiências diretas dos seus protagonistas em quatro países emblemáticos - Kuwait, Coreia do Sul, Itália e EUA -  para explorar o que poderá ser a nova ética do trabalho, compatível com a futura "existência livre do trabalho". O documentário venceu o Dox:Award no festival CPH:DOX
EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT 2

EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT 2

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Seleção das melhores curtas portuguesas que marcaram presença em festivais italianos. Em colaboração com a Agência da Curta Metragem. 2º PessoaUm cano velho de uma casa-de-banho provocou uma infiltração num tecto. Nesse tecto, viriam a crescer cogumelos de uma espécie tóxica da ordem Poriales. Sentada na sanita, a senhora desta casa, olha para cima e observa aquele mágico e misterioso fungo que não é bicho, nem é planta. O cogumelo é o futuro, pensou. As Gaivotas Cortam o CéuDensa atmosfera de mudanças e greves sindicais no porto de pesca do Porto. Clara, proprietária de um bar de pescadores ameaçado pelo encerramento, encontra nos braços de Raquel, empregada em navios de cruzeiro, o único abrigo para expressar os seus medos e contradições. As SacrificadasÉ Verão. As montanhas portuguesas são devastadas pelos incêndios. Otília debate-se entre o trabalho como empregada de limpeza na piscina municipal e a necessidade de cuidar sozinha da mãe. Sufocada pelo quotidiano, as chamas despertam a solidão, o desespero e desejo de escapar.
A Sombra de Caravaggio

A Sombra de Caravaggio

FESTA DO CINEMA ITALIANO
A Sombra de Caravaggio mergulha na essência deste ícone fascinante e universal, onde o génio e a indisciplina coexistem para nos dar uma personagem intemporal.Nápoles, 1609. Caravaggio vive sob o peso de uma sentença de morte, enquanto a sombra de um implacável poder oculto paira sobre ele. Evocando o contraste entre a escuridão difusa e a iluminação focada, características marcantes da vida e da obra de Caravaggio, o filme desvenda a existência intrincada e aventureira do pintor, já uma estrela no seu tempo. Rebelde e inquieto, devoto e escandaloso, independente e transgressor, Caravaggio é retratado como um artista maldito de talento absoluto.
Estranho Amor

Estranho Amor

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Giuseppe Fiorello retrata uma Sicília de contrastes, tanto na paisagem única como na mentalidade das pessoas. No centro da narrativa está a pureza de uma amizade e de um amor que floresce num ambiente repleto de tradições e preconceitos.Enquanto Gianni entrega uma encomenda a um cliente é atropelado por Nino, desencadeando uma amizade que poderá evoluir para algo mais profundo. No entanto, a Sicília rural dos anos 80 não é o lugar ideal para uma relação assim. Dedicado a Giorgio e António, vítimas do crime de Giarre em 1980, na província de Catânia, Stranizza d'amuri transporta-nos para uma jornada nostálgica e comovente. Mas não é apenas um filme sobre denúncias, mas sim um hino à vida e à liberdade de amar a si próprio, numa narrativa que nos envolve e nos emociona profundamente.O resultado é um filme poeticamente inesperado, genuíno e comovente, que recusa escolhas fáceis e simplificações maniqueístas. Não há bons nem maus, apenas uma história de amor multidimensional capaz de desafiar um sistema de valores estabelecido.
PICCOLINI - GERONIMO STILTON

PICCOLINI - GERONIMO STILTON

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Vem brincar e aprender algumas expressões em italiano junto com Geronimo Stilton! Um rato muito intelectual, formado em Ratologia da Literatura Rática e em Filosofia Arqueorrática Comparada. Dirige o Diário dos Roedores, o jornal mais famoso da Ilha dos Ratos. Nos tempos livres, Geronimo coleciona cascas antigas de queijo do século XVIII, mas sobretudo adora escrever livros.
O Sonho de Mary

O Sonho de Mary

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Baseado no best-seller do irlandês Roddy Doyle, Enzo D’Alò presenteia-nos com uma história universal de amor e amizade que transcende fronteiras e nos dá uma nova personagem para recordar.O filme acompanha Mary, uma menina de 11 anos, com uma paixão fervorosa pela culinária, que sonha em tornar-se uma grande chef. Sob a orientação amorosa da sua avó Emer, Mary embarca numa viagem emocionante que desafia as barreiras do tempo. Nesta aventura única, quatro gerações de mulheres entrelaçam-se, confrontando-se e conhecendo-se profundamente. Uma história suave de amadurecimento e repleta de ironia, ambientada na Irlanda, mas que poderia acontecer em qualquer lugar, capturando os sentimentos universais da vida: amor, desapego e morte. Sob a direção talentosa de Enzo D'Alò, cada cena sublinha a originalidade do texto literário, traduzindo-o em imagens envolventes que cativam tanto crianças quanto adultos, revelando nuances emocionantes com uma simplicidade encantadora.
Capitães de Abril

Capitães de Abril

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Capitães de Abril conta a aventura pacífica e lírica da Revolução dos Cravos, que devolve a liberdade ao País.Na madrugada de 25 de Abril de 1974, o Rádio Clube Português emite a célebre e interdita canção de Zeca Afonso, “Grândola, Vila Morena”. Trata-se de um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo. O capitão Salgueiro Maia marcha com o seu regimento sobre Lisboa, decidido a tomar a capital sem derramamento de sangue. Entretanto, Manuel, um outro veterano da guerra de África, toma, com um punhado de camaradas, o Rádio Clube Português que se vai transformar no centro difusor do progresso da revolução. Antónia, a mulher de Manuel, desconhecendo as atividades do marido, preocupa-se com o destino de um aluno, preso pela PIDE. Maia chega a Lisboa e com a ajuda de Gervásio, consegue levar os seus “Chaimites” até ao Quartel do Carmo, onde recebe a rendição de Marcelo Caetano. Nas ruas o delirante entusiasmo popular aclamava os capitães de Abril.
Vangelo secondo Maria

Vangelo secondo Maria

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Paolo Zucca desafia as convenções ao contar o Evangelho do ponto de vista de Maria, apresentando-nos uma visão alternativa e mais humanizada da Mãe de Jesus.Vangelo secondo Maria pode ser definido como um coming of age, embora vá muito além do relato do crescimento interior da protagonista, questionando conceitos como o livre-arbítrio, o pecado original, o poder do conhecimento, o patriarcado e a autodeterminação das mulheres. Fá-lo através de uma personagem, interpretada pela magnífica Benedetta Porcaroli que, encarnando o feminino moderno, denuncia a incómoda e ancestral realidade da misoginia, transformando a Mãe de Jesus não apenas numa mera espectadora, mas na corajosa arquiteta da sua própria existência. No entanto, o filme é, antes de mais, uma história de amor. Um amor assimétrico, frágil, que nasce e evolui em circunstâncias imprevisíveis e sem precedentes. Um amor tão tenaz que desafia o destino, a vontade divina e a própria morte.
EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT ANIMAÇÃO 1

EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT ANIMAÇÃO 1

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Seleção das melhores curtas portuguesas que marcaram presença em festivais italianos. Em colaboração com a Agência da Curta Metragem. EstilhaçosEste é um filme sobre a forma como a Guerra se instala no corpo das pessoas que a vivem olhos nos olhos. E, depois, a milhares de quilómetros e dezenas de anos decorridos, contamina, como um vírus, outros seres humanos. Independência de EspíritoClélia é uma mulher que se dá bem com a solidão, é com ela que enche a sua casa Lisboeta, de pátio e jardim. Dedica-se às plantas e um dia, quase sem dar por isso, começa a falar com elas... Que faço eu? Agora falo com flores?! Questiona-se a Clélia. A resposta virá da sua vizinha, que fala com tachos… A SonolentaNuma casa de aldeia, Maria, uma jovem menina criada de um casal, quer dormir. Está cansada, muito cansada, mas é constantemente importunada pelo choro da criança que tem a cargo e pelos pedidos dos senhores. Sopa FriaUma mulher, vítima de violência doméstica, recorda os anos em que esteve casada e como foi difícil manter-se à tona. O SapateiroUm sapateiro embrulhado entre as memórias da sua vida e a sempre presente profissão, vive um momento crucial na sua existência. Acompanhamos um dia gigante na sua vida que será determinante no resumir do seu passado e na descoberta do seu rumo. FuligemÉ como fuligem que se deposita nas paredes da nossa cabeça. Não a vemos. Já faz parte. AgouroUm inverno rigoroso congela a superfície de um rio junto à casa onde vivem dois primos. Envolta no vento gelado que se levanta naquele dia, a rudeza da relação entre os dois cresce, atingindo o limite.
Romeo è Giulietta

Romeo è Giulietta

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Provavelmente, é o filme mais maduro de Veronesi, que através de Shakespeare, tenta contar nuances incomuns do amor e refletir sobre o tema da identidade em geral, e não apenas e simplesmente de género.Rejeitada para o papel de Julieta, uma jovem atriz tenta a sorte novamente sob uma identidade falsa para provar o seu talento. É assim que se transforma em Otto Novembre, propõe-se para o papel de Romeu e consegue o papel. O que fazer a partir daí? Os bastidores do mundo do espetáculo mostram-se cheios de fascínio, tensão, intrigas e enganos, onde tiktokers são contratados, os atores não se distinguem uns dos outros e os realizadores não acompanham os tempos. O filme brinca com o estilo da comédia romântica mas o que sustenta verdadeiramente Romeo è Giulietta é um amor pela realização pessoal através da arte, uma proposta feita e magistralmente entregue por Sergio Castellitto e uma das novas grandes promessas do cinema italiano, Pilar Fogliati.
Disco Boy

Disco Boy

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Na sua primeira obra, Abbruzzese apresenta-nos um filme que vai além dos padrões habituais, mergulhando profundamente nos traumas deixados pela guerra no subconsciente humano.Galardoado com o Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim, este filme transporta-nos para um universo onde os fantasmas são manifestações tangíveis das memórias dolorosas, assombrando aqueles que vivenciaram o conflito de forma visceral. Com uma atuação marcante de Franz Rogowski no papel de Aleksei, um bielorrusso que foge para França e se inscreve na Legião Francesa, somos levados a questionar o próprio sentido da existência. Este não é apenas mais um filme sobre estruturas militares e hierarquias rígidas; Abbruzzese segue os passos daqueles que, como Clint Eastwood com Flags of Our Fathers e Letters from Iwo Jima, mostraram a guerra sob perspetivas opostas, desafiando-nos a refletir sobre as complexidades do conflito e os seus impactos duradouros na psique humana.A acompanhar este devaneio mágico está uma poderosa banda sonora do músico electrónico Vitalic, que ajuda a transformar a discoteca num lugar de transcendência que se torna no destino final para aqueles que mantêm a sua visão firmemente colocada no horizonte sagrado da utopia.
EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT ANIMAÇÃO 2

EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT ANIMAÇÃO 2

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Água MoleOs últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua. EloDurante um dia anoitecido, dois personagens procuram adaptar-se. Três Semanas em DezembroÉ uma história pessoal que enaltece os laços familiares, utilizando o sketchbook e a família como referência, este filme segue um formato diarístico, mostrando diversas situaçoes e eventos que fazem parte da cultura e rotina em Belmonte, durante a época do Natal. Nossa Senhora da ApresentaçãoO resgate de um poema, escrito pelo neorrealista Álvaro Feijó em 1940, trá-lo de volta aos dias que o imitam. Instalando-se lentamente no coração de homens e mulheres, tornando-os refém da sua Graça, ei-la revelando toda a sua natureza, ao mesmo tempo que pronuncia, sem misericórdia, o seu nome. O Homem do LixoNuma tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que transformava num verdadeiro tesouro. NestorNestor, um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos, vive num barco-casa instável que nunca para de oscilar. De ImperioDurante uma noite tranquila, um grupo de fugitivos tenta encontrar o caminho para o centro do edifício, onde toda a resistência se está a juntar. Evitando a vigilância, eles passam pelas salas dos Gigantes e testemunham as suas rotinas macabras. Ice MerchantsUm homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
Eu, Capitão

Eu, Capitão

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma parábola pura e desprovida de retórica sobre a necessidade de assumir a responsabilidade pelos nossos actos.Candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional,  Eu, Capitão é um conto homérico sobre a intrépida viagem de dois jovens, Seydou e Moussa, que partem de Dakar com um sonho:  chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea que atravessa as armadilhas do deserto, os perigos do mar e as ambiguidades do ser humano. Na origem do filme estão os testemunhos verdadeiros daqueles que viveram este inferno e que viram a objectiva da câmara para a sua realidade, em perfeito contracampo com as imagens que estamos habituados a ver, na nossa perspetiva europeia. No relato pessoal de Seydou e Moussa, encontrámos uma imensidão de histórias que começam em Dakar, no Senegal, percorrendo um vasto caminho até Itália. Mas Eu, Capitão é um filme que fica suspenso entre o realismo e a componente visionária. Um objecto que podia ter sido um novo ponto de chegada, um local de aterragem diferente de um cinema que deixa apenas aflorar o atrevimento de uma nova filmografia deste cineasta. Em vez disso, também em contracampo, torna-se um outro ponto de partida, o início de uma outra viagem cheia de armadilhas, povoada por figuras ambíguas, sinistras e violentas.
Bassifondi

Bassifondi

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Nas vicissitudes dos sem-abrigo Romeu e Calisto, uma grande história de um amor fraterno impossível e de uma viagem visionária em direção à morte. Um filme sujo, visceral e até fisicamente perturbador, mas com um inesperado lado terno. Romeu e Calisto são dois sem-abrigo que vivem nas margens do rio Tibre, no centro de Roma. Opostos em termos físicos e de carácter, vivem do quotidiano, mas os seus modos destrutivos e hostis em relação à sociedade "de cima" do rio criam situações de conflito constante. Mergulhados numa espiral de loucura negativa, a sua relação muda quando Romeu adoece e Calisto cuida dele, demonstrando o seu profundo afeto.Escrito com os irmãos D'Innocenzo, o filme demorou 15 anos a ser realizado. O resultado: uma obra poética, pasoliniana, que quase se situa entre o espetáculo, na fronteira entre o circo dos dois excelentes protagonistas Gabriele Silli e Romano Talevi, e a reflexão social sobre o mundo dos romanos abandonados que vivem debaixo das pontes do Tibre.
ITALIANO PER PRINCIPIANTI

ITALIANO PER PRINCIPIANTI

FESTA DO CINEMA ITALIANO
DIAMO I NUMERI! Italiano per principianteAulas de italiano para principiantes com a professora Elisabetta Maino. Este ano as aulas são dedicadas ao 25 de Abril em Portugal e em Itália.
O Primeiro Dia do Resto da Minha Vida

O Primeiro Dia do Resto da Minha Vida

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma história sobre a força de recomeçar quando tudo à volta parece estar a desmoronar-se.Um homem misterioso (Toni Servillo) apresenta-se a quatro pessoas que atingiram o fundo e querem acabar com tudo para lhes oferecer um acordo: que lhe dêem uma semana para as fazer apaixonarem-se de novo pela vida. A sua intenção é proporcionar-lhes a oportunidade de descobrir como seria o mundo sem eles e ajudá-los a encontrar um novo sentido para as suas vidas. Com O Primeiro Dia do Resto da Minha Vida Paolo Genovese regressa às atmosferas metafísicas de The Place, e também aqui os protagonistas viajam por entre “não-lugares”, como os lugares do filme: hotéis abandonados, bombas de gasolina em estilo hopperesco, e em redor, uma Roma em ruínas, quase distópica, muitas vezes enquadrada de cima, como do olhar de um deus distante e indiferente às dores da humanidade.
El Paraíso

El Paraíso

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Pautados pelo ritmo das noites de salsa e merengue, de memórias partilhadas e tráfico de drogas, Júlio César e a sua mãe são inseparáveis e teimam em manter um estilo de vida cheio de amor opressivo.Vencedor do Prémio de Melhor Atriz, Melhor Argumento e o Prémio de Cinema Jovem na secção de Orizzonti do Festival de Veneza em 2023. El Paraíso é uma história quase mitológica onde amor e loucura se fundem através da força indomável na relação entre mãe e filho. Marcado por uma interpretação fabulosa de Edoardo Pesce e Marguerita Rosa de Francisco, mãe e filho partilham praticamente tudo: uma modesta casa, o escasso dinheiro proveniente do trabalho para um traficante local, e a paixão pelas noites de salsa e merengue. Essa existência na marginalidade, vivida com amor, é ao mesmo tempo simbiótica e opressiva, vê-se ameaçada com a chegada de Inês, uma jovem colombiana recém-regressada de sua primeira viagem como "mula" de cocaína. Entre o desejo e o ciúme, a situação desdobra-se rapidamente, levando Julio a um gesto extremo numa jornada dolorosa e inesquecível que o conduzirá pela primeira vez à sua terra natal.
Sandro Cappai Live

Sandro Cappai Live

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Sandro Cappai estreia-se em Lisboa com o espetáculo de stand-up comedy italiano “Sandro Cappai Live”, onde apresenta material totalmente inédito.Com o seu estilo direto e informal, Sandro Cappai conta a história de um jovem de trinta anos, com uma vida cheia de ansiedades e hipocondrias, na qual os nossos ideais mais puros são questionados pelos desafios do dia a dia. Um espetáculo em que até os detalhes aparentemente mais pessoais e insignificantes das nossas vidas são redescobertos como universais e épicos. Ou, pelo menos, é essa a ideia.SANDRO CAPPAINascido em Cagliari (Sardenha) em 1993, Sandro Cappai é comediante de stand-up e autor de banda desenhada.É cofundador do projeto “Stand-up Comedy Sardegna” e faz parte da redação do website humorístico Lercio.it. Apresentou o podcast "I Pugedos" com Valeria Pusceddu e atualmente apresenta o podcast "Tazza di Caffè" com Giordano Folla. Em 2019 gravou o seu especial de comédia para a série "Italian Stand Up", no Zelig em Milão, posteriormente distribuído na Zelig Tv, Prime Video e Rai 5.Em setembro de 2022, publicou gratuitamente no YouTube o seu segundo especial de comédia intitulado “Non è andata proprio così”, que alcançou centenas de milhares de visualizações em pouco tempo.Depois de “Politica, sesso, zabaione e morte” (2019/2020) e “Non è andata proprio così” (2021/2022), está atualmente em digressão por Itália, com “Non si muore così facilmente”, o seu novo espetáculo de stand-up comedy. 
Milano - The Inside Story of Italian Fashion

Milano - The Inside Story of Italian Fashion

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Situado no deslumbrante cenário da capital da moda italiana, o documentário narra de maneira envolvente o surgimento da moda italiana e sua ascensão como um fenómeno global, através de um elenco de luxo.A irresistível ascensão e rivalidade entre Giorgio Armani e Gianni Versace nos vibrantes anos 70, o renascimento dramático da Gucci sob a liderança de Domenico De Sole e Tom Ford nos ousados anos 90, o revolucionário "ugly chic" de Miuccia Prada e os devaneios sicilianos de Dolce & Gabbana são os vários panos de fundo explorados por John Maggio, dando voz em primeira mão a Giorgio Armani e outras estrelas da moda que nos partilham as suas próprias trajetórias, revelando como conquistaram o mercado americano através de Hollywood. Com testemunhos de  Frances McDormand, Sharon Stone, Helen Mirren, Samuel L. Jackson e Lauren Hutton, o filme oferece uma experiência de cultura pop em ritmo acelerado, mergulhada nos tons clássicos da ópera italiana.
Una sterminata domenica

Una sterminata domenica

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Num retrato desolador, Parroni mergulha-nos na angústia geracional, situando-a numa dimensão sócio-cultural precisa. Manifestações do sonho inquieto dos adolescentes, que adormecem com o smartphone na mão, num mundo ensurdecedor de televisão a volume alto.Brenda está grávida. Alex celebra os seus 19 anos, prestes a tornar-se pai. Kevin pinta tags pela cidade. Três jovens, cada um tentando deixar um legado no mundo, vagueiam entre o campo costeiro e a cidade eterna, enquanto enfrentam o avanço inexorável do tempo e do calor.Com grande habilidade, o realizador traz para o ecrã o vazio opressivo que sufoca os protagonistas. Este é um retrato impiedoso e lamentavelmente verídico da vida de muitos jovens, que, após a escolaridade obrigatória, se encontram sozinhos, sem perspetivas, sem bons exemplos, sem autoridade, sem trabalho, sem futuro. Vivem num eterno domingo, aborrecido, perigoso, sem rumo, sem segunda-feira à vista. O filme venceu o Prémio Especial do Júri e o Prémio FIPRESCI da Secção Orizzonti no Festival de Veneza.
Super-Heróis

Super-Heróis

FESTA DO CINEMA ITALIANO
É preciso ter superpoderes para se amar toda a vida. Anna e Marco sabem-no bem. Ela é uma ilustradora com um carácter impulsivo, inimiga das convenções; ele é um professor de física convencido de que cada fenómeno tem a sua explicação. O que os mantém juntos é uma incógnita que nenhuma fórmula consegue revelar. Paolo Genovese lança-se numa duma dimensão sentimental e numa quimera, onde o verdadeiro protagonista é o tempo. 
Felicità

Felicità

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Um filme emocionante sobre a busca pela redenção no seio de laços familiares problemáticos, Felicità leva-nos numa viagem de amargura e generosidade através dos olhos de Desirè.Na estreia como realizadora da atriz Micaela Ramazzotti, somos imersos na história dramática de uma família disfuncional, onde Desirè luta para encontrar a felicidade no meio da exploração, de relacionamentos abusivos e assédios. Em Felicità, a condição subalterna da protagonista é magistralmente retratada, mergulhando-nos na melancolia da sua existência. Interpretada pela própria Micaela Ramazzotti, que traz consigo a espontaneidade que marcou as suas personagens no passado. Este é um filme movido pela sinceridade, onde a realizadora expõe sua própria humanidade ao mesmo tempo que nos mostra o amor pelas suas personagens. Conquistou o Prémio do Público da Secção Orizzonti Extra no Festival de Veneza.
TUDO É POSSÍVEL – Magic Night com Magic Douglas

TUDO É POSSÍVEL – Magic Night com Magic Douglas

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Mergulhe no extraordinário no espetáculo "Tudo é Possível"! O “One Man Show” Magic Douglas oferece uma mistura cativante de MÁGICA, POESIA e MARAVILHAMENTO, enriquecida com música e momentos divertidos repletos de cor, humor e verdadeiro stand up. 
O Rapto

O Rapto

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Com O Rapto, Bellocchio ergue uma obra poderosa, tanto em termos de grandeza visual como de análise factual. Um filme de terror envolto em caridade cristã que abala as noções preconcebidas. Apresentado em competição oficial no Festival de Cannes e vencedor do Globo de Ouro italiano de melhor filme, Bellocchio brinda-nos com um olhar rigoroso sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja. A história centra-se no caso verídico de Edgardo Mortara, uma criança hebraica de seis anos que, em 1858, é retirada da casa dos pais pelas tropas do Papa Pio IX, por ter sido batizada em segredo e ser obrigada, segundo a Igreja Católica, a receber educação católica.O Rapto é um filme de violência não gráfica, mas hedionda, tornada ainda mais grotesca pelo sentido de direito moralista que está no cerne de toda a opressão. Uma reconstrução perfeita da época, rica em detalhes que nos mergulham num mundo controlado por um poder temporal omnipresente.
Enea

Enea

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma história de amor e amizade que ousa voar alto, tal como o seu protagonista. Sobrevoando abismos existenciais, equilibrando-se na corda bamba de um realismo que parece desafiar as convenções do cinema ao casar-se ora com o surreal, ora com o grotesco.Pietro Castellitto descreve com maestria um meio social que conhece bem e sobre o qual aplica uma variedade de estratégias narrativas, por vezes extremas e imprudentes, mas sempre coerentes com a sua visão de cinema claramente inspirada em Paolo Sorrentino. Enea é um filme de gangsters sem gangsters. Uma história de género que transcende categorias. A droga e o submundo são apenas a sombra invisível de uma história que fala de outra coisa: um pai melancólico, um irmão que enfrenta conflitos na escola, uma mãe derrotada pelo amor e uma bela rapariga, um final feliz e uma morte feliz, uma palmeira que cai num mundo de vidro. No entrelaçar das fissuras do quotidiano, desenrola-se a aventura de Enea e Valentino, uma aventura que para os outros parecerá criminosa, mas que para eles é e será, antes de mais, uma aventura de amizade e de amor. Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza.  
O Sol do Futuro

O Sol do Futuro

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Com este filme, Moretti demonstra que ainda acredita no cinema. E dança, e canta ao som das notas de uma apoteose pungente. E nós com ele.Giovanni, um realizador italiano dividido entre uma mulher em análise e um produtor à beira da falência, deixou de acreditar no futuro. À imagem do seu protagonista, figura de proa da Unidade e da secção comunista de Quarticciolo, quer "acabar com tudo", com o mundo a avançar numa direção obstinadamente contrária.O Sol do Futuro é o fim e o princípio de alguma coisa, uma espécie de apoteose em que o autor materializa o seu pensamento sem entraves, se lança em breves e requintados discursos contra a violência no cinema, contra as plataformas, os sabots, a improvisação, Estaline, reduz a presunção, pede à mulher que não o deixe e, de repente, começa a cantar, a dançar, a dar pontapés numa bola. Deixa-se levar pela música e nós vamos com ele, os seus actores vão com ele, numa cortejo meta-cinematográfica morettiano.Giovanni, um realizador italiano dividido entre uma mulher em análise e um produtor à beira da falência, deixou de acreditar no futuro. À imagem do seu protagonista, figura de proa da Unidade e da secção comunista de Quarticciolo, quer "acabar com tudo", com o mundo a avançar numa direção obstinadamente contrária.O Sol do Futuro é o fim e o princípio de alguma coisa, uma espécie de apoteose em que o autor materializa o seu pensamento sem entraves, se lança em breves e requintados discursos contra a violência no cinema, contra as plataformas, os sabots, a improvisação, Estaline, reduz a presunção, pede à mulher que não o deixe e, de repente, começa a cantar, a dançar, a dar pontapés numa bola. Deixa-se levar pela música e nós vamos com ele, os seus actores vão com ele, num cortejo meta-cinematográfica morettiano.
LONGE DE ABRIL

LONGE DE ABRIL

FESTA DO CINEMA ITALIANO
INTERCÂMBIOSItália e Portugal em diálogo cinematográfico. Realizadores Italianos a filmar em Portugal.A luta dos trabalhadores rurais vista pela objetiva dum fotógrafo.Em 1975, um fotógrafo italiano testemunhou com a sua objetiva, a luta dos trabalhadores rurais de uma pequena aldeia perdida entre a lezíria ribatejana e a planície alentejana. A aldeia do Couço, hoje vila, dava por esses dias mais um passo na luta pelos direitos dos trabalhadores de não passarem fome e de saírem da miséria em que sempre viveram. Tomaram as terras dos grandes proprietários e tornaram-nas produtivas. Alguns latifundiários concordavam com a medida, mas a maioria classifica ainda hoje de ocupação selvagem o movimento que ficaria para sempre conhecido como Reforma Agrária. Fausto Giaccone, o fotógrafo de Milão que testemunhou esses tempos de grandes expectativas, de conturbadas rebeliões de um Portugal novo e de uma democracia frágil, regressa ao Couço 35 anos depois para reencontrar os protagonistas ainda vivos.
Estranho Amor

Estranho Amor

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Giuseppe Fiorello retrata uma Sicília de contrastes, tanto na paisagem única como na mentalidade das pessoas. No centro da narrativa está a pureza de uma amizade e de um amor que floresce num ambiente repleto de tradições e preconceitos.Enquanto Gianni entrega uma encomenda a um cliente é atropelado por Nino, desencadeando uma amizade que poderá evoluir para algo mais profundo. No entanto, a Sicília rural dos anos 80 não é o lugar ideal para uma relação assim. Dedicado a Giorgio e António, vítimas do crime de Giarre em 1980, na província de Catânia, Stranizza d'amuri transporta-nos para uma jornada nostálgica e comovente. Mas não é apenas um filme sobre denúncias, mas sim um hino à vida e à liberdade de amar a si próprio, numa narrativa que nos envolve e nos emociona profundamente.O resultado é um filme poeticamente inesperado, genuíno e comovente, que recusa escolhas fáceis e simplificações maniqueístas. Não há bons nem maus, apenas uma história de amor multidimensional capaz de desafiar um sistema de valores estabelecido.
Comandante

Comandante

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De Angelis reivindica com ambição e coragem o resgate como um valor fundamental da identidade italiana. Filme de abertura do Festival de Veneza, Comandante retrata a história verídica de Salvatore Todaro, comandante do submarino Cappellini da Real Marinha de uma Itália fascista. Durante a II Guerra Mundial, o submarino italiano afunda um navio belga como retaliação, mas o Comandante Todaro decide salvar os náufragos, prendendo-os ao seu submarino e arrastando-os até ao porto neutro e seguro de Santa Maria, nos Açores. Todaro aceita o risco de navegar emergido até ao destino porque a lei do mar é mais importante para ele do que a lei da guerra. Pierfrancesco Favino mantém-se firme no comando de uma história por vezes didática e grandiosa, cujo potencial cringe é notável nesta era de cinismo e desilusão. Apesar do risco de ser confundido com uma retórica superficial em torno do nacionalismo, o filme é na verdade um cavalo de Tróia, uma vez que a mensagem contida na sua embalagem colossal e bélica caminha numa direção obstinadamente contrária.
Disco Boy

Disco Boy

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Na sua primeira obra, Abbruzzese apresenta-nos um filme que vai além dos padrões habituais, mergulhando profundamente nos traumas deixados pela guerra no subconsciente humano.Galardoado com o Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim, este filme transporta-nos para um universo onde os fantasmas são manifestações tangíveis das memórias dolorosas, assombrando aqueles que vivenciaram o conflito de forma visceral. Com uma atuação marcante de Franz Rogowski no papel de Aleksei, um bielorrusso que foge para França e se inscreve na Legião Francesa, somos levados a questionar o próprio sentido da existência. Este não é apenas mais um filme sobre estruturas militares e hierarquias rígidas; Abbruzzese segue os passos daqueles que, como Clint Eastwood com Flags of Our Fathers e Letters from Iwo Jima, mostraram a guerra sob perspetivas opostas, desafiando-nos a refletir sobre as complexidades do conflito e os seus impactos duradouros na psique humana.A acompanhar este devaneio mágico está uma poderosa banda sonora do músico electrónico Vitalic, que ajuda a transformar a discoteca num lugar de transcendência que se torna no destino final para aqueles que mantêm a sua visão firmemente colocada no horizonte sagrado da utopia.
O Colibri

O Colibri

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Marco Carrera é a síntese de uma masculinidade feita de indecisões e de expectativas, de um desejo de "não fazer mal" e, por conseguinte, de uma passividade de algum modo culpada -e certamente carregada de remorsos.O Colibri é a história da vida de Marco Carrera, "o Beija-flor", uma vida de coincidências fatais, perdas e amor absoluto. Baseado no romance homónimo de Sandro Veronesi, vencedor do Premio Strega.A vida de Marco Carrera, médico e pai de família, decorre de forma aparentemente tranquila, mas na realidade está repleta de caminhos paralelos, coincidências falhadas, oportunidades perdidas e estradas não percorridas. A sua mulher, Marina, engana-o compulsivamente e acusa-o de ter um caso com Luisa Lattes, uma mulher ítalo-francesa que conheceu na sua juventude. E tem razão, porque Marco sempre teve com Luisa uma relação nunca consumada, daquelas que a realidade não consegue contaminar, mas que alimenta um desejo obstinado e uma paixão secreta. No meio de todas as problemáticas familiares está Marco, como o colibri: bate as asas freneticamente para se manter no mesmo sítio, enquanto à sua volta o mundo e as relações mudam inevitavelmente. O Colibri é a história da força ancestral da vida, da luta árdua que todos fazemos para resistir ao que por vezes parece insuportável. Mesmo com as armas poderosas da ilusão, da felicidade e da alegria.
VILA MORENA

VILA MORENA

FESTA DO CINEMA ITALIANO
INTERCÂMBIOSItália e Portugal em diálogo cinematográfico. Realizadores Italianos a filmar em Portugal.Existe um lugar, talvez o centro cultural mais escondido do mundo, talvez a sala de estar da Mira e Mané, talvez o local de conspiração de uma revolução, seguramente um bar. Vila Morena é pequena história da utopia que encontrámos no "Tejo Bar": a utopia da construção de uma nova família, ou da destruição da ideia de família, a utopia de estar juntos ou de estar sozinhos, mas juntos.
Una sterminata domenica

Una sterminata domenica

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Num retrato desolador, Parroni mergulha-nos na angústia geracional, situando-a numa dimensão sócio-cultural precisa. Manifestações do sonho inquieto dos adolescentes, que adormecem com o smartphone na mão, num mundo ensurdecedor de televisão a volume alto.Brenda está grávida. Alex celebra os seus 19 anos, prestes a tornar-se pai. Kevin pinta tags pela cidade. Três jovens, cada um tentando deixar um legado no mundo, vagueiam entre o campo costeiro e a cidade eterna, enquanto enfrentam o avanço inexorável do tempo e do calor.Com grande habilidade, o realizador traz para o ecrã o vazio opressivo que sufoca os protagonistas. Este é um retrato impiedoso e lamentavelmente verídico da vida de muitos jovens, que, após a escolaridade obrigatória, se encontram sozinhos, sem perspetivas, sem bons exemplos, sem autoridade, sem trabalho, sem futuro. Vivem num eterno domingo, aborrecido, perigoso, sem rumo, sem segunda-feira à vista. O filme venceu o Prémio Especial do Júri e o Prémio FIPRESCI da Secção Orizzonti no Festival de Veneza.
La primavera della mia vita

La primavera della mia vita

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La primavera della mia vita marca a estreia cinematográfica de Colapesce e Dimartino, uns dos os autores e músicos mais sofisticados e inovadores da cena italiana contemporânea.Lorenzo e Antonio eram grandes amigos e tinham alcançado o sucesso musical com o duo 'Os Metafísicos', mas Antonio desapareceu sem dar explicações. Três anos depois, Antonio entra em contacto com o agente do duo e oferece a Lorenzo um projeto misterioso que lhe renderá uma compensação de 90 mil euros (livres de impostos). Apesar da relutância, Lorenzo vai a Palermo onde se reencontra com Antonio, que lhe propõe escreverem juntos um livro sobre as lendas sicilianas. Os dois embarcam numa viagem de oito dias durante a qual encontram as personagens mais estranhas e excêntricas, com inesperadas aparições do mundo da música contemporânea. Um road-trip aventureiro, poético e surreal sobre a importância da amizade, da compreensão e aceitação das pessoas que nos rodeiam.Sessão Especial | Evento musical acústico com a presença de Colapesce Dimartino e do realizador Zavvo Nicolosì + Q&A
El Paraíso

El Paraíso

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Pautados pelo ritmo das noites de salsa e merengue, de memórias partilhadas e tráfico de drogas, Júlio César e a sua mãe são inseparáveis e teimam em manter um estilo de vida cheio de amor opressivo.Vencedor do Prémio de Melhor Atriz, Melhor Argumento e o Prémio de Cinema Jovem na secção de Orizzonti do Festival de Veneza em 2023. El Paraíso é uma história quase mitológica onde amor e loucura se fundem através da força indomável na relação entre mãe e filho. Marcado por uma interpretação fabulosa de Edoardo Pesce e Marguerita Rosa de Francisco, mãe e filho partilham praticamente tudo: uma modesta casa, o escasso dinheiro proveniente do trabalho para um traficante local, e a paixão pelas noites de salsa e merengue. Essa existência na marginalidade, vivida com amor, é ao mesmo tempo simbiótica e opressiva, vê-se ameaçada com a chegada de Inês, uma jovem colombiana recém-regressada de sua primeira viagem como "mula" de cocaína. Entre o desejo e o ciúme, a situação desdobra-se rapidamente, levando Julio a um gesto extremo numa jornada dolorosa e inesquecível que o conduzirá pela primeira vez à sua terra natal.
Eu, Capitão

Eu, Capitão

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma parábola pura e desprovida de retórica sobre a necessidade de assumir a responsabilidade pelos nossos actos.Candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional,  Eu, Capitão é um conto homérico sobre a intrépida viagem de dois jovens, Seydou e Moussa, que partem de Dakar com um sonho:  chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea que atravessa as armadilhas do deserto, os perigos do mar e as ambiguidades do ser humano. Na origem do filme estão os testemunhos verdadeiros daqueles que viveram este inferno e que viram a objectiva da câmara para a sua realidade, em perfeito contracampo com as imagens que estamos habituados a ver, na nossa perspetiva europeia. No relato pessoal de Seydou e Moussa, encontrámos uma imensidão de histórias que começam em Dakar, no Senegal, percorrendo um vasto caminho até Itália. Mas Eu, Capitão é um filme que fica suspenso entre o realismo e a componente visionária. Um objecto que podia ter sido um novo ponto de chegada, um local de aterragem diferente de um cinema que deixa apenas aflorar o atrevimento de uma nova filmografia deste cineasta. Em vez disso, também em contracampo, torna-se um outro ponto de partida, o início de uma outra viagem cheia de armadilhas, povoada por figuras ambíguas, sinistras e violentas.
Mi fanno male i capelli

Mi fanno male i capelli

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma homenagem sentida a Monica Vitti, a mulher que conseguiu ser todas as mulheres possíveis, contando-as com as suas fraquezas e fragilidades, com o seu lado cómico e trágico.Mónica (Alba Rohrwacher) perde a memória e encontra uma forma de dar sentido à sua vida, identificando-se com as personagens dos filmes interpretados por Monica Vitti. Veste-se como ela, imita-a, recria cenas dos seus filmes. Edoardo, que a ama profundamente, deixa que este jogo se torne a sua nova realidade. Uma obra sobre a perda da memória afetiva e histórica, um filme que fala de fantasmas, e que, de certa forma, os evoca, os questiona, ou, simplesmente, quer passar tempo com eles. Realizado num estilo que recorda a Nouvelle Vague, com um trabalho excepcional de figurinos, cenários, montagem e efeitos sonoros. Alba Rohrwacher venceu com este papel o Prémio de Melhor Atriz do Festival de Cinema de Roma.
Adagio

Adagio

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Stefano Sollima regressa à sua cidade natal para nos brindar com um western crepuscular numa Roma ainda mais cínica, caótica e feroz.Apresentado em competição no último Festival de Veneza, Adagio marca o novo passo do realizador de Suburra e Sicário, que conta o inexorável e pungente declínio de três velhas lendas do submundo criminal de Roma em busca de uma redenção impossível. Num mundo que dilacera laços familiares, amizades e fraternidades, deixando apenas vínculos movidos pelo dinheiro, a cidade é retratada como um cenário caótico, corrupto e cínico, sufocado por um calor escaldante, assombrado por incêndios e pela escuridão dos apagões. Mas há uma réstia de luz: a nova geração. 
LA TRIONFERÀ - CANÇÕES E LEITURAS DE MASSIMO ZAMBONI E CONVIDADOS

LA TRIONFERÀ - CANÇÕES E LEITURAS DE MASSIMO ZAMBONI E CONVIDADOS

FESTA DO CINEMA ITALIANO
“Tinha 17 anos no dia 25 de Abril de 1974 e sentia que as notícias que chegavam de Portugal eram minhas, como se estivesse lá a lutar. O mundo estava a mudar, tínhamos a certeza disso. Com o fim do imperialismo, aproximava-se a queda dos regimes que oprimiam a Europa. Cantávamos as canções de José Afonso como se fossem nossas, distribuíamos cravos nas casas, pronunciávamos os nomes dos dirigentes, entre os quais os mais famosos eram os de Cunhal e Mário Soares. A tão esperada primavera estava a chegar, de vez. Inverno nunca mais, em Itália, em Portugal e em todo o lado.” - Massimo ZamboniMassimo Zamboni - figura de proa do chamado punk italiano e fundador das bandas CCCP e CSI - apresenta na Festa do Cinema Italiano um momento de encontro entre duas datas simbólicas e sinónimas de revolução em Itália e Portugal: 25 de Abril, de 1945 e de 1974.Um espetáculo acompanhado por convidados, canções e leituras, em italiano e em português, promovendo um diálogo aberto e em construção sobre a liberdade de cantar, ler, e pensar.
Felicità

Felicità

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Um filme emocionante sobre a busca pela redenção no seio de laços familiares problemáticos, Felicità leva-nos numa viagem de amargura e generosidade através dos olhos de Desirè.Na estreia como realizadora da atriz Micaela Ramazzotti, somos imersos na história dramática de uma família disfuncional, onde Desirè luta para encontrar a felicidade no meio da exploração, de relacionamentos abusivos e assédios. Em Felicità, a condição subalterna da protagonista é magistralmente retratada, mergulhando-nos na melancolia da sua existência. Interpretada pela própria Micaela Ramazzotti, que traz consigo a espontaneidade que marcou as suas personagens no passado. Este é um filme movido pela sinceridade, onde a realizadora expõe sua própria humanidade ao mesmo tempo que nos mostra o amor pelas suas personagens. Conquistou o Prémio do Público da Secção Orizzonti Extra no Festival de Veneza.
PICCOLINI - LA PIMPA

PICCOLINI - LA PIMPA

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Vem brincar e aprender algumas expressões em italiano com a cadelinha mais famosa de Itália! A Pimpa é uma cadelinha branca com grandes pintas vermelhas, orelhas compridas e a língua quase sempre de fora. É muito simpática e tem uma enorme imaginação!
Super-Heróis

Super-Heróis

FESTA DO CINEMA ITALIANO
É preciso ter superpoderes para se amar toda a vida. Anna e Marco sabem-no bem. Ela é uma ilustradora com um carácter impulsivo, inimiga das convenções; ele é um professor de física convencido de que cada fenómeno tem a sua explicação. O que os mantém juntos é uma incógnita que nenhuma fórmula consegue revelar. Paolo Genovese lança-se numa duma dimensão sentimental e numa quimera, onde o verdadeiro protagonista é o tempo. 
EVENTO LITERÁRIO COM LIVRARIA PIENA

EVENTO LITERÁRIO COM LIVRARIA PIENA

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Evento literário com a Livraria PienaEstate Caldissima, com a presença da autora Gabriella Dal Lago e moderação de Sara Cappai
Kissing Gorbaciov

Kissing Gorbaciov

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Melpignano, 1988. Nesta pequena aldeia do sul da Itália dá-se o que veio a ser conhecido como “o primeiro desembarque oficial da nova armada musical soviética”.Quando o incrível se torna realidade. "Ao presidente Gorbachev, o vosso projeto interessa". Estávamos no ano de 1988 e na pequena aldeia de Melpignano, chegaram grupos de rock soviéticos que nunca antes tinham atravessado a Cortina de Ferro. Em março de 1989, as bandas italianas - lideradas pelos CCCP Fedeli alla Linea e Litfiba - retribuíram a visita em Moscovo e São Petersburgo. Através de material de arquivo e testemunhos - como os dos membros do CCCP que pela primeira vez depois de anos se reuniram -, descobriremos a incrível história da digressão que conseguiu construir uma ponte entre dois mundos por meio de uma linguagem que não necessita de intérpretes: a música.
ENCONTRO – A EDUCAÇÃO SEGUNDO MARIA MONTESSORI

ENCONTRO – A EDUCAÇÃO SEGUNDO MARIA MONTESSORI

FESTA DO CINEMA ITALIANO
A antestreia do filme Maria Montessori (La Nouvelle Femme), de Léa Todorov, com uma Sessão Especial na Festa do Cinema Italiano, serviu de mote para o encontro A Educação Segundo Maria Montessori. O encontro pretende explorar como o método Montessori tem sido implementado em creches e escolas portuguesas, considerando os seus benefícios e desafios, abordando diversos aspectos relevantes sobre a aplicação e impacto da pedagogia Montessori no país. 
Maria Montessori

Maria Montessori

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Léa Todorov lança luz sobre a génese da abordagem Montessori numa primeira longa-metragem arrojada e inovadora sobre deficiência, diferença e feminismo no início do século XX.Estamos em 1900. Lili d'Aengy, uma coquete parisiense no auge do seu esplendor, foge de Paris para esconder a sua filha "idiota". Ao chegar a Roma, a sua vida muda drasticamente após o encontro com uma professora que implementou um novo e revolucionário método educativo para crianças com dificuldades de aprendizagem: Maria Montessori. No entanto, esta mulher vanguardista que pretende personificar publicamente a "mulher nova", uma mulher moderna e emancipada, deve pagar um preço muito alto: uma maternidade fora do casamento e escondida, que a levará a ter de tomar uma decisão muito dolorosa: o seu filho ou o seu destino? As duas mulheres ajudar-se-ão mutuamente a conquistar o seu lugar no mundo dos homens, e a fazer História. Um filme de época com um carácter novelesco, cujos temas gerais permanecem atuais, incluindo o frágil desejo de superar a vergonha social associada à diferença.
EVENTO COMITES PORTOGALLO

EVENTO COMITES PORTOGALLO

FESTA DO CINEMA ITALIANO
1ª Edição Premio COMITES Made in Italy O COMITES Portugal tem o prazer de apresentar a primeira edição do Prémio COMITES Made in Italy, dedicado aos italianos residentes em Portugal que tenham contribuído com sucesso para reforçar os laços entre a comunidade italiana e o país anfitrião, subdividido em quatro categorias - Cultura, Tradição, Inovação e Sociedade.
Romeo è Giulietta

Romeo è Giulietta

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Provavelmente, é o filme mais maduro de Veronesi, que através de Shakespeare, tenta contar nuances incomuns do amor e refletir sobre o tema da identidade em geral, e não apenas e simplesmente de género.Rejeitada para o papel de Julieta, uma jovem atriz tenta a sorte novamente sob uma identidade falsa para provar o seu talento. É assim que se transforma em Otto Novembre, propõe-se para o papel de Romeu e consegue o papel. O que fazer a partir daí? Os bastidores do mundo do espetáculo mostram-se cheios de fascínio, tensão, intrigas e enganos, onde tiktokers são contratados, os atores não se distinguem uns dos outros e os realizadores não acompanham os tempos. O filme brinca com o estilo da comédia romântica mas o que sustenta verdadeiramente Romeo è Giulietta é um amor pela realização pessoal através da arte, uma proposta feita e magistralmente entregue por Sergio Castellitto e uma das novas grandes promessas do cinema italiano, Pilar Fogliati.
Finalmente l’alba

Finalmente l’alba

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Saverio Costanzo brinda-nos com um intrigante, por vezes sombrio, ato de amor à última época de ouro do cinema italiano. Uma viagem vertiginosa ao coração da Hollywood Romana dos anos 50.Apresentado em Competição Oficial no último Festival de Veneza, Finalmente l’alba marca o regresso de Saverio Costanzo ao grande ecrã após o sucesso da série A Amiga Genial. Fá-lo com  um elenco de luxo; Joe Keery, Alba Rohrwacher e Willem Dafoe acompanham a memorável viagem de Mimosa (Lily James) no coração da Cinecittà dos anos 50. Uma noite quase onírica pelos lugares da dolce vita romana, entre atores de Hollywood e o seu séquito que fervilham no microcosmos do cinema. Mimosa é catapultada, não sem momentos de euforia, para um universo desprovido de regras (e escrúpulos), animado pelo narcisismo e pela rivalidade, mas também por uma fome de vida que vê na recém-chegada uma fonte de sangue vital. Finalmente l’alba é um filme sobre a redenção dos simples, dos ingénuos, daqueles que ainda são capazes de olhar para o mundo com deslumbramento. 
Misericordia

Misericordia

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Emma Dante regressa à sua Sicília para retratar uma humanidade em carne e osso, nunca abstrata nem trivial, apresentando-nos uma tragédia arcaica com uma forte carga simbólica.Sicília, uma pequena aldeia à beira-mar no meio de lixo e destroços. Atrás, uma montanha majestosa. Aqui nasceu e cresceu Arturo, um filho da miséria e da violência, aqui a sua mãe morreu ao dar à luz. Betta, Nuccia e a jovem Anna, prostitutas como a sua mãe, cuidam dele como se fosse um filho, na misericórdia de um amor desesperado feito de carícias e impaciência, crueldade e ternura. Dedicada a um sistema de criação baseado na reelaboração do mito em forma de fábula, Emma Dante, uma das mais importantes encenadoras italianas,  insere na tradição do neorrealismo italiano uma forma puramente teatral em que o corpo é soberano, enérgico e faísca. Não se trata de uma representação naturalista da pobreza, da deficiência e da violência ancestral contra as mulheres, mas sim de um gesto artístico que se inspira na luz, no mar e nos elementos que o rodeiam.
PICCOLINI - GERONIMO STILTON

PICCOLINI - GERONIMO STILTON

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Vem brincar e aprender algumas expressões em italiano junto com Geronimo Stilton! Um rato muito intelectual, formado em Ratologia da Literatura Rática e em Filosofia Arqueorrática Comparada. Dirige o Diário dos Roedores, o jornal mais famoso da Ilha dos Ratos. Nos tempos livres, Geronimo coleciona cascas antigas de queijo do século XVIII, mas sobretudo adora escrever livros.
EVENTO LITERÁRIO COM LIVRARIA PIENA + LIVRARIA SNOB

EVENTO LITERÁRIO COM LIVRARIA PIENA + LIVRARIA SNOB

FESTA DO CINEMA ITALIANO
La storia di Elsa Morante com Giulia Strippoli e Rosa Azevedo
Il Corto | Sessão de Curtas

Il Corto | Sessão de Curtas

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Dive de Aldo Iuliano;Due de Matteo Di Liberato;Soluzione fisiologica de Luca Maria Piccolo;Cortile de Riccardo Stabilini;Les Rossignols de Juliette Saint-Sardos;We Should all be Futurists de Angela Norelli
La Storia

La Storia

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Baseado no romance mais popular de Elsa Morante, La Storia lança um olhar para o fascismo e o pós-guerra em Roma através de um prisma feminino.A atriz Jasmine Trinca lidera um elenco notável, no qual a acompanham Asia Argento, Elio Germano e Valerio Mastandrea para contar a história de uma mãe solteira com dois filhos, um deles fruto de uma agressão sexual por parte de um soldado nazi, que esconde a sua herança judaica e luta contra a pobreza e a perseguição durante o final da Segunda Guerra Mundial e a Roma pós-guerra. Com esta série, Francesca Archibugi tenta retratar como pessoas comuns podem fazer história sem fazer nada extraordinário. Uma série que ressoa na atualidade onde guerras continuam a devastar a vida de milhares de mulheres e crianças em vários continentes do mundo. Sessão com dois episódios da Série
Bella Ciao - Per la libertà

Bella Ciao - Per la libertà

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma canção antifascista, um grito de liberdade, uma balada. Cantada em todo o mundo e em todas as línguas, de Paris a Bogotá, Minsk, Mumbai, Cartum, Génova, Hong Kong, Istambul. "Bella Ciao" é narrada como a protagonista de um biopic.Com mais de um bilhão de visualizações online, "Bella Ciao" é a música italiana mais ouvida no mundo nos últimos anos. Como uma canção de luta e resistência, foi recuperada nos últimos 25 anos por dezenas de realidades de protesto, desde a Primavera Árabe aos protestos #occupy nos EUA e #occupy em Mumbai, desde a luta contra a globalização à luta contra as mudanças climáticas, desde os funerais dos cartunistas de Charlie Hebdo aos tumultos no Sudão e aos movimentos de rua no Líbano, Chile e Turquia.Ao mesmo tempo também se tornou um fenómeno pop típico da globalização: tornou-se o símbolo musical da série "La Casa de Papel", jingle para vender um produto no México, música para promover a Netflix na Arábia Saudita. Uma viagem sobre a canção símbolo da resistência e com uma fundamental conotação feminina.
Confidenza

Confidenza

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Com Confidenza, Daniele Luchetti retorna a uma novela do autor italiano, Domenico Starnone, realizando o seu filme mais complexo e maduro. Onde há muito mais por detrás do thriller.Pietro, um professor de liceu amado pelos seus alunos, encontra o amor, no sentido pleno da palavra, com Teresa, uma antiga aluna. Quando ela lhe propõe que confiem um ao outro um segredo inconfessável, as coisas vão mudar para sempre. Esse momento que dura apenas alguns segundos irá uni-los e persegui-los para o resto das suas vidas. Luchetti sabe como pedir a um magistral Elio Germano (e o ator sabe como lhe devolver) a personalidade de um homem dividido, realizando plenamente uma representação física e palpável da má consciência de Pietro. O resultado é um filme que nos questiona e interroga profundamente sobre a natureza humana.Filme de encerramento da Festa do Cinema Italiano 2024
A última noite em Milão

A última noite em Milão

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Um policial que se desenrola com grande conhecimento das características estilísticas do género, sem nunca descurar o fator humano.  Franco Amore é um polícia no seu último dia de trabalho, depois de trinta anos de serviço leal na polícia. Depois de fazer o seu discurso de despedida, no qual recorda que nunca matou ninguém, apesar de não lhe terem faltado missões perigosas. A sua nova mulher, a filha e os amigos organizaram-lhe uma festa surpresa quando, de repente, é chamado de volta ao serviço porque algo de muito grave aconteceu. Andrea Di Stefano realiza um filme de género que aborda o mundo do crime, sobre o qual seria um delito revelar um pouco mais do que uma breve sinopse.
Adagio

Adagio

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Stefano Sollima regressa à sua cidade natal para nos brindar com um western crepuscular numa Roma ainda mais cínica, caótica e feroz.Apresentado em competição no último Festival de Veneza, Adagio marca o novo passo do realizador de Suburra e Sicário, que conta o inexorável e pungente declínio de três velhas lendas do submundo criminal de Roma em busca de uma redenção impossível. Num mundo que dilacera laços familiares, amizades e fraternidades, deixando apenas vínculos movidos pelo dinheiro, a cidade é retratada como um cenário caótico, corrupto e cínico, sufocado por um calor escaldante, assombrado por incêndios e pela escuridão dos apagões. Mas há uma réstia de luz: a nova geração. 
PRISCILLA

PRISCILLA

Quando a adolescente Priscilla Beaulieu (Cailee Spaeny) conhece Elvis Presley (Jacob Elordi) numa festa, o homem que já é uma meteórica estrela de rock and roll revela uma personalidade totalmente inesperada nos momentos privados: uma paixão empolgante, um aliado na solidão, um melhor amigo vulnerável. Através dos olhos de Priscilla, Sofia Coppola mostra-nos o lado invisível de um grande mito americano, acompanhando o longo namoro e o turbulento casamento de Elvis e Priscilla, desde que se conhecem numa base militar alemã até à casa de sonho em Graceland, neste retrato profundamente sentido e deslumbrante do amor, da fantasia e da fama.