Um cinema com 70 anos de história.
Um cinema que é mais do que um meio para passar uma mensagem.
Recebe as histórias, faz parte delas.
- 1946
- 1947
- 1950
- 1972
- 1974
- 1981
- 1982
- 1985
- 1990
- 1992
- 2000
- 2001
- 2003
- 2006
- 2007
- 194628 Novembro
É formalizada a venda de um “prédio situado na Avenida da Liberdade com o valor matricial de seiscentos e vinte e sete mil, novecentos e vinte escudos". A propriedade é adquirida pela Sociedade Anglo-Portuguesa de Cinema por seiscentos e quarenta mil escudos. A Sociedade Anglo-Portuguesa reúne capitais lusos e britânicos, representando interesses da Rank Organisation.
- 194726 Dezembro
A Câmara Municipal de Lisboa prova o ante-projeto do Arquitecto Fernando Silva que visa a edificação do futuro Cinema São Jorge.
- 1950
Projectado pelo Arquitecto Fernando Silva, o Cinema São Jorge vence o Prémio Municipal de Arquitectura. É o reconhecimento da modernidade de um edifício que, em Lisboa, não tem rival à altura.
A 24 de Fevereiro abertura do Cinema São Jorge ao público, depois de, a 22, ter realizado uma sessão pré-inaugural para funcionários e, a 23, uma gala para grandes figuras de Estado. Abre com o filme “Os Sapatos Vermelhos” da dupla de realizadores Michael Powell e Emeric Pressburger.
- 1972
A Lusomundo tenta, sem sucesso, comprar o Cinema São Jorge. É a primeira de muitas tentativas que permanecerão sem efeito.
- 197417 Junho
Em 1974 a Sociedade Anglo-Portugesa de Cinemas, pediu autorização à câmara para efectuar “obras destinadas a transformar a actual sala de espectáculos num complexo de três cinemas”. A câmara não dá deferimento ao pedido. Em 1980 renova o seu desejo, desta vez com sucesso. O projecto de transformação do São Jorge num complexo de três salas é da autoria do Engenheiro Artur Pinto Martins. O projecto é aprovado pelo Conselho Técnico da Direcção-Geral de Espectáculos.
- 1981Junho
Encerramento do Cinema São Jorge para obras de remodelação. Até este momento tinha recebido 21 milhões de espetadores.
- 198226 Setembro
Conclusão das obras de remodelação, que representaram um investimento de 27 500 contos. Reabertura do novo Cinema São Jorge, com a estreia do filme “For your Eyes Only”, na Sala 1, com a presença do ator Roger Moore.
- 198512 Julho
A Rank Organisation abandona 75 por cento do capital do São Jorge e vende a sua quota à empresa norte-americana Cinema International Corporation. O capital português é adquirido por Simão Fernandes.
- 199021 Dezembro
A Cinema Internacional Corporation solicita à CML autorização para nova alteração do cinema. O projeto é proveniente do gabinete do Arquiteto Manuel Guilherme Pardal Monteiro Magalhães e propõe a manutenção da fachada do edifício e a “total demolição” do seu interior. O São Jorge seria transformado num espaço multifuncional, dotado de pequenos cinemas (ou auditórios), escritórios, áreas comerciais e estacionamento.
- 1992Fevereiro
O projeto é chumbado pelo IPPC – instituto Português do Património Cultural, depois de uma primeira rejeição por “informação deficiente”. “Entende-se que os valores culturais em jogo aconselham um prévio aprofundamento das hipóteses possíveis de intervenção no edifício”.
- 2000Agosto
É celebrado o contrato de promessa de compra e venda entre a Cinema Internacional Corporation e a Euroamer.
SetembroO Estado, que detém direito de preferência na compra do São Jorge – prevista na Lei do Património Cultural – indicia que não pretende exercê-lo.
NovembroEuroamer comunica ao IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico, que vai ceder à Velvet os seus direitos no negócio do São Jorge.
Dá-se novo encerramento do Cinema São Jorge. No mesmo mês, a CML, presidida por João Soares, anuncia a intenção de adquirir o imóvel e procura parceiros para a compra.
- 20014 Janeiro
O Presidente da CML anuncia que a câmara vai exercer o direito de preferência sobre o Cinema São Jorge, mesmo sem a parceria do Ministério da Cultura e do IPPAR. Quer “devolver ao São Jorge o estatuto de grande sala de espectáculos” e de “pólo dinamizador da Avenida da Liberdade”. A compra é efectuada por um milhão de contos.
24 NovembroApós uma intervenção no edifício – quer a nível da fachada quer a nível do interior – o Cinema São Jorge reabre ao público com o objetivo de acolher alguns dos principais festivais de cinema: Indie Lisboa, Festa do Cinema Francês, Doc Lisboa, Mostra de Cinema Brasileiro, Queer – Festival de Cinema Gay e Lésbico, entre outros.
- 2003Abril
A gestão do São Jorge é entregue à EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural e passa a ter a sua programação articulada com os restantes equipamentos de Lisboa: Teatro São Luiz; Teatro Maria Matos; Castelo de S. Jorge; Fórum Lisboa; Padrão dos Descobrimentos; Teatro Taborda; Museu do Fado; Museu da Marioneta.
- 2006Junho
Reabertura do Cinema são Jorge, com a festa de lançamento do Lisbon Village Festival – 1º Festival de Cinema Digital da Europa.
- 2007
Obras de beneficiação das Salas 2 e 3, que passam a poder acolher programação mais diversificada, nomeadamente concertos, conferências, lançamentos de discos e livros.