AgendaO CinemaContactos

A

A

A

Khalik allah   iwow 1Khalik allah   iwow 1
IWOW - I Walk on Water
CinemaCinema
Sala MDO

A BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas habita a travessia entre territórios artísticos, entre espaços de cultura e de natureza, acolhe os públicos como constituintes de seres polissémicos que não precisam de se identificar – aquilo que interessa é a geração de vida, a troca de experiências e conhecimentos que se processa no coletivo. O que importa é a relação de empatia radical que a BoCA, agente de um ecossistema artístico ancorado nas travessias, deseja acolher.


Esta edição da BoCA, intitulada Prove You Are Human, mantém viva a sua missão no apoio a novas linguagens, privilegiando os espaços ‘entre’ – por exemplo, entre o performativo e o visual –, novas comissões a artistas portugueses e estrangeiros, no diálogo trans (por isso, transgénero em todas as suas significações) implementando projetos que propõem uma nova consciência e modelos entre práticas artísticas e sustentabilidade, indispensáveis na nova Era civilizacional que experimentamos. 

------------------------------

 

Realização: Khalik Allah

 

“IWOW” traz a Portugal o marcante fotógrafo e realizador nova-iorquino Khalik Allah, já descrito como realizador de “ópera de rua” e elogiado pelo olhar desarmante que desvela com delicada maestria uma humanidade visceralmente bela. Khalik Allah é autor do celebrado documentário “Field Niggas” (2015) e do premiado “Black Mother” (2018), apresentados em festivais um pouco por todo o mundo.
Em “IWOW”, a personagem principal de Allah é Frenchie, a sua musa de longa data, um esquizofrénico haitiano, sem-abrigo, de cerca de 60 anos, com quem se vai envolvendo cada vez mais. Em paralelo, Allah vira a câmara na sua própria direção para documentar um relacionamento romântico turbulento e para lidar com noções pessoais de espiritualidade e mortalidade – estas são questões sobre as quais recolhe conselhos de confidentes carismáticos, incluindo Fab 5 Freddy, membros do Wu-Tang Clan e, em conversas profundamente comoventes, a sua própria mãe.

Allah, que se estreou como realizador com o documentário “Field Niggas”, em 2015, disse: "O meu objetivo não mudou, é sempre manter-me verdadeiro comigo próprio; para permanecer fiel à minha visão e ter a coragem de expressá-la cinematograficamente. "IWOW" é uma espécie de poema documental na primeira pessoa; uma declaração da minha integridade artística e da minha dedicação intransigente às ruas."



Informações Úteis

A 28.09, apresentação do filme pelo realizador Khalik Allah

Duração: 199 min

M/12

 

Entrada livre, sem lugares marcados: o público será acompanhado pela equipa de frente de sala do Cinema São Jorge e será sentado mediante a lotação da sala, por ordem de chegada.

 

Atingindo a lotação de 500 espectadores no interior do cinema, o Cinema São Jorge será responsável pelo controlo de Certificados de Vacinação ou Teste PCR negativo à entrada

Horários

28 Set

Ter: 19:00

29 Set

Qua: 19:00