AgendaO CinemaContactos

A

A

A

Imagens espanha portugal ihc seminario rh9838373Imagens espanha portugal ihc seminario rh9838373
Olhando-nos de Frente | Transições no Ecrã
CinemaCinema
Sala 3

Sinopse

Olhando-nos de Frente – Espanha, Portugal e suas imagens

 

No âmbito deste seminário multidisciplinar, o Cinema São Jorge acolhe a sessão "Transições no Ecrã", na qual serão exibidos os filmes Bom povo português (Rui Simões, 1980) e Después
de… No os puede dejar sólos
(Cecilia y José Bartolomé, 1981).


Após a projeção, haverá uma conversa entre Rui Simões, Lee Douglas e María Ruido.

 

Bom Povo Português (1980)

135 min | Realização: Rui Simões

 

A História de Portugal após o 25 de Abril de 1974 e até ao 25 de Novembro de 1975, tal como ela foi sentida pela equipa que, ao longo deste processo, foi ao mesmo tempo espectador, actor, participante, mas que, sobretudo, se encontrava totalmente comprometida com o processo revolucionário em curso. Não tem a intenção de traçar a história sociológica, nem de ser um filme didáctico. Possui uma estrutura ora realista, ora simbólica. O importante, mais que a História, é as articulações entre a História e a cultura, expressão milenária, corporal e oral.

 

 

Después de... No os se puede dejar sólos (1981)

90 min | Realização: Cecilia Bartolomé y Juan José Bartolomé

 

Iniciado três anos após a morte de Franco e finalizado um mês antes do frustrado golpe de 23 de fevereiro de 1981, Después de... é uma amostra do cinema militante dos anos 80. A primeira parte, No os se puede dejar sólos, revela algumas das razões para a crise social e política enfrentada pela democracia espanhola, pois reflete as mudanças registadas após a morte de Franco, as reações dos espanhóis à nova situação e os problemas colocados por uma democracia nascida, sem rutura, da ditadura anterior. A inconveniência de alguns depoimentos e a sensação de crispação que transparece fizeram com que o filme fosse “sequestrado” pelas autoridades, o que impediu seu lançamento até novembro de 1983.

 



Informações Úteis

Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia na bilheteira do Cinema São Jorge entre as 13:00 e a hora do evento. Disponibilidade sujeita à lotação da sala. Não são permitidas
entradas após o início da sessão.

 

 

Atenção:

 

- Em virtude da situação pandémica, os horários das sessões poderão estar sujeitos a alterações; consulte os nossos canais de comunicação para manter-se atualizado.

 

- No quadro do esforço nacional de contenção da propagação da COVID-19, a lotação das salas encontra-se limitada e não é permitida a entrada depois do início das sessões. O uso de máscara é obrigatório. Conheça todas as normas e recomendações aqui.

Horários

23 Jun

Qua: 15:00