Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Outubro 2022
Dia
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
30 31
 
 
 
 
 
Doclisboa

Doclisboa

Em Outubro, o mundo inteiro volta a caber em Lisboa para celebrar os 20 anos de Doclisboa! Uma edição muito especial que traz uma programação arrojada, pautada pela diversidade de olhares e formas singulares de pensar o mundo, da história ao futuro.
Pierre Guyotat, le don de soi

Pierre Guyotat, le don de soi

Doclisboa
Pierre Guyotat, le don de soiJacques KébadianPierre Guyotat em casa, entre 2002 e 2009. Cenas da vida de um escritor. Um cinema atento dá-nos um vislumbre da intimidade do seu trabalho. O protagonista é o próprio texto, seja como contemplação da história, memórias pessoais ou ditado hipnótico.
I saw + Such a Long March

I saw + Such a Long March

Doclisboa
Competição InternacionalI SawYa VidelVadim Kostrov Nizhny Tagil, Setembro de 2021. Dois músicos encontram-se para compor a canção Ya Videl. O filme é uma memória, um gesto que, contra todas as expectativas, nos lembra a verdadeira força e beleza da criação artística, uma tentativa órfica de olhar para trás.Such a Long MarchUne si longue marcheDominique Loreau O filme acompanha a migração repleta de perigos dos caranguejos chineses, importados da China por acaso no início do século XX. Uma parábola poética moderna, uma metáfora existencial e slapstick, mostrando o mundo “pelo olhar de um animal”.
Verdes Anos #2

Verdes Anos #2

Doclisboa
 FantasmagoríaJuan Francisco GonzálezNo meio do Deserto do Atacama, são encontrados vestígios da última indústria de nitrato enquanto os habitantes testemunham o colapso de uma indústria localizada no ponto mais seco da Terra.  Tea and TimeLe Thé et le tempsSalah El Amri Um homem encarcerado recorda a sua infância e tempos difíceis do passado enquanto executa tarefas quotidianas. Um olhar poderoso e desconcertante sobre as consequências da privação de liberdade filtrado por um prisma distorcido. à flor da pelethe flower of her skinDavina-Maria El Khoury“No tempo dos jacarandás, a Rosa leva-me numa viagem por Lisboa. Sigo-a pelas ruas floridas para explorar a beleza pelos olhos dela. A nossa relação começa a desabrochar lentamente enquanto vagueamos por uma cidade que estou prestes a deixar.” Davina-Maria EnklaveMarco BalestriA redescoberta do maior campo de prisioneiros de guerra italiano do pós-guerra permite a Enklave analisa os mecanismos de repressão da memória colectiva. Um gesto que reconfigura as imagens icónicas de uma era e as regurgita no silêncio do mar de inverno.
Tempo Ruy

Tempo Ruy

Doclisboa
Secção RiscosTempo RuyAdilson MendesRealizador, poeta e dramaturgo, Ruy Guerra é um dos principais nomes do Cinema Novo, tendo realizado filmes como Os Cafajestes e Os Fuzis. Apaixonado pela vida e pelo cinema, conversamos com ele sobre o seu trabalho, vivências, experiências e paixões.
Não é Fado, é Fado Bicha + Quem Tem medo?

Não é Fado, é Fado Bicha + Quem Tem medo?

Doclisboa
Secção Heart BeatNão é Fado, é Fado BichaIt’s not Fado, It’s Faggot FadoErin Macpherson  Quem tem Medo?Who Is Afraid?Dellani Lima, Henrique Zanoni, Ricardo Alves Jr. No contexto da sociedade tradicional portuguesa, Fado Bicha (trans)forma fado heterenormativo num labirinto queer de auto-aceitação e auto-expressão. Em 2018, Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. Foi o regresso da ideologia de extrema direita ao país e Quem tem Medo? revela a censura que os artistas enfrentam durante o governo de Bolsonaro.
Tattooed on Our Eyes... +   The Beach of Enchaquirados

Tattooed on Our Eyes... + The Beach of Enchaquirados

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaTattooed on Our Eyes We Carry the AftertasteTatuado nos ollos levamos o pousoDiana Toucedo The Beach of EnchaquiradosLa playa de los enchaquiradosIván Mora Manzano Dois filmes unidos pela orla marítima, lugar de mistérios. Duas incursões costeiras. Por um lado, uma comunidade de mulheres que faz a apanha do marisco na Galiza. Num outro lugar no mundo, Vicky é pescador durante o dia e dona do bar de noite, quando, em rapaz, o seu sonho era ser estrela das radionovelas 
Campo Aberto

Campo Aberto

Doclisboa
Nos filmes de animação que fizeram nos campos de refugiados de Katsikas, Lesbos e Thermopylae (Grécia), no âmbito do projecto Open Camp, crianças e jovens recriam as suas histórias. A família de Somaya atravessou quatro países até chegar à Grécia. No país de Goli, Habibe, Nasibe e Tahereh, escolas são bombardeadas. Benjamim e Nadya recordam as noites de Verão da sua terra natal no Afeganistão.Os donativos entregues à entrada para esta sessão revertem para a organização não-governamental Habibi.Works.Conversa com a presença de Fausta Pereira (Open Camp) e Ghalia Taki (coordenadora da Bolsa de Intérpretes do Serviço Jesuíta aos Refugiados), participação via Zoom de Carlos Pastor (Open Camp) e Tahereh Rezaee e moderação de Cristina Mai Len.
No Nation Without Culture + The Ordeal

No Nation Without Culture + The Ordeal

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaNo Nation Without CultureBez Kulturi Net NaziiVladlena Sandu  The OrdealOčistaZuzana Piussi Dois filmes que denunciam sistemas corruptos. Em No Nation Without Culture, o álbum de família contrasta com fotografias penduradas em fachadas das instituições chechenas. Um filme operático que prova que fachadas são só fachadas. Em The Ordeal, lei e justiça são dois conceitos ainda mais distintos. Um elaborado e minucioso processo realizado por Zuzana Piussi.
About the Conquest

About the Conquest

Doclisboa
About the ConquestDe la conquêteFranssou Prenant  Uma sucessão de material de arquivo (relatórios, testemunhos, memórias) é lido num tom de facto, relatando as etapas da colonização da Argélia pela França entre 1830 e 1848 e delineando a paisagem ideológica de um esforço de aniquilação espantoso.