Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Outubro 2022
Dia
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
30 31
 
 
 
 
 
Doclisboa

Doclisboa

Em Outubro, o mundo inteiro volta a caber em Lisboa para celebrar os 20 anos de Doclisboa! Uma edição muito especial que traz uma programação arrojada, pautada pela diversidade de olhares e formas singulares de pensar o mundo, da história ao futuro.
Verdes Anos | Escola Convidada #2

Verdes Anos | Escola Convidada #2

Doclisboa
We Knew how Beautiful They Were, These IslandsNous le savions qu’elles étaient belles, les îlesYounes Ben Slimane •  All Movements Should Kill the WindYuyan Wang Archipelagos, Naked GranitesArchipels, granites dénudésDaphné Hérétakis The Men Who WaitLes AttendantsTru’óng Minh QuýA matéria nas suas multifacetadas declinações é a protagonista desta sessão. We Knew how Beautiful They Were, These Islands desvela um ritual enigmático. All Movements Should Kill the Wind convida-nos a “sentir” a pedra enquanto está a ser trabalhada. Archipelagos, Naked Granites reflete sobre a identidade sob o olhar tácito da Acrópole. The Men Who Wait traz-nos até uma mina de carvão, onde se consumam encontros ocasionais ricos em ternura e solidão. 
Afrique 50 + The Court

Afrique 50 + The Court

Doclisboa
Retrospetiva A Questão ColonialAfrique 50René Vautier The CourtBamakoAbderrahmane Sissako O debate, mais actual do que nunca, em torno da dívida histórica dos colonizadores para com os ex-colonizados, encontra aqui uma das suas primeiras expressões no cinema com o seminal Afrique 50, de René Vautier, que valeu a censura e a prisão ao seu autor, e é objecto do processo montado por Sissako num pátio tradicional africano da cidade de Bamako.
Verdes Anos #4

Verdes Anos #4

Doclisboa
BentuguêsBentugueseDaniel Borga  Depois das aulas, um grupo de crianças reúne-se na Casa de São Bento, sede de um projeto comunitário, onde têm a liberdade de sonhar, brincar e crescer. Numa máquina do tempo, pensam sobre o seu futuro. The Imaginary HouseLa Maison imaginaireMaxence Tasserit Na vila de La Chaux-de-Fonds, na Suíça, um colectivo de artistas está a ser despejado da casa que vêm ocupando há seis anos. Com apenas um mês para encontrar uma solução, decidem pedir um novo sítio para morar directamente ao Estado.  AtopiaOlivier De Vos  Atopia é um ensaio introspectivo sobre a procura de um lugar que existe entre a realidade e a imaginação: um lugar sem lugar, feito de sonhos, quimeras e um desejo de fluidez de género.   What Do I Look LikeDe quoi j’ai l’airAdèle Shaykhulova Muhammad tem 23 anos e vive confinado a Paris. Enquanto a sua provação se arrasta, aguarda, tentando encontrar o seu lugar nesta cidade estranha onde a frustração de crescer e apanhar sonhos é mais poderosa e ingénua.
Artistic Differences: Making a Face and a Fist

Artistic Differences: Making a Face and a Fist

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaY si eres mujer?Guadalupe Sánchez Sosa Vicios en la cocina, las papas silbanBeatriz Mira Andreu Cosas de mujeresRosa Martha Fernández •  No es por gusto…Quatro filmes realizados por cineastas pertencentes ao colectivo Cine Mujer que abordam temas como o aborto, o trabalho doméstico, a violência contra a mulher, os papéis de género e a prostituição. Marcados por uma abordagem formal diversa, da animação à ficção e ao documentário, constituem uma visão crítica sobre os sistemas de poder instaurados, explorando modos colaborativos de fazer cinema e pensando o filme enquanto forma de resistência.
João Ayres, Pintor Independente

João Ayres, Pintor Independente

Doclisboa
Secção Heart BeatJoão Ayres, Pintor IndependenteJoão Ayres, an Independent PainterDiogo Varela SilvaFilme sobre o pintor João Ayres (1921-2001), figura em trânsito entre Moçambique e Portugal que foi sendo esquecida das cronografias da arte moderna portuguesa, europeia ou africana, sobre a sua família e sobre a casa que construiu e onde viveu.
Mata-Ratos ao Vivo no Octógono – Fundão

Mata-Ratos ao Vivo no Octógono – Fundão

Doclisboa
Mata-Ratos ao Vivo no Octógono – FundãoMata-Ratos Live at Octógono – FundãoPatrick MendesOs Mata-Ratos, lendas do punk português, celebram 40 anos de existência e o realizador volta a acompanhá-los na digressão pelo país. Encontramo-los no Fundão, dentro das paredes suadas do Octógono, num concerto cheio de distorção, cerveja e moches.
Martírio

Martírio

Doclisboa
MartírioMartyrdomErnesto de Carvalho, Tatiana Almeida, Vincent Carelli  A grande marcha de recuperação dos territórios sagrados dos guarani-kaiowá vista por Vincent Carelli – um conflito de forças desproporcionais: a revolta pacífica e obstinada dos guarani-kaiowá espoliados contra o aparelho poderoso do agro-negócio.