Cinema São Jorge
agenda
Doclisboa
Festival
de 06/10 a 16/10
Em Outubro, o mundo inteiro volta a caber em Lisboa para celebrar os 20 anos de Doclisboa! Uma edição muito especial que traz uma programação arrojada, pautada pela diversidade de olhares e formas singulares de pensar o mundo, da história ao futuro.
Ultimate Bliss + Olho Animal
Doclisboa
Sessão de festival
15/10
11:00
Competição PortuguesaUltimate BlissMiguel de Jesus “Querida Marisa, estamos, agora, a um planeta inteiro de distância. Precisamente 17900 quilómetros. Neste limiar do paraíso, só posso fazer uma coisa. Esperar. E a suprema felicidade irá, por fim, encontrar-nos, querida.” Um filme-diário e um exercício de memória acerca de um futuro tão remoto quanto selvagem.Olho AnimalMaxime MartinotEsta é a história de um cão cineasta. O protagonista e a sua produtoras imaginam um filme que se afastaria do cinema feito por e para humanos em busca do olhar animal. Uma comédia que mistura imagens de cães da história do cinema, um diário e devaneios.
7 Cortes de Cabelo no Congo
Doclisboa
Sessão de festival
15/10
14:00
Retrospetiva A Questão Colonial7 Cortes de Cabelo no Congo7 Haircuts in CongoGustavo Melo, Luciana Bezerra, Pedro Rossi Sete cortes. Sete experiências de exílio. A República Democrática do Congo e o Brasil encontram-se num salão de cabeleireiro nos subúrbios do Rio de Janeiro especializado em cortes afro. Os clientes contam as suas histórias, oriundas do coração de África.
Getting it Back: The Story of Cymande
Doclisboa
Sessão de festival
15/10
15:00
Secção Heart BeatGetting It Back: The Story of CymandeTim Mackenzie-Smith No Reino Unido do início dos anos 1970, um grupo de músicos negros juntou-se, misturando jazz, funk, soul e ritmos caribenhos num som único. Apesar do sucesso nos EUA, o grupo dissolveu-se. A música permaneceu viva, levando ao seu regresso passados 40 anos.
Eventide + Song for the Buried City
Doclisboa
Sessão de festival
15/10
16:45
EventideSharon Lockhart Song for the Buried CityChant pour la ville enfouieElisabeth Perceval, Nicolas KlotzEventide usa coreografia para explorar paisagem, relações comunitárias, busca solitária, resistência física e o jogo de luz em movimento na escuridão. Song for the Buried City, leva-nos à Selva de Calais após a sua destruição. Uma homenagem ao heroísmo das populações deslocadas, expulsas de locais em guerra devastados pela violência de fogos.
Casa Susanna
Doclisboa
Sessão de festival
15/10
18:00
Secção Da Terra à LuaCasa SusannaSébastien LifshitzNos anos 1950 e 1960, bem no interior da América, uma pequena casa de madeira com um celeiro por trás albergou a primeira rede clandestina de travestis. Diane e Kate têm agora 80 anos. Na altura, eram homens e faziam parte dessa organização secreta.
DIO: Dreamers Never Die
Doclisboa
Sessão de festival
15/10
19:15
Secção Heart BeatDIO: Dreamers Never DieDemian Fenton, Don Argott Ronnie James Dio é uma lenda do heavy metal e tem uma das vozes mais emblemáticas de sempre. Encabeçou ou fundou vários grupos, incluindo Elf, Rainbow, Black Sabbath, DIO e Heaven & Hell. Um filme sobre perseverança, sonhos e a capacidade de acreditar em si mesmo.
Yarokamena + Cafrune
Doclisboa
Sessão de festival
15/10
21:30
Secção Heart BeatYarokamenaAndrés Jurado CafruneJulián GiulianelliA história de Yarokamena, um indígena colombiano que organizou uma resistência armada à exploração de borracha no início do século XX. Em 1978, Jorge Cafrune, músico do folclore argentino foi provavelmente assassinado por um grupo de extrema-direita. Mergulhamos no seu legado musical e nas relações com outros ícones como Mercedes Sosa e Atahualpa Yupanqui.
Congress of Idling Persons + Can Someone Meet Me In Dark Alley?
Doclisboa
Sessão de festival
15/10
21:45
Secção RiscosCongress of Idling PersonsBassem Saad Can Someone Meet Me in Dark Alley?Gaetano Liberti, Luciano Pérez Savoy A dificuldade de explicar os grandes acontecimentos é inevitável, mas tentamos. Os dois filmes que compõem esta sessão partem desse desafio e constroem teias de possibilidades. Seja a Primavera Árabe, o Black Lives Matter, as explosões de Beirute em Congress of Idling Persons ou o vertiginoso fluxo de informação em Can Someone Meet Me in Dark Alley?.