Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Outubro 2022
Dia
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
30 31
 
 
 
 
 
Doclisboa

Doclisboa

Em Outubro, o mundo inteiro volta a caber em Lisboa para celebrar os 20 anos de Doclisboa! Uma edição muito especial que traz uma programação arrojada, pautada pela diversidade de olhares e formas singulares de pensar o mundo, da história ao futuro.
In Fields of Words

In Fields of Words

Doclisboa
Competição InternacionalIn Fields of Words: Conversations with Samar YazbekAl-Sahel al-Mumtani’Rania Stephan •Poderão o cinema e a literatura expressar justamente a tragédia da guerra? Em conversa com a escritora síria exilada Samar Yazbek, o filme conjuga vários elementos visuais e sonoros para encarar a violência do mundo. Qual é o trabalho de um escritor?
Alma Quebrada

Alma Quebrada

Doclisboa
Secção Heart BeatAlma QuebradaBroken SoulGonzalo García-PelayoUma realizadora embarca numa viagem em busca de locais em Portugal para o seu próximo filme. Admiradora de Resnais e de cinema experimental, tenta criar uma narrativa que misture a sua própria história com a de um cantor com quem teve um relacionamento no passado.
Mesa redonda | Retrospectiva A Questão Colonial

Mesa redonda | Retrospectiva A Questão Colonial

Doclisboa
O legado dos movimentos de libertação nas antigas colónias europeias em África traduz-se aqui num programa de filmes que foram, na altura, testemunho e motor da transformação e são, agora, espaço de reflexão mas também, porventura lastro e rastilho das lutas que nos cabe hoje travar. O encontro e a conversa em torno destes filmes, incluindo as relações do cinema com a militância, da memória com as imagens, do corpo com a história, juntando cineastas e espectadores, é o momento central da retrospectiva, com os olhos postos no tempo presente.Sessão conduzida em português e francês, sem tradução.
Your Bare Legs

Your Bare Legs

Doclisboa
Secção Heart BeatYour Bare LegsTes jambes nuesVladimir Léon Numa quinta isolada no meio dos alpes franceses, o agricultor/engenheiro electrónico Jean-Philippe Valla desenvolve técnicas de auto-suficiência energética e alimentar. A coreógrafa Julie Desprairies junta-se-lhe para ensaiar com dançarinos e músicos.
Mr Landsbergis

Mr Landsbergis

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaMr LandsbergisSergei Loznitsa Em 1990, Vytautas Landsbergis tirou o país da União Soviética e forçou Gorbatchov a reconhecer a sua soberania. 30 anos após o colapso histórico da URSS, Landsbergis partilha a história oculta por trás da luta pela independência do seu país.
Vexations + Terra que Marca

Vexations + Terra que Marca

Doclisboa
Competição PortuguesaSilênciosSilencesCésar Pedro Uíge, Angola. No interior de um seminário católico português, experimentam-se formas diferentes de silêncio. Um lugar habitado por múltiplas sonoridades e imagens que vagueiam da natureza e meditação até impressões coloniais. Terra que marcaStriking LandRaul DominguesConta-se que, em tempos, vieram dois malfeitores cumprir a pena de tomar conta desta terra desabitada. A sentença passou de geração em geração e foi herdada pelos homens que a trabalham. Uma mulher descalça ajeita a terra e é surpreendida por uma folha.
Silêncios + A Casa da Rosa

Silêncios + A Casa da Rosa

Doclisboa
SilênciosSilencesCésar PedroUíge, Angola. No interior de um seminário católico português, experimentam-se formas diferentes de silêncio. Um lugar habitado por múltiplas sonoridades e imagens que vagueiam da natureza e meditação até impressões coloniais.A Casa da RosaRosa’s HouseRosa Coutinho Cabral  A cineasta filma os últimos momentos antes de ser despejada da casa em que vive há muitos anos. A câmara serve de guia neste processo de luto, construindo um arquivo da casa, do bairro, das pessoas que ali viveram ou das que visitam.
Cinephilia Now: Part Ⅱ – Fellowship to Cast the Ring

Cinephilia Now: Part Ⅱ – Fellowship to Cast the Ring

Doclisboa
Secção RiscosCinephilia Now: Part Ⅱ – Fellowship to Cast the RingEiga ai no genzai: Part 2 – Tabi no michidureSasaki Yusuke“Dirigi-me ao centro de Tottori, o foco da segunda parte da série. Durante a viagem, encontrei-me com muitos cineastas e documentaristas independentes. Ao falar com eles, por entre a névoa que me rodeava, comecei a ver o meu próximo destino.” Sasaki Yusuke