Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Outubro 2022
Dia
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
30 31
 
 
 
 
 
Doclisboa

Doclisboa

Em Outubro, o mundo inteiro volta a caber em Lisboa para celebrar os 20 anos de Doclisboa! Uma edição muito especial que traz uma programação arrojada, pautada pela diversidade de olhares e formas singulares de pensar o mundo, da história ao futuro.
The Women + The Zerda and the Songs of Forgetting

The Women + The Zerda and the Songs of Forgetting

Doclisboa
Retrospectiva A Questão ColonialThe WomenEllesAhmed Lallem  The Zerda and the Songs of ForgettingLa Zerda et les chants de l’oubliAssia Djebar A Argélia é vista e contada por jovens mulheres, estudantes, poucos anos após o fim da guerra, no filme-inquérito de Ahmed Lallem. Vinte anos após a independência, a escritora Assia Djebar lança-se num filme-ensaio musical, onde, para lá das fronteiras do seu país, repensa o Magrebe e a sua história moderna.
On Africa + Algiers, Capital of the Revolutionaries

On Africa + Algiers, Capital of the Revolutionaries

Doclisboa
Retrospectiva A Questão ColonialOn AfricaSkip Norman  Algiers, Capital of the RevolutionariesAlgier, Hauptstadt der RevolutionäreGordian Troeller, Marie-Claude Deffarge Esmagado o sonho revolucionário que agitou o continente europeu entre 1967 e 1969, a década é marcada pela radicalização e marginalização do movimento político. É nesse contexto que estes dois filmes repensam o mundo, desde logo deslocando o seu centro para África, onde a luta, então, parece ainda poder derrubar o sistema.
Fiesta Forever + Manhã de Santo António + A Soft HIss of This World

Fiesta Forever + Manhã de Santo António + A Soft HIss of This World

Doclisboa
 Verdes Anos | Sessão de AberturaFederico Cammarata e Filippo Foscarini, vencedores do prémio Melhor Filme dos Verdes Anos em 2021, regressam para apresentar A Soft Hiss of This World. Assinalamos também a passagem de 2 realizadores portugueses pela escola convidada deste ano, Le Fresnoy, com Fiesta Forever (Jorge Jácome) e Manhã de Santo António (João Pedro Rodrigues). Uma sessão onde os espaços são assombrados por espectros de memórias do passado e possibilidades de futuro.Fiesta ForeverJorge Jácome Manhã de Santo AntónioMorning of Saint Anthony’s DayJoão Pedro Rodrigues A Soft Hiss of This WorldFederico Cammarata, Filippo Foscarini
Crossing Voices

Crossing Voices

Doclisboa
Retrospectiva A Questão ColonialCrossing VoicesXaraasi XanneBouba Touré, Raphaël Grisey  A aventura de uma cooperativa agrícola fundada em 1977, no Mali, por trabalhadores da África Ocidental que viviam em França. A história deste projecto utópico de regresso à terra ajuda a explicar os riscos e dificuldades ecológicas no continente africano actualmente.
Aurora's Sunrise

Aurora's Sunrise

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaAurora’s SunriseArshaluysi lusabacyInna Sahakyan Com 14 anos, Aurora perdeu tudo durante o horror do Genocídio Arménio. Fugiu para Nova Iorque, onde se tornou num sucesso mediático. Misturando animação, o testemunho de Aurora e material redescoberto, o filme devolve a Aurora a sua história esquecida.
The Day I Discovered that Jane Fonda Was a Brunette

The Day I Discovered that Jane Fonda Was a Brunette

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaThe Day I Discovered that Jane Fonda Was a BrunetteLe jour où j'ai découvert que Jane Fonda était bruneAnna Salzberg“Pergunto à minha mãe pelo seu compromisso feminista e pela razão pela qual teve uma criança sozinha. Não me responde. Quero perceber o mistério. Descubro o movimento das mulheres dos anos 1970, um cinema feminista activista, e a cineasta que sou muda.” Anna Salzberg
A Morte de Uma Cidade

A Morte de Uma Cidade

Doclisboa
Competição PortuguesaA Morte de uma CidadeDeath of a CityJoão Rosas • No centro de Lisboa, o edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa, o realizador retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham.
Cinephilia Now: Part Ⅲ – Lux Crawler I++

Cinephilia Now: Part Ⅲ – Lux Crawler I++

Doclisboa
Secção RiscosCinephilia Now: Part Ⅲ – Lux Crawler I++Eiga ai no genzai: Part 3 – Hoshi wo atsumeruSasaki Yusuke “Na parte ocidental de Tottori, há um forte sentido de comunidade entre as organizações activas na zona. Os visionamentos vão além do filme. Há aspectos que não se podem quantificar, pelo que os anotei antes de se apagarem da memória.” Sasaki Yusuke
Cabascabo + I, a Negro

Cabascabo + I, a Negro

Doclisboa
CabascaboOumarou Ganda I, a NegroMoi, un noirJean Rouch  Em meados da década de 1950, o encontro entre Oumarou Ganda, então um jovem estivador do Porto de Abijão, recém-regressado da guerra da Indochina, e Jean Rouch, o engenheiro-cineasta, marca um ponto de viragem no cinema de Rouch com I, a Negro. Uma década mais tarde, no Níger, nasce o cinema de Ganda com o autobiográfico Cabascabo.
Elfriede Jelinek – Language Unleashed

Elfriede Jelinek – Language Unleashed

Doclisboa
Elfriede Jelinek – Language UnleashedElfriede Jelinek – Die Sprache von der Leine lassenClaudia Müller Criança prodígio, autora escandalosa, traidora da pátria, feminista, amante de moda, comunista, terrorista da linguagem, rebelde, artista vulnerável. Um filme sobre Elfriede Jelinek, que, em 2004, foi a primeira pessoa austríaca a receber o Nobel da Literatura.
Verdes Anos #1

Verdes Anos #1

Doclisboa
CANAL44FOUL44Tiago Bastos Nunes A invasão a Alcochete na perspectiva de um treinador de boxe em prisão domiciliária e à procura de redenção do seu pior erro. Quatro anos depois, recorda-se o acontecimento mediático, reflectindo sobre o agente demonizado de desinformação e sensacionalismo. CEREAL / I Am Claudia, I Am Esther and I Am Teresa. I Am Ingrid, I Am Fabiola and I Am ValeriaCEREAL / Soy Claudia, soy Esther y soy Teresa. Soy Ingrid, soy Fabiola y soy ValeriaAnna Spanlang  Um mosaico caleidoscópico justapõe imagens e histórias a partir das gravações do telefone de Spanlang. O seu poema épico é uma ode à sororidade e uma história do patriarcado e o que ele representa: colonialismo, capitalismo, destruição ambiental e violência.   Picnic at Hanging RockNaama Heiman “Peço a câmara ao meu colega de quarto para, fazer um filme sobre ele. Deveria ser um grande documentário. O problema é que tenho sentimentos por ele que ele não tem por mim, há uma nova pandemia mundial e estamos presos juntos na mesma casa.” Naama Heiman   CraterAdina Camhy  Adina Camhy investiga o fenómeno de uma cratera enquanto metáfora e forma física concreta, o que resulta numa meditação sobre “memoriais dinâmicos” em torno da Cratera Ramon no Deserto do Negueve e da sua correspondente com o mesmo nome na Lua.
100 Ways to Cross the Border

100 Ways to Cross the Border

Doclisboa
100 Ways to Cross the BorderAmber Bemak • 2022 • EUA, México / USA, Mexico • 84’Estreia Internacional / International PremiereElegível para Prémio Revelação / Eligible for New Talent Award Sinopse / SynopsisDocumentário auto-reflexivo sobre os 40 anos de carreira do artista performativo mexicano/chicano Guillermo Gómez-Peña e a sua trupe La Pocha Nostra, cuja prática e trabalho artísticos radicais desafiam e “tornam queer” as fronteiras geopolíticas e culturais.
Ultimate Bliss + Olho Animal

Ultimate Bliss + Olho Animal

Doclisboa
Competição PortuguesaUltimate BlissMiguel de Jesus “Querida Marisa, estamos, agora, a um planeta inteiro de distância. Precisamente 17900 quilómetros. Neste limiar do paraíso, só posso fazer uma coisa. Esperar. E a suprema felicidade irá, por fim, encontrar-nos, querida.” Um filme-diário e um exercício de memória acerca de um futuro tão remoto quanto selvagem.Olho AnimalMaxime MartinotEsta é a história de um cão cineasta. O protagonista e a sua produtoras imaginam um filme que se afastaria do cinema feito por e para humanos em busca do olhar animal. Uma comédia que mistura imagens de cães da história do cinema, um diário e devaneios.
Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

Doclisboa
Getúlio VargasAna Carolina Teixeira Soares  Documentário sobre uma das figuras mais controversas da história do Brasil: Getúlio Vargas, o presidente que mais tempo governou o país. O filme foi produzido no auge da perseguição e censura pela ditadura militar a partir de materiais de arquivo.
Uma nova narrativa para a Ucrânia

Uma nova narrativa para a Ucrânia

Doclisboa
Cinema de UrgênciaUma nova narrativa para a UcrâniaEntre 2016 e 2017, a Fundação The One Minutes, através do projecto The One Minutes Jr., realizou várias oficinas com jovens de Carquive, Mariupol, Severodonetsk, Sloviansk e outras cidades da Ucrânia ocupadas pela Rússia desde 2014. Nestes 46 filmes, os jovens mostram-nos como se vive numa zona em conflito e inventam formas de dizer o que temem, de que sentem saudades, com que sonham, construindo novas (as suas) narrativas sobre o seu presente e o seu futuro. Inclui conversa com a participação via Zoom de Chris Schuepp (One Minutes Jr.) e de realizadores dos filmes exibidos.
Amigo Secreto

Amigo Secreto

Doclisboa
Amigo SecretoSecret FriendMaria Augusta Ramos  Após quase três décadas de estabilidade democrática, o Brasil pisca o olho ao fascismo. O filme atenta no papel decisivo que o sistema judicial desempenhou neste processo e na forma como o uso da lei como arma contra adversários políticos ameaça a democracia.
The Dream and the Radio

The Dream and the Radio

Doclisboa
The Dream and the RadioLe Rêve et la radioRenaud Després-Larose, Ana Tapia Rousiouk Constance, Eugene e Beatrice sonham com a sua própria revolução poética até conhecer Raoul Debord, um homem-mistério que encabeça uma organização revolucionária clandestina cuja próxima missão é sequestrar todas as ondas de rádio da cidade.
Pierre Guyotat, le don de soi

Pierre Guyotat, le don de soi

Doclisboa
Pierre Guyotat, le don de soiJacques KébadianPierre Guyotat em casa, entre 2002 e 2009. Cenas da vida de um escritor. Um cinema atento dá-nos um vislumbre da intimidade do seu trabalho. O protagonista é o próprio texto, seja como contemplação da história, memórias pessoais ou ditado hipnótico.
I saw + Such a Long March

I saw + Such a Long March

Doclisboa
Competição InternacionalI SawYa VidelVadim Kostrov Nizhny Tagil, Setembro de 2021. Dois músicos encontram-se para compor a canção Ya Videl. O filme é uma memória, um gesto que, contra todas as expectativas, nos lembra a verdadeira força e beleza da criação artística, uma tentativa órfica de olhar para trás.Such a Long MarchUne si longue marcheDominique Loreau O filme acompanha a migração repleta de perigos dos caranguejos chineses, importados da China por acaso no início do século XX. Uma parábola poética moderna, uma metáfora existencial e slapstick, mostrando o mundo “pelo olhar de um animal”.
Verdes Anos #2

Verdes Anos #2

Doclisboa
 FantasmagoríaJuan Francisco GonzálezNo meio do Deserto do Atacama, são encontrados vestígios da última indústria de nitrato enquanto os habitantes testemunham o colapso de uma indústria localizada no ponto mais seco da Terra.  Tea and TimeLe Thé et le tempsSalah El Amri Um homem encarcerado recorda a sua infância e tempos difíceis do passado enquanto executa tarefas quotidianas. Um olhar poderoso e desconcertante sobre as consequências da privação de liberdade filtrado por um prisma distorcido. à flor da pelethe flower of her skinDavina-Maria El Khoury“No tempo dos jacarandás, a Rosa leva-me numa viagem por Lisboa. Sigo-a pelas ruas floridas para explorar a beleza pelos olhos dela. A nossa relação começa a desabrochar lentamente enquanto vagueamos por uma cidade que estou prestes a deixar.” Davina-Maria EnklaveMarco BalestriA redescoberta do maior campo de prisioneiros de guerra italiano do pós-guerra permite a Enklave analisa os mecanismos de repressão da memória colectiva. Um gesto que reconfigura as imagens icónicas de uma era e as regurgita no silêncio do mar de inverno.
Tempo Ruy

Tempo Ruy

Doclisboa
Secção RiscosTempo RuyAdilson MendesRealizador, poeta e dramaturgo, Ruy Guerra é um dos principais nomes do Cinema Novo, tendo realizado filmes como Os Cafajestes e Os Fuzis. Apaixonado pela vida e pelo cinema, conversamos com ele sobre o seu trabalho, vivências, experiências e paixões.
Não é Fado, é Fado Bicha + Quem Tem medo?

Não é Fado, é Fado Bicha + Quem Tem medo?

Doclisboa
Secção Heart BeatNão é Fado, é Fado BichaIt’s not Fado, It’s Faggot FadoErin Macpherson  Quem tem Medo?Who Is Afraid?Dellani Lima, Henrique Zanoni, Ricardo Alves Jr. No contexto da sociedade tradicional portuguesa, Fado Bicha (trans)forma fado heterenormativo num labirinto queer de auto-aceitação e auto-expressão. Em 2018, Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. Foi o regresso da ideologia de extrema direita ao país e Quem tem Medo? revela a censura que os artistas enfrentam durante o governo de Bolsonaro.
Tattooed on Our Eyes... +   The Beach of Enchaquirados

Tattooed on Our Eyes... + The Beach of Enchaquirados

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaTattooed on Our Eyes We Carry the AftertasteTatuado nos ollos levamos o pousoDiana Toucedo The Beach of EnchaquiradosLa playa de los enchaquiradosIván Mora Manzano Dois filmes unidos pela orla marítima, lugar de mistérios. Duas incursões costeiras. Por um lado, uma comunidade de mulheres que faz a apanha do marisco na Galiza. Num outro lugar no mundo, Vicky é pescador durante o dia e dona do bar de noite, quando, em rapaz, o seu sonho era ser estrela das radionovelas 
Campo Aberto

Campo Aberto

Doclisboa
Nos filmes de animação que fizeram nos campos de refugiados de Katsikas, Lesbos e Thermopylae (Grécia), no âmbito do projecto Open Camp, crianças e jovens recriam as suas histórias. A família de Somaya atravessou quatro países até chegar à Grécia. No país de Goli, Habibe, Nasibe e Tahereh, escolas são bombardeadas. Benjamim e Nadya recordam as noites de Verão da sua terra natal no Afeganistão.Os donativos entregues à entrada para esta sessão revertem para a organização não-governamental Habibi.Works.Conversa com a presença de Fausta Pereira (Open Camp) e Ghalia Taki (coordenadora da Bolsa de Intérpretes do Serviço Jesuíta aos Refugiados), participação via Zoom de Carlos Pastor (Open Camp) e Tahereh Rezaee e moderação de Cristina Mai Len.
No Nation Without Culture + The Ordeal

No Nation Without Culture + The Ordeal

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaNo Nation Without CultureBez Kulturi Net NaziiVladlena Sandu  The OrdealOčistaZuzana Piussi Dois filmes que denunciam sistemas corruptos. Em No Nation Without Culture, o álbum de família contrasta com fotografias penduradas em fachadas das instituições chechenas. Um filme operático que prova que fachadas são só fachadas. Em The Ordeal, lei e justiça são dois conceitos ainda mais distintos. Um elaborado e minucioso processo realizado por Zuzana Piussi.
About the Conquest

About the Conquest

Doclisboa
About the ConquestDe la conquêteFranssou Prenant  Uma sucessão de material de arquivo (relatórios, testemunhos, memórias) é lido num tom de facto, relatando as etapas da colonização da Argélia pela França entre 1830 e 1848 e delineando a paisagem ideológica de um esforço de aniquilação espantoso.
Verdes Anos | Escola Convidada #1

Verdes Anos | Escola Convidada #1

Doclisboa
A Moon Made of IronUna luna de hierroFrancisco Rodríguez SwattedIsmaël Joffroy Chandoutis  Natural Process Activation #3 BloomHicham Berrada  In, Over and OutSebastian Brameshuber  RedemptionMiguel Gomes O desaparecimento de três pessoas em alto-mar é explorado em A Moon Made of Iron, enquanto Swatted, prática de arrombamento a casas pelas forças especiais americanas, põe a questão da diferença entre o virtual e a realidade nos jogos de vídeo. Natural Process Activation #3 Bloom segue duas pessoas, com luzes, à procura de dentes-de-leão. In, Over and Out revisita a saída da Le Fresnoy. Redemption procura, em quatro pessoas, a salvação das suas vidas.
As Maçãs Azuis

As Maçãs Azuis

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaAs Maçãs AzuisBlue ApplesRicardo Leite Edila Gaitonde nasceu nos Açores e foi a primeira mulher portuguesa a casar com um goês de origem indiana durante a ditadura de Salazar. Por intermédio dela, ficaremos a conhecer histórias sobre uma Goa desconhecida e um Portugal esquecido.
Verdes Anos #3

Verdes Anos #3

Doclisboa
Flores para o Meu PaiFlowers for My FatherLuís Afonso de Matos Em 2005, Luís e Afonso, pai e filho, vão passar a primeira quinzena de agosto a Sonega, uma vila no Alentejo. As férias, no entanto, não correm como esperado. Geram-se tensões que vêm de um passado escondido do pai, provocando uma ruptura na sua amizade.  UnterrotensteinSophia Schiller Nos fins-de-semana, a fazenda de uma família torna-se no ponto de encontro de um círculo de amigos. As crianças desenvolvem as suas próprias dinâmicas infantilmente cruéis, impelidas por jogos de poder constantes. Um filme sobre a beleza dolorosa de crescer. YvoMartin Mur Yvo é o retrato de um avô narrado pela lente do seu neto. Uma reflexão sobre o envelhecimento, a passagem do tempo e a aceitação da morte. Uma dança entre uma fábula fantástica e o retrato íntimo de um homem que aguarda. Home, RevisedInês Pedrosa e Melo Enquanto tenta fazer um filme que dê sentido a filmes caseiros do seu país natal, Portugal, uma cineasta no início de carreira fala com outros cineastas na esperança de compreender o que é preciso para fazer cinema a partir de imagens de arquivo. Wandering SongCanto ErranteGénesis ValenzuelaUma menina narra o mito do pecado original: um rasgo no Jardim do Paraíso. Do outro lado da fenda, um quarto vazio e frio. Na parede desvanecida, um pedacinho de paraíso perdido.
It's Party Time

It's Party Time

Doclisboa
Competição InternacionalIt’s Party TimeC’est la fêteLéo Liotard “Filmei os meus amigos entre 1995 e 2000. Tínhamos dezasseis anos, vinte, era uma festa.” O realizador revisita arquivos da sua juventude. Estas imagens de vídeo granuladas contêm o universo inteiro das sombras. Tempo recuperado, a eternidade está no cinema.
Invisible Hands

Invisible Hands

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaInvisible HandsLes Mains invisiblesHugo Dos Santos“Nos anos 1970, uma casa em Paris acolhia dezenas de desertores portugueses que se esquivavam à guerra colonial. De personagem em personagem, reunindo testemunhos e imagens amadoras, reconstruo esta memória clandestina.” Hugo Dos Santos
Congress of Idling Persons + Can Someone Meet Me In Dark Alley?

Congress of Idling Persons + Can Someone Meet Me In Dark Alley?

Doclisboa
Secção RiscosCongress of Idling PersonsBassem Saad Can Someone Meet Me in Dark Alley?Gaetano Liberti, Luciano Pérez Savoy  A dificuldade de explicar os grandes acontecimentos é inevitável, mas tentamos. Os dois filmes que compõem esta sessão partem desse desafio e constroem teias de possibilidades. Seja a Primavera Árabe, o Black Lives Matter, as explosões de Beirute em Congress of Idling Persons ou o vertiginoso fluxo de informação em Can Someone Meet Me in Dark Alley?.
Corumbiara

Corumbiara

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaCorumbiaraCorumbiara: They Shoot Indians, Don’t They?Vincent Carelli Em 1985, Marcelo Santos, da Fundação Nacional do Índio do Brasil, denunciou um massacre de índios na região sem lei de Corumbiara. Vincent Carelli filmou as provas e, desde então, acompanhou as investigações em torno de uma série de genocídios na região.
DIO: Dreamers Never Die

DIO: Dreamers Never Die

Doclisboa
Secção Heart BeatDIO: Dreamers Never DieDemian Fenton, Don Argott  Ronnie James Dio é uma lenda do heavy metal e tem uma das vozes mais emblemáticas de sempre. Encabeçou ou fundou vários grupos, incluindo Elf, Rainbow, Black Sabbath, DIO e Heaven & Hell. Um filme sobre perseverança, sonhos e a capacidade de acreditar em si mesmo.
Verdes Anos | Escola Convidada #2

Verdes Anos | Escola Convidada #2

Doclisboa
We Knew how Beautiful They Were, These IslandsNous le savions qu’elles étaient belles, les îlesYounes Ben Slimane •  All Movements Should Kill the WindYuyan Wang Archipelagos, Naked GranitesArchipels, granites dénudésDaphné Hérétakis The Men Who WaitLes AttendantsTru’óng Minh QuýA matéria nas suas multifacetadas declinações é a protagonista desta sessão. We Knew how Beautiful They Were, These Islands desvela um ritual enigmático. All Movements Should Kill the Wind convida-nos a “sentir” a pedra enquanto está a ser trabalhada. Archipelagos, Naked Granites reflete sobre a identidade sob o olhar tácito da Acrópole. The Men Who Wait traz-nos até uma mina de carvão, onde se consumam encontros ocasionais ricos em ternura e solidão. 
Afrique 50 + The Court

Afrique 50 + The Court

Doclisboa
Retrospetiva A Questão ColonialAfrique 50René Vautier The CourtBamakoAbderrahmane Sissako O debate, mais actual do que nunca, em torno da dívida histórica dos colonizadores para com os ex-colonizados, encontra aqui uma das suas primeiras expressões no cinema com o seminal Afrique 50, de René Vautier, que valeu a censura e a prisão ao seu autor, e é objecto do processo montado por Sissako num pátio tradicional africano da cidade de Bamako.
Verdes Anos #4

Verdes Anos #4

Doclisboa
BentuguêsBentugueseDaniel Borga  Depois das aulas, um grupo de crianças reúne-se na Casa de São Bento, sede de um projeto comunitário, onde têm a liberdade de sonhar, brincar e crescer. Numa máquina do tempo, pensam sobre o seu futuro. The Imaginary HouseLa Maison imaginaireMaxence Tasserit Na vila de La Chaux-de-Fonds, na Suíça, um colectivo de artistas está a ser despejado da casa que vêm ocupando há seis anos. Com apenas um mês para encontrar uma solução, decidem pedir um novo sítio para morar directamente ao Estado.  AtopiaOlivier De Vos  Atopia é um ensaio introspectivo sobre a procura de um lugar que existe entre a realidade e a imaginação: um lugar sem lugar, feito de sonhos, quimeras e um desejo de fluidez de género.   What Do I Look LikeDe quoi j’ai l’airAdèle Shaykhulova Muhammad tem 23 anos e vive confinado a Paris. Enquanto a sua provação se arrasta, aguarda, tentando encontrar o seu lugar nesta cidade estranha onde a frustração de crescer e apanhar sonhos é mais poderosa e ingénua.
Artistic Differences: Making a Face and a Fist

Artistic Differences: Making a Face and a Fist

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaY si eres mujer?Guadalupe Sánchez Sosa Vicios en la cocina, las papas silbanBeatriz Mira Andreu Cosas de mujeresRosa Martha Fernández •  No es por gusto…Quatro filmes realizados por cineastas pertencentes ao colectivo Cine Mujer que abordam temas como o aborto, o trabalho doméstico, a violência contra a mulher, os papéis de género e a prostituição. Marcados por uma abordagem formal diversa, da animação à ficção e ao documentário, constituem uma visão crítica sobre os sistemas de poder instaurados, explorando modos colaborativos de fazer cinema e pensando o filme enquanto forma de resistência.
João Ayres, Pintor Independente

João Ayres, Pintor Independente

Doclisboa
Secção Heart BeatJoão Ayres, Pintor IndependenteJoão Ayres, an Independent PainterDiogo Varela SilvaFilme sobre o pintor João Ayres (1921-2001), figura em trânsito entre Moçambique e Portugal que foi sendo esquecida das cronografias da arte moderna portuguesa, europeia ou africana, sobre a sua família e sobre a casa que construiu e onde viveu.
Mata-Ratos ao Vivo no Octógono – Fundão

Mata-Ratos ao Vivo no Octógono – Fundão

Doclisboa
Mata-Ratos ao Vivo no Octógono – FundãoMata-Ratos Live at Octógono – FundãoPatrick MendesOs Mata-Ratos, lendas do punk português, celebram 40 anos de existência e o realizador volta a acompanhá-los na digressão pelo país. Encontramo-los no Fundão, dentro das paredes suadas do Octógono, num concerto cheio de distorção, cerveja e moches.
Martírio

Martírio

Doclisboa
MartírioMartyrdomErnesto de Carvalho, Tatiana Almeida, Vincent Carelli  A grande marcha de recuperação dos territórios sagrados dos guarani-kaiowá vista por Vincent Carelli – um conflito de forças desproporcionais: a revolta pacífica e obstinada dos guarani-kaiowá espoliados contra o aparelho poderoso do agro-negócio.
Verdes Anos | Escola Convidada #3

Verdes Anos | Escola Convidada #3

Doclisboa
Isabella MorraIsabel Pagliai  AtlanticsAtlantiquesMati Diop A Idade da PedraThe Age of StoneAna Vaz •  CorrenteCurrentIco Costa • Os limites entre realidade, memória e fábula nem sempre são claros e, nesta sessão, confundem-se. Isabella Morra regista a crueza da vida de um grupo de crianças de Boulogne-sur-Mer. Em Atlantics, a narração de uma travessia marítima ganha a força de uma lenda. A Idade da Pedra desenterra uma história de exploração, profecia e mito. Corrente conta-nos o mistério do desaparecimento de um homem, um dia após sair em liberdade da prisão.
Invisible Hands

Invisible Hands

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaInvisible HandsLes Mains invisiblesHugo Dos Santos“Nos anos 1970, uma casa em Paris acolhia dezenas de desertores portugueses que se esquivavam à guerra colonial. De personagem em personagem, reunindo testemunhos e imagens amadoras, reconstruo esta memória clandestina.” Hugo Dos Santos
Verdes Anos #5

Verdes Anos #5

Doclisboa
Originalmente VerãoSummer OriginallyBianca Dias A realizadora caminha pela floresta, que ecoa as suas memórias. Recorda uma carta recebida 5 anos antes, escrita pela avó. A voz de Eugénia escapa-lhe por entre os ramos e a vegetação. Um diálogo intemporal entre duas mulheres a gerações de distância.   No ElementsPrázdna množinaBarbara Vojtašáková Diálogo audiovisual entre dois jovens, Michal e Tereza. Quatro anos após a separação, reflectem de forma retrospectiva sobre a sua relação filmando em conjunto. Transformarão observações documentais num filme com uma história? Febre PostalPostal FeverVasco Vasconcelos Uma viagem pelas possibilidades da memória enquanto corpo vivo. Pela experiência fugaz do momento irrepetível e a tentativa incansável de o registar e comunicar. Pelas várias formas físicas, verbais e mentais em que se cristaliza. Waiting RoomPoczekalniaAleksandra Folczak Durante o confinamento provocado pelo surto de coronavírus, a realizadora fala ao telefone com amigos e familiares. O filme regista confissões privadas de pessoas que procuram adaptar-se a esta situação incomum – os seus desejos, necessidades e emoções.
Kafka For Kids

Kafka For Kids

Doclisboa
Secção Riscos Kafka for KidsKafka le-ktanimRoee Rosen Piloto para uma série de TV cujo objectivo é tornar os contos de Kafka perceptíveis para crianças pequenas. A história deste episódio é A Metamorfose. O filme apresenta a forma como a infância é circunscrita legalmente nos territórios ocupados pela lei militar.
Fábulas Íntimas

Fábulas Íntimas

Doclisboa
Secção Riscos Me and Ma and Everything and NothingSasha Pirker  FatimaBruno Sukrow The World MutatesLe Monde muteFrancis Brou Três odes a uma arte solitária que transformam a nossa casa numa fábrica de sonhos e imaginação. Em Me and Ma and Everything and Nothing, Sasha Pirker reflecte sobre o conceito de espaço negativo, acompanhando a Lua com vários sons. Fatima, de Bruno Sukrow, é um conto de fadas sobre a bailarina e os seus raptores. Francis Brou, em The World Mutates, partilha os pensamentos de um homem que vive no seu estúdio, desligado de qualquer ambiente social.
Liturgy of Anti-Tank Obstacles + Earth

Liturgy of Anti-Tank Obstacles + Earth

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaLiturgy of Anti-Tank ObstaclesDmytro Sukholytkyy-Sobchuk  EarthZemlyaOlexander Dovzhenko Nesta sessão, celebramos a resistência do povo ucraniano. Hoje, por Sukholytkyy-Sobchuk, a guerra onde a vida se torna um acto de fé de todos os dias e escultores usam arte para entravar a escalada militar. De 1930, Earth, de Dovzhenko, obra maior do cinema. Os ventos continuam a soprar nas searas ucranianas. Os girassóis continuam à procura do sol, mas antes é preciso plantar e Vassily opõe-se aos ricos culaques que tentam colectivizar a terra.
Adeus, Capitão

Adeus, Capitão

Doclisboa
Secção Da Terra à Lua Adeus, CapitãoGoodbye, CaptainTatiana Almeida, Vincent Carelli Krohokrenhum, chefe do povo indígena gavião, conta a sua história. Das guerras entre os “índios valentes” ao contacto com o “homem branco”, da devastação do contágio ao fim do mundo gavião, ele encabeça um movimento para reconstruir a memória do seu povo.
Kuxa Kanema + Os Comprometidos

Kuxa Kanema + Os Comprometidos

Doclisboa
Secção Retrospetiva A Questão ColonialKuxa Kanema – O Nascimento do CinemaKuxa Kanema – The Birth of CinemaMargarida Cardoso Os Comprometidos – Actas de um Processo de Descolonização [Acta 5]Ruy Guerra  Kuxa Kanema, o projecto de cinema com e para o povo moçambicano, que não pode deixar de lembrar o mítico cine-comboio de Medvedkin, é contado pelos cineastas que o fizeram, entre eles Ruy Guerra. A missão de registar os primeiros passos da independência também passou pelo duro processo dos comprometidos, acusados de compactuar com o colonizador português.
Ultimate Bliss + Olho Animal

Ultimate Bliss + Olho Animal

Doclisboa
Competição PortuguesaUltimate BlissMiguel de Jesus “Querida Marisa, estamos, agora, a um planeta inteiro de distância. Precisamente 17900 quilómetros. Neste limiar do paraíso, só posso fazer uma coisa. Esperar. E a suprema felicidade irá, por fim, encontrar-nos, querida.” Um filme-diário e um exercício de memória acerca de um futuro tão remoto quanto selvagem.Olho AnimalMaxime MartinotEsta é a história de um cão cineasta. O protagonista e a sua produtoras imaginam um filme que se afastaria do cinema feito por e para humanos em busca do olhar animal. Uma comédia que mistura imagens de cães da história do cinema, um diário e devaneios.
7 Cortes de Cabelo no Congo

7 Cortes de Cabelo no Congo

Doclisboa
Retrospetiva A Questão Colonial7 Cortes de Cabelo no Congo7 Haircuts in CongoGustavo Melo, Luciana Bezerra, Pedro Rossi Sete cortes. Sete experiências de exílio. A República Democrática do Congo e o Brasil encontram-se num salão de cabeleireiro nos subúrbios do Rio de Janeiro especializado em cortes afro. Os clientes contam as suas histórias, oriundas do coração de África.
Getting it Back: The Story of Cymande

Getting it Back: The Story of Cymande

Doclisboa
Secção Heart BeatGetting It Back: The Story of CymandeTim Mackenzie-Smith No Reino Unido do início dos anos 1970, um grupo de músicos negros juntou-se, misturando jazz, funk, soul e ritmos caribenhos num som único. Apesar do sucesso nos EUA, o grupo dissolveu-se. A música permaneceu viva, levando ao seu regresso passados 40 anos.
Eventide + Song for the Buried City

Eventide + Song for the Buried City

Doclisboa
EventideSharon Lockhart  Song for the Buried CityChant pour la ville enfouieElisabeth Perceval, Nicolas KlotzEventide usa coreografia para explorar paisagem, relações comunitárias, busca solitária, resistência física e o jogo de luz em movimento na escuridão. Song for the Buried City, leva-nos à Selva de Calais após a sua destruição. Uma homenagem ao heroísmo das populações deslocadas, expulsas de locais em guerra devastados pela violência de fogos.
Casa Susanna

Casa Susanna

Doclisboa
Secção Da Terra à LuaCasa SusannaSébastien LifshitzNos anos 1950 e 1960, bem no interior da América, uma pequena casa de madeira com um celeiro por trás albergou a primeira rede clandestina de travestis. Diane e Kate têm agora 80 anos. Na altura, eram homens e faziam parte dessa organização secreta.
DIO: Dreamers Never Die

DIO: Dreamers Never Die

Doclisboa
Secção Heart BeatDIO: Dreamers Never DieDemian Fenton, Don Argott  Ronnie James Dio é uma lenda do heavy metal e tem uma das vozes mais emblemáticas de sempre. Encabeçou ou fundou vários grupos, incluindo Elf, Rainbow, Black Sabbath, DIO e Heaven & Hell. Um filme sobre perseverança, sonhos e a capacidade de acreditar em si mesmo.
Yarokamena + Cafrune

Yarokamena + Cafrune

Doclisboa
Secção Heart BeatYarokamenaAndrés Jurado  CafruneJulián GiulianelliA história de Yarokamena, um indígena colombiano que organizou uma resistência armada à exploração de borracha no início do século XX. Em 1978, Jorge Cafrune, músico do folclore argentino foi provavelmente assassinado por um grupo de extrema-direita. Mergulhamos no seu legado musical e nas relações com outros ícones como Mercedes Sosa e Atahualpa Yupanqui.
Congress of Idling Persons + Can Someone Meet Me In Dark Alley?

Congress of Idling Persons + Can Someone Meet Me In Dark Alley?

Doclisboa
Secção RiscosCongress of Idling PersonsBassem Saad Can Someone Meet Me in Dark Alley?Gaetano Liberti, Luciano Pérez Savoy  A dificuldade de explicar os grandes acontecimentos é inevitável, mas tentamos. Os dois filmes que compõem esta sessão partem desse desafio e constroem teias de possibilidades. Seja a Primavera Árabe, o Black Lives Matter, as explosões de Beirute em Congress of Idling Persons ou o vertiginoso fluxo de informação em Can Someone Meet Me in Dark Alley?.