Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Abril 2023
Dia
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
30
 
 
 
 
 
 
Afim de Filmes 2023

Afim de Filmes 2023

Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.
Festa do Cinema Italiano

Festa do Cinema Italiano

16ª Festa do Cinema Italiano
Manual de Sobrevivência para Pais (Figli) | SESSÃO MARSUPIAL

Manual de Sobrevivência para Pais (Figli) | SESSÃO MARSUPIAL

Festa do Cinema Italiano
 Sara e Nicola são casados e apaixonados um pelo outro. O casal tem uma filha de 6 anos e uma vida feliz. No entanto, a chegada do segundo filho atrapalha o equilíbrio da família, revelando problemas no relacionamento e insatisfações pessoais com implicações tragicómicas. Para além do irrequieto recém nascido, Sara e Nicola devem sobreviver num mundo hostil, com avós extravagantes, amigos à beira de um colapso nervoso e babysitters improváveis. 
Umberto Eco – La biblioteca del mondo | ANTESTREIA

Umberto Eco – La biblioteca del mondo | ANTESTREIA

Festa do Cinema Italiano
 Umberto Eco na sua biblioteca privada. São mais de 30.000 livros contemporâneos e mais de 1500 livros raros antigos. Davide Ferrario, que tinha colaborado com Umberto Eco em 2017 numa instalação sobre o tema da memória para o pavilhão italiano da Bienal de Veneza, reconstrói aqui a relação do escritor e filósofo com os livros. Através de entrevistas inéditas, material raramente visto e com a colaboração da família e amigos, um filme lúdico e sofisticado que procura capturar o significado da ideia de biblioteca como memória colectiva do mundo. 
L’ombra del giorno

L’ombra del giorno

Festa do Cinema Italiano
 Luciano terá de repensar valores, costumes e práticas à luz de uma nova presença no seu restaurante. Ascoli Piceno, 1938. Luciano, um simpatizante do governo fascista e veterano da Primeira Guerra Mundial, é o proprietário de um restaurante com vista para a Piazza del Popolo. A sua vida é virada do avesso quando encontra Anna, uma jovem rapariga que esconde um perigoso segredo. O realizador Giuseppe Piccioni regressa ao local onde nasceu para imaginar uma história de amor que tem como pano de fundo um dos períodos mais conturbados da história de Itália, aqui primorosamente interpretado por Riccardo Scamarcio e Benedetta Porcaroli 
La timidezza delle chiome

La timidezza delle chiome

Festa do Cinema Italiano
 Dois gémeos devem enfrentar um mundo que não está à altura dos seus sonhos. Quando o liceu termina e a vida adulta se precipita, Benjamin e Joshua Israel, dois gémeos idênticos de origem judaica e com uma deficiência intelectual, começam a sentir-se sobrecarregados e sem futuro. Joshua gostaria de fazer sexo pela primeira vez, enquanto Benjamin persegue a utopia do amor. Dotado de uma cumplicidade extrema, e enaltecido por momentos em que realidade e ficção unem forças, o documentário de Valentina Bertani revela-se uma proposta singular e sempre franca. 
As Oito Montanhas | ANTESTREIA

As Oito Montanhas | ANTESTREIA

Festa do Cinema Italiano
 Antes do tempo os separar, Pietro e Bruno passavam os dias juntos, navegando a esmagadora vastidão dos Alpes Italianos. Vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes, o novo filme da dupla de realizadores belga Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch conta-nos a história de Pietro e Bruno, dois homens cuja infância foi partilhada numa aldeia remota dos Alpes italianos. Visualmente extasiante e interpretado por dois dos mais prolíficos atores do cinema italiano atual, Luca Marinelli e Alessandro Borghi, uma obra que investiga e exacerba de forma primorosa o significado da amizade verdadeira. 
Vera

Vera

Festa do Cinema Italiano
 Para Vera, a arte imita a vida. Ou será o contrário? Vera, filha da lenda do ecrã italiano Giuliano Gemma, nasceu destinada a uma vida de glamour e ostentação. Nomes como Sergio Leone ou Pier Paolo Pasolini têm um lugar natural na sua história pessoal. Assim como o infalível peso da fama e da constante procura da identidade própria, separada do peso do estrelato do pai. Este é um ambicioso projecto que, subvertendo verdade e ficção, nos submerge num universo onde nada nem ninguém é o que aparenta ser. Uma carta de amor, por vezes agridoce, ao mundo do cinema, com Roma no seu centro. 
Pão, Amor e Fantasia - Pane, Amore e Fantasia

Pão, Amor e Fantasia - Pane, Amore e Fantasia

Festa do Cinema Italiano
 Enviado para a fictícia vila italiana de Saliegna, um militar veterano vive um amor súbito com duas mulheres. Nomeada a um Óscar da Academia e vencedora do Urso de Prata em Berlim, uma obra irresistível com a assinatura de um dos mestres da commedia all'italiana. Na época um sucesso de bilheteira, hoje transporta-nos para a Itália dos anos 50, os seus costumes e os seus segredos por contar. Liderado por Vittorio De Sica e Gina Lollobrigida, numa das interpretações mais aplaudidas da sua carreira. 
A Viagem de Papa Francisco | ANTESTREIA

A Viagem de Papa Francisco | ANTESTREIA

Festa do Cinema Italiano
 Um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo. Gianfranco Rosi traça um curioso paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens de Papa Francisco. Instigado pelo facto de duas das viagens do Papa - a primeira aos refugiados que desembarcam em Lampedusa; a segunda, em 2021, ao Médio Oriente - espelharem de tão perto os itinerários dos seus filmes "Fogo no Mar" (nomeado ao Óscar da Academia) e "Nocturno", o multipremiado Gianfranco Rosi propõe-se a ir no encalço do actual líder mundial da Igreja Católica. Filme estreado no Festival de Veneza 
Las Leonas

Las Leonas

Festa do Cinema Italiano
Sangue, suor e lágrimas. O futebol como acto de resistência. Estreado no Festival de Veneza e produzido por Nanni Moretti, segue um grupo de mulheres imigrantes em Roma, a maioria delas da América do Sul, unidas por uma incorrigível paixão pelo futebol. Assinado pela dupla de realizadoras Isabel Achaval e Chiara Bondì, um documentário tanto envolvente como essencial que nos dá a conhecer intimamente, dentro e fora de campo, as ambições, fragilidades e circunstâncias de quem todos os dias escolhe correr por prazer. 
Astolfo

Astolfo

Festa do Cinema Italiano
 Um professor reformado decide regressar às suas origens. No lugar da sua infância, o seu caminho cruzar-se-á com o de Stefania. Quando Astolfo é despejado do seu apartamento, decide mudar-se para uma remota aldeia em Abruzzo e habitar o nobre mas decrépito palácio da sua família. Das copiosas peripécias que o destino colocou no seu caminho, nascerá uma nova oportunidade de amar e viver a vida. Irresistível comédia dotada de uma invulgar  candura, a mais recente obra de Gianni Di Gregorio, protagonizada pelo próprio realizador e argumentista, explora os imensuráveis amores e desamores da terceira idade 
CURTAS METRAGENS 71'

CURTAS METRAGENS 71'

Festa do Cinema Italiano
Being my mom, Jasmine Trinca, 12’ Se posso permettermi, Marco Bellocchio, 18’ San Vitu Rock, Fausto Romano, 15’ Batacla, Emanuele Aldrovandi, 15’ Maestrale, Nico Bonomolo, 11’ 
Dante

Dante

Festa do Cinema Italiano
 Em 1350, o poeta Giovanni Boccaccio é encarregado de trazer dez florins de ouro à Irmã Beatrice, filha de Dante Alighieri. O mais recente filme de Pupi Avati é uma poderosa adaptação da obra da sua autoria intitulada "L'alta Fantasia, il viaggio di Boccaccio alla scoperta di Dante" (A Alta Fantasia, a viagem de Boccaccio à descoberta de Dante). A vida atormentada de Dante Alighieri, desde a infância solitária até à morte no exílio, vista através dos olhos de Giovanni Boccaccio, outro gigante da literatura italiana. O veterano Sergio Castellitto e uma luxuosa abordagem figurativa brilham neste audacioso biopic que apresenta pela primeira vez ao público o lado mais humano da admirável mente por trás de "A Divina Comédia". 
Marcel!,

Marcel!,

Festa do Cinema Italiano
 Enquanto procura o seu amado cão Marcel, uma excêntrica artista de rua acaba por reconectar com a sua filha.  Jasmine Trinca, uma das atrizes italianas mais populares da sua geração, faz a sua estreia na longa-metragem com um drama pleno de onirismo e toques de suave melancolia. Nomeado ao prémio Caméra d'Or no Festival de Cannes e interpretado por Alba Rohrwacher e Maayane Conti, um filme que presta homenagem à sétima arte, particularmente ao cinema mudo, à solarenga cidade de Roma, e às relações entre mãe e filha. "Lembra-te, devemos a vida à arte." 
Sergio Leone – L’Italiano che inventò l’America

Sergio Leone – L’Italiano che inventò l’America

Festa do Cinema Italiano
 Ícones de Hollywood, colaboradores e amigos de longa data juntam-se para falar sobre o incomparável legado de Sergio Leone. Documentário que assinala o recente trigésimo aniversário da morte de Sergio Leone, no qual nomes como Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento, Steven Spielberg ou Quentin Tarantino se juntam para prestar homenagem ao cineasta visionário mais conhecido como uma das figuras fundacionais do subgénero "spaghetti western" e autor do esplendoroso "Aconteceu no Oeste". Um filme engrandecido com preciosas imagens de arquivo da Cineteca di Bologna, testemunha o percurso de um homem que mudou a sétima arte para sempre. "Queria tentar não só contar a história de Sergio Leone mas também mostrar que o seu cinema e o seu génio criativo continuam a ser fontes de inspiração centrais e indiscutíveis para os maiores cineastas dos dias de hoje." - Francesco Zippel 
Velas Escarlates

Velas Escarlates

Festa do Cinema Italiano
Sonho, paixão e profecia acompanham o crescimento de Juliette na França do início do século XX. Na sua primeira obra em língua francesa e depois do galardoado "Martin Eden", Pietro Marcello volta a deslumbrar com uma nova adaptação literária inspirada no romance russo de 1923 "Velas Escarlates" de Aleksandr Grin. De contornos que roçam o realismo mágico e apresentado ao mundo na Quinzena dos Realizadores em Cannes, um conto tremendamente evocativo e autoral de amor e emancipação. O filme conta ainda com a participação dos brilhantes Raphaël Thiéry, Juliette Jouan e Louis Garrel. 
Margini

Margini

Festa do Cinema Italiano
 Grosseto, Verão de 2008. Os membros de uma banda punk irão ter a oportunidade das suas vidas. Um retrato enérgico e genuinamente terno de amizade vista e vivida através do punk e do hardcore, debruça-se sobre o grupo musical Wait For Nothing na sua procura por algum nível de sucesso. Estreada na Semana da Crítica de Veneza, a primeira longa-metragem de Niccolò Falsetti conquista pelo modo como explora de forma hábil temas como a idade, prioridades e mentalidades em conflito, e claro, o poder incontestável da união. “Punk è moda (non per noi)” 
Il Signore delle Formiche

Il Signore delle Formiche

Festa do Cinema Italiano
 Nos anos 60, o intelectual italiano Aldo Braibanti é condenado por envolvimento sexual com um dos seus jovens alunos. Itália, anos 60. Baseado em factos verídicos, Gianni Amelio traça o famigerado escândalo que implicou Aldo Braibanti, poeta, dramaturgo, ensaísta e homosexual. Após se ter envolvido com um jovem pupilo, Braibanti é acusado de plágio, ou seja, de ter submetido outra pessoa, física e psicologicamente, à sua própria vontade. Foi sentenciado a nove anos de prisão e a uma série de brutais tratamentos de eletrochoque. Estreado e premiado no Festival de Veneza, um vigoroso retrato histórico que reflete sobre a intolerância institucional de ontem e hoje.  Por detrás de uma fachada permissiva, os preconceitos existem e perduram, gerando ódio e desprezo por qualquer pessoa que seja "diferente" - Gianni Amelio 
Alla vita

Alla vita

Festa do Cinema Italiano
 Sob o sol abrasador da Apúlia, um agricultor e a filha de um rabino descobrem que a sua história está ainda por escrever. Uma família judaica ultra-ortodoxa de Aix-les-Bains viaja todos os anos a uma quinta na Calábria para levar a cabo uma missão sagrada: a colheita de citrus medica; uma espécie de citrino utilizado na festa de Sucot. Esta peregrinação irá unir os caminhos de Esther, filha do rabino, e Elio, o proprietário da quinta. No seu filme de estreia, Stéphane Freiss assina um sensível e ponderado drama existencial sobre a tradição e o surpreendente caminho para a liberdade. "Ensinaste-me a seguir a minha verdade. Mas hoje a minha verdade é diferente da tua." 
Marcha Sobre Roma | ANTESTREIA

Marcha Sobre Roma | ANTESTREIA

Festa do Cinema Italiano
A ascensão de Benito Mussolini ao poder (re)vista hoje pela mente de Mark Cousins. Do consagrado crítico, autor e cineasta Mark Cousins ("Story of Film - An Odyssey") cuja vasta obra tem marcado presença ao longo dos anos em festivais de referência como Cannes, Sundance ou Veneza, um inquietante documentário que trata a ascensão do fascismo em Itália e as suas consequências na Europa dos anos 30. Narrada por uma das atrizes italianas mais acarinhadas da atualidade, Alba Rohrwacher, uma lição de história que funde imagens de arquivo e momentos de pura ficção e nos conquista pela sua tenaz análise da ligação entre cinema e propaganda. 
Laggiù qualcuno mi ama, M

Laggiù qualcuno mi ama, M

Festa do Cinema Italiano
 Mario Martone presta uma afetuosa e sincera homenagem ao ator e realizador napolitano Massimo Troisi. "De realizador para realizador", uma preciosa viagem no tempo que recorda e cristaliza Massimo Troisi, artista italiano que nos deixou prematuramente em 1994 e é ainda hoje uma inesgotável fonte de inspiração. Troisi morreu jovem com apenas 41 anos depois de ter desempenhado o papel principal em "O Carteiro de Pablo Neruda", deixando um vazio que não seria nunca preenchido. Um terno resgate da memória, leva-nos de volta a um período criativo irrepetível da história do cinema italiano. 
La timidezza delle chiome

La timidezza delle chiome

Festa do Cinema Italiano
 Dois gémeos devem enfrentar um mundo que não está à altura dos seus sonhos. Quando o liceu termina e a vida adulta se precipita, Benjamin e Joshua Israel, dois gémeos idênticos de origem judaica e com uma deficiência intelectual, começam a sentir-se sobrecarregados e sem futuro. Joshua gostaria de fazer sexo pela primeira vez, enquanto Benjamin persegue a utopia do amor. Dotado de uma cumplicidade extrema, e enaltecido por momentos em que realidade e ficção unem forças, o documentário de Valentina Bertani revela-se uma proposta singular e sempre franca. 
O Carteiro de Pablo Neruda

O Carteiro de Pablo Neruda

Festa do Cinema Italiano
 O clássico italiano que nos ensinou a amar regressa a Lisboa, cidade onde ficou em cartaz por mais de um ano após a sua estreia Mario Ruoppolo, filho de um pobre pescador e carteiro numa pequena ilha italiana, enamora-se à distância por uma bela empregada de mesa. Mas quando o famoso poeta chileno Pablo Neruda se muda para a ilha por razões políticas, Ruoppolo entrega o seu correio e recolhe lições de amor, vida e poesia. Distinguido com um Óscar da Academia, um filme solarengo e intemporal, no qual se cristalizou para sempre a magnética presença de Massimo Troisi. 
Astolfo

Astolfo

Festa do Cinema Italiano
 Um professor reformado decide regressar às suas origens. No lugar da sua infância, o seu caminho cruzar-se-á com o de Stefania. Quando Astolfo é despejado do seu apartamento, decide mudar-se para uma remota aldeia em Abruzzo e habitar o nobre mas decrépito palácio da sua família. Das copiosas peripécias que o destino colocou no seu caminho, nascerá uma nova oportunidade de amar e viver a vida. Irresistível comédia dotada de uma invulgar  candura, a mais recente obra de Gianni Di Gregorio, protagonizada pelo próprio realizador e argumentista, explora os imensuráveis amores e desamores da terceira idade 
A Estranha Comédia da Vida | ENCERRAMENTO - Antestreia

A Estranha Comédia da Vida | ENCERRAMENTO - Antestreia

Festa do Cinema Italiano
 Sebastiano e Onofrio, dois cangalheiros sicilianos, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa. Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo enquanto Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia levá-lo-ão a assinar "Seis Personagens à Procura de Um Autor", uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo. Pela mão de Roberto Andò ("Viva a Liberdade") e coroada por um terceiro ato catártico, uma ode às possibilidades da ficção que teve a sua estreia na 17ª edição do Festival de Cinema de Roma. "Lembremo-nos de falar alto. Eles têm de nos ouvir na última fila." 
Il Signore delle Formiche

Il Signore delle Formiche

Festa do Cinema Italiano
 Nos anos 60, o intelectual italiano Aldo Braibanti é condenado por envolvimento sexual com um dos seus jovens alunos. Itália, anos 60. Baseado em factos verídicos, Gianni Amelio traça o famigerado escândalo que implicou Aldo Braibanti, poeta, dramaturgo, ensaísta e homosexual. Após se ter envolvido com um jovem pupilo, Braibanti é acusado de plágio, ou seja, de ter submetido outra pessoa, física e psicologicamente, à sua própria vontade. Foi sentenciado a nove anos de prisão e a uma série de brutais tratamentos de eletrochoque. Estreado e premiado no Festival de Veneza, um vigoroso retrato histórico que reflete sobre a intolerância institucional de ontem e hoje.  Por detrás de uma fachada permissiva, os preconceitos existem e perduram, gerando ódio e desprezo por qualquer pessoa que seja "diferente" - Gianni Amelio 
GROUND SWELL: THE OTHER SIDE OF FEAR

GROUND SWELL: THE OTHER SIDE OF FEAR

A coisa lógica, a coisa sensata, é ficar em terra. Mas eles remam para o mar. Por que é que estes surfistas de ondas gigantes arriscam as suas vidas para surfar estas ondas do tamanho de montanhas? A resposta é superar o medo. "Ground Swell: The Other Side of Fear" é uma visão detalhada da temporada de ondas grandes de 2021-22 através dos olhos de Nic von Rupp, Kai Lenny, Matt Bromley, Torrey Meister e a pioneira do surf feminino Bianca Valenti, juntamente com a participação especial de Vini dos Santos e, quiçá, a onda de 100 pés. Todos eles ultrapassam os seus medos e descobrem o que está do outro lado, enquanto enfrentam ondas monstruosas em locais como Nazaré em Portugal, Jaws e Pipeline no Havai e Mavericks no norte da Califórnia.
The Ziguais

The Ziguais

"Catarina, Duarte, Micas e Nando têm em comum muito mais do que o diagnóstico de autismo. Estão unidos pelo poder da música, que os junta também aos restantes membros da banda The Ziguais. Um grupo que não deixa ninguém indiferente e que em cada concerto quebra estereótipos, desfaz receios e apaixona quem os ouve a comunicar afectos através da linguagem universal da música. Pessoas que encontraram o seu lugar de felicidade, num mundo que tantas vezes (ainda) não está preparado para as compreender. Uma narrativa intimista, cantada na voz dos seus protagonistas e contada por aqueles que têm o privilégio de estar sempre na primeira fila."
CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Espectadoras de cinema, de si próprias, de uma cidade.Porto de uma "história do cinema", de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança.
Lugar para Dois

Lugar para Dois

Na senda de encontrar novas formas de contar as suas histórias, Miguel Jesus Gizzas apresenta agora o seu novo cine-concerto, “Lugar para Dois”. Desta feita, e depois de cruzar literatura, música e cinema, o escritor e cantautor apresenta um cine-concerto ainda mais imersivo, onde podemos sentir a história do romance musical “Lugar para Dois” (finalista do Prémio Leya) através de sete artes em simultâneo, num absoluto inédito mundial.Com as vozes de Ricardo Carriço, Júlio Isidro, João Didelet, Sofia Nicholson, entre muitos outros atores, somos envolvidos numa história mágica, vivida entre Lisboa e Moçambique. Um romance excecional sobre a culpa, o amor e aquilo que ainda tem para dar quem julga que, afinal, já perdeu tudo. 
CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Espectadoras de cinema, de si próprias, de uma cidade.Porto de uma "história do cinema", de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança.
CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Espectadoras de cinema, de si próprias, de uma cidade.Porto de uma "história do cinema", de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança.