Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Abril 2023
Dia
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
30
 
 
 
 
 
 
Afim de Filmes 2023

Afim de Filmes 2023

Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.
Festa do Cinema Italiano

Festa do Cinema Italiano

16ª Festa do Cinema Italiano
Manual de Sobrevivência para Pais (Figli) | SESSÃO MARSUPIAL

Manual de Sobrevivência para Pais (Figli) | SESSÃO MARSUPIAL

Festa do Cinema Italiano
 Sara e Nicola são casados e apaixonados um pelo outro. O casal tem uma filha de 6 anos e uma vida feliz. No entanto, a chegada do segundo filho atrapalha o equilíbrio da família, revelando problemas no relacionamento e insatisfações pessoais com implicações tragicómicas. Para além do irrequieto recém nascido, Sara e Nicola devem sobreviver num mundo hostil, com avós extravagantes, amigos à beira de um colapso nervoso e babysitters improváveis. 
Umberto Eco – La biblioteca del mondo | ANTESTREIA

Umberto Eco – La biblioteca del mondo | ANTESTREIA

Festa do Cinema Italiano
 Umberto Eco na sua biblioteca privada. São mais de 30.000 livros contemporâneos e mais de 1500 livros raros antigos. Davide Ferrario, que tinha colaborado com Umberto Eco em 2017 numa instalação sobre o tema da memória para o pavilhão italiano da Bienal de Veneza, reconstrói aqui a relação do escritor e filósofo com os livros. Através de entrevistas inéditas, material raramente visto e com a colaboração da família e amigos, um filme lúdico e sofisticado que procura capturar o significado da ideia de biblioteca como memória colectiva do mundo. 
L’ombra del giorno

L’ombra del giorno

Festa do Cinema Italiano
 Luciano terá de repensar valores, costumes e práticas à luz de uma nova presença no seu restaurante. Ascoli Piceno, 1938. Luciano, um simpatizante do governo fascista e veterano da Primeira Guerra Mundial, é o proprietário de um restaurante com vista para a Piazza del Popolo. A sua vida é virada do avesso quando encontra Anna, uma jovem rapariga que esconde um perigoso segredo. O realizador Giuseppe Piccioni regressa ao local onde nasceu para imaginar uma história de amor que tem como pano de fundo um dos períodos mais conturbados da história de Itália, aqui primorosamente interpretado por Riccardo Scamarcio e Benedetta Porcaroli 
La timidezza delle chiome

La timidezza delle chiome

Festa do Cinema Italiano
 Dois gémeos devem enfrentar um mundo que não está à altura dos seus sonhos. Quando o liceu termina e a vida adulta se precipita, Benjamin e Joshua Israel, dois gémeos idênticos de origem judaica e com uma deficiência intelectual, começam a sentir-se sobrecarregados e sem futuro. Joshua gostaria de fazer sexo pela primeira vez, enquanto Benjamin persegue a utopia do amor. Dotado de uma cumplicidade extrema, e enaltecido por momentos em que realidade e ficção unem forças, o documentário de Valentina Bertani revela-se uma proposta singular e sempre franca. 
As Oito Montanhas | ANTESTREIA

As Oito Montanhas | ANTESTREIA

Festa do Cinema Italiano
 Antes do tempo os separar, Pietro e Bruno passavam os dias juntos, navegando a esmagadora vastidão dos Alpes Italianos. Vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes, o novo filme da dupla de realizadores belga Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch conta-nos a história de Pietro e Bruno, dois homens cuja infância foi partilhada numa aldeia remota dos Alpes italianos. Visualmente extasiante e interpretado por dois dos mais prolíficos atores do cinema italiano atual, Luca Marinelli e Alessandro Borghi, uma obra que investiga e exacerba de forma primorosa o significado da amizade verdadeira. 
Vera

Vera

Festa do Cinema Italiano
 Para Vera, a arte imita a vida. Ou será o contrário? Vera, filha da lenda do ecrã italiano Giuliano Gemma, nasceu destinada a uma vida de glamour e ostentação. Nomes como Sergio Leone ou Pier Paolo Pasolini têm um lugar natural na sua história pessoal. Assim como o infalível peso da fama e da constante procura da identidade própria, separada do peso do estrelato do pai. Este é um ambicioso projecto que, subvertendo verdade e ficção, nos submerge num universo onde nada nem ninguém é o que aparenta ser. Uma carta de amor, por vezes agridoce, ao mundo do cinema, com Roma no seu centro. 
Pão, Amor e Fantasia - Pane, Amore e Fantasia

Pão, Amor e Fantasia - Pane, Amore e Fantasia

Festa do Cinema Italiano
 Enviado para a fictícia vila italiana de Saliegna, um militar veterano vive um amor súbito com duas mulheres. Nomeada a um Óscar da Academia e vencedora do Urso de Prata em Berlim, uma obra irresistível com a assinatura de um dos mestres da commedia all'italiana. Na época um sucesso de bilheteira, hoje transporta-nos para a Itália dos anos 50, os seus costumes e os seus segredos por contar. Liderado por Vittorio De Sica e Gina Lollobrigida, numa das interpretações mais aplaudidas da sua carreira. 
A Viagem de Papa Francisco | ANTESTREIA

A Viagem de Papa Francisco | ANTESTREIA

Festa do Cinema Italiano
 Um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo. Gianfranco Rosi traça um curioso paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens de Papa Francisco. Instigado pelo facto de duas das viagens do Papa - a primeira aos refugiados que desembarcam em Lampedusa; a segunda, em 2021, ao Médio Oriente - espelharem de tão perto os itinerários dos seus filmes "Fogo no Mar" (nomeado ao Óscar da Academia) e "Nocturno", o multipremiado Gianfranco Rosi propõe-se a ir no encalço do actual líder mundial da Igreja Católica. Filme estreado no Festival de Veneza 
Las Leonas

Las Leonas

Festa do Cinema Italiano
Sangue, suor e lágrimas. O futebol como acto de resistência. Estreado no Festival de Veneza e produzido por Nanni Moretti, segue um grupo de mulheres imigrantes em Roma, a maioria delas da América do Sul, unidas por uma incorrigível paixão pelo futebol. Assinado pela dupla de realizadoras Isabel Achaval e Chiara Bondì, um documentário tanto envolvente como essencial que nos dá a conhecer intimamente, dentro e fora de campo, as ambições, fragilidades e circunstâncias de quem todos os dias escolhe correr por prazer. 
Astolfo

Astolfo

Festa do Cinema Italiano
 Um professor reformado decide regressar às suas origens. No lugar da sua infância, o seu caminho cruzar-se-á com o de Stefania. Quando Astolfo é despejado do seu apartamento, decide mudar-se para uma remota aldeia em Abruzzo e habitar o nobre mas decrépito palácio da sua família. Das copiosas peripécias que o destino colocou no seu caminho, nascerá uma nova oportunidade de amar e viver a vida. Irresistível comédia dotada de uma invulgar  candura, a mais recente obra de Gianni Di Gregorio, protagonizada pelo próprio realizador e argumentista, explora os imensuráveis amores e desamores da terceira idade 
CURTAS METRAGENS 71'

CURTAS METRAGENS 71'

Festa do Cinema Italiano
Being my mom, Jasmine Trinca, 12’ Se posso permettermi, Marco Bellocchio, 18’ San Vitu Rock, Fausto Romano, 15’ Batacla, Emanuele Aldrovandi, 15’ Maestrale, Nico Bonomolo, 11’ 
Dante

Dante

Festa do Cinema Italiano
 Em 1350, o poeta Giovanni Boccaccio é encarregado de trazer dez florins de ouro à Irmã Beatrice, filha de Dante Alighieri. O mais recente filme de Pupi Avati é uma poderosa adaptação da obra da sua autoria intitulada "L'alta Fantasia, il viaggio di Boccaccio alla scoperta di Dante" (A Alta Fantasia, a viagem de Boccaccio à descoberta de Dante). A vida atormentada de Dante Alighieri, desde a infância solitária até à morte no exílio, vista através dos olhos de Giovanni Boccaccio, outro gigante da literatura italiana. O veterano Sergio Castellitto e uma luxuosa abordagem figurativa brilham neste audacioso biopic que apresenta pela primeira vez ao público o lado mais humano da admirável mente por trás de "A Divina Comédia". 
Marcel!,

Marcel!,

Festa do Cinema Italiano
 Enquanto procura o seu amado cão Marcel, uma excêntrica artista de rua acaba por reconectar com a sua filha.  Jasmine Trinca, uma das atrizes italianas mais populares da sua geração, faz a sua estreia na longa-metragem com um drama pleno de onirismo e toques de suave melancolia. Nomeado ao prémio Caméra d'Or no Festival de Cannes e interpretado por Alba Rohrwacher e Maayane Conti, um filme que presta homenagem à sétima arte, particularmente ao cinema mudo, à solarenga cidade de Roma, e às relações entre mãe e filha. "Lembra-te, devemos a vida à arte." 
Sergio Leone – L’Italiano che inventò l’America

Sergio Leone – L’Italiano che inventò l’America

Festa do Cinema Italiano
 Ícones de Hollywood, colaboradores e amigos de longa data juntam-se para falar sobre o incomparável legado de Sergio Leone. Documentário que assinala o recente trigésimo aniversário da morte de Sergio Leone, no qual nomes como Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento, Steven Spielberg ou Quentin Tarantino se juntam para prestar homenagem ao cineasta visionário mais conhecido como uma das figuras fundacionais do subgénero "spaghetti western" e autor do esplendoroso "Aconteceu no Oeste". Um filme engrandecido com preciosas imagens de arquivo da Cineteca di Bologna, testemunha o percurso de um homem que mudou a sétima arte para sempre. "Queria tentar não só contar a história de Sergio Leone mas também mostrar que o seu cinema e o seu génio criativo continuam a ser fontes de inspiração centrais e indiscutíveis para os maiores cineastas dos dias de hoje." - Francesco Zippel 
Velas Escarlates

Velas Escarlates

Festa do Cinema Italiano
Sonho, paixão e profecia acompanham o crescimento de Juliette na França do início do século XX. Na sua primeira obra em língua francesa e depois do galardoado "Martin Eden", Pietro Marcello volta a deslumbrar com uma nova adaptação literária inspirada no romance russo de 1923 "Velas Escarlates" de Aleksandr Grin. De contornos que roçam o realismo mágico e apresentado ao mundo na Quinzena dos Realizadores em Cannes, um conto tremendamente evocativo e autoral de amor e emancipação. O filme conta ainda com a participação dos brilhantes Raphaël Thiéry, Juliette Jouan e Louis Garrel. 
Margini

Margini

Festa do Cinema Italiano
 Grosseto, Verão de 2008. Os membros de uma banda punk irão ter a oportunidade das suas vidas. Um retrato enérgico e genuinamente terno de amizade vista e vivida através do punk e do hardcore, debruça-se sobre o grupo musical Wait For Nothing na sua procura por algum nível de sucesso. Estreada na Semana da Crítica de Veneza, a primeira longa-metragem de Niccolò Falsetti conquista pelo modo como explora de forma hábil temas como a idade, prioridades e mentalidades em conflito, e claro, o poder incontestável da união. “Punk è moda (non per noi)” 
Il Signore delle Formiche

Il Signore delle Formiche

Festa do Cinema Italiano
 Nos anos 60, o intelectual italiano Aldo Braibanti é condenado por envolvimento sexual com um dos seus jovens alunos. Itália, anos 60. Baseado em factos verídicos, Gianni Amelio traça o famigerado escândalo que implicou Aldo Braibanti, poeta, dramaturgo, ensaísta e homosexual. Após se ter envolvido com um jovem pupilo, Braibanti é acusado de plágio, ou seja, de ter submetido outra pessoa, física e psicologicamente, à sua própria vontade. Foi sentenciado a nove anos de prisão e a uma série de brutais tratamentos de eletrochoque. Estreado e premiado no Festival de Veneza, um vigoroso retrato histórico que reflete sobre a intolerância institucional de ontem e hoje.  Por detrás de uma fachada permissiva, os preconceitos existem e perduram, gerando ódio e desprezo por qualquer pessoa que seja "diferente" - Gianni Amelio 
Alla vita

Alla vita

Festa do Cinema Italiano
 Sob o sol abrasador da Apúlia, um agricultor e a filha de um rabino descobrem que a sua história está ainda por escrever. Uma família judaica ultra-ortodoxa de Aix-les-Bains viaja todos os anos a uma quinta na Calábria para levar a cabo uma missão sagrada: a colheita de citrus medica; uma espécie de citrino utilizado na festa de Sucot. Esta peregrinação irá unir os caminhos de Esther, filha do rabino, e Elio, o proprietário da quinta. No seu filme de estreia, Stéphane Freiss assina um sensível e ponderado drama existencial sobre a tradição e o surpreendente caminho para a liberdade. "Ensinaste-me a seguir a minha verdade. Mas hoje a minha verdade é diferente da tua." 
Marcha Sobre Roma | ANTESTREIA

Marcha Sobre Roma | ANTESTREIA

Festa do Cinema Italiano
A ascensão de Benito Mussolini ao poder (re)vista hoje pela mente de Mark Cousins. Do consagrado crítico, autor e cineasta Mark Cousins ("Story of Film - An Odyssey") cuja vasta obra tem marcado presença ao longo dos anos em festivais de referência como Cannes, Sundance ou Veneza, um inquietante documentário que trata a ascensão do fascismo em Itália e as suas consequências na Europa dos anos 30. Narrada por uma das atrizes italianas mais acarinhadas da atualidade, Alba Rohrwacher, uma lição de história que funde imagens de arquivo e momentos de pura ficção e nos conquista pela sua tenaz análise da ligação entre cinema e propaganda. 
Laggiù qualcuno mi ama, M

Laggiù qualcuno mi ama, M

Festa do Cinema Italiano
 Mario Martone presta uma afetuosa e sincera homenagem ao ator e realizador napolitano Massimo Troisi. "De realizador para realizador", uma preciosa viagem no tempo que recorda e cristaliza Massimo Troisi, artista italiano que nos deixou prematuramente em 1994 e é ainda hoje uma inesgotável fonte de inspiração. Troisi morreu jovem com apenas 41 anos depois de ter desempenhado o papel principal em "O Carteiro de Pablo Neruda", deixando um vazio que não seria nunca preenchido. Um terno resgate da memória, leva-nos de volta a um período criativo irrepetível da história do cinema italiano. 
La timidezza delle chiome

La timidezza delle chiome

Festa do Cinema Italiano
 Dois gémeos devem enfrentar um mundo que não está à altura dos seus sonhos. Quando o liceu termina e a vida adulta se precipita, Benjamin e Joshua Israel, dois gémeos idênticos de origem judaica e com uma deficiência intelectual, começam a sentir-se sobrecarregados e sem futuro. Joshua gostaria de fazer sexo pela primeira vez, enquanto Benjamin persegue a utopia do amor. Dotado de uma cumplicidade extrema, e enaltecido por momentos em que realidade e ficção unem forças, o documentário de Valentina Bertani revela-se uma proposta singular e sempre franca. 
O Carteiro de Pablo Neruda

O Carteiro de Pablo Neruda

Festa do Cinema Italiano
 O clássico italiano que nos ensinou a amar regressa a Lisboa, cidade onde ficou em cartaz por mais de um ano após a sua estreia Mario Ruoppolo, filho de um pobre pescador e carteiro numa pequena ilha italiana, enamora-se à distância por uma bela empregada de mesa. Mas quando o famoso poeta chileno Pablo Neruda se muda para a ilha por razões políticas, Ruoppolo entrega o seu correio e recolhe lições de amor, vida e poesia. Distinguido com um Óscar da Academia, um filme solarengo e intemporal, no qual se cristalizou para sempre a magnética presença de Massimo Troisi. 
Astolfo

Astolfo

Festa do Cinema Italiano
 Um professor reformado decide regressar às suas origens. No lugar da sua infância, o seu caminho cruzar-se-á com o de Stefania. Quando Astolfo é despejado do seu apartamento, decide mudar-se para uma remota aldeia em Abruzzo e habitar o nobre mas decrépito palácio da sua família. Das copiosas peripécias que o destino colocou no seu caminho, nascerá uma nova oportunidade de amar e viver a vida. Irresistível comédia dotada de uma invulgar  candura, a mais recente obra de Gianni Di Gregorio, protagonizada pelo próprio realizador e argumentista, explora os imensuráveis amores e desamores da terceira idade 
A Estranha Comédia da Vida | ENCERRAMENTO - Antestreia

A Estranha Comédia da Vida | ENCERRAMENTO - Antestreia

Festa do Cinema Italiano
 Sebastiano e Onofrio, dois cangalheiros sicilianos, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa. Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo enquanto Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia levá-lo-ão a assinar "Seis Personagens à Procura de Um Autor", uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo. Pela mão de Roberto Andò ("Viva a Liberdade") e coroada por um terceiro ato catártico, uma ode às possibilidades da ficção que teve a sua estreia na 17ª edição do Festival de Cinema de Roma. "Lembremo-nos de falar alto. Eles têm de nos ouvir na última fila." 
Il Signore delle Formiche

Il Signore delle Formiche

Festa do Cinema Italiano
 Nos anos 60, o intelectual italiano Aldo Braibanti é condenado por envolvimento sexual com um dos seus jovens alunos. Itália, anos 60. Baseado em factos verídicos, Gianni Amelio traça o famigerado escândalo que implicou Aldo Braibanti, poeta, dramaturgo, ensaísta e homosexual. Após se ter envolvido com um jovem pupilo, Braibanti é acusado de plágio, ou seja, de ter submetido outra pessoa, física e psicologicamente, à sua própria vontade. Foi sentenciado a nove anos de prisão e a uma série de brutais tratamentos de eletrochoque. Estreado e premiado no Festival de Veneza, um vigoroso retrato histórico que reflete sobre a intolerância institucional de ontem e hoje.  Por detrás de uma fachada permissiva, os preconceitos existem e perduram, gerando ódio e desprezo por qualquer pessoa que seja "diferente" - Gianni Amelio 
GROUND SWELL: THE OTHER SIDE OF FEAR

GROUND SWELL: THE OTHER SIDE OF FEAR

A coisa lógica, a coisa sensata, é ficar em terra. Mas eles remam para o mar. Por que é que estes surfistas de ondas gigantes arriscam as suas vidas para surfar estas ondas do tamanho de montanhas? A resposta é superar o medo. "Ground Swell: The Other Side of Fear" é uma visão detalhada da temporada de ondas grandes de 2021-22 através dos olhos de Nic von Rupp, Kai Lenny, Matt Bromley, Torrey Meister e a pioneira do surf feminino Bianca Valenti, juntamente com a participação especial de Vini dos Santos e, quiçá, a onda de 100 pés. Todos eles ultrapassam os seus medos e descobrem o que está do outro lado, enquanto enfrentam ondas monstruosas em locais como Nazaré em Portugal, Jaws e Pipeline no Havai e Mavericks no norte da Califórnia.
The Ziguais

The Ziguais

"Catarina, Duarte, Micas e Nando têm em comum muito mais do que o diagnóstico de autismo. Estão unidos pelo poder da música, que os junta também aos restantes membros da banda The Ziguais. Um grupo que não deixa ninguém indiferente e que em cada concerto quebra estereótipos, desfaz receios e apaixona quem os ouve a comunicar afectos através da linguagem universal da música. Pessoas que encontraram o seu lugar de felicidade, num mundo que tantas vezes (ainda) não está preparado para as compreender. Uma narrativa intimista, cantada na voz dos seus protagonistas e contada por aqueles que têm o privilégio de estar sempre na primeira fila."
CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Espectadoras de cinema, de si próprias, de uma cidade.Porto de uma "história do cinema", de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança.
Lugar para Dois

Lugar para Dois

Na senda de encontrar novas formas de contar as suas histórias, Miguel Jesus Gizzas apresenta agora o seu novo cine-concerto, “Lugar para Dois”. Desta feita, e depois de cruzar literatura, música e cinema, o escritor e cantautor apresenta um cine-concerto ainda mais imersivo, onde podemos sentir a história do romance musical “Lugar para Dois” (finalista do Prémio Leya) através de sete artes em simultâneo, num absoluto inédito mundial.Com as vozes de Ricardo Carriço, Júlio Isidro, João Didelet, Sofia Nicholson, entre muitos outros atores, somos envolvidos numa história mágica, vivida entre Lisboa e Moçambique. Um romance excecional sobre a culpa, o amor e aquilo que ainda tem para dar quem julga que, afinal, já perdeu tudo. 
CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Espectadoras de cinema, de si próprias, de uma cidade.Porto de uma "história do cinema", de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança.
CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

CRÉDITOS FINAIS | Morada, de Eva Ângelo

Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Espectadoras de cinema, de si próprias, de uma cidade.Porto de uma "história do cinema", de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança.
FESTIVAL POLITICA

FESTIVAL POLITICA

O Festival Política regressa, de 21 a 23 de Abril, ao Cinema São Jorge, tendo a Pós-democracia como tema central. Serão três dias de cinema, performances, música, humor, exposições, debates e atividades para crianças centradas na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, intervenção cívica e direitos humanos. A entrada é gratuita. Todas as atividades têm interpretação para língua gestual portuguesa e todos os filmes estão legendados em português. Um ano antes de celebrar os 50 anos da Revolução de Abril é o momento de debater os perigos que a democracia enfrenta. 
"Será o empreendedorismo uma nova forma de ativismo e participação cívica"

"Será o empreendedorismo uma nova forma de ativismo e participação cívica"

FESTIVAL POLITICA
“Será o empreendedorismo uma nova forma de ativismo e participação cívica?”  Curadoria: KriativuSala 2 Uma conversa com personalidades importantes do empreendedorismo social, envolvidas em projetos que, de facto, têm um impacto positivo nas sociedades onde atuam. A importância do empreendedorismo social como ferramenta para solucionar problemas sociais. Uma oportunidade para inspirar e motivar outros empreendedores sociais em potencial, além de conscientizar o público para o tema.  Participam: António Brito Guterres (investigador), Maria João Rodrigues (VES - Associação Viver em Sociedade) e Nuno Varela (Hip Hop Sou Eu, Kriativu). Moderação: Paula Cardoso (Afrolink). Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa (LGP) 
Portugal ao Espelho

Portugal ao Espelho

FESTIVAL POLITICA
“O Rapaz Que Pensava Demais”,  Miguel Santos Leonardo, 4’Um rapaz do mundo moderno vive incapaz de sobreviver dentro da sociedade. Criticando a sociedade atual vive no mesmo paradigma fechado e isolado no seu quarto. Feito um desistente no nosso Planeta Terra durante a pandemia. “Indefinível”,  Bernardo Seixas, 8’Um manifesto sobre arte pelos olhos de quem a faz. Os questionamentos sobre arte são vários. Numa tentativa de pensar sobre estas questões, um grupo de artistas reflete sobre esses temas enquanto acompanhamos a sua arte em desenvolvimento.  “Nha Fidju”, Diogo Moreira Carvalho, 5’Um filho sem a mãe, uma mãe sem o filho. Um problema de gerações de afrodescendentes, o seu direito a uma família e a uma casa. “Que mundo, português?”, António Limpo, 10’A Exposição do Mundo Português, nesse Portugal grandioso e verdadeiramente pequeno, na hipnose do fascismo e analfabetismo vigente. Do Portugal perfeito ao Portugal imperfeito. Algures entre a Ilusão e a Alheação, que mundo este, português? "Are We Punks Or Not?", Telmo Soares, 20’Nasceram para serem artistas e recusam-se a aceitar que as limitações com que nasceram possam parar os seus sonhos. Com mais de 25 anos como banda, com ensaios semanais, mais de 200 concertos (principalmente em instituições e eventos de inclusão social), houve mudanças no grupo por questões de saúde de alguns membros mas sempre a sonhar com a participação plena como banda. 
Cara-a-cara com os/as deputados/as

Cara-a-cara com os/as deputados/as

FESTIVAL POLITICA
Encontro entre cidadãos e deputados/as representantes dos partidos com assento na Assembleia da República. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputado/a sobre um tema, dúvida ou questão. foyer/1.º andarCom interpretação para LGP mediante solicitação prévia
“A arte urbana:  história, estética e politização”

“A arte urbana: história, estética e politização”

FESTIVAL POLITICA
Por Isabel Nogueira A arte urbana nasceu nas ruas de bairros da periferia de Nova Iorque, onde não havia grande esperança no presente e ainda menos no futuro. Começou como forma de denúncia das más condições de vida e do racismo, sobretudo sentido pelos jovens afro-americanos e latino-americanos. Foi no South Bronx e na ligação à cultura do hip hop e do grafitti que estas manifestações começaram a tomar forma, acabando por conhecer, passado pouco tempo, uma sofisticação estética e um impacto social e político assinaláveis. Esta apresentação faz uma sucinta viagem desde a origem, no final do anos 70, passando por alguns dos mais implicativos artistas genericamente ligados à arte urbana na atualidade. Isabel Nogueira  é escritora, historiadora e crítica de arte contemporânea.Com interpretação para LGP 
Sessão Europa

Sessão Europa

FESTIVAL POLITICA
Sala Manoel de Oliveira“Alcarràs”, de Carla Simón,  (Espanha e Itália)Há já três gerações que a família Solé sobrevive do cultivo de pessegueiros na pequena cidade de Alcarràs (Catalunha, Espanha). As suas vidas, até aí pacatas, mudam quando recebem uma notificação do senhorio que lhes dá até ao final do Verão para abandonar a terra. O proprietário dos terrenos tenciona arrancar todas as árvores para que ali possa ser feita a instalação de painéis solares. Essa notícia vai abalar todos os elementos da família que, apesar de muito unidos, têm formas diferentes de abordar o futuro ou de encontrar novas formas de sustento. Essa insegurança, vai dar origem a desavenças difíceis de gerir. Filme exibido em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa. Antes da sessão será feita a evocação do vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2023: o corajoso povo da Ucrânia.      
“Seleção Portuguesa: 10 milhões de convocados”

“Seleção Portuguesa: 10 milhões de convocados”

FESTIVAL POLITICA
A Garota NãoNo 25 de abril de 74 eu não estava no quarto de nenhuma amiga a trocar ideias sobre livros proibidos. Não estava a ouvir rádio, não sabia de senha nenhuma. Não andei pelas ruas a celebrar a queda de um regime faminto e repressor, não levantei o braço segurando um cravo. Não estava sequer no plano dos meus pais, que só se conheciam de se olharem à janela. Com a agravante da minha mãe ser uma mulher casada - com outro marido.No 25 de abril de 74 eu não era nascida. Isso só aconteceu alguns anos mais tarde. E fui crescendo a ouvir falar de eleições, manifestações, democracia. Primeiro sem fazer grande ideia dos seus significados. Mais tarde a tentar compreender o seu pulsar através da vida do meu bairro e da vida do país - que via pela televisão.Fui percebendo que entre o sonho da democracia e a sua concretização há muitas mangas por arregaçar. E que nos cabe a nós o compromisso de cuidarmos desse campo tão fértil, cheio de flores e de espinhos, de caminhos verticais e horizontais, becos sem saída, de avanços e retrocessos, que é a democracia.Que nos cabe a nós a sua continuidade - o seu cuidado.Por isso, quando me convidaram para participar neste Festival Política, não pude senão - orgulhosamente - aceitar. Mais do que isso: dar o meu melhor para que projetos como este, que buscam um melhor presente e futuro do conjunto que somos, possam ter uma vida tão forte e longa quanto os caminhos que a cidadania e a democracia percorram.Mas vir aqui falar sobre quê? Pensei então que se é para botar palavra, que seja sobre o que sei, sobre alguns dos assuntos que ora me gastam ora me incendeiam. E por isso peguei na história da minha vida e num punhado de canções que fui escrevendo pelo tempo fora. Algumas falam de amores desfeitos, de abusos e morte. Outras daquele quotidiano sem glamour da gente que passa o cabo dos diabos todos os dias para ter uma casa e um prato de comida na mesa. Trabalhos precários, empresas milionárias, governos aos quais entregamos os nossos votos e a nossa crença de um país soberano, empenhado, transparente, justo. Para depois tantas vezes nos sentirmos desiludidos, sem uma verdadeira alternativa à vista. Só que a desilusão - como o ciúme - é uma das coisas mais inúteis da nossa vida - se não vier acompanhada de uma vontade maior do que ela. Caso contrário será estéril. Dará para alimentar conversas de café, almoços de família e publicações nas redes sociais. Mas não será a força motriz de nenhuma mudança boa - de nenhuma bonança.E por isso vim, vim para falar de mudanças em que acredito. Não é um concerto d’ A garota não. É um manifesto dela.Com interpretação para LGP
“Corpos Dissidentes”

“Corpos Dissidentes”

FESTIVAL POLITICA
“La casquette”,  Hadi Moussally, 3’ (França)Hadi olha fixamente para a câmara e começa a vestir-se. Enquanto se prepara, exprime o seu pensamento sobre a situação atual, a discriminação e amálgamas que pesam sobre si, aquele que usa o chapéu duplo estigmatizante dos gays e árabes. O que fazer com este peso? “O aparente caos da diversidade”, Colectivo Fotograma 24 e estudantes de Montemor-o-Novo, 5’ (Portugal)Quando a aparência se sobrepõe à própria realidade, torna-se essencial refletir sobre questões que existem desde o início da nossa espécie e que contribuem para a sua evolução. Assegurar que hoje podemos ver para além do "aparente caos" requer coragem por parte da sociedade, mas facilita a aceitação da diversidade. “Break Your Dick”,  Pedro Rei, 80’ (Portugal)Aurora, uma mulher transexual, tenta desesperadamente reunir o dinheiro para a cirurgia de redesignação genital de que tanto precisa. À beira do suicídio, os seus amigos criam uma campanha de crowdfunding que poderá ser a sua salvação.  
"Mulheres que Lutam"

"Mulheres que Lutam"

FESTIVAL POLITICA
“Venus Ascending: Gender Equality & Water”, Asher Elias Anantham, 5’ (Estados Unidos)A escassez de água nos países em desenvolvimento tem um impacto desproporcionado nas mulheres e raparigas, uma vez que lhes é predominantemente atribuída a responsabilidade pela recolha e transporte de água. “Cadê Heleny”, Esther Vital, 29’ (Brasil)A trajetória de vida de Heleny Guariba, filósofa, professora e diretora de teatro desaparecida em 1971 sob a ditadura militar brasileira. As lembranças bordadas e animadas de seus entes queridos denunciam o que não podia ser dito com palavras a partir das arpilleras, arte têxtil popular que surgiu no Chile como resposta aos horrores da ditadura de Pinochet. “Bonita”, Mariana França de Lima, 25’ (Brasil)O documentário apresenta as experiências de três mulheres negras de diferentes gerações que são ou foram atravessadas pelo mesmo sentimento: a solidão e a solidão das mulheres negras.  “Por una vida mejor”, Laurie Stührenberg, 27’ (Alemanha)Seis mulheres de países diferentes e uma história comum: forçadas a abandonar a sua terra em busca de uma vida melhor. Seis trabalhadoras domésticas em situação irregular contam o seu dia a dia, marcado pelo racismo, pela saudade da família e pela luta pela sobrevivência.
“Do sistema judicial ao prisional: Viés racial”

“Do sistema judicial ao prisional: Viés racial”

FESTIVAL POLITICA
Curadoria: KriativuSala 2Com o lançamento da primeira edição em Portugal da obra "As Prisões Estão Obsoletas?" e a recente visita da autora, ativista e abolicionista Angela Davis, cria-se um espaço para falar sobre o sistema prisional e questionar o seu papel na sociedade. Nesta conversa, propomos começar lá atrás - no poder judiciário que condena desproporcionalmente uns com viés racial e subsidia privilégios de outros. A partir da prática, da experiência e do olhar abolicionista propomo-nos a percorrer nesta conversa o poder prisional. Participam: Cristina Roldão (investigadora e ativista), José Semedo (advogado) e Mushu (dirigente associativo da Passa Sabi). Moderação: Airton César Monteiro (convicto agitador social).Com interpretação para LGP
“Contrastes”

“Contrastes”

FESTIVAL POLITICA
“Bentuguês”, Daniel Borga, 16’ (Portugal)Depois da escola, um grupo de crianças reúne-se na Casa de São Bento, onde está localizado um projeto comunitário. Aí têm a liberdade de sonhar, brincar e crescer. Dentro de uma máquina do tempo, pensam no seu futuro. “The last night”, Amen Allah Sabtaoui, 15’ (Tunísia)Slim, um jovem privilegiado, cheio de frustração, decide sair da sua zona de conforto e explorar o seu corpo num bordel no bairro de La Medina de Tunes. Conhece Haifa, uma trabalhadora do sexo e começa a aventura. “Wall of shame”, Michalis Katsouris, 30’ (Grécia)Documentário participativo/jornalístico. Tem como ponto de partida um ataque violento contra um grupo de refugiados da ilha de Lesbos, em 2018, para mostrar a "face oculta" da sociedade grega.  
G Fema com convidados

G Fema com convidados

FESTIVAL POLITICA
Curadoria: Chelas é o SítioG Fema, alter ego conquistado por Ana Maria Semedo, que em crioulo cabo-verdiano significa Mulher Guerreira, anunciando de partida, rimando em Crioulo a que veio. Doce e feroz MC da Zona M, Chelas, G Fema tem sido uma voz criativa no rap street made in Portugal Badiu. O seu rap é uma força de expressão emancipatória, que lhe tem conquistado uma posição de respeito. As suas letras e presença na voz, o facto de ser uma das poucas mulheres a inscrever-se na cena, a intuição e garra, dão-lhe um carisma e uma atitude a que poucos ficam indiferentes, sendo uma referência feminina no rap crioulo em Portugal, abordando, entre outros, os temas do empoderamento feminino: o que é ser uma mulher, mãe, negra, portuguesa, diretamente da zona M, Chelas City, para o mundo. O rap e o rap crioulo são um percurso e caminho de resistência e existência. Ainda mais no feminino. E G Fema tem trilhado esse caminho aguerridamente.Com interpretação para LGP
“Monstros do Ano. Edição quase quase política”

“Monstros do Ano. Edição quase quase política”

FESTIVAL POLITICA
Com Fernando AlvimOs míticos prémios Monstros do Ano ocupam o Festival Política para uma noite de homenagem aos portugueses que têm uma palavra a dizer sobre o país e o mundo. Os protagonistas, as frases e situações mais marcantes numa sessão da inteira responsabilidade do apresentador e animador de rádio Fernando Alvim. Com interpretação para LGP 
“Especial Brasil”

“Especial Brasil”

FESTIVAL POLITICA
“Seremos ouvidas”, Larissa Nepomuceno, 13’ (Brasil) Como existir numa estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, partilham as suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo  “Paulo Galo: Mil faces de um homem leal”, Iuri Salles e Felipe Larozza, 19’ (Brasil)Paulo 'Galo' Lima ganhou destaque com o movimento dos entregadores antifascistas e, em 2021, foi preso após a ação que ateou fogo na estátua do Borba Gato, em São Paulo. Para ele, 'faltou tempo' dentro da cadeia. Conheça a verdadeira história de Galo. “A viagem sem fim”, Priscyla Bettim e Renato Coelho, 10’ (Brasil)Oceano Atlântico, Ano 1500. Durante a viagem das naus comandadas por Pedro Álvares Cabral estranhos acontecimentos fazem com que a tripulação se perca no espaço e no tempo sem nunca chegar ao Brasil. “A Viagem Sem Fim” é uma remontagem do clássico “O Descobrimento do Brasil” (1937), de Humberto Mauro. 
“Novíssimas cartas portuguesas”

“Novíssimas cartas portuguesas”

FESTIVAL POLITICA
O julgamento das 3 Marias foi o primeiro momento do movimento feminista português com projecção internacional. Agitou as águas estagnadas da ditadura e foi um grito ensurdecedor para o mundo. Que impacto teve a obra pela qual foram julgadas? Quão diferentes são as nossas vidas hoje? No 50º aniversário do livro “Novas Cartas Portuguesas” um grupo de mulheres produziu este documentário para questionar em que ponto se encontra a luta feminista. Há novos problemas? Quais são as novas opressões?
​"Não se deixem enganar! Um conto panfletário de 2019"

​"Não se deixem enganar! Um conto panfletário de 2019"

FESTIVAL POLITICA
 A 7ª História Magnética estreou em 2020 no Teatro LU.CA. Movido pela crescente onda obscurantista, retrógrada e fascista que avança por esse mundo fora, saiu-me, como um gesto de reação, esta história que fala de uma criança que viveu a transição  do fascismo para a democracia em Portugal e que por isso sabe muito bem que não há coisa pior do que viver sob um regime como o  antigo", conta Pelágio. Não se deixem enganar! - um conto panfletário de 2019” é pois uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor. Sem nunca esquecermos que, hoje como ontem, é preciso estar atento às marés! Conto original, composição original e guitarra elétrica: Sérgio Pelágio; Narração: Isabel Gaivão; Direção de Produção: Sofia Afonso; Produção Executiva: Rodolfo Freitas; Comunicação: Susana Ribeiro Martins. Com interpretação para LGP 
"Mulheres à beira de um Lugar de Fala e Construção"

"Mulheres à beira de um Lugar de Fala e Construção"

FESTIVAL POLITICA
Curadoria: Selma UamusseSelma Uamusse convida outras mulheres que nos seus diferentes ofícios ocupam um importante lugar na construção da nossa sociedade. O ponto de partida são as etiquetas e rótulos que quase todas carregam e o de chegada o seu contributo para a construção de uma sociedade mais generosa a partir dos seus distintos lugares de fala. Serão só elas ou deveríamos estar todos à beira de um lugar de fala/ escuta, construção/desconstrução? Participam: Mafalda Ribeiro (autora, palestrante e consultora de inclusão para a deficiência) e Cláudia Semedo (atriz, apresentadora de televisão e locutora), com moderação de Selma Uamusse (música e artivista).Com interpretação para LGP
“Absconded. Young Russians On The Run”

“Absconded. Young Russians On The Run”

FESTIVAL POLITICA
de  Anna WinzerAcompanha as duas primeiras semanas após o ataque da Rússia à Ucrânia. O protagonista principal, Egor Lesnoy, é um ativista ambiental, blogger e influenciador de Irkutsk, na Sibéria. O seu maior amor é o Lago Baikal, onde mergulha livremente sob o gelo no Inverno e retira o lixo do fundo do lago e das margens. Até 24 de fevereiro de 2022, estava cheio de esperança num futuro melhor. Nesse dia, a sua vida mudou completamente.
"Wh¥te Sheets", de Zaya

"Wh¥te Sheets", de Zaya

FESTIVAL POLITICA
Apresentação de uma das propostas vencedoras do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas ou criadores, promovido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Uma corpa presente, vive talvez a vida a limpar. Não sabemos.Conta histórias com segredos por debaixo dos lençóis que voam,Mola a mola prende a roupa.Despe de si para ser uma,Queima roupaDeixa ser ela para ser outra.
INDIE LISBOA

INDIE LISBOA

O IndieLisboa Festival Internacional de Cinema mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Todos os anos, exibindo mais de 270 filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome. As secções do festival incluem ainda programas temáticos, que promovem o debate sobre assuntos relevantes, com o objectivo de apresentar uma selecção conceptual e geograficamente diversificada.
SOMETHING YOU SAID LAST NIGHT

SOMETHING YOU SAID LAST NIGHT

INDIE LISBOA
Something You Said Last NightLuis De Filippis, Canadá, Suíça, Ficção, 2022Umas férias em família num resort onde as atividades são pensadas ou para os mais velhos ou para os mais pequenos e Ren no meio dos seus vinte e poucos anos, do seu desejo de ser escritora e de ter acabado de ser despedida a não conseguir entreter-se. Entre guardar segredos, os seus e os da irmã, e aturar uns pais demasiados felizes, mas com uma língua por vezes afiada, esta não é a história habitual sobre uma rapariga trans e a relação com a sua família. 
BOCA DO INFERNO

BOCA DO INFERNO

INDIE LISBOA
BOCA DO INFERNO CURTAS  A Folded OceanBenjamin Brewer, Estados Unidos, Ficção, 2023, 14'Numa relação amorosa a dois a proximidade física e emocional é uma das características fundamentais. Mas e se a proximidade física fosse tal que se fundissem, um no outro? Creuse/MeantimeGuillaume Scaillet, França, Ficção, 2022, 12'Marc foi para o campo, aproveitar o ambiente calmo para tentar descontrair. A sua rotina é precisa e saudável. A sua namorada promete uma visita. Mas o silêncio do campo dá espaço a que se instale uma obsessão com a sua vida regrada e os sons que a preenchem. Honeymoon at Cold HollowNat Rovit, United States, Ficção, 2022, 14'Estamos no inverno, na década de 1970, um casal que acabou de dar o nó prepara-se para passar a lua de mel numa cabine isolada no meio do nada. Um polícia pergunta-lhes se será a melhor das ideias e nós perguntamo-nos se eles nunca leram o The Shining. In The FleshDaphne Gardner, United States, Ficção, 2022, 13'Tracey só queria passar algum tempo na banheira para se entregar aos prazeres do onanismo. Mas nem a banheira, nem o seu corpo, vão corresponder aos planos desejados. PipesJessica Meier, Kilian Feusi, Sujanth Ravichandran, Suíça, Animação, 2022, 4'Às vezes o trabalho leva-nos a lugares inesperados. No caso do canalizador Bob, leva-o a um club gay com um pendor para o fetiche. Nada mau para um dia de trabalho. Claudio's SongAndreas Nilsson, Reino Unido, Ucrânia, Ficção, 2022, 10'Não é fácil ser influencer. Especialmente quando um par de criminosos te rapta e tenta extorquir um pouco de dinheiro. Mas por vezes temos de ceder ao destino e esperar que o nosso nome se mantenha uma chama acesa através do tempo. Digamos que os planos, aqui, se complicam. The DiamondVedran Rupic, Suécia, Ficção, 2022, 14'O Stefan precisa de amigos. E nada como um pouco de herpes labial para mostrar que é uma pessoa sociável. Quando isso não resulta, embarca num plano para arranjar dinheiro, e depois amigos. Ao deparar-se com um diamante ao qual não consegue chegar, vai precisar de ajuda de alguém com capacidades muito específicas. 
PEARL

PEARL

INDIE LISBOA
PearlTi West, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Ficção, 2022Cronologicamente, Pearl posiciona-se como prequela de X (2022) e dá-nos a conhecer a origem da vilania presente nesse primeiro filme. Ti West brilha, enquanto realizador, montador, argumentista e produtor, num género em que a criatividade ultrapassa sempre os parcos meios de produção. Esteticamente bastante diferente de X, Pearl traz-nos uma Mia Goth magistral e um piscar de olhos, tanto cómico quanto violento, a O Feiticeiro de Oz ou Mary Poppins. 
O TRABALHO DIGNO

O TRABALHO DIGNO

INDIE LISBOA
O TRABALHO DIGNO  DECENT WORK The Chimney SwiftFrédéric Schuld, Alemanha, Documentário, Animação, 2020, 5'Crianças pequenas que se tornam limpa-chaminés pela sua estatura privilegiada e que crescem para continuarem um círculo vicioso de cumplicidade com o trabalho infantil. Les Prostituées de Lyon Parlent/The Prostitutes of Lyon SpeakCarole Roussopoulos, França, Documentário, 1975, 46'A profissão mais velha do mundo é talvez das que funciona da forma mais implacável, ou talvez da mais fragilizada. Aqui, remontamos a 1975, para um momento em que as trabalhadoras do sexo de Lyon resolveram dar voz às suas condições, histórias e reivindicações. As Sacrificadas/The Left BehindAurélie Oliveira Pernet, Portugal, Suíça, Ficção, 2022, 21'Otília é um Atlas contemporâneo, condenada a sustentar toda a responsabilidade que lhe é incutida: a visível, os seus compromissos laborais, e a invisível, o seu trabalho doméstico e de cuidadora da mãe. The ShiftLaura Carreira, Reino Unido, Portugal, Ficção, 2020, 9'A princípio nada parece carregar Anna com preocupações ou pesos enquanto faz uma viagem curta, na companhia do cão. Mas o ambiente começa a mudar ao entrar no supermercado. Enquanto vê as prateleiras, os expositores, faz cálculos mentais. Até ao telefonema. 
TRENQUE LAUQUEN

TRENQUE LAUQUEN

INDIE LISBOA
Trenque LauquenLaura Citarella, Argentina, Alemanha, Ficção, 2022, 260'Tudo começa com uma missão em que abarcam dois homens, apaixonados pela mesma mulher: encontrar Laura, que desapareceu de forma misteriosa. Rafael e Ezequiel lançam-se numa busca que tem como pistas velhas cartas de amor, uma espécie floral por classificar e uma série de outras narrativas e mistérios que se emaranham nesta trama.
NOVÍSSIMOS 1

NOVÍSSIMOS 1

INDIE LISBOA
NOVÍSSIMOS 1BRAND NEW 1 Na Minha Vida/In My LifeJosé Lobo Antunes, Portugal, Documentário, 2023, 18'Um filme composto por todos os fios que constroem a pessoa, das imagens aos outros. Land SongInês Ariana Pereira, Portugal, Documentário, Experimental, 2023, 8'Um registo documental de um amor. Litoral/CoastFrancisco Dias, Portugal, Ficção, 2023, 13'Um bloco de prédios em frente ao mar é novamente ameaçado pelas forças da natureza em redor. Dois vizinhos contemplam recomeçar noutro lugar. Perto Ou Longe/Near Or FarBeatriz Brajal, Portugal, Animação, 2022, 2'Um filme poético em que a natureza que envolve um homem isolado se transforma numa metáfora para os seus mais profundos sentimentos. MátriaCatarina Gonçalves, Portugal, Ficção, 2023, 27'Uma homenagem a Natália Correia, poeta e escritora portuguesa cujo nascimento foi há 100 anos, num filme que viaja até à Ilha de São Miguel, nos Açores, onde realidade e ficção se cosem com a sua poesia. Pelo Sim Pelo Não/By My HairLaura Andrade, Portugal, Documentário, 2023, 12'Quatros amigas divertem-se na praia, enquanto partilham histórias que giram em torno de experiências que têm por não se depilarem.    
ASTRAKAN 79

ASTRAKAN 79

INDIE LISBOA
Astrakan 79Catarina Mourão, Portugal, Ficção, 2023, 64'Astracã é a cidade russa, 1979 o ano recordado. Um ano e meio e uma viagem que abarca muitos quilómetros percorridos, de Moscovo ao Mar Cáspio, até ao Azerbaijão. O início da jornada é a busca por um porto seguro. Os pais de Martim, de 15 anos na altura, são militantes do Partido Comunista e veem a União Soviética como ideal a aspirar. Aos 57 anos, Martim recorda a clandestinidade, os estudos e as paixões deixadas para trás e o ideal perdido no tempo.
SQUARING THE CIRCLE (THE STORY OF HIPGNOSIS)

SQUARING THE CIRCLE (THE STORY OF HIPGNOSIS)

INDIE LISBOA
Squaring the Circle (The Story of Hipgnosis)Anton Corbijn, Reino Unido, Documentário, 2022, 101'Anton Corbijn, conhecido, entre outros trabalhos, pelo filme Control, sobre o cantor Ian Curtis de Joy Division, estreia-se no documentário com um mergulho no trabalho do estúdio de design Hipgnosis — composto pelos geniais Storm Thorgerson e Aubrey ""Po"" Powell —, responsável pelas icónicas capas de álbuns (frutos de grandes produções, sem olhar a custos) das bandas preferidas de toda a gente nos anos 1970, como Pink Floyd, Led Zeppelin, Peter Gabriel, entre muitos outros. 
SILVESTRE CURTAS 1

SILVESTRE CURTAS 1

INDIE LISBOA
SILVESTRE CURTAS 1SILVESTRE SHORTS 1 Hardly WorkingTotal Refusal, Áustria, Documentário, Animação, 2022, 21'NPCs são “non playable characters”, as personagens que habitam os videojogos que jogamos. Elas existem para povoar o mundo e para interacções específicas, mas quem são elas quando o olhar do jogador não está por perto? Issues with my other HalfAnna Vasof, Áustria, Animação, Experimental, 2023, 6'A realizadora manipula a imagem digital criando distorções corporais com efeitos ora cómicos ora aterrorizantes. AqueronteManuel Muñoz Rivas, Espanha, Documentário, Experimental, 2023, 26'Um filme que acompanha um grupo de passageiros anónimos na travessia de um rio por meio de um ferry. Entre conversas para passar o tempo e o sono, o tempo esgota-se, ou suspende-se, na viagem. HAPPY DOOMBilly Roisz, Áustria, Experimental, 2023, 4'Uma ode às vertigens, composta por imagens, cores e batidas hipnóticas. No ecrã, uma membrana vibra ritmicamente, numa viagem veloz por um mundo colorido que nos transporta para outra dimensão. RepetitionsMorgan Quaintance, Reino Unido, Documentário, Experimental, 2023, 24'Um filme que trabalha em dois planos. As sequências e sons repetidos embrenham-se numa narrativa telefónica que remete para trabalho físico e industrial.
Cinema de Colo - FAMÍLIAS

Cinema de Colo - FAMÍLIAS

INDIE LISBOA
 CINEMA DE COLOBABY CINEMANão é indicada a participação de bebés com menos de 4 meses de idade e crianças com mais de 2 anos e meio. Sonhar/SomniSonja Rohleder, Alemanha, Animação, 2023, 3'Quando chega a hora de dormir e fechamos os olhos, o que vemos com a nossa imaginação ao entrar no reino dos sonhos? Os Blocos do Porquinho/Our Piggy: BlocksJaromír Plachý, República Checa, Animação, 2022, 2'O nosso porquinho está somente interessado em descobrir quantas construções pode fazer com os seus blocos. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. O Paraíso dos Gatos/Cat Lake CityAntje Heyn, Alemanha, Animação, 2019, 7'Para onde vai um gato de férias se não para o Paraíso dos Gatos? O nosso protagonista felino está de olho numa praia, onde se depara com patinhos curiosos. Salto de Girafa/5 mètres 80Nicolas Deveaux, França, Animação, 2012, 5'Não é possível imaginar um animal mais gracioso a saltar de uma prancha para uma piscina do que uma girafa e as deste filme presenteiam-nos com os mais acrobáticos dos saltos.
Cinema de Colo - FAMÍLIAS

Cinema de Colo - FAMÍLIAS

INDIE LISBOA
 CINEMA DE COLOBABY CINEMANão é indicada a participação de bebés com menos de 4 meses de idade e crianças com mais de 2 anos e meio. Sonhar/SomniSonja Rohleder, Alemanha, Animação, 2023, 3'Quando chega a hora de dormir e fechamos os olhos, o que vemos com a nossa imaginação ao entrar no reino dos sonhos? Os Blocos do Porquinho/Our Piggy: BlocksJaromír Plachý, República Checa, Animação, 2022, 2'O nosso porquinho está somente interessado em descobrir quantas construções pode fazer com os seus blocos. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. O Paraíso dos Gatos/Cat Lake CityAntje Heyn, Alemanha, Animação, 2019, 7'Para onde vai um gato de férias se não para o Paraíso dos Gatos? O nosso protagonista felino está de olho numa praia, onde se depara com patinhos curiosos. Salto de Girafa/5 mètres 80Nicolas Deveaux, França, Animação, 2012, 5'Não é possível imaginar um animal mais gracioso a saltar de uma prancha para uma piscina do que uma girafa e as deste filme presenteiam-nos com os mais acrobáticos dos saltos.
INDIEJÚNIOR CURTAS +6 ANOS

INDIEJÚNIOR CURTAS +6 ANOS

INDIE LISBOA
INDIEJÚNIOR SHORTS +6 YEARS O Caminho do Alfred!/Go Away, Alfred!Arnaud Demuynck, Célia Tisserant, França, Animação, 2023, 11'Alfred fugiu da guerra e do seu país, mas encontrar um novo poiso não se revela tarefa fácil. De recusa em recusa, a situação parece piorar a olhos vistos. Até que alguém lhe oferece um café. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. A Dede Morreu/Dede Is DeadPhilippe Kastner, República Checa, Animação, 2023, 8'Um cão acompanha o seu fiel humano durante longos tempos. Fazem tudo juntos. Até ao dia em que Dede já não está presente. O Último Ovo/The Last Egg!Bertille Rondard, França, Animação, 2021, 7'Um fim de semana tranquilo é o momento perfeito para fazer um bolo. Mas para fazer um bolo é preciso partir alguns ovos e não há ovos nas imediações. Olhando para as galinhas, elas não parecem querer ajudar. Mas Prune vai arranjar um plano. HoobaSem Assink, Países Baixos, Animação, 2022, 2'Estamos num mundo bastante longínquo dos dias de hoje, 3000 anos A.C. Um grupo de habitantes de uma zona árida tenta perceber como conseguir lutar contra os elementos da natureza. Ou contra a fome. Ou contra a sua própria tolice. Jogo Cruzado/Criss CrossNina Rybárová, Tomáš Rybár, Eslováquia, República Checa, Animação, 2023, 8'Uma cabra bebé que só queria ter um amigo. Começa por ajudar um passarinho e divertem-se juntos, até que a cabrita volta a ficar sozinha. Entra em cena uma raposinha e é aí que será provado o verdadeiro significado de amizade. Sons/PhonosGabriela Badillo, México, Animação, 2021, 9'Cloe e o avô colecionam sons. Quando ele morre, ela terá de lidar com a sua ausência e a perda da partilha de algo precioso.  
MAL VIVER | VIVER MAL

MAL VIVER | VIVER MAL

INDIE LISBOA
Mal Viver | Viver Mal/Bad Living | Living BadJoão Canijo, Portugal, França, Ficção, 2023, 252'Um díptico de João Canijo que passou pelo mais recente Festival de Berlim: Mal Viver na competição principal, tendo recebido o Urso de Prata, e Viver Mal na secção Encounters. Canijo, que sempre filmou material difícil, explora o que acontece em relações entre mães e filhas onde falta amor. Nesta dupla perspetiva, um filme em duas partes, a âncora é um hotel. Onde Mal Viver se foca nos proprietários, Viver Mal centra-se nos hóspedes. 
SILVESTRE CURTAS 2

SILVESTRE CURTAS 2

INDIE LISBOA
45th ParallelLawrence Abu Hamdan, Reino Unido, Documentário, 2022, 15'Uma biblioteca que habita dois lados de uma fronteira, enquanto espaço que alberga histórias tão próximas quanto distantes e que se torna um ponto de encontro, de modo fulcral. Uma reflexão sobre a (im)permeabilidade das fronteiras. Camino de Lava/Roads of LavaGretel Marín, Cuba, Documentário, 2022, 28'Afibola é uma afrofeminista e activista queer cubana, mas o seu filho, Olorun, tem de desaprender diariamente a maior parte do que lhe é dado na escola. Afibola e a sua comunidade tentam ensinar Olorun a crescer enquanto pessoa negra livre, apesar dos obstáculos à sua volta. Ode to LonelinessRawane Nassif, Líbano, Catar, Canadá, Documentário, Experimental, 2022, 17'Um filme que explora a solidão, o isolamento e o que estar sozinho nos ensina sobre nós próprios. Entre a rotina interior e a promessa de atividade do exterior, tudo se desfoca e mescla neste casulo que é também uma janela. House of the Wickedest Man in the WorldJan Ijäs, Finlândia, Documentário, Experimental, 2023, 25'A Abadia de Thelema, na Sicília, foi uma pequena casa usada, nos anos 1920, para rituais mágicos por Aleister Crowley, o famoso ocultista com ligação a Fernando Pessoa, e os seus seguidores. Anos mais tarde, o realizador experimental Kenneth Anger e o sexólogo Alfred Kinsey visitam o local.
SILVESTRE CURTAS 3

SILVESTRE CURTAS 3

INDIE LISBOA
SILVESTRE SHORTS 3 A History Of The World According To Getty ImagesRichard Misek, Noruega, Reino Unido, Documentário, 2022, 18'Um documentário sobre imagens de arquivo e quem as controla, usa e lucra com elas. O filme começa pela história do mundo através de imagens controladas pela empresa Getty Images mas está interessado é no controlo que esta exerce sobre a História, o seu arquivo e a sua acessibilidade. ThreadAbigail Smith, United States, Animação, Experimental, 2022, 2'A máquina de costura em diálogo com o projector de cinema, em que as linhas desenhadas e os sons se misturam para uma pequena homenagem cinematográfica. Prelude Op. 28 No. 2Jenni Toikka, Finlândia, Ficção, Experimental, 2022, 8'Um único plano de duas interpretações em diálogo uma com a outra, por duas pessoas, da mesma composição, o Prelúdio Op. 28 N.º 2 de Chopin, numa referência a uma mítica cena no filme Sonata de Outono (1978), de Ingmar Bergman. ""Years ago, I was working on a movie...""Marion Naccache, França, Documentário, 2022, 45'Estamos sozinhos num carro com a realizadora e Tom Jarmusch, irmão de Jim, que nos vai contando histórias — sobre os anos 1990, sobre a cidade, sobre cinema — à medida que conduzimos por Nova Iorque.
RODEO

RODEO

INDIE LISBOA
RodeoLola Quivoron, França, Ficção, 2022, 106'Os novos cavalos são as motas e os novos rodeos são as corridas e acrobacias de motocross não propriamente legais. Neste filme, Julie Ledru é Julia, uma rapariga de carapaça dura e sem medo, marcada pela sua paixão por motas, a sua velocidade e a sensação de liberdade que proporcionam. Mas o mundo extremamente masculino dos subúrbios de Paris que Julia quer habitar exige provas cada vez mais arriscadas e o seu lugar nesta comunidade não é fácil de assegurar. 
SOBRE LAS NUBES

SOBRE LAS NUBES

INDIE LISBOA
Sobre las nubes/About the CloudsMaría Aparicio, Argentina, Ficção, 2022, 143'Um filme com quatro histórias centrais que retratam uma classe média e a sua relação com o trabalho, seja pela sua precariedade, pela instabilidade, pelo peso da rotina ou pelas ilusões ainda acalentadas. Uma fábula urbana onde um cozinheiro, um técnico no desemprego, uma enfermeira num hospital público e uma livreira não se cruzam senão através do olhar a preto e branco da câmara, entre a chuva dos dias. 
Cinema de Colo - FAMÍLIAS

Cinema de Colo - FAMÍLIAS

INDIE LISBOA
 CINEMA DE COLOBABY CINEMANão é indicada a participação de bebés com menos de 4 meses de idade e crianças com mais de 2 anos e meio. Sonhar/SomniSonja Rohleder, Alemanha, Animação, 2023, 3'Quando chega a hora de dormir e fechamos os olhos, o que vemos com a nossa imaginação ao entrar no reino dos sonhos? Os Blocos do Porquinho/Our Piggy: BlocksJaromír Plachý, República Checa, Animação, 2022, 2'O nosso porquinho está somente interessado em descobrir quantas construções pode fazer com os seus blocos. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. O Paraíso dos Gatos/Cat Lake CityAntje Heyn, Alemanha, Animação, 2019, 7'Para onde vai um gato de férias se não para o Paraíso dos Gatos? O nosso protagonista felino está de olho numa praia, onde se depara com patinhos curiosos. Salto de Girafa/5 mètres 80Nicolas Deveaux, França, Animação, 2012, 5'Não é possível imaginar um animal mais gracioso a saltar de uma prancha para uma piscina do que uma girafa e as deste filme presenteiam-nos com os mais acrobáticos dos saltos.
Cinema de Colo - FAMÍLIAS

Cinema de Colo - FAMÍLIAS

INDIE LISBOA
 CINEMA DE COLOBABY CINEMANão é indicada a participação de bebés com menos de 4 meses de idade e crianças com mais de 2 anos e meio. Sonhar/SomniSonja Rohleder, Alemanha, Animação, 2023, 3'Quando chega a hora de dormir e fechamos os olhos, o que vemos com a nossa imaginação ao entrar no reino dos sonhos? Os Blocos do Porquinho/Our Piggy: BlocksJaromír Plachý, República Checa, Animação, 2022, 2'O nosso porquinho está somente interessado em descobrir quantas construções pode fazer com os seus blocos. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. O Paraíso dos Gatos/Cat Lake CityAntje Heyn, Alemanha, Animação, 2019, 7'Para onde vai um gato de férias se não para o Paraíso dos Gatos? O nosso protagonista felino está de olho numa praia, onde se depara com patinhos curiosos. Salto de Girafa/5 mètres 80Nicolas Deveaux, França, Animação, 2012, 5'Não é possível imaginar um animal mais gracioso a saltar de uma prancha para uma piscina do que uma girafa e as deste filme presenteiam-nos com os mais acrobáticos dos saltos.
Cinema de Colo - FAMÍLIAS

Cinema de Colo - FAMÍLIAS

INDIE LISBOA
 CINEMA DE COLOBABY CINEMANão é indicada a participação de bebés com menos de 4 meses de idade e crianças com mais de 2 anos e meio. Sonhar/SomniSonja Rohleder, Alemanha, Animação, 2023, 3'Quando chega a hora de dormir e fechamos os olhos, o que vemos com a nossa imaginação ao entrar no reino dos sonhos? Os Blocos do Porquinho/Our Piggy: BlocksJaromír Plachý, República Checa, Animação, 2022, 2'O nosso porquinho está somente interessado em descobrir quantas construções pode fazer com os seus blocos. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. O Paraíso dos Gatos/Cat Lake CityAntje Heyn, Alemanha, Animação, 2019, 7'Para onde vai um gato de férias se não para o Paraíso dos Gatos? O nosso protagonista felino está de olho numa praia, onde se depara com patinhos curiosos. Salto de Girafa/5 mètres 80Nicolas Deveaux, França, Animação, 2012, 5'Não é possível imaginar um animal mais gracioso a saltar de uma prancha para uma piscina do que uma girafa e as deste filme presenteiam-nos com os mais acrobáticos dos saltos.
Cinema de Colo - FAMÍLIAS

Cinema de Colo - FAMÍLIAS

INDIE LISBOA
 CINEMA DE COLOBABY CINEMANão é indicada a participação de bebés com menos de 4 meses de idade e crianças com mais de 2 anos e meio. Sonhar/SomniSonja Rohleder, Alemanha, Animação, 2023, 3'Quando chega a hora de dormir e fechamos os olhos, o que vemos com a nossa imaginação ao entrar no reino dos sonhos? Os Blocos do Porquinho/Our Piggy: BlocksJaromír Plachý, República Checa, Animação, 2022, 2'O nosso porquinho está somente interessado em descobrir quantas construções pode fazer com os seus blocos. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. O Paraíso dos Gatos/Cat Lake CityAntje Heyn, Alemanha, Animação, 2019, 7'Para onde vai um gato de férias se não para o Paraíso dos Gatos? O nosso protagonista felino está de olho numa praia, onde se depara com patinhos curiosos. Salto de Girafa/5 mètres 80Nicolas Deveaux, França, Animação, 2012, 5'Não é possível imaginar um animal mais gracioso a saltar de uma prancha para uma piscina do que uma girafa e as deste filme presenteiam-nos com os mais acrobáticos dos saltos.
INDIEJÚNIOR CURTAS +10 ANOS

INDIEJÚNIOR CURTAS +10 ANOS

INDIE LISBOA
INDIEJÚNIOR SHORTS +10 YEARS O Nascimento do Oásis/Birth of the oasesMarion Jamault, França, Animação, 2022, 9'Os opostos às vezes complementam-se e é esse o caso destes amigos improváveis: uma serpente e um camelo, cujo sangue ferve a temperaturas bem diferentes. AikiddoAnnabel Verbeke, Bélgica, Documentário, 2022, 16'Uma celebração, com música e dança, da infância depois de um período de confinamento. Aiko tem dez anos e precisa de novas experiências para continuar o seu vlog. Na sua busca pela cidade, encontra crianças com o desejo de se expressar através do ritmo. No Quarto de Cima/In The Upper RoomAlexander Gratzer, Áustria, Hungria, Animação, 2022, 8'Uma toupeirinha jovem visita o seu avô, que já não vê assim tão bem, a cada temporada. Mas talvez veja mais do que parece e, entre os dois, desenvolve-se uma bonita relação. MagmaLuca Meisters, Países Baixos, Ficção, 2023, 15'Esra tem nove anos e aos nove anos queremos estabilidade. Mas nada está como é normal. Mudou para uma nova casa, para uma nova escola e o pai, com uma súbita incapacidade, já não é quem era. A dificuldade em lidar com todas as mudanças é sufocante e a única solução é entrar em erupção. O Lobo e o Cão/The Wolf and the DogHéloïse Le Bail, França, Animação, 2022, 3'Um cão e um lobo vão ter de descobrir o que os faz mais felizes, se com uma liberdade mas menos abundância ou se uma vida regrada, com mais luxos. 
Cinema de Colo - FAMÍLIAS

Cinema de Colo - FAMÍLIAS

INDIE LISBOA
 CINEMA DE COLOBABY CINEMANão é indicada a participação de bebés com menos de 4 meses de idade e crianças com mais de 2 anos e meio. Sonhar/SomniSonja Rohleder, Alemanha, Animação, 2023, 3'Quando chega a hora de dormir e fechamos os olhos, o que vemos com a nossa imaginação ao entrar no reino dos sonhos? Os Blocos do Porquinho/Our Piggy: BlocksJaromír Plachý, República Checa, Animação, 2022, 2'O nosso porquinho está somente interessado em descobrir quantas construções pode fazer com os seus blocos. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. O Paraíso dos Gatos/Cat Lake CityAntje Heyn, Alemanha, Animação, 2019, 7'Para onde vai um gato de férias se não para o Paraíso dos Gatos? O nosso protagonista felino está de olho numa praia, onde se depara com patinhos curiosos. Salto de Girafa/5 mètres 80Nicolas Deveaux, França, Animação, 2012, 5'Não é possível imaginar um animal mais gracioso a saltar de uma prancha para uma piscina do que uma girafa e as deste filme presenteiam-nos com os mais acrobáticos dos saltos.
Cinema de Colo - FAMÍLIAS

Cinema de Colo - FAMÍLIAS

INDIE LISBOA
 CINEMA DE COLOBABY CINEMANão é indicada a participação de bebés com menos de 4 meses de idade e crianças com mais de 2 anos e meio. Sonhar/SomniSonja Rohleder, Alemanha, Animação, 2023, 3'Quando chega a hora de dormir e fechamos os olhos, o que vemos com a nossa imaginação ao entrar no reino dos sonhos? Os Blocos do Porquinho/Our Piggy: BlocksJaromír Plachý, República Checa, Animação, 2022, 2'O nosso porquinho está somente interessado em descobrir quantas construções pode fazer com os seus blocos. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. O Paraíso dos Gatos/Cat Lake CityAntje Heyn, Alemanha, Animação, 2019, 7'Para onde vai um gato de férias se não para o Paraíso dos Gatos? O nosso protagonista felino está de olho numa praia, onde se depara com patinhos curiosos. Salto de Girafa/5 mètres 80Nicolas Deveaux, França, Animação, 2012, 5'Não é possível imaginar um animal mais gracioso a saltar de uma prancha para uma piscina do que uma girafa e as deste filme presenteiam-nos com os mais acrobáticos dos saltos.
PRIMEIRA OBRA

PRIMEIRA OBRA

INDIE LISBOA
Primeira Obra/Rui Simões, Portugal, Documentário, 2023, 109'A ficção nunca está muito longe da realidade. Um jovem luso-descendente decide fazer um doutoramento sobre o documentário O Bom Povo Português, uma obra de 1981, realizada também por Rui Simões. Assim se abre a porta para um paralelo entre a realidade do filme que vemos e a do PREC, o momento do documentário estudado e o mundo contemporâneo, com o jovem Michel entre os dois.
Cinema de Colo - FAMÍLIAS

Cinema de Colo - FAMÍLIAS

INDIE LISBOA
 CINEMA DE COLOBABY CINEMANão é indicada a participação de bebés com menos de 4 meses de idade e crianças com mais de 2 anos e meio. Sonhar/SomniSonja Rohleder, Alemanha, Animação, 2023, 3'Quando chega a hora de dormir e fechamos os olhos, o que vemos com a nossa imaginação ao entrar no reino dos sonhos? Os Blocos do Porquinho/Our Piggy: BlocksJaromír Plachý, República Checa, Animação, 2022, 2'O nosso porquinho está somente interessado em descobrir quantas construções pode fazer com os seus blocos. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. O Paraíso dos Gatos/Cat Lake CityAntje Heyn, Alemanha, Animação, 2019, 7'Para onde vai um gato de férias se não para o Paraíso dos Gatos? O nosso protagonista felino está de olho numa praia, onde se depara com patinhos curiosos. Salto de Girafa/5 mètres 80Nicolas Deveaux, França, Animação, 2012, 5'Não é possível imaginar um animal mais gracioso a saltar de uma prancha para uma piscina do que uma girafa e as deste filme presenteiam-nos com os mais acrobáticos dos saltos.
INDIEJÚNIOR CURTAS +6 ANOS

INDIEJÚNIOR CURTAS +6 ANOS

INDIE LISBOA
INDIEJÚNIOR SHORTS +6 YEARS O Caminho do Alfred!/Go Away, Alfred!Arnaud Demuynck, Célia Tisserant, França, Animação, 2023, 11'Alfred fugiu da guerra e do seu país, mas encontrar um novo poiso não se revela tarefa fácil. De recusa em recusa, a situação parece piorar a olhos vistos. Até que alguém lhe oferece um café. Passeio Noturno/Night RideYu-Hsin Chen, Taiwan, Animação, 2022, 5'Uma animação sem diálogos onde uma viagem de mota é desenhada passo a passo e onde, à noite, todas as luzes brilham mais fortes. A Dede Morreu/Dede Is DeadPhilippe Kastner, República Checa, Animação, 2023, 8'Um cão acompanha o seu fiel humano durante longos tempos. Fazem tudo juntos. Até ao dia em que Dede já não está presente. O Último Ovo/The Last Egg!Bertille Rondard, França, Animação, 2021, 7'Um fim de semana tranquilo é o momento perfeito para fazer um bolo. Mas para fazer um bolo é preciso partir alguns ovos e não há ovos nas imediações. Olhando para as galinhas, elas não parecem querer ajudar. Mas Prune vai arranjar um plano. HoobaSem Assink, Países Baixos, Animação, 2022, 2'Estamos num mundo bastante longínquo dos dias de hoje, 3000 anos A.C. Um grupo de habitantes de uma zona árida tenta perceber como conseguir lutar contra os elementos da natureza. Ou contra a fome. Ou contra a sua própria tolice. Jogo Cruzado/Criss CrossNina Rybárová, Tomáš Rybár, Eslováquia, República Checa, Animação, 2023, 8'Uma cabra bebé que só queria ter um amigo. Começa por ajudar um passarinho e divertem-se juntos, até que a cabrita volta a ficar sozinha. Entra em cena uma raposinha e é aí que será provado o verdadeiro significado de amizade. Sons/PhonosGabriela Badillo, México, Animação, 2021, 9'Cloe e o avô colecionam sons. Quando ele morre, ela terá de lidar com a sua ausência e a perda da partilha de algo precioso. 
LITTLE RICHARD: I AM EVERYTHING

LITTLE RICHARD: I AM EVERYTHING

INDIE LISBOA
Little Richard: I Am EverythingLisa Cortes, Estados Unidos, Documentário, 2023, 98'Little Richard é tudo, e talvez isso tenham sido coisas a mais que nunca conseguiu conciliar totalmente. Este documentário revisita a vida de um homem que foi definida pelas músicas que criou e que mudaram o rock’n’roll americano. Mas também por uma luta interna, ao longo da sua vida, entre uma vontade irrepreensível de se expressar, sem se definir pela sua sexualidade ou pela cor da pele, e a sua religião.  
SILVESTRE CURTAS 4

SILVESTRE CURTAS 4

INDIE LISBOA
SILVESTRE SHORTS 4 Il faut regarder le feu ou brûler dedans/Watch the Fire or Burn InsideCaroline Poggi, Jonathan Vinel, França, Ficção, 2022, 18'Entre a devastação de fogos florestais e exaltação de uma mulher perante o fogo, o elemento é posto em cena como forma de rebelião e purificação. Reflexão e êxtase ardem na mesma fogueira. Tiger Stabs TigerJie Shen, China, Animação, 2022, 22'Uma animação surreal e vagarosa, com figuras adultas e infantis, feita de colisões, toques e rasgões. Entrance Woundscalum walter, United States, Experimental, 2023, 18'Quando a causa do trauma só pode ser vencida através de uma excruciante e exaustiva investigação. Calum Walter realiza um trabalho penetrante sobre imagens e balas, especialmente contundente pelo contexto de um país com um fascínio mórbido com armas de fogo. IncidentBill Morrison, Estados Unidos, Documentário, 2023, 30'Um tiroteio que envolve a polícia e um homem com direito à posse da sua arma, em Chicago (EUA), em 2018, resulta em conflitos na comunidade. O filme constrói-se através das imagens de vigilância da polícia e de segurança da rua, compondo os ângulos do acontecimento.  
NOVÍSSIMOS 3

NOVÍSSIMOS 3

INDIE LISBOA
BRAND NEW 3 Tio KevinKayla Fragman, Canadá, Documentário, 2022, 18'Um filme sobre o luto e como é regressar a um sítio de partilha familiar quando morreu um dos membros da família. Nervo Morto /Dead NerveMargarida Fonseca, Portugal, Documentário, Experimental, 2023, 10'Um mundo feito de sons, outro feito de silêncios. Luísa no meio, entre as duas experiências, a tentar encontrar o balanço. E nós a ouvir o mundo pelos ouvidos dela. Hannah, Anna, AnaAna Teresa, Bruno Alves, Portugal, Ficção, 2023, 10'Uma exploração poética de três gerações de mulheres ora próximas, ora distantes, mas sempre ligadas. A Minha Raiva é Undergound/My Rage is UndergroundFrancisca Antunes, Portugal, Documentário, 2023, 13'Uma narrativa contada na primeira pessoa em que o espaço e o som trabalham na reconstrução de uma ligação com o corpo que se perdeu. Salto/JumpMariana Nunes, Portugal, Ficção, 2023, 11'Faz parte de crescer uma certa vontade de testar os limites e é isso mesmo que Duarte faz, numa das várias noites em que a mãe vai trabalhar. Claro que nem tudo corre como ele planeou. RubabMarta Vaz, Portugal, Documentário, 2023, 18'Um filme que se propõe mostrar uma fatia da vida de alunos da única escola de música de Cabul (Afeganistão), que se refugiaram em Lisboa, depois da proibição de tocar e ouvir música levada a cabo pelo regime Talibã. Cem estudantes foram, assim, recebidos no Conservatório Nacional. 
SILVESTRE CURTAS 5

SILVESTRE CURTAS 5

INDIE LISBOA
SILVESTRE SHORTS 5 OutletsDuncan Cowles, Reino Unido, Ficção, Documentário, 2022, 19'Duncan Cowles usa o cinema e o processo artístico para criar uma comovente ode à sua avó e à expressão do seu luto, com sentido de humor e perspicácia. FawleyAdam Gutch, Chu-Li Shewring, Reino Unido, Ficção, Documentário, Experimental, 2022, 26'Uma estrutura gigante no meio de uma comunidade. Uma chaminé de arquitectura brutalista que domina uma paisagem britânica e que aguarda a sua demolição. As histórias que se podem contar das suas décadas de existência pelos olhos de quem se habituou a ela. Alegrías riojanasVelasco Broca, Espanha, Ficção, Experimental, 2022, 28'Uma viagem surreal que começa com uma confissão de um oftalmologista e um padre que, saindo da sua igreja, é atropelado por um carro. Depois, há um purgatório medieval, criaturas grotescas e outras bizarrias. The Fruit TreeIsabelle Tollenaere, Bélgica, Documentário, Experimental, 2022, 15'A procura de uma nova casa para habitar desperta memórias de infância que se misturam com o deserto da paisagem.