Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Abril 2023
Dia
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
30
 
 
 
 
 
 
Afim de Filmes 2023

Afim de Filmes 2023

Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.
INDIE LISBOA

INDIE LISBOA

O IndieLisboa Festival Internacional de Cinema mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Todos os anos, exibindo mais de 270 filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome. As secções do festival incluem ainda programas temáticos, que promovem o debate sobre assuntos relevantes, com o objectivo de apresentar uma selecção conceptual e geograficamente diversificada.
SOMETHING YOU SAID LAST NIGHT

SOMETHING YOU SAID LAST NIGHT

INDIE LISBOA
Something You Said Last NightLuis De Filippis, Canadá, Suíça, Ficção, 2022Umas férias em família num resort onde as atividades são pensadas ou para os mais velhos ou para os mais pequenos e Ren no meio dos seus vinte e poucos anos, do seu desejo de ser escritora e de ter acabado de ser despedida a não conseguir entreter-se. Entre guardar segredos, os seus e os da irmã, e aturar uns pais demasiados felizes, mas com uma língua por vezes afiada, esta não é a história habitual sobre uma rapariga trans e a relação com a sua família. 
BOCA DO INFERNO

BOCA DO INFERNO

INDIE LISBOA
BOCA DO INFERNO CURTAS  A Folded OceanBenjamin Brewer, Estados Unidos, Ficção, 2023, 14'Numa relação amorosa a dois a proximidade física e emocional é uma das características fundamentais. Mas e se a proximidade física fosse tal que se fundissem, um no outro? Creuse/MeantimeGuillaume Scaillet, França, Ficção, 2022, 12'Marc foi para o campo, aproveitar o ambiente calmo para tentar descontrair. A sua rotina é precisa e saudável. A sua namorada promete uma visita. Mas o silêncio do campo dá espaço a que se instale uma obsessão com a sua vida regrada e os sons que a preenchem. Honeymoon at Cold HollowNat Rovit, United States, Ficção, 2022, 14'Estamos no inverno, na década de 1970, um casal que acabou de dar o nó prepara-se para passar a lua de mel numa cabine isolada no meio do nada. Um polícia pergunta-lhes se será a melhor das ideias e nós perguntamo-nos se eles nunca leram o The Shining. In The FleshDaphne Gardner, United States, Ficção, 2022, 13'Tracey só queria passar algum tempo na banheira para se entregar aos prazeres do onanismo. Mas nem a banheira, nem o seu corpo, vão corresponder aos planos desejados. PipesJessica Meier, Kilian Feusi, Sujanth Ravichandran, Suíça, Animação, 2022, 4'Às vezes o trabalho leva-nos a lugares inesperados. No caso do canalizador Bob, leva-o a um club gay com um pendor para o fetiche. Nada mau para um dia de trabalho. Claudio's SongAndreas Nilsson, Reino Unido, Ucrânia, Ficção, 2022, 10'Não é fácil ser influencer. Especialmente quando um par de criminosos te rapta e tenta extorquir um pouco de dinheiro. Mas por vezes temos de ceder ao destino e esperar que o nosso nome se mantenha uma chama acesa através do tempo. Digamos que os planos, aqui, se complicam. The DiamondVedran Rupic, Suécia, Ficção, 2022, 14'O Stefan precisa de amigos. E nada como um pouco de herpes labial para mostrar que é uma pessoa sociável. Quando isso não resulta, embarca num plano para arranjar dinheiro, e depois amigos. Ao deparar-se com um diamante ao qual não consegue chegar, vai precisar de ajuda de alguém com capacidades muito específicas. 
PEARL

PEARL

INDIE LISBOA
PearlTi West, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Ficção, 2022Cronologicamente, Pearl posiciona-se como prequela de X (2022) e dá-nos a conhecer a origem da vilania presente nesse primeiro filme. Ti West brilha, enquanto realizador, montador, argumentista e produtor, num género em que a criatividade ultrapassa sempre os parcos meios de produção. Esteticamente bastante diferente de X, Pearl traz-nos uma Mia Goth magistral e um piscar de olhos, tanto cómico quanto violento, a O Feiticeiro de Oz ou Mary Poppins. 
O TRABALHO DIGNO

O TRABALHO DIGNO

INDIE LISBOA
O TRABALHO DIGNO  DECENT WORK The Chimney SwiftFrédéric Schuld, Alemanha, Documentário, Animação, 2020, 5'Crianças pequenas que se tornam limpa-chaminés pela sua estatura privilegiada e que crescem para continuarem um círculo vicioso de cumplicidade com o trabalho infantil. Les Prostituées de Lyon Parlent/The Prostitutes of Lyon SpeakCarole Roussopoulos, França, Documentário, 1975, 46'A profissão mais velha do mundo é talvez das que funciona da forma mais implacável, ou talvez da mais fragilizada. Aqui, remontamos a 1975, para um momento em que as trabalhadoras do sexo de Lyon resolveram dar voz às suas condições, histórias e reivindicações. As Sacrificadas/The Left BehindAurélie Oliveira Pernet, Portugal, Suíça, Ficção, 2022, 21'Otília é um Atlas contemporâneo, condenada a sustentar toda a responsabilidade que lhe é incutida: a visível, os seus compromissos laborais, e a invisível, o seu trabalho doméstico e de cuidadora da mãe. The ShiftLaura Carreira, Reino Unido, Portugal, Ficção, 2020, 9'A princípio nada parece carregar Anna com preocupações ou pesos enquanto faz uma viagem curta, na companhia do cão. Mas o ambiente começa a mudar ao entrar no supermercado. Enquanto vê as prateleiras, os expositores, faz cálculos mentais. Até ao telefonema.