Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

Festival MENTAL
Festival MENTAL
Festival Mental® regressa a Lisboa para a 8ª edição
Com o objetivo de promover o debate e a consciencialização sobre o tema, o Mental® oferece uma programação diversificada que inclui uma Mostra Internacional de curtas-metragens, cinema, debates, M-Talks, literatura, Workshop de dança, e atividades para jovens e menos jovens em sala e ao ar livre.
Qui 16/Mai a Dom 19/Mai
Horários diversos
Informação de preços:
Pack M-Cinema: 15,00 euros
Pack M-Talk + Filme: 20,00 euros
Diário M-Cinema – Mostra Internacional de Curtas: 6,00 euros
Diário M-Talk + Filme Temático: 8,00 euros
Mental Jovem – M-Cinema: 2,00 euros
Mental Jovem – Teatro UR.GENTE.MENTE: 2,00 euros
Mental Sénior -Cinema e M-Senior SPA Cognitivo: 2,00 euros
Debate Gerador: 2,00 euros
Concerto The Ziguais: 2,00 euros
M-Debate “Ghosting: entrada livre, mediante lotação da sala; levantamento de bilhete no próprio dia, na bilheteira
 
 
*Descontos de 10%: Espectadores com idade igual ou superior a 65 anos; espectadores com idade igual ou inferior a 25 anos; estudantes e desempregados (mediante documento comprovativo)
Programa
Mental Jovem | M-Cinema Jovem

Mental Jovem | M-Cinema Jovem

Festival MENTAL
M-Cinema Jovem + sessão Q&A com:Maria João Barros (psicóloga clínica e júri do Festival Mental)Francisco Costa (júri e curador do Festival Mental)PROGRAMA DE CURTAS:From the Dark (A Partir do Escuro)Laura, uma adolescente bastante tímida e introvertida de treze anos, embarca numa jornada sombria para se libertar do seu pior inimigo: ela mesma.Little T (t Pequeno)Alexis, recém-formada, no dia de maior stress da sua vida: a entrevista para o emprego dos seus sonhos. Ela está munida de currículo, portfólio de design e dois companheiros de confiança: o seu ‘crítico interior’ e a sua ‘criança interior’. Uma jornada pelas origens da comida reconfortante enquanto Alexis descobre novas profundezas dentro de si mesma, e encontra coragem para ser a sua própria defensora. Será isso suficiente para Alexis conseguir o emprego dos seus sonhos?Reflection (Reflexão)Depois de experiências traumáticas na ginástica de competição terem desencadeado uma espiral descendente de uma década, Tori Wood busca reconciliar e construir a partir do seu passado, ao longo da temporada de 2023 de corridas de mountain bike.I’m Fine (Estou bem)“I’m Fine” é uma história muito pessoal sobre como lidar com a depressão, a ansiedade e a interminável jornada de cura, sobre as lutas diárias para se manter à tona, para alcançar a estabilidade. Através de uma série de metáforas visuais, o filme pretende explicar sintomas de depressão e ansiedade a pessoas que nunca experimentaram tais problemas.Skarvor (Fragmentos)Após a tentativa de suicídio do pai, os irmãos Maja e Maximilian reúnem-se para limpar a casa do pai antes de ele receber alta do hospital.Manchmal Will ich schreien (Às Vezes, Queria Gritar)Até à morte da mãe, os irmãos Luke (20) e Maggie (13) eram inseparáveis. Mas como nenhum deles sabe como lidar com a dor, a distância entre eles aumenta cada vez mais – até que depois se encontram num lugar especial.Compulsion (Compulsivo)Uma mulher que sofre de Transtorno de Comportamento Repetitivo Focado no Corpo tenta passar o dia, assombrada por sua própria autoimagem.No Offense (Não quero Ofender)“Seja confiante. Não tenha medo de defender as suas crenças e de conversar com os seus pais. Muitos agressores o deixarão em paz se perceberem que não está nas mãos deles e que não tem medo.”Abril se fue en Noviembre (Foi em Novembro).Um dia, April, uma adolescente de 14 anos, suicida-se sem motivo aparente. Este incidente confunde familiares e amigos. Anos depois, Mara continua a tentar superar a morte da amiga. Ela quer seguir em frente com a sua vida, mas será que conseguirá fazer isso sem trair a memória de Abril?
M-CINEMA – Mostra Internacional de Curtas e Longas-metragens

M-CINEMA – Mostra Internacional de Curtas e Longas-metragens

Festival MENTAL
Mostra de Curtas e Longas-MetragensTriageTriagemPara Gemma e James, uma simples viagem de carro até o veterinário transforma-se numa crise total, expondo duras verdades sob a superfície da sua relação. Passado nos primeiros dias da pandemia, TRIAGEé uma panela de pressão claustrofóbica e uma exploração da ideia de quem amamos realmente quando os nossos mundos desmoronam.Automobilių stovėjimo aikštelėLugar Para EstacionarMartyna e Kamilė são jovens de vinte e poucos anos. Costumavam ser melhores amigas durante os estudos mas, há cerca de meio ano, Martyna decidiu desaparecer da vida de Kamilė. Um dia cruzam-se no parque deestacionamento de centro comercial e Kamilė quer descobrir os motivos do desaparecimento de Martyna.“Parking Lot” examina o tema da “higiene emocional” através da perspectiva da amizade feminina contemporânea.Floored(N)O ChãoNa tenda médica de uma rave techno, um vínculo incomum é estabelecido entre um raver e o comissário que cuida dele.Staudamm (Dam)BarragemLou sofre de um transtorno de personalidade ansiosa e esquiva.Ela usa a câmara para capturar o mundo ao seu redor, mas no qual se sente completamente invisível. Medos profundos e dúvidas acompanham-na todos os dias. Perto de outras pessoas, ela mal consegue emitir um som.Calma, tímida, reservada. Ela odeia ser assim. Para se libertar, Lou precisa terminar a relação próxima com sua amiga Mina e defender-se.Hippocampus  (VENCEDOR 2024 EX-AEQUO)HipocampoO encontro fortuito de três mulheres que acabaram de perder o companheiro marcará um antes e um depois nas suas vidas. Elas não se conhecem e nem podem acreditar no que está para acontecer. Na imensidãode uma sala de espera vazia de um hospital, só resta uma coisa a fazer: aceitar a vida
M-CINEMA – Mostra Internacional de Curtas e Longas-metragens 2

M-CINEMA – Mostra Internacional de Curtas e Longas-metragens 2

Festival MENTAL
Mostra de Curtas e Longas-MetragensWaterbeingUm Ser de ÁguaWaterbeing, é um filme de animação contado simplesmente através de música e imagem em movimento. O foco é a história de uma jovem que luta para permanecer no seu caminho. Num mundo que parece afundar, conseguirá ela flutuar?The Song in my BodyA Música No Meu CorpoQuando estudantes e jovens viram os seus mundos desabar durante a pandemia, isso levou a uma crise de saúde mental na nossa geração mais jovem. Uma escola de dança na costa sul da Inglaterra quis falar abertamente e quebrar o estigma da saúde mental para além da pandemia.Ao observarmos os três jovens bailarinos conversando abertamente sobre saúde mental, aprendemos sobre suas experiências e como eles usam a dança como ferramenta de apoio durante momentos difíceis.FallenCairApós um acidente, um homem é forçado a viver com limitações. A sua vida quotidiana é caracterizada por isolamento e reabilitação extenuante. Uma reflexão sobre o processo de cair e de nos erguermos.Looking UpAo Olhar Para CimaA história de três indivíduos cujas vidas se cruzam por meio de um amor comum pela observação de pássaros. Cada personagem fala sobre suas batalhas pessoais com a saúde mental, navegando nas águas turbulentas do esgotamento, da depressão, da ansiedade e do trauma.‘Looking Up’ é uma exploração prática das lutas pessoais, da resiliência e da cura inesperada que pode advir de um par de binóculos e um pouco de ar fresco.Instruções Para ChorarUm fotojornalista socioambiental brasileiro chora ao falar com seu psicanalista ao telefone. O seu amigo, advogado A’wue-Xavante, combate incêndios e doenças na sua terra indígena. E algo poderia ser dito sobre o psicanalista. Esta ficção-científica explora o esgotamento das relações comunitárias – família, amizades – no contexto da precarização do trabalho, e especula como poderá ser o futuro irónico dos cuidados de saúde mental sob o neoliberalismo.Fred the Super ComputerFred, o Super ComputadorFred the Super Computer é sobre um homem que faz amizade com um computador que quer assumir o controlo de toda a sua vida. O filme explora, em tom de comédia, por que razão estamos realmente aqui e o quanto a tecnologia realmente significa para a nossa existência.That Woman  (VENCEDOR 2024 EX-AEQUO)Camila, uma mulher que luta para equilibrar a vida pessoal e profissional, trabalha num restaurante na periferia do Rio de Janeiro. Um dia, uma senhora idosa chega e puxa conversa com ela. À medida que fica mais intenso, a energia falha repentinamente, mergulhando o restaurante na escuridão. Apesar da tensão inicial, elas começam a encontrar consolo na companhia uma da outra.
M-CINEMA – Mostra Internacional de Curtas e Longas-metragens 3

M-CINEMA – Mostra Internacional de Curtas e Longas-metragens 3

Festival MENTAL
ClarityLucidezSebastian foi confrontado com TDAH quando adulto; Um distúrbio neurobiológico cujo diagnóstico trouxe alívio e mudança. A natureza torna-se o refúgio de Sebastian, uma fonte de cura e equilíbrio. O filme captura a forma como ele adapta sua vida focando-se na beleza simples da natureza, para minimizar a sobrecarga sensorial e encontrar clareza; como vivencia o efeito transformador dos banhos de gelo, e como redescobre a sua profunda conexão com o snowboard e liberdade.I Was Not Who I WasJá Não Sou Quem EraUm homem perde lentamente o controlo da realidade após o início de um único pensamento psicótico. Testemunhamos a sua queda na loucura, à medida que objetos comuns no seu apartamento assumem um significado divino. Ele corre contra o tempo para aprender o máximo que puder com o The Voice antes que a sua esposa regresse de um fim de semana fora.There’s Always Time To Say ItSempre a TempoUm homem liga todos os dias para as mesmas pessoas para lhes dizer adeus.Orange BlossomFlor de LaranjeiraAtravés do olhar de um neto – o cineasta -, “Orange Blossom” conta a história de uma mulher que, pautada pela sua integridade e orgulho, opta por criar a filha sozinha, no interior rural português da década de 1950.Color of SilenceGritos SilenciadosPolónia, pico da pandemia de Covid-19. Piotr trabalha em casa há mais de um ano devido ao confinamento. Sofre de depressão. Como autoterapia, decide tentar a pintura. Graças às cores ele começa a sentir-se melhor. Infelizmente, a sua doença piora e leva-o a pensamentos suicidas.Enquanto luta contra a depressão, a sua esposa dá-lhe apoio infinito naquele momento sombrio. Com o amor dela ele volta a erguer-se, começa a pintar novamente e recupera a esperança de um amanhã melhor.SquishApertadoQuando Allie, cronicamente ansiosa, fica obcecada em viver uma vida livre de pensamentos, como um brinquedo infantil esponjoso de peluche, ela descobre que apagar seu cérebro é muito mais difícil do que pensava.