Ir para o conteúdo principal
Doclisboa
Doclisboa
Em Outubro, o mundo inteiro volta a caber em Lisboa para celebrar os 20 anos de Doclisboa! Uma edição muito especial que traz uma programação arrojada, pautada pela diversidade de olhares e formas singulares de pensar o mundo, da história ao futuro.

A retrospectiva A Questão Colonial debruça-se sobre o passado colonial português e francês, explorando a diversidade de representações cinematográficas por autores dos vários territórios envolvidos e revisitando as memórias e feridas do colonialismo que continuam a marcar os dias de hoje. Destaque ainda para a retrospectiva integral do brasileiro Carlos Reichenbach, um dos protagonistas do extravagante e subversivo cinema da Boca do Lixo, entre os anos 60 e 80.
 As secções Riscos, Da Terra à Lua, Heart Beat, Verdes Anos e Cinema de Urgência voltam a pulsar com muitas estreias mundiais e filmes pungentes, em sintonia com as competições Internacional e Portuguesa. O Projecto Educativo e o espaço para profissionais Nebulae, completam a programação com debates, workshops e festas.
Qui 6/Out a Dom 16/Out
Horários diversos
Informação de preços:
Bilhete Normal 4,50€
Jovens até 30, Maiores de 65 e Desempregados 3,50€
Sócios Gerador 3,50€
Sócios Apordoc 2€
Funcionários C.M.L. (apenas para sessões no São Jorge e compradas na própria bilheteira) 3,50€
Cinemateca
3,20€

Vouchers:
de 5 bilhetes 16€
de 10 bilhetes 30€
de 20 bilhetes 55€


Brevemente estarão disponíveis as informações de programação.
Programa
Telegrama + North Terminal | Sessão de Abertura

Telegrama + North Terminal | Sessão de Abertura

Telegrama
Lula Pena
 
A cantora e compositora Lula Pena propõe um pequeno acto-filme interespécies, projectado e musicado em tempo real, assim celebrando também a transição digital da Guitarra para a Lyra Grega antiga.



North Terminal
Lucrecia Martel

Durante o confinamento de 2020, Lucrecia Martel volta para a sua terra natal, numa região conservadora da Argentina, e acompanha um grupo de mulheres artistas que desafiam a opinião dos outros. Homenagem a uma comunidade que serve como antídoto para a pandemia.
Getting it Back: The Story of Cymande

Getting it Back: The Story of Cymande

Secção Heart Beat

Getting It Back: The Story of Cymande
Tim Mackenzie-Smith 

No Reino Unido do início dos anos 1970, um grupo de músicos negros juntou-se, misturando jazz, funk, soul e ritmos caribenhos num som único. Apesar do sucesso nos EUA, o grupo dissolveu-se. A música permaneceu viva, levando ao seu regresso passados 40 anos.
O cinema a cidadania | Oficina de formação Os Filhos de Lumière

O cinema a cidadania | Oficina de formação Os Filhos de Lumière

Sessão com professores e alunos

Projecção de filmes da colecção CinEd com a presença dos alunos. Diálogo entre cineastas, professores e alunos sobre as questões de cinema e de cidadania presentes em cada filme.

The Eclipse

The Eclipse


The Eclipse
Nataša Urban

A realizadora regressa ao eclipse como motivo e metáfora num filme paradoxalmente evocativo e pensativo sobre a sua educação durante a guerra na ex-Jugoslávia, à qual regressa no final do filme para recolher histórias e episódios da família e de conhecidos.
Luana + May the Earth Become the Sky + A Ilha

Luana + May the Earth Become the Sky + A Ilha


Competição Portuguesa

Luana
Maria Simões, Tiago Melo Bento 

Em Cabo Polónio, no Uruguai, Luana é uma das poucas crianças de uma comunidade que vive isolada, sem água, luz eléctrica ou acesso fácil. É através do seu olhar que descobrimos um movimento colectivo que experimenta ainda uma utopia social.


May the Earth Become the Sky
Face-s-ar pământul cer
Ana Vîjdea 

Maria tem 48 anos e está encurralada entre um mundo guiado pelo ascetismo e outro alimentado pela necessidade de restabelecer a ligação com os dois filhos. Planos elaborados e som minimalista dão um vislumbre da sua vida quotidiana, pensamentos e emoções.


A Ilha
The Island
Mónica de Miranda  

Após 500 anos de presença africana em Portugal, os negros refugiam-se na criação utópica de A Ilha. Um lugar situado no espaço entre a ficção e a realidade, onde se pode reescrever histórias e pensar futuros através das personagens e seus percursos.
Casa Susanna

Casa Susanna


Secção Da Terra à Lua

Casa Susanna
Sébastien Lifshitz

Nos anos 1950 e 1960, bem no interior da América, uma pequena casa de madeira com um celeiro por trás albergou a primeira rede clandestina de travestis. Diane e Kate têm agora 80 anos. Na altura, eram homens e faziam parte dessa organização secreta.
Africa on the Seine + Black Girl

Africa on the Seine + Black Girl


Retrospetiva A Questão Colonial
O lugar dos jovens africanos na sociedade francesa, o choque entre os sonhos e a violência da sociedade colonial que se perpetua muito para lá das independências das novas nações africanas, numa sessão que junta o gesto documental do cinéma vérité com um dos primeiros filmes de ficção do mestre Sembène.


Africa on the Seine
Afrique sur Seine
Mamadou Sarr, Paulin Soumanou Vieyra


Black Girl
La Noire de…
Ousmane Sembène
 
O lugar dos jovens africanos na sociedade francesa, o choque entre os sonhos e a violência da sociedade colonial que se perpetua muito para lá das independências das novas nações africanas, numa sessão que junta o gesto documental do cinéma vérité com um dos primeiros filmes de ficção do mestre Sembène.
J'ai huit ans + Algérie en flammes + Algérie, anée zéro

J'ai huit ans + Algérie en flammes + Algérie, anée zéro


Restrospetiva A questão Colonial

Nestes filmes, rodados por cineastas militantes e solidários que desafiaram a censura em França, condensam-se os anos de violência da Guerra da Argélia – vividos no presente e na frente de combate em Algérie en flammes ou nas imagens que dela trazem as crianças exiladas na vizinha Tunísia em J’ai huit ans – e a força de esperança do país no Ano Zero da independência.


J’ai huit ans
Olga Baïdar-Poliakoff, Yann Le Masson 
 
Algérie en flammes
René Vautier 
 
Algérie, année zéro
Jean-Pierre Sergent, Marceline Loridan-Ivens 
Your Bare Legs

Your Bare Legs


Secção Heart Beat

Your Bare Legs
Tes jambes nues
Vladimir Léon 

Numa quinta isolada no meio dos alpes franceses, o agricultor/engenheiro electrónico Jean-Philippe Valla desenvolve técnicas de auto-suficiência energética e alimentar. A coreógrafa Julie Desprairies junta-se-lhe para ensaiar com dançarinos e músicos.
Sessões Para Séniores | Projecto Educativo

Sessões Para Séniores | Projecto Educativo


A partir do visionamento de várias curtas-metragens portuguesas e francesas que tratam da questão colonial, vamos reflectir sobre a representação das ex-colónias destes países nos filmes mostrados.

Orientadora: Nathalie Mansoux

Garotos Ingleses + Tantura

Garotos Ingleses + Tantura


Secção Da Terra à Lua

Nascer brasileiro, mas morrer inglês, é a proposta e o desafio destes garotos, pois morrer com a melhor vista pode ser um privilégio só para alguns. Em Tantura, tenta-se esquecer o inolvidável. Nenhum massacre pode cair no olvido. Entre o humor e o horror, assim perscrutamos a força da pertença no mundo.

Garotos Ingleses
British Boys
Marcus Curvelo 
 

Tantura
Alon Schwarz 
Cinephilia Now: Part I - Secrets within walls

Cinephilia Now: Part I - Secrets within walls


Secção Riscos

Cinephilia Now: Part I – Secrets Within Walls
Eiga ai no genzai: Part 1 – Kabe no mukode
Sasaki Yusuke 
 
“Na primavera de 2016, mudei-me para Tottori. Na prefeitura, só há três cinemas. Enquanto cineasta independente, investigador e escritor sobre filmes, isso era um problema. Onde podemos vivenciar o cinema? Fui para a rua à procura de ecrãs.” Sasaki Yusuke
In Fileds of Words

In Fileds of Words


Competição Internacional


In Fields of Words: Conversations with Samar Yazbek
Al-Sahel al-Mumtani’
Rania Stephan •

Poderão o cinema e a literatura expressar justamente a tragédia da guerra? Em conversa com a escritora síria exilada Samar Yazbek, o filme conjuga vários elementos visuais e sonoros para encarar a violência do mundo. Qual é o trabalho de um escritor?
Alma Quebrada

Alma Quebrada


Secção Heart Beat


Alma Quebrada
Broken Soul
Gonzalo García-Pelayo

Uma realizadora embarca numa viagem em busca de locais em Portugal para o seu próximo filme. Admiradora de Resnais e de cinema experimental, tenta criar uma narrativa que misture a sua própria história com a de um cantor com quem teve um relacionamento no passado.
Mesa redonda | Retrospectiva A Questão Colonial

Mesa redonda | Retrospectiva A Questão Colonial



Mesa redonda | Retrospectiva A Questão Colonial


O legado dos movimentos de libertação nas antigas colónias europeias em África traduz-se aqui num programa de filmes que foram, na altura, testemunho e motor da transformação e são, agora, espaço de reflexão mas também, porventura lastro e rastilho das lutas que nos cabe hoje travar. O encontro e a conversa em torno destes filmes, incluindo as relações do cinema com a militância, da memória com as imagens, do corpo com a história, juntando cineastas e espectadores, é o momento central da retrospectiva, com os olhos postos no tempo presente.

Sessão conduzida em português e francês, sem tradução.


Vexations + Terra que Marca

Vexations + Terra que Marca


Competição Portuguesa

Silêncios
Silences
César Pedro 

Uíge, Angola. No interior de um seminário católico português, experimentam-se formas diferentes de silêncio. Um lugar habitado por múltiplas sonoridades e imagens que vagueiam da natureza e meditação até impressões coloniais.

 
Terra que marca
Striking Land
Raul Domingues

Conta-se que, em tempos, vieram dois malfeitores cumprir a pena de tomar conta desta terra desabitada. A sentença passou de geração em geração e foi herdada pelos homens que a trabalham. Uma mulher descalça ajeita a terra e é surpreendida por uma folha.
Silêncios + A Casa da Rosa

Silêncios + A Casa da Rosa


Silêncios
Silences
César Pedro

Uíge, Angola. No interior de um seminário católico português, experimentam-se formas diferentes de silêncio. Um lugar habitado por múltiplas sonoridades e imagens que vagueiam da natureza e meditação até impressões coloniais.



A Casa da Rosa
Rosa’s House
Rosa Coutinho Cabral 
 
A cineasta filma os últimos momentos antes de ser despejada da casa em que vive há muitos anos. A câmara serve de guia neste processo de luto, construindo um arquivo da casa, do bairro, das pessoas que ali viveram ou das que visitam.
Mr Landsbergis

Mr Landsbergis


Secção Da Terra à Lua


Mr Landsbergis
Sergei Loznitsa 

Em 1990, Vytautas Landsbergis tirou o país da União Soviética e forçou Gorbatchov a reconhecer a sua soberania. 30 anos após o colapso histórico da URSS, Landsbergis partilha a história oculta por trás da luta pela independência do seu país.
Cinephilia Now: Part Ⅱ – Fellowship to Cast the Ring

Cinephilia Now: Part Ⅱ – Fellowship to Cast the Ring


Secção Riscos

Cinephilia Now: Part Ⅱ – Fellowship to Cast the Ring
Eiga ai no genzai: Part 2 – Tabi no michidure
Sasaki Yusuke

“Dirigi-me ao centro de Tottori, o foco da segunda parte da série. Durante a viagem, encontrei-me com muitos cineastas e documentaristas independentes. Ao falar com eles, por entre a névoa que me rodeava, comecei a ver o meu próximo destino.” Sasaki Yusuke
The Women + The Zerda and the Songs of Forgetting

The Women + The Zerda and the Songs of Forgetting


Retrospectiva A Questão Colonial

The Women
Elles
Ahmed Lallem 

 
The Zerda and the Songs of Forgetting
La Zerda et les chants de l’oubli
Assia Djebar
 
A Argélia é vista e contada por jovens mulheres, estudantes, poucos anos após o fim da guerra, no filme-inquérito de Ahmed Lallem. Vinte anos após a independência, a escritora Assia Djebar lança-se num filme-ensaio musical, onde, para lá das fronteiras do seu país, repensa o Magrebe e a sua história moderna.
Fiesta Forever + Manhã de Santo António + A Soft HIss of This World

Fiesta Forever + Manhã de Santo António + A Soft HIss of This World


 
Verdes Anos | Sessão de Abertura

Federico Cammarata e Filippo Foscarini, vencedores do prémio Melhor Filme dos Verdes Anos em 2021, regressam para apresentar A Soft Hiss of This World. Assinalamos também a passagem de 2 realizadores portugueses pela escola convidada deste ano, Le Fresnoy, com Fiesta Forever (Jorge Jácome) e Manhã de Santo António (João Pedro Rodrigues). Uma sessão onde os espaços são assombrados por espectros de memórias do passado e possibilidades de futuro.


Fiesta Forever
Jorge Jácome
 
Manhã de Santo António
Morning of Saint Anthony’s Day
João Pedro Rodrigues
 
A Soft Hiss of This World
Federico Cammarata, Filippo Foscarini

Aurora's Sunrise

Aurora's Sunrise


Secção Da Terra à Lua

Aurora’s Sunrise
Arshaluysi lusabacy
Inna Sahakyan
 
Com 14 anos, Aurora perdeu tudo durante o horror do Genocídio Arménio. Fugiu para Nova Iorque, onde se tornou num sucesso mediático. Misturando animação, o testemunho de Aurora e material redescoberto, o filme devolve a Aurora a sua história esquecida.
A Morte de Uma Cidade

A Morte de Uma Cidade


Competição Portuguesa


A Morte de uma Cidade
Death of a City
João Rosas • 

No centro de Lisboa, o edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa, o realizador retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham.
On Africa + Algiers, Capital of the Revolutionaries

On Africa + Algiers, Capital of the Revolutionaries


Retrospectiva A Questão Colonial

On Africa
Skip Norman 

 
Algiers, Capital of the Revolutionaries
Algier, Hauptstadt der Revolutionäre
Gordian Troeller, Marie-Claude Deffarge 

Esmagado o sonho revolucionário que agitou o continente europeu entre 1967 e 1969, a década é marcada pela radicalização e marginalização do movimento político. É nesse contexto que estes dois filmes repensam o mundo, desde logo deslocando o seu centro para África, onde a luta, então, parece ainda poder derrubar o sistema.
Crossing Voices

Crossing Voices


Retrospectiva A Questão Colonial

Crossing Voices
Xaraasi Xanne
Bouba Touré, Raphaël Grisey 
 
A aventura de uma cooperativa agrícola fundada em 1977, no Mali, por trabalhadores da África Ocidental que viviam em França. A história deste projecto utópico de regresso à terra ajuda a explicar os riscos e dificuldades ecológicas no continente africano actualmente.
The Day I Discovered that Jane Fonda Was a Brunette

The Day I Discovered that Jane Fonda Was a Brunette


Secção Da Terra à Lua

The Day I Discovered that Jane Fonda Was a Brunette
Le jour où j'ai découvert que Jane Fonda était brune
Anna Salzberg

“Pergunto à minha mãe pelo seu compromisso feminista e pela razão pela qual teve uma criança sozinha. Não me responde. Quero perceber o mistério. Descubro o movimento das mulheres dos anos 1970, um cinema feminista activista, e a cineasta que sou muda.” Anna Salzberg
Cinephilia Now: Part Ⅲ – Lux Crawler I++

Cinephilia Now: Part Ⅲ – Lux Crawler I++


Secção Riscos

Cinephilia Now: Part Ⅲ – Lux Crawler I++
Eiga ai no genzai: Part 3 – Hoshi wo atsumeru
Sasaki Yusuke
 

“Na parte ocidental de Tottori, há um forte sentido de comunidade entre as organizações activas na zona. Os visionamentos vão além do filme. Há aspectos que não se podem quantificar, pelo que os anotei antes de se apagarem da memória.” Sasaki Yusuke
Verdes Anos #1

Verdes Anos #1


CANAL44
FOUL44
Tiago Bastos Nunes
A invasão a Alcochete na perspectiva de um treinador de boxe em prisão domiciliária e à procura de redenção do seu pior erro. Quatro anos depois, recorda-se o acontecimento mediático, reflectindo sobre o agente demonizado de desinformação e sensacionalismo.


CEREAL / I Am Claudia, I Am Esther and I Am Teresa. I Am Ingrid, I Am Fabiola and I Am Valeria
CEREAL / Soy Claudia, soy Esther y soy Teresa. Soy Ingrid, soy Fabiola y soy Valeria
Anna Spanlang 
Um mosaico caleidoscópico justapõe imagens e histórias a partir das gravações do telefone de Spanlang. O seu poema épico é uma ode à sororidade e uma história do patriarcado e o que ele representa: colonialismo, capitalismo, destruição ambiental e violência.

 
Picnic at Hanging Rock
Naama Heiman
“Peço a câmara ao meu colega de quarto para, fazer um filme sobre ele. Deveria ser um grande documentário. O problema é que tenho sentimentos por ele que ele não tem por mim, há uma nova pandemia mundial e estamos presos juntos na mesma casa.” Naama Heiman

 
Crater
Adina Camhy  
Adina Camhy investiga o fenómeno de uma cratera enquanto metáfora e forma física concreta, o que resulta numa meditação sobre “memoriais dinâmicos” em torno da Cratera Ramon no Deserto do Negueve e da sua correspondente com o mesmo nome na Lua.
Ultimate Bliss + Olho Animal

Ultimate Bliss + Olho Animal


Competição Portuguesa


Ultimate Bliss
Miguel de Jesus
 
“Querida Marisa, estamos, agora, a um planeta inteiro de distância. Precisamente 17900 quilómetros. Neste limiar do paraíso, só posso fazer uma coisa. Esperar. E a suprema felicidade irá, por fim, encontrar-nos, querida.” Um filme-diário e um exercício de memória acerca de um futuro tão remoto quanto selvagem.


Olho Animal
Maxime Martinot

Esta é a história de um cão cineasta. O protagonista e a sua produtoras imaginam um filme que se afastaria do cinema feito por e para humanos em busca do olhar animal. Uma comédia que mistura imagens de cães da história do cinema, um diário e devaneios.
Cabascabo + I, a Negro

Cabascabo + I, a Negro


Cabascabo
Oumarou Ganda
 
I, a Negro
Moi, un noir
Jean Rouch 
 
Em meados da década de 1950, o encontro entre Oumarou Ganda, então um jovem estivador do Porto de Abijão, recém-regressado da guerra da Indochina, e Jean Rouch, o engenheiro-cineasta, marca um ponto de viragem no cinema de Rouch com I, a Negro. Uma década mais tarde, no Níger, nasce o cinema de Ganda com o autobiográfico Cabascabo.
Elfriede Jelinek – Language Unleashed

Elfriede Jelinek – Language Unleashed

Elfriede Jelinek – Language Unleashed
Elfriede Jelinek – Die Sprache von der Leine lassen
Claudia Müller 

Criança prodígio, autora escandalosa, traidora da pátria, feminista, amante de moda, comunista, terrorista da linguagem, rebelde, artista vulnerável. Um filme sobre Elfriede Jelinek, que, em 2004, foi a primeira pessoa austríaca a receber o Nobel da Literatura.
100 Ways to Cross the Border

100 Ways to Cross the Border


100 Ways to Cross the Border
Amber Bemak • 2022 • EUA, México / USA, Mexico • 84’
Estreia Internacional / International Premiere
Elegível para Prémio Revelação / Eligible for New Talent Award
 
Sinopse / Synopsis
Documentário auto-reflexivo sobre os 40 anos de carreira do artista performativo mexicano/chicano Guillermo Gómez-Peña e a sua trupe La Pocha Nostra, cuja prática e trabalho artísticos radicais desafiam e “tornam queer” as fronteiras geopolíticas e culturais.
Getúlio Vargas

Getúlio Vargas


Getúlio Vargas
Ana Carolina Teixeira Soares 
 
Documentário sobre uma das figuras mais controversas da história do Brasil: Getúlio Vargas, o presidente que mais tempo governou o país. O filme foi produzido no auge da perseguição e censura pela ditadura militar a partir de materiais de arquivo.
Amigo Secreto

Amigo Secreto


Amigo Secreto
Secret Friend
Maria Augusta Ramos 
 
Após quase três décadas de estabilidade democrática, o Brasil pisca o olho ao fascismo. O filme atenta no papel decisivo que o sistema judicial desempenhou neste processo e na forma como o uso da lei como arma contra adversários políticos ameaça a democracia.
Verdes Anos #2

Verdes Anos #2


 
Fantasmagoría
Juan Francisco González

No meio do Deserto do Atacama, são encontrados vestígios da última indústria de nitrato enquanto os habitantes testemunham o colapso de uma indústria localizada no ponto mais seco da Terra.
 
 
Tea and Time
Le Thé et le temps
Salah El Amri 

Um homem encarcerado recorda a sua infância e tempos difíceis do passado enquanto executa tarefas quotidianas. Um olhar poderoso e desconcertante sobre as consequências da privação de liberdade filtrado por um prisma distorcido.
 

à flor da pele
the flower of her skin
Davina-Maria El Khoury

“No tempo dos jacarandás, a Rosa leva-me numa viagem por Lisboa. Sigo-a pelas ruas floridas para explorar a beleza pelos olhos dela. A nossa relação começa a desabrochar lentamente enquanto vagueamos por uma cidade que estou prestes a deixar.” Davina-Maria

 
Enklave
Marco Balestri

A redescoberta do maior campo de prisioneiros de guerra italiano do pós-guerra permite a Enklave analisa os mecanismos de repressão da memória colectiva. Um gesto que reconfigura as imagens icónicas de uma era e as regurgita no silêncio do mar de inverno.
The Dream and the Radio

The Dream and the Radio


The Dream and the Radio
Le Rêve et la radio
Renaud Després-Larose, Ana Tapia Rousiouk 

Constance, Eugene e Beatrice sonham com a sua própria revolução poética até conhecer Raoul Debord, um homem-mistério que encabeça uma organização revolucionária clandestina cuja próxima missão é sequestrar todas as ondas de rádio da cidade.
Pierre Guyotat, le don de soi

Pierre Guyotat, le don de soi


Pierre Guyotat, le don de soi
Jacques Kébadian

Pierre Guyotat em casa, entre 2002 e 2009. Cenas da vida de um escritor. Um cinema atento dá-nos um vislumbre da intimidade do seu trabalho. O protagonista é o próprio texto, seja como contemplação da história, memórias pessoais ou ditado hipnótico.
I saw + Such a Long March

I saw + Such a Long March


Competição Internacional


I Saw
Ya Videl
Vadim Kostrov 

Nizhny Tagil, Setembro de 2021. Dois músicos encontram-se para compor a canção Ya Videl. O filme é uma memória, um gesto que, contra todas as expectativas, nos lembra a verdadeira força e beleza da criação artística, uma tentativa órfica de olhar para trás.



Such a Long March
Une si longue marche
Dominique Loreau 

O filme acompanha a migração repleta de perigos dos caranguejos chineses, importados da China por acaso no início do século XX. Uma parábola poética moderna, uma metáfora existencial e slapstick, mostrando o mundo “pelo olhar de um animal”.
Tempo Ruy

Tempo Ruy


Secção Riscos


Tempo Ruy
Adilson Mendes

Realizador, poeta e dramaturgo, Ruy Guerra é um dos principais nomes do Cinema Novo, tendo realizado filmes como Os Cafajestes e Os Fuzis. Apaixonado pela vida e pelo cinema, conversamos com ele sobre o seu trabalho, vivências, experiências e paixões.
Uma nova narrativa para a Ucrânia

Uma nova narrativa para a Ucrânia


Cinema de Urgência


Uma nova narrativa para a Ucrânia

Entre 2016 e 2017, a Fundação The One Minutes, através do projecto The One Minutes Jr., realizou várias oficinas com jovens de Carquive, Mariupol, Severodonetsk, Sloviansk e outras cidades da Ucrânia ocupadas pela Rússia desde 2014. Nestes 46 filmes, os jovens mostram-nos como se vive numa zona em conflito e inventam formas de dizer o que temem, de que sentem saudades, com que sonham, construindo novas (as suas) narrativas sobre o seu presente e o seu futuro.
 

Inclui conversa com a participação via Zoom de Chris Schuepp (One Minutes Jr.) e de realizadores dos filmes exibidos.
Não é Fado, é Fado Bicha + Quem Tem medo?

Não é Fado, é Fado Bicha + Quem Tem medo?


Secção Heart Beat


Não é Fado, é Fado Bicha
It’s not Fado, It’s Faggot Fado
Erin Macpherson 

 
Quem tem Medo?
Who Is Afraid?
Dellani Lima, Henrique Zanoni, Ricardo Alves Jr.
 

No contexto da sociedade tradicional portuguesa, Fado Bicha (trans)forma fado heterenormativo num labirinto queer de auto-aceitação e auto-expressão. Em 2018, Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. Foi o regresso da ideologia de extrema direita ao país e Quem tem Medo? revela a censura que os artistas enfrentam durante o governo de Bolsonaro.
No Nation Without Culture + The Ordeal

No Nation Without Culture + The Ordeal


Secção Da Terra à Lua


No Nation Without Culture
Bez Kulturi Net Nazii
Vladlena Sandu 
 

The Ordeal
Očista
Zuzana Piussi
 
Dois filmes que denunciam sistemas corruptos. Em No Nation Without Culture, o álbum de família contrasta com fotografias penduradas em fachadas das instituições chechenas. Um filme operático que prova que fachadas são só fachadas. Em The Ordeal, lei e justiça são dois conceitos ainda mais distintos. Um elaborado e minucioso processo realizado por Zuzana Piussi.
Tattooed on Our Eyes... +   The Beach of Enchaquirados

Tattooed on Our Eyes... + The Beach of Enchaquirados


Secção Da Terra à Lua


Tattooed on Our Eyes We Carry the Aftertaste
Tatuado nos ollos levamos o pouso
Diana Toucedo

 
The Beach of Enchaquirados
La playa de los enchaquirados
Iván Mora Manzano
 
Dois filmes unidos pela orla marítima, lugar de mistérios. Duas incursões costeiras. Por um lado, uma comunidade de mulheres que faz a apanha do marisco na Galiza. Num outro lugar no mundo, Vicky é pescador durante o dia e dona do bar de noite, quando, em rapaz, o seu sonho era ser estrela das radionovelas 
About the Conquest

About the Conquest


About the Conquest
De la conquête
Franssou Prenant 
 
Uma sucessão de material de arquivo (relatórios, testemunhos, memórias) é lido num tom de facto, relatando as etapas da colonização da Argélia pela França entre 1830 e 1848 e delineando a paisagem ideológica de um esforço de aniquilação espantoso.
Campo Aberto

Campo Aberto

Nos filmes de animação que fizeram nos campos de refugiados de Katsikas, Lesbos e Thermopylae (Grécia), no âmbito do projecto Open Camp, crianças e jovens recriam as suas histórias. A família de Somaya atravessou quatro países até chegar à Grécia. No país de Goli, Habibe, Nasibe e Tahereh, escolas são bombardeadas. Benjamim e Nadya recordam as noites de Verão da sua terra natal no Afeganistão.

Os donativos entregues à entrada para esta sessão revertem para a organização não-governamental Habibi.Works.

Conversa com a presença de Fausta Pereira (Open Camp) e Ghalia Taki (coordenadora da Bolsa de Intérpretes do Serviço Jesuíta aos Refugiados), participação via Zoom de Carlos Pastor (Open Camp) e Tahereh Rezaee e moderação de Cristina Mai Len.
Verdes Anos | Escola Convidada #1

Verdes Anos | Escola Convidada #1


A Moon Made of Iron
Una luna de hierro
Francisco Rodríguez
 
Swatted
Ismaël Joffroy Chandoutis 
 
Natural Process Activation #3 Bloom
Hicham Berrada 
 
In, Over and Out
Sebastian Brameshuber 
 
Redemption
Miguel Gomes 

O desaparecimento de três pessoas em alto-mar é explorado em A Moon Made of Iron, enquanto Swatted, prática de arrombamento a casas pelas forças especiais americanas, põe a questão da diferença entre o virtual e a realidade nos jogos de vídeo. Natural Process Activation #3 Bloom segue duas pessoas, com luzes, à procura de dentes-de-leão. In, Over and Out revisita a saída da Le Fresnoy. Redemption procura, em quatro pessoas, a salvação das suas vidas.
Verdes Anos #3

Verdes Anos #3


Flores para o Meu Pai
Flowers for My Father
Luís Afonso de Matos 

Em 2005, Luís e Afonso, pai e filho, vão passar a primeira quinzena de agosto a Sonega, uma vila no Alentejo. As férias, no entanto, não correm como esperado. Geram-se tensões que vêm de um passado escondido do pai, provocando uma ruptura na sua amizade.
 
 
Unterrotenstein
Sophia Schiller 

Nos fins-de-semana, a fazenda de uma família torna-se no ponto de encontro de um círculo de amigos. As crianças desenvolvem as suas próprias dinâmicas infantilmente cruéis, impelidas por jogos de poder constantes. Um filme sobre a beleza dolorosa de crescer.

 
Yvo
Martin Mur 

Yvo é o retrato de um avô narrado pela lente do seu neto. Uma reflexão sobre o envelhecimento, a passagem do tempo e a aceitação da morte. Uma dança entre uma fábula fantástica e o retrato íntimo de um homem que aguarda.
 

Home, Revised
Inês Pedrosa e Melo 

Enquanto tenta fazer um filme que dê sentido a filmes caseiros do seu país natal, Portugal, uma cineasta no início de carreira fala com outros cineastas na esperança de compreender o que é preciso para fazer cinema a partir de imagens de arquivo.

 
Wandering Song
Canto Errante
Génesis Valenzuela

Uma menina narra o mito do pecado original: um rasgo no Jardim do Paraíso. Do outro lado da fenda, um quarto vazio e frio. Na parede desvanecida, um pedacinho de paraíso perdido.
Invisible Hands

Invisible Hands


Secção Da Terra à Lua


Invisible Hands
Les Mains invisibles
Hugo Dos Santos

“Nos anos 1970, uma casa em Paris acolhia dezenas de desertores portugueses que se esquivavam à guerra colonial. De personagem em personagem, reunindo testemunhos e imagens amadoras, reconstruo esta memória clandestina.” Hugo Dos Santos
DIO: Dreamers Never Die

DIO: Dreamers Never Die


Secção Heart Beat


DIO: Dreamers Never Die
Demian Fenton, Don Argott 
 
Ronnie James Dio é uma lenda do heavy metal e tem uma das vozes mais emblemáticas de sempre. Encabeçou ou fundou vários grupos, incluindo Elf, Rainbow, Black Sabbath, DIO e Heaven & Hell. Um filme sobre perseverança, sonhos e a capacidade de acreditar em si mesmo.

As Maçãs Azuis

As Maçãs Azuis


Secção Da Terra à Lua


As Maçãs Azuis
Blue Apples
Ricardo Leite 

Edila Gaitonde nasceu nos Açores e foi a primeira mulher portuguesa a casar com um goês de origem indiana durante a ditadura de Salazar. Por intermédio dela, ficaremos a conhecer histórias sobre uma Goa desconhecida e um Portugal esquecido.
It's Party Time

It's Party Time


Competição Internacional


It’s Party Time
C’est la fête
Léo Liotard
 
“Filmei os meus amigos entre 1995 e 2000. Tínhamos dezasseis anos, vinte, era uma festa.” O realizador revisita arquivos da sua juventude. Estas imagens de vídeo granuladas contêm o universo inteiro das sombras. Tempo recuperado, a eternidade está no cinema.
Congress of Idling Persons + Can Someone Meet Me In Dark Alley?

Congress of Idling Persons + Can Someone Meet Me In Dark Alley?



Secção Riscos


Congress of Idling Persons
Bassem Saad
 

Can Someone Meet Me in Dark Alley?
Gaetano Liberti, Luciano Pérez Savoy 
 

A dificuldade de explicar os grandes acontecimentos é inevitável, mas tentamos. Os dois filmes que compõem esta sessão partem desse desafio e constroem teias de possibilidades. Seja a Primavera Árabe, o Black Lives Matter, as explosões de Beirute em Congress of Idling Persons ou o vertiginoso fluxo de informação em Can Someone Meet Me in Dark Alley?.
Corumbiara

Corumbiara


Secção Da Terra à Lua


Corumbiara
Corumbiara: They Shoot Indians, Don’t They?
Vincent Carelli
 
Em 1985, Marcelo Santos, da Fundação Nacional do Índio do Brasil, denunciou um massacre de índios na região sem lei de Corumbiara. Vincent Carelli filmou as provas e, desde então, acompanhou as investigações em torno de uma série de genocídios na região.
Verdes Anos #4

Verdes Anos #4


Bentuguês
Bentuguese
Daniel Borga 
 
Depois das aulas, um grupo de crianças reúne-se na Casa de São Bento, sede de um projeto comunitário, onde têm a liberdade de sonhar, brincar e crescer. Numa máquina do tempo, pensam sobre o seu futuro.

 
The Imaginary House
La Maison imaginaire
Maxence Tasserit 

Na vila de La Chaux-de-Fonds, na Suíça, um colectivo de artistas está a ser despejado da casa que vêm ocupando há seis anos. Com apenas um mês para encontrar uma solução, decidem pedir um novo sítio para morar directamente ao Estado.
 
 
Atopia
Olivier De Vos  

Atopia é um ensaio introspectivo sobre a procura de um lugar que existe entre a realidade e a imaginação: um lugar sem lugar, feito de sonhos, quimeras e um desejo de fluidez de género.
 
  
What Do I Look Like
De quoi j’ai l’air
Adèle Shaykhulova 

Muhammad tem 23 anos e vive confinado a Paris. Enquanto a sua provação se arrasta, aguarda, tentando encontrar o seu lugar nesta cidade estranha onde a frustração de crescer e apanhar sonhos é mais poderosa e ingénua.
Verdes Anos | Escola Convidada #2

Verdes Anos | Escola Convidada #2


We Knew how Beautiful They Were, These Islands
Nous le savions qu’elles étaient belles, les îles
Younes Ben Slimane • 
 
All Movements Should Kill the Wind
Yuyan Wang
 
Archipelagos, Naked Granites
Archipels, granites dénudés
Daphné Hérétakis
 
The Men Who Wait
Les Attendants
Tru’óng Minh Quý

A matéria nas suas multifacetadas declinações é a protagonista desta sessão. We Knew how Beautiful They Were, These Islands desvela um ritual enigmático. All Movements Should Kill the Wind convida-nos a “sentir” a pedra enquanto está a ser trabalhada. Archipelagos, Naked Granites reflete sobre a identidade sob o olhar tácito da Acrópole. The Men Who Wait traz-nos até uma mina de carvão, onde se consumam encontros ocasionais ricos em ternura e solidão. 
Afrique 50 + The Court

Afrique 50 + The Court


Retrospetiva A Questão Colonial



Afrique 50
René Vautier
 
The Court
Bamako
Abderrahmane Sissako
 
O debate, mais actual do que nunca, em torno da dívida histórica dos colonizadores para com os ex-colonizados, encontra aqui uma das suas primeiras expressões no cinema com o seminal Afrique 50, de René Vautier, que valeu a censura e a prisão ao seu autor, e é objecto do processo montado por Sissako num pátio tradicional africano da cidade de Bamako.
Artistic Differences: Making a Face and a Fist

Artistic Differences: Making a Face and a Fist


Secção Da Terra à Lua


Y si eres mujer?
Guadalupe Sánchez Sosa
 
Vicios en la cocina, las papas silban
Beatriz Mira Andreu
 
Cosas de mujeres
Rosa Martha Fernández • 
 
No es por gusto…

Quatro filmes realizados por cineastas pertencentes ao colectivo Cine Mujer que abordam temas como o aborto, o trabalho doméstico, a violência contra a mulher, os papéis de género e a prostituição. Marcados por uma abordagem formal diversa, da animação à ficção e ao documentário, constituem uma visão crítica sobre os sistemas de poder instaurados, explorando modos colaborativos de fazer cinema e pensando o filme enquanto forma de resistência.
João Ayres, Pintor Independente

João Ayres, Pintor Independente


Secção Heart Beat



João Ayres, Pintor Independente
João Ayres, an Independent Painter
Diogo Varela Silva

Filme sobre o pintor João Ayres (1921-2001), figura em trânsito entre Moçambique e Portugal que foi sendo esquecida das cronografias da arte moderna portuguesa, europeia ou africana, sobre a sua família e sobre a casa que construiu e onde viveu.
Mata-Ratos ao Vivo no Octógono – Fundão

Mata-Ratos ao Vivo no Octógono – Fundão


Mata-Ratos ao Vivo no Octógono – Fundão
Mata-Ratos Live at Octógono – Fundão
Patrick Mendes

Os Mata-Ratos, lendas do punk português, celebram 40 anos de existência e o realizador volta a acompanhá-los na digressão pelo país. Encontramo-los no Fundão, dentro das paredes suadas do Octógono, num concerto cheio de distorção, cerveja e moches.
Martírio

Martírio


Martírio
Martyrdom
Ernesto de Carvalho, Tatiana Almeida, Vincent Carelli 
 
A grande marcha de recuperação dos territórios sagrados dos guarani-kaiowá vista por Vincent Carelli – um conflito de forças desproporcionais: a revolta pacífica e obstinada dos guarani-kaiowá espoliados contra o aparelho poderoso do agro-negócio.
Verdes Anos | Escola Convidada #3

Verdes Anos | Escola Convidada #3


Isabella Morra
Isabel Pagliai 
 
Atlantics
Atlantiques
Mati Diop
 
A Idade da Pedra
The Age of Stone
Ana Vaz • 
 
Corrente
Current
Ico Costa •
 
Os limites entre realidade, memória e fábula nem sempre são claros e, nesta sessão, confundem-se. Isabella Morra regista a crueza da vida de um grupo de crianças de Boulogne-sur-Mer. Em Atlantics, a narração de uma travessia marítima ganha a força de uma lenda. A Idade da Pedra desenterra uma história de exploração, profecia e mito. Corrente conta-nos o mistério do desaparecimento de um homem, um dia após sair em liberdade da prisão.
Verdes Anos #5

Verdes Anos #5


Originalmente Verão
Summer Originally
Bianca Dias 

A realizadora caminha pela floresta, que ecoa as suas memórias. Recorda uma carta recebida 5 anos antes, escrita pela avó. A voz de Eugénia escapa-lhe por entre os ramos e a vegetação. Um diálogo intemporal entre duas mulheres a gerações de distância.
 
 
 
No Elements
Prázdna množina
Barbara Vojtašáková 

Diálogo audiovisual entre dois jovens, Michal e Tereza. Quatro anos após a separação, reflectem de forma retrospectiva sobre a sua relação filmando em conjunto. Transformarão observações documentais num filme com uma história?

 
Febre Postal
Postal Fever
Vasco Vasconcelos
 
Uma viagem pelas possibilidades da memória enquanto corpo vivo. Pela experiência fugaz do momento irrepetível e a tentativa incansável de o registar e comunicar. Pelas várias formas físicas, verbais e mentais em que se cristaliza.

 
Waiting Room
Poczekalnia
Aleksandra Folczak 

Durante o confinamento provocado pelo surto de coronavírus, a realizadora fala ao telefone com amigos e familiares. O filme regista confissões privadas de pessoas que procuram adaptar-se a esta situação incomum – os seus desejos, necessidades e emoções.
Liturgy of Anti-Tank Obstacles + Earth

Liturgy of Anti-Tank Obstacles + Earth


Secção Da Terra à Lua


Liturgy of Anti-Tank Obstacles
Dmytro Sukholytkyy-Sobchuk 

 
Earth
Zemlya
Olexander Dovzhenko 

Nesta sessão, celebramos a resistência do povo ucraniano. Hoje, por Sukholytkyy-Sobchuk, a guerra onde a vida se torna um acto de fé de todos os dias e escultores usam arte para entravar a escalada militar. De 1930, Earth, de Dovzhenko, obra maior do cinema. Os ventos continuam a soprar nas searas ucranianas. Os girassóis continuam à procura do sol, mas antes é preciso plantar e Vassily opõe-se aos ricos culaques que tentam colectivizar a terra.
Kuxa Kanema + Os Comprometidos

Kuxa Kanema + Os Comprometidos


Secção Retrospetiva A Questão Colonial


Kuxa Kanema – O Nascimento do Cinema
Kuxa Kanema – The Birth of Cinema
Margarida Cardoso
 
Os Comprometidos – Actas de um Processo de Descolonização [Acta 5]
Ruy Guerra 
 

Kuxa Kanema, o projecto de cinema com e para o povo moçambicano, que não pode deixar de lembrar o mítico cine-comboio de Medvedkin, é contado pelos cineastas que o fizeram, entre eles Ruy Guerra. A missão de registar os primeiros passos da independência também passou pelo duro processo dos comprometidos, acusados de compactuar com o colonizador português.
Kafka For Kids

Kafka For Kids


Secção Riscos


 
Kafka for Kids
Kafka le-ktanim
Roee Rosen
 
Piloto para uma série de TV cujo objectivo é tornar os contos de Kafka perceptíveis para crianças pequenas. A história deste episódio é A Metamorfose. O filme apresenta a forma como a infância é circunscrita legalmente nos territórios ocupados pela lei militar.
Fábulas Íntimas

Fábulas Íntimas


Secção Riscos

 
Me and Ma and Everything and Nothing
Sasha Pirker 
 
Fatima
Bruno Sukrow
 
The World Mutates
Le Monde mute
Francis Brou
 

Três odes a uma arte solitária que transformam a nossa casa numa fábrica de sonhos e imaginação. Em Me and Ma and Everything and Nothing, Sasha Pirker reflecte sobre o conceito de espaço negativo, acompanhando a Lua com vários sons. Fatima, de Bruno Sukrow, é um conto de fadas sobre a bailarina e os seus raptores. Francis Brou, em The World Mutates, partilha os pensamentos de um homem que vive no seu estúdio, desligado de qualquer ambiente social.
Adeus, Capitão

Adeus, Capitão


Secção Da Terra à Lua
 

Adeus, Capitão
Goodbye, Captain
Tatiana Almeida, Vincent Carelli
 
Krohokrenhum, chefe do povo indígena gavião, conta a sua história. Das guerras entre os “índios valentes” ao contacto com o “homem branco”, da devastação do contágio ao fim do mundo gavião, ele encabeça um movimento para reconstruir a memória do seu povo.
Yarokamena + Cafrune

Yarokamena + Cafrune


Secção Heart Beat


Yarokamena
Andrés Jurado 
 
Cafrune
Julián Giulianelli


A história de Yarokamena, um indígena colombiano que organizou uma resistência armada à exploração de borracha no início do século XX. Em 1978, Jorge Cafrune, músico do folclore argentino foi provavelmente assassinado por um grupo de extrema-direita. Mergulhamos no seu legado musical e nas relações com outros ícones como Mercedes Sosa e Atahualpa Yupanqui.
7 Cortes de Cabelo no Congo

7 Cortes de Cabelo no Congo


Retrospetiva A Questão Colonial



7 Cortes de Cabelo no Congo
7 Haircuts in Congo
Gustavo Melo, Luciana Bezerra, Pedro Rossi
 
Sete cortes. Sete experiências de exílio. A República Democrática do Congo e o Brasil encontram-se num salão de cabeleireiro nos subúrbios do Rio de Janeiro especializado em cortes afro. Os clientes contam as suas histórias, oriundas do coração de África.
Eventide + Song for the Buried City

Eventide + Song for the Buried City


Eventide
Sharon Lockhart 
 
Song for the Buried City
Chant pour la ville enfouie
Elisabeth Perceval, Nicolas Klotz

Eventide usa coreografia para explorar paisagem, relações comunitárias, busca solitária, resistência física e o jogo de luz em movimento na escuridão. Song for the Buried City, leva-nos à Selva de Calais após a sua destruição. Uma homenagem ao heroísmo das populações deslocadas, expulsas de locais em guerra devastados pela violência de fogos.
11 e Meia Perguntas para Julio Calasso

11 e Meia Perguntas para Julio Calasso


Secção Heart Beat


11 e Meia Perguntas para Julio Calasso
11 and a Half Questions to Julio Calasso
Ricardo Pinheiro
 
Uma última conversa com o falecido actor, realizador e produtor musical Julio Calasso Jr. Na sua antiga casa do Butantã, em São Paulo, discutem-se a resistência, a noite, a ditadura, a América do Sul e a do Norte, o Cinema Novo e o Cinema da Boca do Lixo.
Eight Deadly Shots

Eight Deadly Shots


Secção Riscos



Eight Deadly Shots
Kahdeksan surmanluotia
Mikko Niskanen 

As circunstâncias familiares e de vida de um agricultor e contrabandista de álcool tornam-se cada vez mais desesperadas e acabam em tragédia. Difundido originalmente na Finlândia como uma série televisiva em quatro partes, é um apogeu de neo-realismo ignorado inspirado pelo naturalismo de Zola.
Saturn Bowling

Saturn Bowling


Secção Riscos


Saturn Bowling

Bowling Saturne
Patricia Mazuy

Quando o pai morre, Guillaume, que é polícia, herda o salão de bowling da família e decide dá-lo ao meio-irmão proscrito, Armand. Mas a oferta está assombrada, desencadeando uma série de assassinatos. Ambos os irmãos são arrastados para um abismo cheio de demónios e terão de enfrentar o seu legado. A escuridão reina sobre um mundo onde a única regra é a da caçada. Uma reflexão neo-noir deslumbrante sobre como narrar a violência.
Lynch/Oz

Lynch/Oz


Secção Heart Beat


Lynch/Oz
Alexandre O. Philippe 

O realizador convida críticos e cineastas para explorar um dos enigmas mais fascinantes na história da imagem em movimento: a simbiose duradoura entre o conto de fadas primordial americano que é O Feiticeiro de Oz, e o surrealismo popular único de Lynch.