Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa
FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

A 13ª edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa arranca no dia 10 de dezembro no Cinema São Jorge, com antestreia dia 9 no Espaço Talante, e segue até 14 de dezembro em Lisboa, no Museu das Comunicações e no Auditório Camões, e também no Porto, na Casa Comum da Universidade do Porto. 

O Festival apresenta quase 40 filmes de diversos países da CPLP, destacando-se a programação no Cinema São Jorge, com longas e curtas de ficção e documentário, além de lançamento de livro. 
Sáb 10/Dez a Dom 11/Dez
Horários diversos
Informação de preços:
Brevemente estarão disponíveis as informações de bilheteira e programação.
Programa
Através dos Seus Olhos | Sessão de Abertura

Através dos Seus Olhos | Sessão de Abertura


O filme regista um sonho de amor vivido à distância entre uma brasileira moradora da Ceilândia (DF), filha de um pastor evangélico, e um iraquiano de origem curda islâmica que mora em um campo de refugiados na Grécia. Conectados via telefone 24 horas por dia, trata-se de uma história de sensibilidades entre a esperança de uma vida melhor e o pesadelo de um futuro com bases desconhecidas.

Sessão Competitiva de Curtas

Sessão Competitiva de Curtas


Boca Cava Terra
Sinopse:  Uma criança de 10 anos é deixada com um senhor que nunca reconheceu a paternidade.


Cereais
Sinopse:  “Cereais” conta a história de como um relacionamento desequilibrado entre dois pais afeta seu filho Abílio. Que comportamento podemos esperar de uma criança quando ela é apenas isso… uma criança?


Eddy
Sinopse: Eddy é um jovem rapaz que sonha com o seu futuro, mas a realidade confronta-o com obstáculos duros no seu dia-a- dia. Este é um dia na vida de Eddy.


Elo
Sinopse:  Maria é uma mulher devota à Deus que cria uma filha adolescente tentando educá-la com princípios cristãos, pois teme que a filha se torne no que ela foi no passado. Maria guarda um grande segredo que fez de tudo para fechar a sete chaves durante mais de 15 anos.

 
Nada nas Mãos
Sinopse:  Caetano não dorme há anos. Mais precisamente, desde que a mulher caiu de uma falésia ao tirar uma selfie. Caetano entrou em depressão terminal, e acabou a trabalhar na agência funerária do pai. A sua única companhia são os mortos de quem cuida, e com quem conversa frequentemente.


Tchau Tchau
Sinopse: Numa altura em que é proibido reunir-se para enterrar os nossos mortos, uma menina separada por um oceano do seu avô inventa uma forma de dizer adeus.

Já Nada Sei

Já Nada Sei


Ricardo e Ana são um casal de trinta e qualquer coisa, escolhido para ser o tema de um documentário sobre relações. Durante 15 dias a equipa documental irá gravá-los, bem como aos seus amigos, família e colegas, fazendo uma recapitulação dos seus 18 anos juntos. O que ninguém sabe é que Ricardo quer deixar Ana, mas não teve a coragem de o fazer. O documentário obriga-o a enfrentar esta realidade e, na sua procura de respostas, envolve três amigos muito próximos que partilham opiniões diferentes sobre a sua relação e sobre o que deve fazer. Com cada conversa, ele fica ainda mais confuso.

O Segundo Homem

O Segundo Homem


Em um Brasil onde a posse de armas é liberada e a ação das milícias cresce exponencialmente, elevando a violência a níveis sem precedentes, Miro decide se alistar nas forças militares para receber treinamento e proteger sua esposa, Solange,  e sua filha de 7 anos. O que ele não esperava é que essa transformação acabasse levando a guerra para dentro de casa, atingindo as pessoas que ele mais ama. 

Belchior - Apenas Um Coração Selvagem

Belchior - Apenas Um Coração Selvagem


Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente Belchior, em um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense que com sua obra e suas ideias cortantes marcou e ainda marca a vida de tanta gente. 
Sol

Sol


Um pai recém-separado, que não consegue se reconectar com a filha de 10 anos, é obrigado a viajar com ela para o interior do país em busca do próprio pai que o abandonou quando criança e agora quer morrer. O convívio forçado com o pai que ele odeia e a imediata conexão de sua filha com o avô testa todos os seus limites, mas lhe dá a chance de se reaproximar da filha. 
Vermelho Monet

Vermelho Monet


Johannes é um pintor que se tornou obsoleto. Com a visão deteriorada e à beira de um colapso, encontra em Florence - uma famosa actriz em crise - a inspiração para realizar sua obra prima. Antoinette, uma influente marchand de arte, promove a junção entre eles, e a história de inspiração vira obsessão. 
O Debate

O Debate


Paula e Marcos acabaram de se separar depois de 20 anos juntos. Ele é editor-chefe de um telejornal e ela uma apresentadora de televisão. Apesar das opiniões divergentes, continuam amigos e parceiros de trabalho. Mas, ainda assim, o relacionamento de respeito entre eles não impede que tenham visões distintas sobre como devem conduzir a edição dos melhores momentos do debate que a TV vai exibir. E isso pode interferir na escolha de centenas de milhares de eleitores indecisos. 
A História da Eternidade | Lançamento de Livro

A História da Eternidade | Lançamento de Livro


A História da Eternidade - Lançamento de Livro
Com a presença do realizador Camilo Cavalcante e de Regina Nadaes Marques

No livro a ser lançado no Cinema São Jorge, Camilo apresenta a versão original do guião que iniciou a urdidura dessas tramas, com a concepção das personagens e da sua pequena cidade sertaneja, cenas extras e um caderno com imagens dos bastidores, além de textos de críticos e pesquisadores de cinema sobre a poética impactante da longa-metragem pernambucano.

Neste evento, serão exibidos trechos inéditos do filme, seguidos de conversa entre o realizador e o público, mediados pela produtora Regina Nadaes Marques.