Ir para o conteúdo principal
Festival MENTAL – Cinema, Artes e Informação
Festival MENTAL – Cinema, Artes e Informação
O Festival MENTAL - Cinema, Artes e Informação volta a Lisboa para a sua 6.ª edição e tem como objetivo primordial falar claro e claramente sobre saúde mental, através da cultura no seu sentido mais lato embora com foco no cinema: veículo extraordinário para o combate ao estigma, vergonha e falta de informação.
Com foco na programação, exposição e discussão, o MENTAL conheceu em 5 anos um impacto extraordinário a nível de participantes e públicos e está agora de volta para mais um ano, com curtas e longas-metragens, debates, música, dança, animação de rua e literatura. As temáticas abordadas este ano no eixo do festival, as M-Talks e Filme Temático, são o Medo, Direitos Humanos e Saúde Mental e Trauma e Superação, sendo que serão abrangidos muitos outros temas através de todas as plataformas que constituem o MENTAL.
Qui 19/Mai a Dom 22/Mai
Horários diversos
Informação de preços:
Diário M-Cinema (sessão 1, 2 e 3): 5 euros* 
Diário M-Talk + Filme Temático: 7 euros
Pack M-Cinema (3 sessões): 13 euros 
Pack M-Talk + Filme (3 dias): 18 euros 
Mental Jovem: M-Cinema: 2 euros*
Teatro: 2 euros* 
Dança: 3 euros*
M-Debate: Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia  

*Descontos de 10%: Espectadores com idade igual ou superior a 65 anos; espectadores com idade igual ou inferior a 18 anos; desempregados; estudantes (mediante documento comprovativo)

Programa
M-Cinema Jovem

M-Cinema Jovem

· O Poema (The Poem) (reposição)
James tem uma vida solitária e altamente regulada. Mas quando algo inesperado o desvia da sua rotina, ele é forçado a fazer uma pausa e olhar em volta. Ao fazê-lo, descobre uma oportunidade escrita na parede de uma estação de metro. Esta é uma história sobre como um pequeno e simples ato de coragem pode permitir uma conexão verdadeira entre humanos.
 
· Como Ensinar a Chorar (Tears Teacher) (reposição)
Yoshida é um “professor das lágrimas”. Crente inabalável de que chorar semanalmente é um catalisador para uma vida mais saudável, define como missão de vida fazer mais pessoas chorar. Com este propósito, organiza workshops por todo o Japão partilhando os benefícios da aceitação da vulnerabilidade, dos filmes, livros e música que nos fazem chorar argumentando que as lágrimas nos fazem bem.

· Algo Terrível Aconteceu ao Joey (Something Terrible Happened to Joey)
Esta é a história de Joey, que após um “evento terrível” acorda e encontra um saco de carvão que agora vai ter de carregar para todo o lado.
 
· Amor Pós-Confinamento (Love, Post-Lockdown) (reposição)
Enquanto se isola sozinho, o ansioso James agarra-se aos seus rituais de  distanciamento social, apesar das restrições terem sido levantadas. Mas após os seus olhos encontrarem a cativante Samira, James tem que decidir se deve sair da sua bolha ou permanecer dentro dela para sempre.
 
· 24/7 – Estudantes no Limite (24/7- Studierende am Limit)
O documentário  “24/7” convida-nos a participar na vida universitária de alguns estudantes, mostrando a pressão a que estão sujeitos e como lidam com ela.
Todas as Coisas Extraordinárias | Mental Jovem Teatro

Todas as Coisas Extraordinárias | Mental Jovem Teatro

Todas As Coisas Extraordinárias é uma peça de teatro interativa, que cria um encontro com o público, fora do teatro, para falar sobre temas delicados: morte, emoções, depressão, crescimento, relações, esperança e, por fim, suicídio.
M-Debate | Saúde Digital

M-Debate | Saúde Digital

O direito à privacidade e o direito ao esquecimento em debate.

Participantes:

Alexandra Costa (moderadora)
Fernando Alvim - radialista
José Maria Alves Pereira - advogado
Miguel Oliveira - psicólogo

Um Pé No Chão

Um Pé No Chão

Um Pé no Chão conta a história do retorno a uma realidade transformada, onde os afectos são bússolas e o espaço e tempo têm agora novos cheiros e cores.
M-Cinema #1

M-Cinema #1

- Ping Pong Parkinsons
Nenad Bach é um músico diagnosticado com Parkinson que começa a jogar ténis de mesa para reverter alguns sintomas, podendo assim voltar aos palcos.  

- Trafik / Trânsito 
Numa noite de Halloween, uma rapariga sai para comprar tabaco. No entanto, a curta viagem torna-se numa luta, onde ela tem de confrontar as suas ansiedades. 

- I Am an Easy One to Forget / Sou Fácil de Esquecer 
Ao seu quinto dia sem dormir, a “Rapariga” tenta negociar a sua sanidade com uma entidade que já lhe é familiar. 

- Good Boy / Um Bom Rapaz 
Andriy, um analista bem-sucedido com uma vida ocupada, toma conta do seu pai doente e ao fazer o que esperam dele, esquece-se que também tem de se cuidar. 

- Blue Monday
Um documentário sobre três jovens diagnosticados com psicose à procura de uma resposta para a sua condição.

Medo | M-Talk + Filme "Searching"

Medo | M-Talk + Filme "Searching"

Conversa subordinada ao tema Medo (Sala 2, 20.30), seguida de exibição do filme Searching (Sala 3, 22h00).

M-Talk Medo
Moderadora: Teresa Nicolau
Oradores: Inês Tavares, David Dias Neto, Tiago R. Santos e Catarina Ribeiro

Searching, de Aneesh Chaganty
Quando a filha adolescente de David (John  Cho) desaparece sem explicação, ele contacta a polícia. Apesar dos esforços das autoridades, parece que ninguém  consegue encontrar qualquer  pista ou algo que justifique o desaparecimento dela. É então que, totalmente desesperado, David decide investigar um lugar onde, hoje em dia, a maioria passa parte das suas vidas: as redes sociais. 
M-Cinema #2

M-Cinema #2

- I’ll Call you in a Few / Ligo-te Mais Tarde
Um  operador  de  uma  linha  de  apoio  emocional  e  prevenção  do  suicídio escolhe desligar uma chamada com um amigo em crise para salvar a vida de um estranho. 

- Sie Hàt Welà / Não me Esqueças 
No conforto da Floresta, Yuna procura pela sua amiga Moana, enquanto cria uma ligação profunda com a natureza.

- Scars / Cicatrizes 
Cicatrizes (Scars) de Alex Anna é um retrato íntimo da realizadora sobre a sua luta pessoal com a depressão e comportamentos auto-lesivos.

- Mental Abuse Matters /Falemos de Agressão Emocional 
Uma mulher saída de uma relação abusiva, confronta o seu ex-companheiro a partir de um espaço de regeneração e poder, por si criado. 

- Alexandria
Livros desaparecem duma biblioteca, uma filha despede-se da sua mãe e uma escritora batalha com uma doença.

- Rites Undone / Ritos Inquebráveis
Ritos  Inquebráveis  é  uma  curta-metragem  documental  sobre  mulheres nigerianas,  sobreviventes  de  tráfico  humano,  e  a  tentativa  por  parte  dos profissionais de saúde mental europeus em ajudar estas mulheres, apesar de obstáculos culturais e religiosos.

Trauma e Superação | M-Talk + Filme "Mass"

Trauma e Superação | M-Talk + Filme "Mass"

Conversa subordinada ao tema Trauma e Superação (Sala 2, 20.30), seguida de exibição do filme Mass (Sala 3, 22h00).

M-TalkTrauma e Superação
Moderadora: Sandra Gonçalves
Oradores: Catarina Fróis, Francisco Costa e Miguel Ricou

Mass, de Fran Kranz
Anos após uma tragédia inqualificável  lhes  ter destruído as vidas, dois pares de pais (Jason Isaacs e Martha Plimpton, Reed Birney  e  Ann  Dowd)  aceitam  falar  em  privado  numa  tentativa  de seguir  em frente. O filme assinala a estreia de Fran Kranz como argumentista  e  realizador,  e  examina  a  jornada  de  dor,  raiva  e aceitação, pondo frente a frente  aqueles  que sobreviveram  à tragédia.
Vivências

Vivências

Vivências é um espetáculo de dança interpretado por elementos do Núcleo de Dança e Movimento Terapia do CHPL. 
M-Cinema #3

M-Cinema #3

- Getting There / Chegarei Lá 
Numa tentativa de quebrar um círculo vicioso de comer em excesso, para não ter como destino o mesmo da sua mãe, um jovem propõe-se a ingressar num rigoroso programa de exercício. 

- AMANZE
AMANZE explora a incrível vida de Ronald Amanze, fundador de uma importante rádio pirata e as suas raízes jamaicanas, até ao dia em que recebe uma noticia que muda o seu curso de vida para sempre.

- No Filter / Sem Filtro
Uma jovem rapariga com depressão reflete sem filtros sobre a sua vida e o mundo, partilhando-o numa rede social, enquanto aproveita o que decidiu ser o seu último dia de existência. 

- The Words Left Unspoken / O que Ficou por Dizer 
Uma história sobre as dificuldades de uma jovem artista de Hong Kong em corresponder às expectativas familiares e em lidar com a sua saúde mental.

- Un Jour Viendra / Um Dia Virá
Após uma estadia num hospital psiquiátrico, Audrey começa a questionar a sua capacidade enquanto mãe de Luca. 

Direitos Humanos e Saúde Mental | M-Talk + Filme "Crip Camp"

Direitos Humanos e Saúde Mental | M-Talk + Filme "Crip Camp"

Conversa subordinada ao tema Direitos Humanos e Saúde Mental, seguida de exibição do filme Crim Camp (ambas as atividades decorrem na Sala 3).

M-Talk Direitos Humanos e Saúde Mental
Moderadora: Andreia Friaças
Oradores: Diana Martins Correia, Gonçalo Delicado, Mafalda Ribeiro e Ana Mota Teles

Crip Camp, de James Lebrecht e Nicole Newnham
Um  acampamento  de  verão  para adolescentes  com  deficiência  motiva  um grupo  de  jovens  a  criar  um  movimento em busca de novos caminhos para um mundo com mais  igualdade.  Com o casal Obama entre os produtores executivos e indicado ao Oscar de Melhor Documentário no ano de 2021.