Saltar para o conteúdo
Monstra Festival de Animação

Clipanim

Videoclipes Animados

Pensamentos Intrusivos

‘Intrusive thoughts’ (2024) é um videoclipe de animação da banda argentina Alan Sutton y las criaturitas de la ansiedad. Tem um estilo de colagem stop motion, inspirando-se em vídeos dos anos 1980, como ‘And she was’ (1985), da banda The Talking Heads, e ‘Sledgehammer’ (1986), de Peter Gabriel. Foi completamente animado em After Effects, com recursos a técnicas digitais e analógicas.

 

Massive Beauty

Manipulados pelas batidas e sons, partes do corpo humano e formas desenhadas de forma minimalista constroem um “desenho dançante” — conectando, dividindo, expandindo, colapsando, enlouquecendo, desaparecendo. Animação para a música ‘Massive Beauty’ (2023), do projeto experimental Darienski.

 

Where Blue Meets Red

O filme consiste numa uma série de risografias capturadas frame-by-frame, “por baixo” de uma câmara. É uma animação direta, improvisada ao ritmo dos sons de um trompetista de jazz, o húngaro Barabás Lőrinc.

 

Richie Campbell – Run Gimme ft. Bella Shmurda

‘Run Gimme’ (2023) explora a procura constante de uma obsessão que nos desconecta dos assuntos essenciais que nos rodeiam, fazendo com que nos percamos no caos e nos distanciemos da nossa verdadeira essência, sem sermos capazes de estar presentes de corpo e alma.

 

Itajubá

O despertar que nos move em direção a nós mesmos. Qual será o Itajubá de cada um de nós? “A pedra de ouro”, ou Itajubá — que deriva da aglutinação das palavras Ita (pedra) e Yubá (amarelo) em Tupi-Guarani, língua originária dos povos indígenas do Brasil — é o ponto de partida desta narrativa onde algo tem de ser recuperado e tomado como força, energia e iluminação, tendo ainda o Sol como a sua metáfora principal.

 

Língua materna

‘Língua Materna’ (2024), de Duncan Senkumba, é um retrato amoroso do Uganda que leva o espetador numa aventura pelas ruas citadinas e paisagens selvagens do país. Explora o equilíbrio delicado entre a vida urbana e o mundo natural, desde a agitação dos mercados de Kampala até as colinas dos parques nacionais.

 

Maaimä

‘Maaimä’ (2024) é um videoclipe feito em colaboração com a famosa cantora estónia Mari Kalkun, e explora a relação conflituosa entre o Homem e a Natureza. Com o crescimento da população mundial, a Mãe Natureza luta para conseguir apoiar-nos. O aquecimento global, a sobrepopulação e a perda de biodiversidade afetam-nos a todos, independentemente da nossa localização geográfica. A música é uma obra com várias camadas que mistura música tradicional estónia com eletrónica. É cantada em Võro, um dialeto do sudeste da Estónia.

 

Um Mirtilo Canta uma Canção sobre Azul

Um Mirtilo canta uma Canção sobre Azul.

 

Mother Mother “nobody escapes”

Todos temos o mesmo destino.

 

Laguna Plena

Num cenário de plenitude natural, uma figura mística — a encarnação da origem feminina — encontra um cavalo selvagem, com o qual parte numa jornada ancestral de união com a natureza. Uma ode à pureza, à harmonia com o silvestre, em busca pela liberdade desimpedida, celebrando o amor na sua forma mais natural e crua.

 

Between the Legs

Uma mulher que se está a preparar para um encontro é inesperadamente transportada para uma dimensão surreal, que simboliza as dificuldades e os desafios da feminilidade. Neste mundo fantástico, ela enfrenta a pressão da sociedade e as suas inseguranças pessoais. Através de uma série de encontros surreais e metáforas visuais, ela aprende a aceitar a sua feminilidade e ultrapassa os obstáculos que encontra. Este videoclipe é uma jornada de autodescobrimento e empoderamento, realçando a beleza de se ser mulher.

 

Kawawenz

Duas barqueiras descem um rio para se encontrarem.

 

A Sinfonia das Rãs

Com o cair da noite, o pântano ganhou vida com o tão esperado concerto das criaturas nocturnas, ao qual assistiram os habitantes daquele pantanal. Tudo corria bem, até que um fã fervoroso não conseguiu conter o seu entusiasmo.

 

Como o Caracol

Um videoclipe de animação sobre a importância de saber quando abrandar, imitando um caracol, e quando acelerar, como uma avestruz, respeitando o nosso próprio tempo.

 

Rien Faire – Toute seule dans son pull

Neste videoclipe, Rémi Richarme ilustra a música ‘Toute seule dans son pull’ (2023), do grupo francês Rien Faire. Montanhas que cantam, mapas rodopiantes e cortes de cabelo loucos e dançantes rodeiam uma misteriosa motoqueira. Inspirado pelas pinturas em película de Norman McLaren, Richarme desenvolveu uma técnica específica, ao desenhar em rolos de papel de recibos (com 7cm de largura). Este filme, completamente desenhado à mão, é um tributo a McLaren, pioneiro da animação canadiana.

 

Reason and Impulse – Disappear

Os esforços fúteis de uma pessoa que tenta voltar atrás no tempo, e algumas pequenas criaturas tontas.

 

Departures

O Papagaio Verde viaja para fora do país. O ritmo dos comboios, as ansiedades de voar… Seja uma distração ou uma experiência, uma fuga ou uma aventura, a jornada vai começar. Um videoclipe e uma experiência com colagens, narração e píxeis.

 

Time Settles

Esta animação explora a natureza cíclica da vida, lidando com temas como o crescimento, a mudança e a passagem do tempo, assim como com a família, ligações pessoais e a nostalgia. As imagens que acompanham e se misturam-se com ‘Time Settles’, uma canção de Conil, reforçam o ambiente e a atmosfera desta, adicionando profundidade à narrativa.

 

Paulinha

Um videoclip sobre o romance fantasioso de um rapaz com a sua vizinha, Paulinha.

Sessões

  • Quarta-feira, 26 de março | 21:45 | Sala 3

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

O seu e-mail já está registado!

Agora é só aguardar as novidades

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

Ocorreu um erro no seu pedido