Competição Estudantes 4 | MONSTRA 2025
Para Sempre
Um dos pacíficos gnomos de jardim é destruído por uma bola de golfe. Só há uma coisa a fazer para os restantes: vingarem-se e impedirem os golfistas de repetirem o feito. Acompanhamos as aventuras dos gnomos até ao seu objetivo final: fazer explodir o clube de golfe.
Perda
Uma jovem submete-se a um procedimento médico de rotina que rapidamente se torna num pesadelo angustiante. Sob o efeito da anestesia, o momento, aparentemente inócuo, torna-se sombrio quando a incompetência do médico deixa a jovem presa num sonho surreal e aterrador. Inspirado em factos reais, ‘Perda’ explora as reações psicológicas e emocionais desta jovem. O filme reflete sobre a importância da confiança no outro, o impacto do trauma e a vulnerabilidade do espírito humano.
Emaranhado
A minha mãe sempre me fez tranças. Foram sempre tão apertadas que a minha cabeça ficou com um trilho marcado. Mas, um dia, ela cortou-me o cabelo tão minuciosamente entrançado. Passando a mão ao longo do trilho, senti a nossa ligação inquebrável e a viagem de crescimento feminino para a qual nenhuma de nós estava preparada.
Os Meus Orgãos no Chão
Aquilo acorda numa caverna. Tem a aparência de um ser humano, mas não passa de um fantoche vazio. Ao entrar em contacto com insetos, animais, relva, sementes e tudo o resto ao seu redor, absorve energia e ganha vida gradualmente. À medida que desvanecem as fronteiras entre si e os outros, realiza-se o ciclo de vida e morte.
Filha no Retrato de Família
Uma memória do momento de tirar um retrato de família revela a delicada relação entre os seus membros. A filha sente-se impotente ao ver os pais a discutir. O colapso da estátua do Buda simboliza o colapso psicológico da filha. A história é adaptada da experiência pessoal da realizadora, que transformou em animação o sofrimento causado pelos pais.
Querido(a) Tu
Combatendo palavras e sentimentos, um homem entra numa viagem emocional para confessar o seu amor.
vir à tona
Um homem, preso num lençol branco, debate-se na cama como se estivesse a afogar num pesadelo. Diante de um lençol parecido, num cinema vazio, uma mãe amamenta o seu filho, mergulhada num profundo silêncio. Está a passar um filme mudo, que conta a história de uma vaca, marcada com o número “432”, que vagueia pela praia, desesperada, em busca do seu vitelo desaparecido. Quando a vaca encontra o vitelo morto marcado com o número “433”, o filme morre com ela: o lençol em que o filme é projectado cai no palco, envolvendo toda a sala de cinema num silêncio ainda mais profundo.
A Senhora Unicórnio
O filme retrata a tocante história de resiliência de uma sobrevivente de cancro, que emerge das sombras de uma mastectomia. Trata-se de uma representação profundamente comovente da sua evolução, de uma vida marcada por uma cicatriz física para uma existência onde mescla as suas experiências num mosaico deslumbrante de momentos preciosos. Os seus dias, um misto de dor e renascimento, são como delicados pontos de agulha através de um tecido, cada um contribuindo para o magnífico bordado da vida.
Cherry, Passion Fruit
Numa misteriosa floresta tropical surge um vulto enigmático que questiona o amor e a sensualidade envoltos em dor.
Olá Pai
Ando há 20 anos a ensaiar estas palavras, mas ser honesto, talvez, não seja a melhor ideia. Decidi parar, neste momento, e recomeçar a contagem decrescente, um novo ciclo de 20 anos. Talvez aí seja a altura certa.
Intervalo
Um jovem vai a concerto com esperança de ficar comovido, mas acaba por se sentir mais desligado que nunca…
Juízo Final
Numa visita de estudo a Itália, três amigas partilham um quarto num convento.
Sessões
- Quinta-feira, 27 de março | 17:00 | Sala 3