NOVÍSSIMOS 2
MISHAPS IN SPACETIME
Caio Amado Soares, Alemanha, 2025, 12′
Debruçando-se sobre a sua identidade de género, o astronauta Cosmo é assaltado pela dúvida. Para a resolver, ele quer arriscar atravessar a Nebulosa Borboleta. No entanto, a sua nave espacial tem o seu próprio temperamento e ele terá de negociar essa travessia com uma certa perda de controlo.
ÊXTASE / ECSTASY
Pedro Baptista, Portugal, 2025, 19′
A dúvida instalou-se nos caminhos entre a casa e a igreja. Sobre a vaga lembrança da fé que lhe era certa, uma freira repete rituais inférteis e mecânicos, na esperança de uma resposta diferente. Na penitência involuntária que arrisca o profano, parece recear tanto o abismo do luto quanto a potência luminosa do êxtase.
PERPETUAL DISORDER
João Carlos Pinto, Portugal, 2024, 5′
Uma viagem sensorial pelas vibrantes ruas da Ciutat Vella de Barcelona, onde tempo, espaço e presença humana se entrelaçam de maneiras inesperadas. O filme capta a tensão entre a sobrecarga sensorial do mundo moderno e o ritmo lento do cinema analógico.
ENTRE O MAR E A ILHA / BETWEEN THE SEA AND THE ISLAND
José Rodrigo Freitas, Portugal, 2024, 24′
Entre o Mar e a Ilha é uma busca, uma arqueologia autobiográfica, um ensaio sobre a relação de um filho insular com o seu pai, o mar e a ilha onde nasceu. E há um sem fim de camadas, pensamentos e memórias nesse espaço-tempo “entre” esse mar e essa ilha.
EM REPARAÇÃO / UNDER REPAIR
Beatriz Machado Oliveira, Portugal, 2025, 12′
Dentro de várias estreitas e atafulhadas lojas com diferentes ofícios, acompanhamos os gestos de cuidado, a relação entre o material e a mão e a técnica treinada da renovação.
AMANHÃ NÃO DÃO CHUVA / IT SHOULDN’T RAIN TOMORROW
Maria Trigo Teixeira, Portugal, 2024, 12′
Sentindo que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância.
Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma.
Sessões
- Sábado, 3 de maio | 19:00 | Sala Manoel de Oliveira