Saltar para o conteúdo

O COLECCIONADOR VISIONÁRIO

Integrado nas celebrações dos 100 anos sobre o nascimento do seu co-fundador, o Museu do Caramulo apresenta o documentário “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário”. Este documentário retrata a vida e obra de João de Lacerda (1923-2003), que prosseguiu, através de uma insigne missão, a obra iniciada pelo seu pai, o Dr. Jerónimo de Lacerda, e pelo seu irmão, Abel de Lacerda, na sua terra natal, o Caramulo.

 

Não é possível compreender a colecção automóvel do Museu do Caramulo sem conhecer um pouco da história do seu fundador, João de Lacerda. Enquanto entusiasta, a sua paixão pela velocidade tinha apenas paralelo no apreço pela história do automóvel e dos seus protagonistas.

Desde cedo, o jovem médico especializado em pneumologia se tornou exímio a combinar as suas responsabilidades profissionais com a actividade automobilística.

Foi piloto aos fins-de-semana, em rampas, ralis e circuitos, sempre com automóveis provavelmente demasiado modestos para as suas capacidades de volante. Participou regularmente em provas míticas como as Mille Miglia e o Rallye de Monte-Carlo, em muitas ocasiões, como único representante português, conseguindo resultados que mostravam o seu talento inato.

Quando as obrigações familiares lhe impuseram outras cautelas, dirigiu o seu entusiasmo para os automóveis antigos. Em 1955, comprou, num impulso, um Ford T abandonado, que restaurou cuidadosamente. Foi o primeiro da futura colecção – a sua – o complemento perfeito para a obra que o seu irmão Abel lhe deixou para concluir. Foi um momento visionário que daria início ao fenómeno do coleccionismo ligado a veículos e à mobilidade, em Portugal.

Mas para quem pensa que os veículos da colecção são antiguidades limitadas a serem contempladas pelos visitantes, João de Lacerda deixou mais uma importante lição. Todos os exemplares expostos estão prontos a andar, como quando eram novos. Este era um requisito essencial do fundador e continua a ser um princípio incontornável do espírito do Caramulo. De cada vez que um clássico sai para a estrada, dando felicidade aos seus ocupantes, e também a quem o vê passar, continua a obra de João de Lacerda.

Sessões

  • Quinta-feira, 3 de julho | 18:30 | Sala Manoel de Oliveira

Informação de preços

Entrada livre sujeita à lotação da sala.

Ficha técnica

  • Produção Museu do Caramulo
  • Realização Salvador Patrício Gouveia
  • Imagem Ariana Couvinha; Bruno Pereira; Cláudia Ferreira; João Apolinário; Miguel Nabinho; Sofia Campos
  • Montagem de imagem e som Cláudia Ferreira
  • Colorista Soraia Correia
  • Restauro de imagens históricas Daniel de Tomasi
  • Música original José de Castro
  • Mistura de som Samuel Henriques
  • Ano 2025

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

O seu e-mail já está registado!

Agora é só aguardar as novidades

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

Ocorreu um erro no seu pedido