Retrospetiva Áustria: Experimento
Hors d’oeuvre
Simples linhas negras, em constante movimento e mudança, brincam com os nossos hábitos de ver. Para os sons, foram usados fechos, simulando sons de arranhar e respirar.
Parasympatica
Numa revista espanhola, a artista encontrou uma lista de características consideradas “positivas ou negativas” pela Igreja Católica. Com duas exceções, as características positivas representadas são atitudes passivas. A artista representa estas atitudes através da mímica, dividindo o seu corpo em duas metades, uma preta e outra branca. Esta figura “dividida” gira de forma brusca, através de animação frame a frame.
Der Akt
Em imagens abstratas, a preto e branco, e em constante mudança – riscadas diretamente em película preta de 35 mm – o protagonista arcaico experiencia cenas eróticas contraditórias com o sexo oposto. Imagens cintilantes e trémulas narram um drama sobre sexo e ciúme que, no final, culmina num assassinato.
TV Montezuma
Uma corrida surpreendente através de animação, uma aventura bizarra pelos mistérios do desenho e do vídeo, incluindo citações do filme de Jonas Mekas ‘He Stands in a Desert Counting the Seconds of His Life’.
Mao Tse Tung – Bd.2
Desenhado nas páginas do livro ‘Mao Tse-Tung’s Selected Works, Vol. II’ (1968). Uma resposta a algo escrito de forma tão clara, tão fácil de compreender, tão linear, tão horrivelmente consequente! Considerando-me um ser político de esquerda, é surpreendente para mim como o ser humano consegue falhar sempre da pior forma possível (muitas vezes com as melhores intenções).
I’m a star
Um homem solitário, um cigarro, o corredor de um hotel — este é o cenário para uma interpretação irónica do mito de Sinatra. Impulsionado pelo conteúdo alcoólico do seu cantil, Frankieboy cambaleia por toda a eternidade pelos corredores de um hotel, cujo nome já esqueceu.
construction 76
‘construction 76’, criado pela artista audiovisual Lia, foi feito em colaboração com o coletivo @c. Uma banda sonora de cinco minutos foi extraída de uma composição de 55 minutos e sincronizada com imagens programadas por um computador.
Groteskes Gezwitscher
Um piano de cauda preto e desafinado está parado numa sala cheia de metamorfoses. As transformações conduzem-nos sonoramente por pensamentos, em constante mudança, de um sonhado-fumador. Enquanto isso, somos invadidos por imagens do exterior.
Review
Este filme hipnótico e abstrato utiliza material audiovisual perdido. Imagens não sequenciais foram agrupadas por conteúdo e transformadas em padrões circulares, retirando o seu significado. O áudio combina fragmentos sonoros com uma voz que repete: “Once a thing’s been done, it’s been done … why looking backwards for inspiration … start something new, you know? Live your lives now. Know what I mean?”
Video 64 CDE
O som acompanha as imagens, apontando para mudanças sem que exista uma tradução linear, e desenvolvendo um tema próprio. O som exibe um grau de imprevisibilidade e de abertura para o mundo. Com isso, o som pretende formar uma ponte para o subconsciente do espetador.
Domino
Esta curta-metragem combina o mecanismo do movimento da queda de uma fila de dominós com a técnica de stop motion, introduzindo uma nova forma de animação: a técnica de “non-stop stop motion”.
Drift following the Seam
O filme baseia-se na composição ‘Drift Following The Seam’, de Robert Schwarz, enquanto o seu contraponto visual surgiu ao longo de um ano de experiências com motores de path-tracing. Maik Perfahl moldou o cenário com luzes em movimento, que distorcem o espaço através de vários deformadores. Oscilando entre o caos e a ordem física, a animação torna-se uma sombria simulação experimental da natureza.
20160815
Existirá vida após o HD? E, acima de tudo, será que a nossa perceção começará revoltar-se quando o HD estiver sedimentado nas nossas mentes como um padrão sem alternativa? Esta não é a primeira vez que Tina Franks colabora com Pita (Peter Rehberg), cuja faixa, ‘20150609’, eleva de forma congénita a abordagem pop explosiva de Franks a um nível mais alto e partilhado de uma visão techno-visionária.
Trass
Trass assume como base o tema de ‘Camptown Races’, de Stephen Foster (1850) para expandir, com uma textura contrapontística de sintetizadores e bateria ao vivo. Nesta obra audiovisual, o vídeo adiciona as suas próprias camadas de complexidade e profundidade de perspectiva, pontuando este exercício com comentários humorísticos sobre a energia frenética da música.
KillJoy
‘KillJoy’ é uma animação passivo-agressiva, uma trágico-comédia suburbana que se debruça sobre as normas sociais da felicidade. A história passa-se à volta de um jantar de família, normal como tantos outros, onde algo parece diferente.
TOVO
‘TOVO’ é uma curta-metragem de animação que utiliza técnicas de animação tradicionais e digitais, de forma experimental. O filme pretende mostrar o processo de formação de pensamentos visuais e convida o espetador a participar neste processo discursivo de pensamento.
There is, indeed, the unspeakable
‘There is, indeed, the Unspeakable’ revela fenómenos inexplicáveis e associações surpreendentes, que vão desde incubadoras misteriosas e salas de tortura ao efeito de substâncias utilizadas para expandir a nossa consciência.
blukralafiratin
Seis naturezas-mortas do artista Horst Janssen servem de base para este filme. A música é da banda Hirsch Fisch, formada pelo próprio artista e pelo músico Klaus Tschabitzer, também conhecido como Johnny Schwimmer.
Sessões
- Terça-feira, 25 de março | 21:45 | Sala 3