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Monstra Festival de Animação

Retrospetiva Áustria: Música

Wood

Esta curta-metragem foi riscada diretamente em película de 16 mm de filmagens perdidas. É estabelecido um jogo de troca de imagens, que representam diferentes motivos: madeira, árvores que podem “ter bebés”, pessoas que dançam loucamente e têm sexo.

 

Love

Tudo sobre amor, ‘Love’ lida com a (in)visibilidade de grandes sentimentos, e com o seu lado físico.

 

Vehement

Um encontro espontâneo, violento e tempestuoso.

 

Spinning – Bild 14

Pensamentos, sem princípio nem fim, têm um ponto de encontro nesta curta-metragem. Um diálogo entre pintura abstrata, experimental e música improvisada, estes dois minutos focam-se no contraste entre algo suave, flutuante e algo duro, rígido, e com ritmo. Como em todos os trabalhos iniciais de Martin Anibas, lembramo-nos do avant gard da Animação da Costa Oeste norte-americana das décadas de 1970 e 1980.

 

Käpt’n Knödel im Dreck

Um piloto, ás do ares, na sua cápsula espacial aventura-se sozinho pelo universo, por terras distantes e pouco exploradas. Cuidado! Um terrível monstro apodera-se de um planeta que parece um dumpling tirolês, e começa a devorá-lo. O artista de arte urbana Georg Dienz fez a proposta para o guião do videoclipe, com a composição a ficar a cargo do seu irmão Christof.

 

Algorithmen

Ligando o ritmo e a música, metamorfoses de cor e forma são pintadas, desenhadas e carimbadas diretamente em película em branco, através de diversas ferramentas como carimbos feitos à mão e folhas de árvores. Como em muitos dos seus filmes experimentais, Bärbel Neuauer é aqui também compositora.

 

DEVINE + RUSSIAN

Franz Blaas e Peter Hauenschild complementam as canções da peculiar anarco-Brecht-banda britânica „The Tiger Lillies“ com sketches, e animações digitais, geradas por computador, e tradicionais.

 

Bled – Attwenger

O olhar distante na direção da câmara demonstra a percepção de que alguém está a olhar de volta, ainda antes das imagens serem criadas. A letra repetida e repetitiva de uma canção da banda austríaca Attwenger são calão: “Hoje, as pessoas têm algo para voltar a olhar para.”

 

Guitar String Marked Fingerprints

Seis animais diferentes lutam para escapar de uma paisagem distópica.

 

Tinamv1

Nesta época de exuberância digital, Adnan Popović coreografa este videoclipe de forma convincente e com uma precisão milimétrica, utilizando principalmente dispositivos analógicos. Um corredor branco serve como o cenário para este videoclipe duo vienense de música eletrónica Kilo. Cada sample, cada pico de energia recebe uma dimensão espacial através de diferentes objetos, obras e jogos de luzes.

 

If we had only tried

Um videoclipe em stop motion que explora o absurdo da vida, e temas como a injustiça e hierarquias. Somos todos “atirados” para um mundo complexo e, muitas vezes, sentimo-nos como que marionetas num sistema absurdo que não controlamos nem entendemos. Talvez, enquanto “pequenas criaturas”, devêssemos lutar contra o sistema, através da confiança e cooperação mútuas.

 

Zounk !

A canção ‘eisenwalzer’ (ironwaltz) da banda de culto BROKEN.HEART.COLLECTOR é tocada de forma impiedosa em ‘Zounk!’ de forma a tecer uma composição de som e imagem que faça a nossa retina vibrar.

 

See the World – Ogris Debris

Notícias trágicas, autopromoção intrusiva, memes aleatórios da Internet. Consumimos tudo isto misturado, através do mesmo canal. Percorremos a nossa timeline e ficamos com a impressão de que estamos a “ver” o mundo. O videoclipe ‘See the World – Ogris Debris’ é uma parábola sobre essa experiência.

 

Electrocardiographs

‘Electrocardiographs’ é um videoclipe encomendado pelo músico Ceschi Ramos. Durante uma digressão, Ramos passou pelo apartamento de Kohlweis, no intervalo entre um soundcheck e um concerto, onde filmaram um único take de Ramos a fazer playback em frente a uma manta barata do IKEA. Depois disto, Kohlweis passou um mês a animar a filmagem, frame a frame.

 

Auto

Sim, sou um Homem — deixem-me conduzir — é a única coisa que consigo fazer. Sou um Homem — eu não me perco — já decido o nosso caminho — há 3000 anos…

 

Karantina

‘Karantina’ é um videoclipe e música criada durante o confinamento, devido à pandemia de COVID-19, em Viena. A letra é composta em alemão e turco. O grupo Rakisquad é um coletivo de jovens artistas vienenses, turcos e noruegueses, que trabalha com diferentes suportes e médiums, desde pintura, design gráfico a música e animação 3D.

 

Maria

Um solitário rapaz vestido de Lederhosen faz o luto do amor da sua vida, Maria, que o deixou e ao seu schnitzel para ver o mundo. Sozinho, enterrado no conforto do seu edredão, o idílio da montanha perde o seu romance para o nosso protagonista, mas Maria deixa-nos dar uma vista de olhos por cima dos muros de pedra, deixando-nos esperançosos.

 

Foisches Viech

Lebre de barbatanas, gaivota-cervo, peixe-dedo, garefier, kanebe, elkrawi – acho que estive a alimentar a criatura errada. Acima e abaixo, à frente e atrás – com e sem, um aplauso interrompido, um fecho trancado – e ainda assim, a criatura nunca descansa.

 

*Woman (NICO)

A homenagem de Karin Fisslthaler disseca a imagem de Nico, aglomerando-a de novo através de colagens audiovisuais. É um remix entusiasmante, um retrato impactante em constante transformação. A música ficou a cargo da artista sob o pseudónimo Cherry Sunkist.

 

Music Makes You Feel

A animação ‘FM4 Davidecks – makes you feel’ começou como um projeto sustentado e desenvolvido por fãs, acabando por tornar-se numa homenagem a um dos mais icónicos programas de rádio de música eletrónica da diáspora alemã. No fim, tornou-se no bolo de aniversário metafórico dos 15 anos do programa.

 

Ich halt die Zeit an – Kommando Elephant

Videoclipe sobre a velocidade incontrolável do tempo.

 

Lucid

‘Lucid’, uma curta-metragem experimental de animação experimental explora a interação entre dança, música e inteligência artificial. O desafio é criar perspectivas cativantes e promover a colaboração entre artistas e ferramentas de IA, por forma a estabelecer conexões inovadoras e harmoniosas.

Sessões

  • Sexta-feira, 28 de março | 19:30 | Sala 3

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