Saltar para o conteúdo
Monstra Festival de Animação

Retrospetiva Áustria: Novas Tecnologias

Wiener Bilderbogen Nr. 1

Características comuns do início do cinema de animação nos anos 20 estão representadas neste filme: para além do seu conteúdo erótico, a representação da mão do animador e, portanto, a visualização do seu método de produção é um aspeto particularmente impressionante. No entanto, é a qualidade visionária deste trabalho que sobressai, antecipando todas as conquistas na tecnologia de comunicação até ao século XXI.

 

Pas de Tango

Frames são tratados como “amostras óticas” e organizados de acordo com padrões musicais. A peculiaridade da técnica da produção desta obra reside na combinação da fotografia analógica e da animação, através do arranjo de loops capturados em Polaroid.

 

Copy Shop

A história de um homem que se fotocopia a si próprio até encher o mundo inteiro. O filme venceu 43 prémios internacionais e esteve nomeado para Melhor Curta-Metragem nos Óscares de 2001.

 

LOOPS ∞ + 1 = ∞

Cinco trípticos cinéticos como reflexões sobre a vida no virar do milénio. ‘LOOPS’ (2007) é inspirado por neologismos e por uma fórmula matemática que contrapõe o indivíduo com o infinito. Neste filme, é o loop entre o ínicio e o fim do nosso universo que serve de contraponto para o nosso dia-a-dia.

 

Tintenkiller

Detetives de thrillers são o foco de ‘Tintenkiller’(2009). A falta de comunicação é expressada através de sequências surreais, de clichés e frases vazias. As características essenciais das investigações televisivas foram extraídas e transformadas visualmente numa técnica especial de desenho, com tinta e uma caneta mágica.

 

Stuck in a groove

Na era do digital, o realizador de ‘Stuck in a groove’ (2010) desenvolveu uma técnica que requer trabalho manual para criar imagens. Com esta técnica, fruto inesperado da relação entre o fenacistoscópio (do século XIX) e do gira-discos contemporâneo (representando a cultura de mistura dos DJs), foi produzido um filme e foram organizados espetáculos visuais ao vivo. Apresentada em 2010 por Clemens Kogles, esta técnica foi, mais tarde, chamada de phonovideo.

 

Buenos Aires Recyclers

Buenos Aires: tango, barulho ensurdecedor do trânsito e um tesouro de lixo. ‘Buenos Aires Recyclers’ (2012) representa as camadas culturais, sociais e urbanas desta cidade. O espectador é levado aos esconderijos urbanos onde pequenas criaturas se escondem. O barulho dos membros destas criaturas interage com as paisagens sonoras de Buenos Aires.

 

365

365 miniaturas de madeira foram criadas no espaço de um ano. Depois disso, foram tiradas fotos de cada escultura para criar esta animação. Uma história curta mas um percurso longo.

 

Ritual of Color

A materialidade do material de reversão de película é representada. Esta tecnologia analógica, com o seu esqueleto químico exposto, choca num truque cinematográfico anacrónico, com animação digital contemporânea. A cor é apresentada não como um meio natural, mas sim como um meio altamente trabalhado, na experiência de cinema.

 

Fallen

Nesta obra, o artista enfatiza a artificialidade das suas criações, ao invés de usar tecnologia de animação 3D para criar as suas imagens “fiéis à realidade”. Figuras fragmentadas, com faces estranhamente humanóides, escorregam, espalham-se e chocam através de um espaço virtual que aparenta ser um “lugar” de lazer mal desenhado, com palmeiras, uma piscina e baloiços.

 

Jealous

‘Jealous’ (2019) é uma interpretação surreal de amor não-correspondido. Paisagens tortas, ídolos de ouro e formas fragmentadas refletem um mundo interior desfeito. Enquanto o protagonista se dissolve em fragmentos, a imagem captura a frágil beleza de um coração partido e a silenciosa força da libertação.

 

Echoes of Grief

Representando a experiência pessoal de uma perda fatal, a jornada começa através de reinos fantasmagóricos, que oscilam entre sombras e luz, passado e presente, dor e alívio. Guiado por um leve brilho que ilumina um caminho em constante mudança pelo escuro, acompanhado de memórias do irrecuperável.

Sessões

  • Segunda-feira, 24 de março | 21:45 | Sala 3

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

O seu e-mail já está registado!

Agora é só aguardar as novidades

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

Ocorreu um erro no seu pedido