Sessão Ativismo em Curso | CINEMA
“Instantes de peligro”, de Santiago Canción, 15’ (Argentina)
Iki, um militante territorial, leva três tiros nos momentos de maior tensão da história argentina contemporânea: em 2001, 2002 e 2016. Porém, nenhum deles o mata. A sua história reflete uma série de momentos de perigo. Entre a atuação coletiva, o ativismo territorial e experiências pessoais, tece-se este filme que aborda o compromisso pessoal e político de um destacado líder de movimentos populares.
“L’últim combat”, de Joan Paüls Vergés, 20’ (Espanha)
Entre a demência de um homem e a memória de um país inteiro. Ernest confunde passado e presente para voltar às memórias da guerra civil. Tem uma determinação clara: regressar à sua cidade para terminar o que começou há 70 anos. Premiado no Festival Internacional de Cine por la Memoria Democrática de Madrid.
“Adidas owns the reality”, de Keil Orion Troisi e Igor Vamos, 22’ (Camboja, Alemanha e Estados Unidos)
Ativistas decidem denunciar as condições de trabalhadores da cadeia de abastecimento da Adidas. Como? Organizando um desfile na Berlin Fashion Week, onde recorrem ao humor e à ironia para levar o mundo a prestar atenção aos abusos laborais e ambientais que a marca tenta esconder. Em 2023, em plena Web Summit, estes ativistas subiram ao palco para lançar uma “nova” bitcoin da Adidas, ao lado do DJ Marshmello. Soube-se depois que era uma mais ação de ativismo de guerrilha. Premiado no Workers Unite Film Festival, de Nova Iorque.
Filmes legendados em português.
Sessões
- Quinta-feira, 24 de abril | 21:30 | Sala 3
- Sábado, 26 de abril | 18:45 | Sala 3