Silvestre Curtas 1
MACHINE BOYS
Karimah Ashadu, Nigéria, Alemanha, Itália, 2024, 9′
Karima Ashadu traz-nos um filme que se insere no seu trabalho de investigação pós-colonial. Estamos em Lagos, onde o governo baniu o uso de motas-táxi, mas estes “machine boys” continuam o seu trabalho, enfrentando as consequências desta proibição, em busca de independência financeira.
RAZEH-DEL
Maryam Tafakory, Irão, Reino Unido, Itália, 2024, 28′
Em 1998, duas alunas enviaram uma carta ao primeiro jornal feito por mulheres do Irão. Enquanto esperavam que fosse publicada, ponderaram fazer um filme impossível.
LE CHEVREUIL / THE ROE DEER
Delphine Priet-Mahéo, França, 2024, 9′
Uma animação de cores lindíssimas que explora a necessidade absoluta e total de uma mãe se livrar do marido e dos filhos para conseguir ter uma tarde lúdica só para si, no encalço de uma corça.
LATE SUMMER 91
Olaf Held, Alemanha, 2024, 3′
Found footage é um sub-género acarinhado do cinema de terror. Aqui, é uma documentação de uma festa de anos que se viu subitamente sem sal. “Gonna party like it’s 1991”.
ZIZI (OU ORAÇÃO DA JACA FABULOSA) / ZIZI (OR PRAYING TO A FABULOUS TREE)
Felipe M. Bragança, Brasil, 2025, 30′
Um filme que junta ficção e realidade para contar a história de uma mulher indígena, a avó do realizador, e a árvore por si plantada, cuja fruta é a jaca — e ambas são vistas da mesma forma, como algo indesejável.
Sessões
- Sexta-feira, 2 de maio | 19:15 | Sala 3