Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Novembro 2023
Dia
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1 2 3 4
Afim de Filmes 2023

Afim de Filmes 2023

Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.
SAL - Surf at Lisbon

SAL - Surf at Lisbon

De 2 a 5 de novembro, recebemos a 12ª edição do SAL – Surf at Lisbon Film Fest, com um cartaz recheado de filmes dedicados a todas as pessoas que gostam deste desporto.
Déplacer Le Silence

Déplacer Le Silence

SAL - Surf at Lisbon
Déplacer Le Silence é uma pequena curta de Longboard que remetepara os anos 70 nas praias de Biarritz e arredores, e os seus eternosentardeceres de verão.
Everywhere I Go

Everywhere I Go

SAL - Surf at Lisbon
Para Maud, o surf é uma combinação de paixão e dedicação. Mas, há já algum tempo, esta tem tido a capacidade de deixar espaço para que outros interesses continuem na sua vida. Artista nos tempos livres, está também muito envolvida na luta ambiental e na protecção do ambiente marinho.A Sereia é uma personagem de ficção que conquistou o coração de muitas pessoas no mundo inteiro. É um símbolo de beleza, graça e liberdade. No entanto, os oceanos e mares que ela chama de lar, estão em perigo. Ao misturar arte e surf, este filme conta a história de uma sereia que quer salvar o seu lar.
Yama

Yama

SAL - Surf at Lisbon
Yama acompanha a surfista e activista australiana Lucy Small numa viagem ao Gana para se encontrar com um grupo de pioneiras surfistas e skaters. Outrora um bastião do comércio transatlântico de escravos e com uma história de cultura de surf que precede a invasão colonial, esta é uma história de recuperação e alegria.
Obseassesion

Obseassesion

SAL - Surf at Lisbon
Laure Mayer é uma verdadeira artista no que diz respeito ao longboard clássico. Ela vive há 10 anos na Austrália, e decidiu regressar às suas origens e embarcar numa roadtrip por França, Espanha e Portugal, a fim de tomar o pulso à cultura atual do surf feminino na Europa. Visita 5 amigas que, tal como ela, dedicam a sua vida ao surf: são professoras, fotógrafas, mães, artistas e têm uma vida de sucesso, e muito a dizer sobre o longboard e o lugar das mulheres em cima de uma prancha de surf. Falam da sua obsessão pelo surf; brincam com a forma como esta paixão que consome tudo se traduz no seu quotidiano e porque é que, enquanto mulheres, ainda não o sentem como um dado adquirido; falam sobre as regras invisíveis que as limitam e como estas estão mudar para melhor. Obseassion lança uma luz comovente sobre a forma como estas mulheres enérgicas abordam o surf: formando uma comunidade forte e mais inclusiva e que está em crescimento em todo o mundo.
Merry Kaliyuga

Merry Kaliyuga

SAL - Surf at Lisbon
Merry Kaliyuga é um filme de surf inspirado na história hinduísta de Kali Yuga, em que Kalkin (uma encarnação do deus Vishnu) aparece para pôr fim a um período de pecado e escuridão e dar início a uma nova era.
The Green Wave: Costa Rica

The Green Wave: Costa Rica

SAL - Surf at Lisbon
Neste filme, Carine, Manu e suas duas filhas exploram a Costa Rica, e ao longo de sua viagem, não desfrutam apenas da beleza natural do país, mas também conhecem várias pessoas dedicadas à protecção da natureza e às causas sociais. Biólogos, activistas e outras pessoas que trabalham para manter a Costa Rica um lugar seguro e preservar a sua biodiversidade única.
Chasing The Unicorn

Chasing The Unicorn

SAL - Surf at Lisbon
Chasing the Unicorn traça a história do surf em Moçambique no pós- guerra, e na procura de uma onda mítica conhecida como a Kirra Africana. Pelo caminho, ficamos a conhecer Sung Min Cho e Júlia Fernando, os mais importantes surfistas do país, assim como a florescente cultura do surf moçambicano que surgiu em após 30 anos de conflito armado.
Hail Mary

Hail Mary

SAL - Surf at Lisbon
Hail Mary" é um biopic que conta a inspiradora caminhada de Balaram Stack, um surfista que se iniciou no surf em Nova Iorque e se tornou uma das figuras mais respeitadas no mundo do surf. O filme explora o passado, o presente e o futuro de Balaram, revelando a sua habilidade notável e coragem ao enfrentar algumas das ondas mais desafiadoras do mundo. O filme também destaca ainda a importância do apoio de sua mãe, Mary, que desempenhou um papel fundamental na sua carreira, mostrando como o apoio familiar pode ser fundamental para alcançar os nossos sonhos.
Unknown Nostalgia

Unknown Nostalgia

SAL - Surf at Lisbon
Talvez não exista outro lugar no mundo que retrate tão bem o imaginário de paraíso como as Maldivas. Já muito se disse a seu respeito - as imagens idílicas estão em todo o lado. E também muito se disse sobre o que pode acontecer a estas ilhas do Índico se não mudarmos a forma como vivemos. Mas, durante esta viagem, o surfista João Kopke colocou-se num futuro imaginado e, enquanto surfava, pensou como seria viver num mundo em que este lugar não passasse de uma memória distante. Um pequeno filme inundado por um relembrar impossível, um sentimento de saudade de algo que nunca se chegou a conhecer. E pela pergunta: será possível experienciar a nostalgia de algo que nunca se viveu?
A Tale from Somewhere

A Tale from Somewhere

SAL - Surf at Lisbon
Quando se deixa tudo para trás para perseguir uma ondulação única na vida e se acaba a olhar para um oceano sem ondas, como é que nos sentimos? Como é que se pode mudar de ideias? O que é que precisa de acontecer para não não se entrar em desespero? Luís Perloiro encontrou as respostas a estas perguntas e, no final, fez a surftrip de uma vida quando encontrou ondas perfeitas para ele e um amigo num lugar de sonho algures em África.
Shifting Mindsets

Shifting Mindsets

SAL - Surf at Lisbon
Shifting Mindsets é um filme baseado no festival anual de surf, arte e música, Gliding Barnacles, que tem lugar na Figueira da Foz, Portugal.
Buarcos – The Unridden Ones

Buarcos – The Unridden Ones

SAL - Surf at Lisbon
Em Buarcos, umas das vilas costeiras mais antigas de Portugal, tem uma onda que é a direita mais comprida da Europa. O surf na Figueira da Foz surgiu no final dos anos 60, iniciado pelas migrações dos surfistas que ano após ano repetiam o roteiro do verão interminável no velho continente. Depois da introdução do surf na Figueira da Foz, as míticas ondas de Buarcos têm sido surfadas por várias gerações com a excepção que é comum a todas. Os dias de grandes ondulações levaram sempre a melhor à condição humana e as ondas grandes e perfeitas, por uma questão de acessibilidade, rolaram desde sempre sozinhas. Este filme relata o percurso de um surfista local que quer mudar tudo isso.
Last Tango in Portugal

Last Tango in Portugal

SAL - Surf at Lisbon
Na sua primeira vez na Europa, há 3 anos, Ryan e Patrick Conklin, dois dos melhores surfistas da Flórida, de Flagler Beach, aterram no Sul de Portugal. Este filme de impressões leva-nos através de uma parte da sua viagem europeia pelo Algarve, com uma fantástica banda sonora original de Bradford Walters.
Bloody Knuckles

Bloody Knuckles

SAL - Surf at Lisbon
Um vídeo artístico e poético através da visão Avant-Garde de Perfect Designs aka Léo Chadoutaud, “The shape of surf to come”. Filmado no sudoeste de França em Biarritz, Anglet, e na praia de Tarnos em 2021.
BONES Hydroplane & Displacement

BONES Hydroplane & Displacement

SAL - Surf at Lisbon
BONES é uma história simples de amigos que viajam pelas costas bascas de França e Espanha a surfar as pranchas de Fantastic Acid shapes e em busca de liberdade de expressão através de Displacements Hulls.
Natural High

Natural High

SAL - Surf at Lisbon
Natural High, realizado por Jack Coleman, carismático realizador, é um filme de surf que mostra o talento de Stephanie Gilmore, Tosh Tudor, Derrick Disney, Kobe Hughes, Leah Dawson, Ryan Burch e muitos mais. Natural High é um mergulho na ligação entre o sol, a experiência espiritual do surf e a sensação de estar vivo quando se está na água. O surf hipnotizante e a banda sonora psicadélica de Natural High transportam-nos para outro mundo.
Dakine Expedition Turkiye 2023

Dakine Expedition Turkiye 2023

SAL - Surf at Lisbon
O ano passado, 2022, representou o arranque do conceito Dakine Expedition. Um projecto único, que procura desafiar os vários embaixadores da Dakine a explorarem as suas diferentes valências em ambientes adversos e desconhecidos. Se em 2022 Marrocos se mostrou desafiante, este ano a Turquia tornou-se um destino ainda mais exótico e desconhecido. Durante 11 dias, um snowboarder, Ricardo Araújo, um surfista, Filipe Jervis, e um skater, João Allen, aventuraram-se nas montanhas de Kaçkar e nas ondas do Mar Negro, passando por spots desconhecidos da cidade de Istambul. Ao longo da viagem todos foram colocados à prova sofrendo as mais desafiantes provações, superando medos e explorando locais tão especiais como Petran, o local onde o snowboard deu os primeiros passos há 300 anos.
Above

Above

SAL - Surf at Lisbon
ABOVE é uma viagem exploratória ao mundo actual do bodyboarding. Utilizando a analogia de um menu de degustação de sete pratos, ABOVE pretende transmitir a beleza, os aromas e os sabores de cada país, apresentados no filme através da perspectiva do realizador e do bodyboard de alta performance. Uma viagem que começa ao longo da costa de Portugal, rica em ondas, aventurando-se depois nos atóis isolados do Pacífico e navegando pela costa sul da Austrália, em Nova Gales do Sul. Recupere o fôlego durante uma escala na Indonésia antes de regressar à Europa e às encantadoras areias francesas. O final mistura o verde luxuriante da selva com as águas azul-turquesa da Polinésia Francesa.
Maurice Cole - The First Wave

Maurice Cole - The First Wave

SAL - Surf at Lisbon
Uma história convincente das batalhas de um talentoso surfista aborígene com a lei, a saúde mental e ele próprio. Este retrato íntimo de uma dasgrandes personagens vivas do surf é o testemunho da sua determinação em fazer as pazes consigo próprio e com o mundo que o rodeia, acabando por fazer shapes que mostram um trabalho em progresso, e que é uma versão melhor pelas lições aprendidas e pelas estradas rochosas percorridas ao longo da sua vida.
Ocean Heals

Ocean Heals

SAL - Surf at Lisbon
Depois de ter passado 25 anos na prisão pelo assassínio de um membro de um gangue de Los Angeles, Quy quer seguir em frente. O seu caminho cruza-se com Lisa, uma terapeuta que utiliza o surf para ajudar ex-criminosos a incorporar os benefícios do surf na sua vida quotidiana.
Arnow

Arnow

SAL - Surf at Lisbon
ARNOW é o retrato do surfista profissional de ondas grandes, Tom Lowe. Numa viagem sensorial e visceral através da Cornualha e da Irlanda, o filme retrata o complexo carácter de Tom, utilizando uma manta de retalhos de memórias e histórias combinadas através de entrevistas com familiares e amigos que testemunharam a jornada intransigente e perigosa de Tom.
Suara Hutan

Suara Hutan

SAL - Surf at Lisbon
SUARA HUATAN é uma curta-metragem que mistura os ritmos naturais e as batidas do âmago da selva com a arte do surf. Este filme mergulha na profunda ligação entre a selva, indomável e selvagem, e a busca de nos sintonizarmos com o seu pulsar e vibrações. É uma busca que se desenrola como uma experiência visual auditiva abstracta, convidando os espectadores a explorar a interacção harmoniosa entre a natureza e o seu interior através do cativante mundo dos oceanos.
Free Ride

Free Ride

SAL - Surf at Lisbon
O clássico filme de surf de Bill Delaney, Free Ride, de 1977, captou o auge da revolução das shortboards e mostrou alguns dos surfistas mais progressivos do mundo em ângulos aquáticos nunca vistos. Agora, quase meio século depois, foram encontrados os registos da cassete de vídeo original, que foram meticulosamente restaurados, apresentando a versão mais completa desde o seu lançamento original nos cinemas em 1977!
Fifth Tide

Fifth Tide

SAL - Surf at Lisbon
Ondas de inverno, ondas fortes, fundos de pedra, surf a remar em ondas maiores com pranchas grandes, as lutas e as alegrias que tudo isto implica. O filme mostra a vida de duas surfistas durante o rigoroso inverno português. E mostra a sua ligação ao oceano, às ondas e à natureza.
Surfing Through The Odds, The SOMA Surf Story

Surfing Through The Odds, The SOMA Surf Story

SAL - Surf at Lisbon
Documentário sobre a SOMA, uma ONG portuguesa que está a desafiar as dificuldades em São Tomé e Príncipe.
OnSurf

OnSurf

SAL - Surf at Lisbon
Onde Nostre & Block10 apresentam ON Surf, um filme de Luca Merli. ON Surf é uma colecção de curtas-metragens produzidas nos últimos cinco anos. Protagonizada pelos surfistas mais estimulantes da actualidade. Incluindo Leah Dawson, Katrina Rozunko, Mele Saili, Lola Mignot, Ale Ponzanelli, David Pecchi, Lorenzo Castagna e entre outros.
Fine by Me

Fine by Me

SAL - Surf at Lisbon
Fine By Me celebra as mulheres do mar, mulheres com coragem, com força, mulheres sem make-up mas com muito sal. A paixão pelo mar e pelo surf já existe desde miúda. Nascida e criada em Lisboa, Da Chick vive com a cabeça virada para o Atlântico e no seu novo disco confessa esse seu amor pelo mar e a importância que esses momentos de equilíbrio dentro de água têm para a ajudar a fazer música com boa energia, balançando ao ritmo das marés. Mas este filme é muito mais do que um momento instrospectivo no meio do Oceano. É um agradecimento à cultura do surf com a qual tem crescido, rodeada de boas amigas e amigos, gente que olha para as ondas com a mesma sensibilidade, amor e espírito livre. Este filme é um mote a isso mesmo, à Liberdade! Liberdade de ser mulher e viver como bem quer, desde que por elas esteja tudo "fine".
Daydream Lullaby Dream

Daydream Lullaby Dream

SAL - Surf at Lisbon
Nos confins da Europa, a harmonia espiritual parece ter sido esquecida há muito tempo. Será que o surf ficou sem alma, tornou-se banal e político e que já não há espaço para a experimentação? Será que nos tornámos uma fábrica de réplicas? Esta curta-metragem explora a viagem espiritual de um jovem surfista em direcção à redescoberta do seu eu, através de uma canção de embalar que parece coexistir num sonho em loop.
Derek

Derek

SAL - Surf at Lisbon
Derek, uma carta de amor ao avô do Miguel. Explorando a individualidade através do conceito de de crescer para fora e crescer para dentro, é um documento de mudança inevitável e de como se pode lidar com com essa mudança.
2825: Surf (R)Evolution

2825: Surf (R)Evolution

SAL - Surf at Lisbon
2825: Surf (R)Evolution é um emocionante documentário que mergulha nas profundezas da história do surf na Costa da Caparica, revelando não apenas aevolução do desporto, mas também a relação complexa entre a comunidade local e a cultura do surf. Neste filme envolvente, navegamos entre décadas, explorando como o surf evoluiu, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Através de entrevistas com surfistas da velha guarda, da nova geração e alguns shapers, somos levados a uma jornada única através do tempo, enquanto testemunhamos as mudanças nas ondas, nas práticas e na paixão que moldaram a Costa da Caparica.
The Way We Live

The Way We Live

SAL - Surf at Lisbon
The Way We Live é uma curta-metragem que gira em torno do surf e do estilo de vida que o envolve. A história é contada por Donald Brink, um shaper estabelecido de San Clemente, Califórnia.
Corners of the Earth - Kamchatka

Corners of the Earth - Kamchatka

SAL - Surf at Lisbon
Sigam os realizadores Spencer Frost e Guy Williment e os surfistas Letty Mortensen e Fraser Dovell na sua viagem aKamchatka, no extremo leste da Rússia, em busca de novas ondas ao longo de uma costa gelada e inexplorada. Limitada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar de Okhotsk, com mais de 150 vulcões (29 activos), a Península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, é tão remota como única. Após dois anos de planeamento, a viagem esteve quase a terminar antes de começar. Uma hora antes de embarcarem no seu no voo para Moscovo, a Rússia invadiu a Ucrânia. Numa altura em que o mundo estava a ver o pior da natureza humana, estes homens voaram para trás da cortina de ferro e encontraram, para sua surpresa, o melhor de tudo.
DIA MUNDIAL DO CINEMA

DIA MUNDIAL DO CINEMA

Para celebrar o Dia Mundial do Cinema, uma data que, evidentemente, nos diz muito, o Cinema São Jorge vai realizar diversas atividades durante os dias 5, 6 e 7 de novembro, para todos os gostos e idades: exibição do filme Super Mario Bros para público geral e escolas, a realização da Oficina de Cinema "Luzes, telefone, ação" e a exibição da antestreia de um filme: "Amazônia - O despertar da Florestania", de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski.
OFicina de cinema LUZES, TELEFONE, AÇÃO

OFicina de cinema LUZES, TELEFONE, AÇÃO

DIA MUNDIAL DO CINEMA
 O Cinema é um lugar mágico. Mas também um lugar de aprendizagem. E de imaginação, ferramenta poderosa. É essa a ferramenta de que necessitamos para esta oficina, cujo propósito é fazer fitas – recriando de facto micronarrativas cinematográficas – e levá-las ao ecrã de cinema. 
SUPER MARIO BROS. O FILME

SUPER MARIO BROS. O FILME

DIA MUNDIAL DO CINEMA
Mario é um filme baseado na série de jogos Super Mario Bros, da Nintendo. Em Super Mario Bros - O Filme, Mario (Chris Pratt) é um canalizador no bairro de Brooklyn com o seu irmão Luigi (Charlie Day). Um dia, Mario e Luigi vão parar ao reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach (Anya Taylor-Joy), mas ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser (Jack Black), que vai fazer de tudo para se manter no poder
MAL VIVER | SESSÃO MARSUPIAL

MAL VIVER | SESSÃO MARSUPIAL

Afim de Filmes 2023
Num hotel familiar junto à costa norte de Portugal, vivem várias mulheres da mesma família de gerações diferentes. Numa relação envenenada pela amargura tentam sobreviver no hotel em decadência. A chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados.Sessões adaptadas à realidade dos recém pais. Muitas vezes a chegada de um bebé torna-se um caminho solitário para os cuidadores. Apesar de viverem momentos únicos, a sua vida social torna-se inexistente. Aqui propomos sessões de Cinema pensadas para mães e pais acompanhados dos seus bebés. Para além de verem um filme, é também uma oportunidade para troca de experiências.O ambiente é descontraído, são permitidas entradas e saídas, a sala tem um pouco de luz e fraldário.
And Yet, I Remain

And Yet, I Remain

SAL - Surf at Lisbon
Caleb perdeu a perna num ataque de um tubarão branco e regressou ao mar poucas semanas depois. A sua vida transformou-se numa corrida desenfreada para obter sucesso e alcançar objectivos. Esta curta-metragem segue-o enquanto desacelera para processar o seu trauma, enquanto aprende a fazer mergulho livre. Caleb ainda está a aceitar o seu novo corpo, um corpo mudado para sempre.
The Art of Adapting

The Art of Adapting

SAL - Surf at Lisbon
O filme conta a história de Gabi, que é originária da Áustria e, com mais de 80 países visitados, veio pela primeira vez à Austrália Ocidental (também conhecida como WA) numa viagem de kitesurf em 2007. Apaixonou-se pela beleza selvagem crua, acidentada e isolada do maior estado da Austrália (2,6 milhões de km2), e adoptou a Austrália Ocidental como sua casa pouco tempo depois. Numa viagem de carro, Gabi conhece Jaimen Hudson, um fotógrafo e videógrafo tetraplégico da vida selvagem. Depois de ter sofrido uma grave lesão medular na adolescência, que o impediu de desfrutar da maioria das coisas que adorava fazer (motocross, surf, mergulho, etc.), Jaimen teve de se adaptar e superou os desafios que a vida lhe lançou.
Over the Edge

Over the Edge

SAL - Surf at Lisbon
A transição de Matt Bromley do surf de competição para o free surf de ondas grandes foi estimulada mais por uma voz interior do que por qualquer influência externa. Sentiu que algo estava em falta e começou a ultrapassar os seus limites como surfista de ondas grandes. Over the Edge segue uma viagem de dois anos de Matt a expandir os limites da sua capacidade mental e física através do seu surf.
Butter Knife

Butter Knife

SAL - Surf at Lisbon
Um bom café da manhã precisa de uma boa faca que corte suave e desperte a sua imaginação. Felipe Seixas, Pedro Scansetti, Vovô Lopez e Simon Fitz fazem o teste de qualidade da “Butter Knife”.
El Alma

El Alma

SAL - Surf at Lisbon
El Alma é o stringer de uma prancha de surf, mas também significa a alma. Dá consistência à prancha, mantendo-a flexível. Três shapers dão-nos a conhecer o que significa ser um pioneiro na criação de pranchas de surf no País Basco. Os shapers dão forma a três pranchas representativas das suas épocas: uma twin fin, uma thruster e uma single fin retro. O surfista e artista Jorge López de Guereñu finaliza-as com um design de acordo com a sua época.“El Alma" é uma história de amor sobre a evolução das pranchas de surf e a profunda amizade que se estabelece ao longo da vida junto ao mar.
Glide

Glide

SAL - Surf at Lisbon
Para Josie, foi um sonho tornado realidade surfar esta onda especial na Indonésia que que ela sempre sonhou surfar... 36 horas de viagem depois, ela chegou às belas costas de Java Ocidental pronta para surfar algumas ondas.
Translate

Translate

SAL - Surf at Lisbon
Com mais de cinco anos de existência, Translate é uma ode ao furioso Atlântico Norte em todas as suas formas, uma carta de amor à Europa, às paisagens, aos rituais, aos surfistas e às comunidades que chamam a estas costas o seu lar. A experiência ao vivo une paisagens sonoras etéreas e movimentos orquestrais com excursões sublimes nas ondas para transportar o público numa viagem imersiva pelo continente. Uma interpretação do surf do nosso tempo.
Good Hope

Good Hope

SAL - Surf at Lisbon
Uma história de Mikey February. Ou 3000kms através da África do Sul numa Hilux com uma porta a funcionar. Cidade do Cabo! O tradicional ponto de partida e chegada de qualquer aventura sul-africana, a última paragem em África antes da Antárctida, e que paragem fabulosa! É aqui que conhecemos Mikey February, um homem que não precisa de apresentações. O homem que nos últimos anos roubou o coração de todos nós.
Searching for Tom Curren

Searching for Tom Curren

SAL - Surf at Lisbon
O 25º aniversário do clássico remasterizado digitalmente, Searching for Tom Curren, um filme do grande Sonny Miller e vencedor do prémio de Filme do Ano de 1997 da SURFER Poll Awards. O tricampeão mundial de surf de Santa Bárbara, Tom Curren, descobre novas ondas, testa os limites do design das pranchas e leva-nos a conhecer a sua visão refrescante e ponderada do surf e da vida. Tom influenciou uma geração de surfistas com o seu carácter humilde e bondoso e a sua abordagem limpa e radical ao surfar as ondas. Tom continua a tocar música, a surfar e a viver a vida ao máximo.
Amazônia - O despertar da Florestania

Amazônia - O despertar da Florestania

“Amazônia - O despertar da Florestania”, é um documentário que discute como a floresta amazônica e a própria natureza têm sido tratadas no Brasil desde o início do século XX, reunindo testemunhos de diversas personalidades da sociedade brasileira como lideranças indígenas, ambientalistas, representantes do terceiro setor, jornalistas, artistas, intelectuais e muitos outros que, de alguma forma, lutam para preservar esse precioso legado brasileiro. O filme incorpora o conceito de Florestania - palavra que sintetiza o conceito de cidadania e direitos florestais - e é o código genético de nossa identidade. Brasil é o nome de uma árvore e a Floresta Amazônica é a nossa joia mais preciosa. Dentre os diretores, Christiane Torloni é uma atriz com mais de 45 anos de carreira. Ela atuou em 14 peças, 27 novelas e 16 filmes. Como ativista política, ela participou de “Diretas Já” e como ambientalista, liderou o movimento “Amazônia para Sempre”, que coletou mais de um milhão de assinaturas contra a devastação da Floresta Amazônica. Miguel Przewodowski, o outro diretor, é jornalista, diretor e roteirista de televisão, cinema e teatro. Tem em seu curriculo documentários, filmes, séries, videoclipes, música e programas jornalísticos de TV.|2018 |
Amazônia - O despertar da Florestania

Amazônia - O despertar da Florestania

DIA MUNDIAL DO CINEMA
Amazônia - O despertar da Florestania, é um documentário que discute como a floresta amazônica e a própria natureza têm sido tratadas no Brasil desde o início do século XX, reunindo testemunhos de diversas personalidades da sociedade brasileira como lideranças indígenas, ambientalistas, representantes do terceiro setor, jornalistas, artistas, intelectuais e muitos outros que, de alguma forma, lutam para preservar esse precioso legado brasileiro. O filme incorpora o conceito de Florestania - palavra que sintetiza o conceito de cidadania e direitos florestais - e é o código genético de nossa identidade. Brasil é o nome de uma árvore e a Floresta Amazônica é a nossa joia mais preciosa. Dentre os diretores, Christiane Torloni é uma atriz com mais de 45 anos de carreira. Ela atuou em 14 peças, 27 novelas e 16 filmes. Como ativista política, ela participou de “Diretas Já” e como ambientalista, liderou o movimento “Amazônia para Sempre”, que coletou mais de um milhão de assinaturas contra a devastação da Floresta Amazônica. Miguel Przewodowski, o outro diretor, é jornalista, diretor e roteirista de televisão, cinema e teatro. Tem em seu curriculo documentários, filmes, séries, videoclipes, música e programas jornalísticos de TV. 
SESSÃO DE CURTAS 1

SESSÃO DE CURTAS 1

Olhares do Mediterrâneo
Carmen, No Fear of Freedom | Carmen, Sin Miedo a la LibertadIrene BaquéEspanha | Doc | 2023 | 30’Do bairro “Las 600”, no Sul de Espanha, Carmen lidera a primeira associação de mulheres ciganas feministas para combater o racismo sistémico e o sexismo. Tendo quebrado todos os estereótipos, Carmen tem de lidar com a pressão de se ter tornado a esperança de mudança da sua comunidade à medida que avança com os seus objetivos.----------------On My Father's Grave | Sur la Tombe de Mon PèreJawahine ZentarFrança, Marrocos | Fic | 2022 | 24’Um carro dirige-se para uma aldeia marroquina. Nele, Maïne e a família acompanham o caixão do pai. No dia seguinte, os homens vão enterrá-lo e as mulheres vão esperar em casa. Mas a jovem Maïne não está de acordo com isso e pretende acompanhar o pai ao seu local de descanso final.----------------Cycle | DöngüNaz ÇaybasiTurquia | Fic | 2023 | 11’Um dia, uma menina de uma aldeia vê sangue nas cuecas. É a sua primeira menstruação, mas ela não sabe o que é. Hesitando em consultar outras pessoas, tenta descobrir por si própria. Finalmente encontra uma resposta, mas esta apenas a esclarece quanto ao papel que lhe está predestinado.
SESSÃO DE CURTAS 2

SESSÃO DE CURTAS 2

Olhares do Mediterrâneo
The Artichoke Season | La Saison Des ArtichautsOrna RottenbergIsrael | Fic | 2022 | 9’Memórias da infância de Rosalie, de 10 anos, quando o seu pai sai de casa. Enquanto Rosalie se refugia nas árvores de borracha das ilhas Galápagos, a mãe tenta preservar o delicado ideal de uma família. Ambas agarradas à esperança, mergulhando na fantasia, onde o escapismo é a cura.------------------KhalilSarah SafieddineLíbano | Fic | 2022 | 18’Depois de salvar um peixe, Khalil tenta guardá-lo em casa num local seguro, à revelia do pai. Khalil e a mãe são vítimas de violência doméstica, o que faz do peixe a sua única saída. Conseguirá ele salvá-lo?------------------My Girl FriendKawthar YounisEgipto | Fic | 2022 | 17’Desejando desesperadamente a intimidade, Ali segue uma sugestão da namorada que põe à prova a relação. O plano desenrola-se inesperadamente quando os papéis de género se tornam confusos.------------------Mansa | MeekMariana BártoloPortugal, Alemanha | Fic | 2021 | 22’Maria João, de onze anos, vive num subúrbio do norte de Portugal no ano 2000. Está exposta às influências da sua educação conservadora. A sua relação com a família e a sua melhor amiga está a mudar. A descoberta recente da sensualidade e do desejo levam-na a novas sensações corpóreas e interesses.------------------NatanCatia AlpedrinhaPortugal | Doc | 2022 | 8’Após cinco anos de voluntariado missionário, Natan vive hoje em Lisboa, sob a protecção da sua fé. Optou por se abstrair de si mesmo e se dedicar a promover e a contribuir para a inclusão social dos outros, para ignorar a exclusão de que é vítima.------------------BéganMaria JorgePortugal | Fic | 2023 | 11'Álvaro sente-se infeliz no talho do pai. Ele quer ser vegano, mas não tem coragem de contar isso ao pai, que deseja que o filho continue com o seu negócio. Secretamente, Álvaro faz e vende hambúrgueres veganos. Quando o pai recebe uma reclamação e pede explicações ao filho, algo inesperado acontece.
SESSÃO DE CURTAS 3

SESSÃO DE CURTAS 3

Olhares do Mediterrâneo
Magical Thinking | El Pensamiento MágicoEva SaizEspanha | Fic | 2022 | 11’Pablo passa as tardes no bairro com o irmão mais velho e os amigos deste. O Verão é o cenário mais louco das suas vidas, como se o mundo só existisse para as crianças. Apesar da realidade confusa em que cresce, para Pablo, cada dia é uma oportunidade de descobrir o mundo e de o compreender à sua maneira.---------------------BystanderRachel AounLíbano, Qatar | Fic | 2022 | 13’Roger, um treinador de basquete adorado pelos seus alunos, dirige-se para o trabalho. A viagem é interrompida quando testemunha passivamente um horrível acto de violência na rua. Sentindo-se imediatamente tomado por vergonha, quando chega à primeira aula do dia, Roger é um homem arrasado e com medo de enfrentar os adolescentes que o idolatram.---------------------Anemone | AnémonaAlicia Hernanpérez HidalgoEspanha | Fic | 2023 | 14’Samantha e David estão no carro a olhar para o mar. Vão espalhar as cinzas da mãe na praia em que passaram a infância, mas nada sai como planearam. Os dois irmãos enfrentarão as suas respectivas verdades sobre a figura materna. Uma história sobre um ritual fracassado, que nos fala da diferença entre o que imaginamos e o que realmente acontece.---------------------BorderlineLeonor Rocha OliveiraPortugal | Doc | 2022 | 11’“Borderline nasceu da necessidade de adaptar um trabalho de criação documental ao período do con?namento que vivemos em 2020. Com o maior tempo em casa e o menor contacto social, dei por mim a re?ectir sobre a minha vida no geral. Foi então que me pus a pensar sobre o que mais afecta a minha vida: o Distúrbio de Personalidade Borderline.”---------------------Summer Storm | Tormenta de VeranoLaura García AlonsoEspanha | Fic | 2022 | 22’Num Verão seco, Oriol muda-se para a casa de campo onde mora a mãe para cuidar dela após um surto psicótico. O receio de uma possível recaída surge com a chegada de uma forte tempestade, questionando os papéis até então estabelecidos.---------------------Chords | CuerdasEstibaliz Urresola SolagurenEspanha | Fic | 2022 | 30’Rita pertence a um coro feminino que corre o risco de se desmembrar por ter perdido o subsídio municipal que lhes permitia alugar uma sala de ensaios. Agora o grupo tem que decidir se aceita ou não o patrocínio de uma das empresas que mais polui o vale.
YOU RESEMBLE ME

YOU RESEMBLE ME

Olhares do Mediterrâneo
Após ter sido separada da irmã mais nova, Hasna luta para encontrar a sua identidade, chegando a uma escolha que choca o mundo. A realizadora Dina Amer aborda uma das questões mais sombrias do nosso tempo, a radicalização, e desconstrói-a numa narração íntima sobre família, amor, e pertença. Produzido por Spike Lee e Spike Jonze, este drama é uma história crua sobre traumas culturais e intergeracionais nos subúrbios de Paris.
SESSÃO DE CURTAS 4

SESSÃO DE CURTAS 4

Olhares do Mediterrâneo
AnakliaElisa BaccoloItália, Geórgia | Doc | 2022 | 7’Anaklia, uma cidade recém-construída com vista para o Mar Negro, na fronteira com a Abcásia, uma região formalmente independente desde 1999, devia ter-se tornado uma das principais estâncias turísticas da Geórgia. Contudo, os visitantes são recebidos por um cenário inesperado.------------------Uma Situação Temporária | A Temporary SituationÂnia BentoPortugal | Doc | 2023 | 68'O filme acompanha a vida de duas mulheres: Ânia de 34 anos e Olívia de 24. Ambas são portuguesas, vivem em Lisboa e trabalham numa loja de bijuteria, para pagar as suas contas. Através da repetição dos seus dias e da sua constante dificuldade em fazer face às despesas enquanto perseguem os seus sonhos, vislumbramos o sistema social-económico português.
SESSÃO DE CURTAS 8

SESSÃO DE CURTAS 8

Olhares do Mediterrâneo
ValerijaSara JurincicCroácia | Doc | 2023 | 15’Este filme híbrido leva-nos numa viagem a um mundo sem homens, onde as mulheres escolhem a imagem que as representará depois de morrerem. A autora questiona silenciosamente: “Qual é a sensação de ter uma árvore genealógica composta apenas por mulheres? O que sussurram as nossas antepassadas nos seus retratos silenciosos?”This hybrid film takes us on a journey into a world without men, where women choose the image that will represent them after they are gone. The author silently questions: “How does it feel to have a family tree consisting only of women? What do our ancestors whisper from their silent portraits?”-----------------Nothing Holier Than a DolphinIsabella MargaraGrécia | Fic | 2022 | 17’Numa pequena aldeia mediterrânica, um antigo mito ganha vida inesperadamente. Dois pescadores encontram um golfinho preso acidentalmente nas suas redes. Por sua vez, o golfinho encontra um pescador a afogar-se e tenta salvá-lo.In a small Mediterranean village, an ancient myth unexpectedly comes to life. Two fishermen find a dolphin accidentally caught in their nets. The dolphin, on its turn, finds a fisherman drowning in the water and tries to save him.-----------------On Xerxes' Throne | Sto Thróno Tou XérxiEvi KalogiropoulouGrécia | Fic | 2022 | 16’Um local de trabalho distópico num estaleiro. A proibição do contacto físico transformou a interacção humana em simulações surreais. A supressão do toque distanciou a comunicação entre os trabalhadores, transformando o estaleiro numa paisagem carregada de alienação e sensualidade reprimida.A dystopian workplace at a shipyard. A ban on physical contact has turned human interaction into otherworldly simulations. The suppression of touch has alienated the workers' communication, transforming the boatyard into a charged landscape of alienation and repressed sensuality.-----------------Once Again | Una Volta AncoraGiulia Di MaggioItália | Doc | 2022 | 17’Uma viagem pitoresca pela sucessão de estações numa praia siciliana, desde os Invernos desertos às coloridas multidões do Verão. Na ausência de palavras, temos apenas o som de três existências inusitadas: a vida dura de uma cabana de praia, o olhar atento de uma câmara de vigilância e a tenacidade de uma velha imprudente. Uma carta de amor a um lugar que nos convida a ter outro olhar sobre o mundo.A picturesque journey through the changing seasons on a Sicilian beach, from its desert Winters to its colourful Summer crowds. No words, just the sound of three unusual existences: the hard life of a beach cabin, the careful eye of a surveillance camera, and the tenacity of a reckless old woman. A love letter to a place, inviting us to change the point of view with which we look at the world.-----------------The Midwife | La VentrièreAnne-Sophie BaillyFrança | Fic | 2021 | 29’Nas montanhas francesas do Jura, nos finais de uma Idade Média fictícia, Else é fitoterapeuta e parteira. Certo dia, ela e Nicole, a sua jovem aprendiz, são interrompidas nas suas consultas diárias: um forasteiro montado a cavalo exige reunir todas as mulheres da aldeia na pequena igreja.In the French Jura mountains, at the end of a fictitious Middle Ages, Else is an herbalist and a midwife. She and her young apprentice Nicole are disturbed during their daily practice: a stranger riding a horse demands all the women of the village to gather in the village’s small church.
SESSÃO DE CURTAS 5

SESSÃO DE CURTAS 5

Olhares do Mediterrâneo
Afri, the Coming Night | AfriYossera BouchtiaMarrocos, EUA | Fic | 2021 | 10’Numa aldeia imaginária, a órfã Hanane aguarda o pôr de dois sóis pela primeira vez em milénios. À medida que a luz vai mudando, os aldeões correm para um abrigo subterrâneo, mas o irmão dela fica de fora. Movida por amor e coragem, Hanane abandona a segurança do abrigo e sai para a escuridão, guiada por Afri, uma poderosa força feminina que conduz os seus passos numa busca espiritual.-----------------ForagersJumana MannaPalestina | Doc | 2022 | 64’Foragers situa-se entre o documentário e a ficção para retratar a tensão entre a Autoridade Israelita de Proteção da Natureza e os respigadores palestinos. Com um sentido de humor irónico, o filme capta o amor, a resiliência e o conhecimento destas tradições, num cenário eminentemente político.
SESSÃO DE CURTAS 6

SESSÃO DE CURTAS 6

Olhares do Mediterrâneo
Chorus CthoniaAnat MossEspanha | Exp | 2022 | 13’Chorus Cthonia - o coro da terra - é uma história sonoro-visual experimental sobre o nosso planeta ferido, de um ponto de vista multi-espécies e ecofeminista. Um caleidoscópio de gravações de campo e sintetizadores, animações originais e vídeos recuperados.-----------------------------Quatro Mulheres ao Pé da Água | Four Women By the WaterClaudia ClementePortugal | Fic | 2023 | 70’Um homem acaba de morrer, no que aparenta ter sido um infeliz acidente. Um perito da seguradora visita quatro mulheres que lhe falam dele: a mãe, a viúva, a amante e a filha. Vamos descobrindo o personagem ausente através desses relatos - cada um deles completa ou modifica o anterior - até compreendermos por fim quem terá sido, realmente, o homem que morreu e as razões que levaram à sua morte.
SESSÃO DE CURTAS 7

SESSÃO DE CURTAS 7

Olhares do Mediterrâneo
Dentu ZonaEliana CaleiaPortugal | Doc | 2023 | 10’Mini-documentário observacional sobre um dia na vida de Vítor Sanches, um africano da diáspora que é proprietário de uma livraria/biblioteca e de uma marca de roupa sustentável no bairro da Cova da Moura em Lisboa.Observational mini-documentary about a day in the life of Vítor Sanches, an African from the Diaspora who owns a bookshop/library and a sustainable clothing brand in the Cova da Moura neighbourhood in Lisbon.-------------------TriaGiulia GrandinettiItália | Fic | 2022 | 17’Numa Roma distópica, é aplicada uma lei que não permite que famílias de imigrantes tenham mais de três filhos. Se houver uma quarta gravidez, a criança deve nascer, porém, um dos filhos deve então ser morto, sendo as meninas preferencialmente sacrificadas. Zoe, Iris e Clio são três irmãs, mas uma delas será morta em breve…In a dystopian Rome, a law is enforced which doesn’t allow immigrant families to have more than three children. If a fourth child is expected, he or she must be born, however, one of the siblings must be killed, giving the females priority for sacrifice. Zoe, Iris and Clio are three sisters, but one of them will soon be killed…-------------------AldebaranEmma DanionFrança | Doc | 2022 | 22'1966: a França lança a sua nova base nuclear no atol de Moruroa, ao largo do Taiti. Num cruzamento dos arquivos filmados em Super 8 por membros da Marinha Francesa com o texto da autora taitiana Chantal Spitz, extraído do seu livro “A Ilha dos Sonhos Despedaçados”, Aldébaran relembra a história nuclear entre o governo francês e a Polinésia.1966: France launches its brand new nuclear base on the atoll of Moruroa, off the coast of Tahiti. By comparing Super 8 archives captured by members of the French Navy with the text of the Tahitian author Chantal Spitz, taken from her book "The Island of Shattered Dreams”, Aldébaran looks back at the nuclear history between the French government and Polynesia.-------------------Our Beautiful EyesFatima JoumaaFrança. Líbano | Doc | 2022 | 19’Por que nos escolheram a nós, “estudantes do terceiro mundo”, para frequentar esta escola de cinema em Paris? E o que podemos filmar aqui? Um lugar onde não pertencemos. Fátima conduz uma investigação.Why did they choose us “students from a third world” to be part of this cinema school in Paris? And what can we film in here? A place where we don’t belong. Fatima leads an investigation.-------------------SerigneAdriana Cardoso, Rodrigo Hernández, Edu MarínEspanha, México | Doc | 2022 | 27Serigne Mbayé chegou a Espanha num barco vindo do Senegal. Após 15 anos de luta antirracista em Madrid, Serigne, que entretanto se dedicou à política, está decidido a enfrentar a União Europeia. A sua missão: apontar Bruxelas como responsável pela sua migração e pela de milhares dos seus compatriotas.Serigne Mbayé arrived in Spain in a boat from Senegal. After 15 years of anti-racist struggle in Madrid, today, converted into a politician, he is determined to confront the European Union. His mission: to hold Brussels as responsible for his migration and that of thousands of his compatriots.
SESSÃO DE CURTAS 9

SESSÃO DE CURTAS 9

Olhares do Mediterrâneo
Inventário em Vida | Inventory While AliveBianca TurnerBrasil | Exp | 2021 | 11’As linhas de demarcação do Tratado de Tordesilhas são traçadas sobre o corpo feminino, questionando a noção de Terra e Posse, tanto na invasão europeia como na lógica estrutural do patriarcado: Como pode um território/corpo ser dividido, possuído e baptizado antes de ser encontrado?The lines of demarcation of the Treaty of Tordesillas are traced on the female body, questioning the notion of Land and Possession, both in the European invasion and in the structural logic of patriarchy: How can a territory / body be divided, owned and named before being found?-----------------------------The Wedding Parade | BerbuSevinaz EvdikeSíria | Fic | 2022 | 70’Em Serekaniye, uma cidade na fronteira entre a Síria e a Turquia ameaçada pela guerra, três jovens curdas, Gule, Barin e Naze, planeiam os casamentos com que sempre sonharam. Quando as primeiras bombas atingem a cidade, as três fogem da cidade enquanto o seu destino muda e os seus sonhos também.In Serekaniye, a city on the border between Syria and Turket threatened by war, three young Kurdish women, Gule, Barin and Naze are planning their dream weddings. When the first bombs hit the city, they flee Serekaniye while their destinies and dreams change.
SESSÃO ENCERRAMENTO - LULLABY

SESSÃO ENCERRAMENTO - LULLABY

Olhares do Mediterrâneo
Lullaby | Cinco LobitosAlauda Ruiz de AzúaEspanha | Fic | 2002 | 104’Amaia acaba de ser mãe. A profissão do companheiro leva-o a ausentar-se durante meses e ela sente-se encurralada, incapaz de cuidar da bebé e de retomar o seu trabalho como tradutora. Decide refugiar-se em casa dos pais, na esperança de que eles tomem conta dela e da bebé. Mas a vida tem outros planos e Amaia dá por si a viver a vida que nunca quis: a da sua mãe trinta anos antes.Amaia has just become a mother. Her partner is away from home for months and she feels overwhelmed, incapable of looking after her baby and going back to her job as a translator. She decides to take refuge in her parents’ home with the hope that they will look after her and the baby. But life has other plans, and Amaia finds herself living the life she never wanted: that of her mother thirty years before.
LÉGUA | CRÉDITOS FINAIS

LÉGUA | CRÉDITOS FINAIS

Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Emília é uma velha governanta numa casa senhorial no Norte de Portugal. Ana ajuda-a, num ritual diário de cuidar do espaço para os donos que raramente aparecem. Quando Emília adoece, Ana abdica da sua vida familiar para a cuidar. Essa escolha leva a novos desafios que interrompem os gestosquotidianos e inventam outros — a filha que confronta a decisão de Ana, e a casa que lentamente vai sendo transformada num lugar vivido, habitado. Três gerações de mulheres procuram compreender o seu mundo em transformação, em que o ciclo da vida se renova a partir de finais inevitáveis.
LÉGUA | CRÉDITOS FINAIS

LÉGUA | CRÉDITOS FINAIS

Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Emília é uma velha governanta numa casa senhorial no Norte de Portugal. Ana ajuda-a, num ritual diário de cuidar do espaço para os donos que raramente aparecem. Quando Emília adoece, Ana abdica da sua vida familiar para a cuidar. Essa escolha leva a novos desafios que interrompem os gestosquotidianos e inventam outros — a filha que confronta a decisão de Ana, e a casa que lentamente vai sendo transformada num lugar vivido, habitado. Três gerações de mulheres procuram compreender o seu mundo em transformação, em que o ciclo da vida se renova a partir de finais inevitáveis.
LÉGUA | CRÉDITOS FINAIS

LÉGUA | CRÉDITOS FINAIS

Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Emília é uma velha governanta numa casa senhorial no Norte de Portugal. Ana ajuda-a, num ritual diário de cuidar do espaço para os donos que raramente aparecem. Quando Emília adoece, Ana abdica da sua vida familiar para a cuidar. Essa escolha leva a novos desafios que interrompem os gestosquotidianos e inventam outros — a filha que confronta a decisão de Ana, e a casa que lentamente vai sendo transformada num lugar vivido, habitado. Três gerações de mulheres procuram compreender o seu mundo em transformação, em que o ciclo da vida se renova a partir de finais inevitáveis.