Cinema São Jorge
agenda

Afim de Filmes 2023
Afim de Filmes
de 01/01 a 31/12
Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.

CRIME NO CINEMA SÃO JORGE
Afim de Filmes
de 13/10 a 23/02
As histórias de crime e mistério da Agatha Christie e o jogo de tabuleiro “Cluedo”, fizeram a delícia de todos nós. Imagina agora estares mergulhado, num evento, onde um homicídio vai decorrer e seres convidado a deslindar o crime, numa teia de mentiras, enganos, traições e reviravoltas que vão surpreender até os mais astutos.Tudo isto será feito num formato de jogo com muita competição entre 3 equipas. Cada equipa é composta por 15 elementos (não têm de ser obrigatoriamente equipas pré-formadas, grupos pequenos serão aliados a uma equipa maior).Prevêem-se noites muito animadas no Cinema São Jorge, com uma experiência inédita, disruptiva e desafiante a colocar à prova a capacidade de observação, raciocínio lógico, inteligência emocional, perspicácia, entreajuda e também coragem. E mais, vais poder confrontar diretamente as personagens para poderes esclarecer todas as tuas dúvidas.

SAL - Surf at Lisbon
Festival
de 02/11 a 05/11
De 2 a 5 de novembro, recebemos a 12ª edição do SAL – Surf at Lisbon Film Fest, com um cartaz recheado de filmes dedicados a todas as pessoas que gostam deste desporto.

DIA MUNDIAL DO CINEMA
Festival
de 05/11 a 07/11
Para celebrar o Dia Mundial do Cinema, uma data que, evidentemente, nos diz muito, o Cinema São Jorge vai realizar diversas atividades durante os dias 5, 6 e 7 de novembro, para todos os gostos e idades: exibição do filme Super Mario Bros para público geral e escolas, a realização da Oficina de Cinema "Luzes, telefone, ação" e a exibição da antestreia de um filme: "Amazônia - O despertar da Florestania", de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski.

OFicina de cinema LUZES, TELEFONE, AÇÃO
DIA MUNDIAL DO CINEMA
Oficina
05/11
10:00
O Cinema é um lugar mágico. Mas também um lugar de aprendizagem. E de imaginação, ferramenta poderosa. É essa a ferramenta de que necessitamos para esta oficina, cujo propósito é fazer fitas – recriando de facto micronarrativas cinematográficas – e levá-las ao ecrã de cinema.

SUPER MARIO BROS. O FILME
DIA MUNDIAL DO CINEMA
Sessão Especial
05/11
11:00
Mario é um filme baseado na série de jogos Super Mario Bros, da Nintendo. Em Super Mario Bros - O Filme, Mario (Chris Pratt) é um canalizador no bairro de Brooklyn com o seu irmão Luigi (Charlie Day). Um dia, Mario e Luigi vão parar ao reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach (Anya Taylor-Joy), mas ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser (Jack Black), que vai fazer de tudo para se manter no poder

MAL VIVER | SESSÃO MARSUPIAL
Afim de Filmes 2023
Sessão Especial
05/11
14:30
Num hotel familiar junto à costa norte de Portugal, vivem várias mulheres da mesma família de gerações diferentes. Numa relação envenenada pela amargura tentam sobreviver no hotel em decadência. A chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados.Sessões adaptadas à realidade dos recém pais. Muitas vezes a chegada de um bebé torna-se um caminho solitário para os cuidadores. Apesar de viverem momentos únicos, a sua vida social torna-se inexistente. Aqui propomos sessões de Cinema pensadas para mães e pais acompanhados dos seus bebés. Para além de verem um filme, é também uma oportunidade para troca de experiências.O ambiente é descontraído, são permitidas entradas e saídas, a sala tem um pouco de luz e fraldário.

And Yet, I Remain
SAL - Surf at Lisbon
Sessão de festival
05/11
19:15
Caleb perdeu a perna num ataque de um tubarão branco e regressou ao mar poucas semanas depois. A sua vida transformou-se numa corrida desenfreada para obter sucesso e alcançar objectivos. Esta curta-metragem segue-o enquanto desacelera para processar o seu trauma, enquanto aprende a fazer mergulho livre. Caleb ainda está a aceitar o seu novo corpo, um corpo mudado para sempre.

The Art of Adapting
SAL - Surf at Lisbon
Sessão de festival
05/11
19:15
O filme conta a história de Gabi, que é originária da Áustria e, com mais de 80 países visitados, veio pela primeira vez à Austrália Ocidental (também conhecida como WA) numa viagem de kitesurf em 2007. Apaixonou-se pela beleza selvagem crua, acidentada e isolada do maior estado da Austrália (2,6 milhões de km2), e adoptou a Austrália Ocidental como sua casa pouco tempo depois. Numa viagem de carro, Gabi conhece Jaimen Hudson, um fotógrafo e videógrafo tetraplégico da vida selvagem. Depois de ter sofrido uma grave lesão medular na adolescência, que o impediu de desfrutar da maioria das coisas que adorava fazer (motocross, surf, mergulho, etc.), Jaimen teve de se adaptar e superou os desafios que a vida lhe lançou.

Over the Edge
SAL - Surf at Lisbon
Sessão de festival
05/11
19:15
A transição de Matt Bromley do surf de competição para o free surf de ondas grandes foi estimulada mais por uma voz interior do que por qualquer influência externa. Sentiu que algo estava em falta e começou a ultrapassar os seus limites como surfista de ondas grandes. Over the Edge segue uma viagem de dois anos de Matt a expandir os limites da sua capacidade mental e física através do seu surf.

Butter Knife
SAL - Surf at Lisbon
Sessão de festival
05/11
19:30
Um bom café da manhã precisa de uma boa faca que corte suave e desperte a sua imaginação. Felipe Seixas, Pedro Scansetti, Vovô Lopez e Simon Fitz fazem o teste de qualidade da “Butter Knife”.

El Alma
SAL - Surf at Lisbon
Sessão de festival
05/11
19:30
El Alma é o stringer de uma prancha de surf, mas também significa a alma. Dá consistência à prancha, mantendo-a flexível. Três shapers dão-nos a conhecer o que significa ser um pioneiro na criação de pranchas de surf no País Basco. Os shapers dão forma a três pranchas representativas das suas épocas: uma twin fin, uma thruster e uma single fin retro. O surfista e artista Jorge López de Guereñu finaliza-as com um design de acordo com a sua época.“El Alma" é uma história de amor sobre a evolução das pranchas de surf e a profunda amizade que se estabelece ao longo da vida junto ao mar.

Glide
SAL - Surf at Lisbon
Sessão de festival
05/11
19:30
Para Josie, foi um sonho tornado realidade surfar esta onda especial na Indonésia que que ela sempre sonhou surfar... 36 horas de viagem depois, ela chegou às belas costas de Java Ocidental pronta para surfar algumas ondas.

Translate
SAL - Surf at Lisbon
Sessão de festival
05/11
19:30
Com mais de cinco anos de existência, Translate é uma ode ao furioso Atlântico Norte em todas as suas formas, uma carta de amor à Europa, às paisagens, aos rituais, aos surfistas e às comunidades que chamam a estas costas o seu lar. A experiência ao vivo une paisagens sonoras etéreas e movimentos orquestrais com excursões sublimes nas ondas para transportar o público numa viagem imersiva pelo continente. Uma interpretação do surf do nosso tempo.

Good Hope
SAL - Surf at Lisbon
Sessão de festival
05/11
21:30
Uma história de Mikey February. Ou 3000kms através da África do Sul numa Hilux com uma porta a funcionar. Cidade do Cabo! O tradicional ponto de partida e chegada de qualquer aventura sul-africana, a última paragem em África antes da Antárctida, e que paragem fabulosa! É aqui que conhecemos Mikey February, um homem que não precisa de apresentações. O homem que nos últimos anos roubou o coração de todos nós.

Searching for Tom Curren
SAL - Surf at Lisbon
Sessão de festival
05/11
21:30
O 25º aniversário do clássico remasterizado digitalmente, Searching for Tom Curren, um filme do grande Sonny Miller e vencedor do prémio de Filme do Ano de 1997 da SURFER Poll Awards. O tricampeão mundial de surf de Santa Bárbara, Tom Curren, descobre novas ondas, testa os limites do design das pranchas e leva-nos a conhecer a sua visão refrescante e ponderada do surf e da vida. Tom influenciou uma geração de surfistas com o seu carácter humilde e bondoso e a sua abordagem limpa e radical ao surfar as ondas. Tom continua a tocar música, a surfar e a viver a vida ao máximo.
-thumb.jpg)
Amazônia - O despertar da Florestania
Sessão Especial
07/11
18:30
“Amazônia - O despertar da Florestania”, é um documentário que discute como a floresta amazônica e a própria natureza têm sido tratadas no Brasil desde o início do século XX, reunindo testemunhos de diversas personalidades da sociedade brasileira como lideranças indígenas, ambientalistas, representantes do terceiro setor, jornalistas, artistas, intelectuais e muitos outros que, de alguma forma, lutam para preservar esse precioso legado brasileiro. O filme incorpora o conceito de Florestania - palavra que sintetiza o conceito de cidadania e direitos florestais - e é o código genético de nossa identidade. Brasil é o nome de uma árvore e a Floresta Amazônica é a nossa joia mais preciosa. Dentre os diretores, Christiane Torloni é uma atriz com mais de 45 anos de carreira. Ela atuou em 14 peças, 27 novelas e 16 filmes. Como ativista política, ela participou de “Diretas Já” e como ambientalista, liderou o movimento “Amazônia para Sempre”, que coletou mais de um milhão de assinaturas contra a devastação da Floresta Amazônica. Miguel Przewodowski, o outro diretor, é jornalista, diretor e roteirista de televisão, cinema e teatro. Tem em seu curriculo documentários, filmes, séries, videoclipes, música e programas jornalísticos de TV.|2018 |

Amazônia - O despertar da Florestania
DIA MUNDIAL DO CINEMA
Sessão Especial
07/11
18:30
Amazônia - O despertar da Florestania, é um documentário que discute como a floresta amazônica e a própria natureza têm sido tratadas no Brasil desde o início do século XX, reunindo testemunhos de diversas personalidades da sociedade brasileira como lideranças indígenas, ambientalistas, representantes do terceiro setor, jornalistas, artistas, intelectuais e muitos outros que, de alguma forma, lutam para preservar esse precioso legado brasileiro. O filme incorpora o conceito de Florestania - palavra que sintetiza o conceito de cidadania e direitos florestais - e é o código genético de nossa identidade. Brasil é o nome de uma árvore e a Floresta Amazônica é a nossa joia mais preciosa. Dentre os diretores, Christiane Torloni é uma atriz com mais de 45 anos de carreira. Ela atuou em 14 peças, 27 novelas e 16 filmes. Como ativista política, ela participou de “Diretas Já” e como ambientalista, liderou o movimento “Amazônia para Sempre”, que coletou mais de um milhão de assinaturas contra a devastação da Floresta Amazônica. Miguel Przewodowski, o outro diretor, é jornalista, diretor e roteirista de televisão, cinema e teatro. Tem em seu curriculo documentários, filmes, séries, videoclipes, música e programas jornalísticos de TV.

SESSÃO DE CURTAS 1
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
09/11
14:30
Carmen, No Fear of Freedom | Carmen, Sin Miedo a la LibertadIrene BaquéEspanha | Doc | 2023 | 30’Do bairro “Las 600”, no Sul de Espanha, Carmen lidera a primeira associação de mulheres ciganas feministas para combater o racismo sistémico e o sexismo. Tendo quebrado todos os estereótipos, Carmen tem de lidar com a pressão de se ter tornado a esperança de mudança da sua comunidade à medida que avança com os seus objetivos.----------------On My Father's Grave | Sur la Tombe de Mon PèreJawahine ZentarFrança, Marrocos | Fic | 2022 | 24’Um carro dirige-se para uma aldeia marroquina. Nele, Maïne e a família acompanham o caixão do pai. No dia seguinte, os homens vão enterrá-lo e as mulheres vão esperar em casa. Mas a jovem Maïne não está de acordo com isso e pretende acompanhar o pai ao seu local de descanso final.----------------Cycle | DöngüNaz ÇaybasiTurquia | Fic | 2023 | 11’Um dia, uma menina de uma aldeia vê sangue nas cuecas. É a sua primeira menstruação, mas ela não sabe o que é. Hesitando em consultar outras pessoas, tenta descobrir por si própria. Finalmente encontra uma resposta, mas esta apenas a esclarece quanto ao papel que lhe está predestinado.

SESSÃO DE CURTAS 2
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
09/11
17:00
The Artichoke Season | La Saison Des ArtichautsOrna RottenbergIsrael | Fic | 2022 | 9’Memórias da infância de Rosalie, de 10 anos, quando o seu pai sai de casa. Enquanto Rosalie se refugia nas árvores de borracha das ilhas Galápagos, a mãe tenta preservar o delicado ideal de uma família. Ambas agarradas à esperança, mergulhando na fantasia, onde o escapismo é a cura.------------------KhalilSarah SafieddineLíbano | Fic | 2022 | 18’Depois de salvar um peixe, Khalil tenta guardá-lo em casa num local seguro, à revelia do pai. Khalil e a mãe são vítimas de violência doméstica, o que faz do peixe a sua única saída. Conseguirá ele salvá-lo?------------------My Girl FriendKawthar YounisEgipto | Fic | 2022 | 17’Desejando desesperadamente a intimidade, Ali segue uma sugestão da namorada que põe à prova a relação. O plano desenrola-se inesperadamente quando os papéis de género se tornam confusos.------------------Mansa | MeekMariana BártoloPortugal, Alemanha | Fic | 2021 | 22’Maria João, de onze anos, vive num subúrbio do norte de Portugal no ano 2000. Está exposta às influências da sua educação conservadora. A sua relação com a família e a sua melhor amiga está a mudar. A descoberta recente da sensualidade e do desejo levam-na a novas sensações corpóreas e interesses.------------------NatanCatia AlpedrinhaPortugal | Doc | 2022 | 8’Após cinco anos de voluntariado missionário, Natan vive hoje em Lisboa, sob a protecção da sua fé. Optou por se abstrair de si mesmo e se dedicar a promover e a contribuir para a inclusão social dos outros, para ignorar a exclusão de que é vítima.------------------BéganMaria JorgePortugal | Fic | 2023 | 11'Álvaro sente-se infeliz no talho do pai. Ele quer ser vegano, mas não tem coragem de contar isso ao pai, que deseja que o filho continue com o seu negócio. Secretamente, Álvaro faz e vende hambúrgueres veganos. Quando o pai recebe uma reclamação e pede explicações ao filho, algo inesperado acontece.

SESSÃO DE CURTAS 3
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
09/11
19:30
Magical Thinking | El Pensamiento MágicoEva SaizEspanha | Fic | 2022 | 11’Pablo passa as tardes no bairro com o irmão mais velho e os amigos deste. O Verão é o cenário mais louco das suas vidas, como se o mundo só existisse para as crianças. Apesar da realidade confusa em que cresce, para Pablo, cada dia é uma oportunidade de descobrir o mundo e de o compreender à sua maneira.---------------------BystanderRachel AounLíbano, Qatar | Fic | 2022 | 13’Roger, um treinador de basquete adorado pelos seus alunos, dirige-se para o trabalho. A viagem é interrompida quando testemunha passivamente um horrível acto de violência na rua. Sentindo-se imediatamente tomado por vergonha, quando chega à primeira aula do dia, Roger é um homem arrasado e com medo de enfrentar os adolescentes que o idolatram.---------------------Anemone | AnémonaAlicia Hernanpérez HidalgoEspanha | Fic | 2023 | 14’Samantha e David estão no carro a olhar para o mar. Vão espalhar as cinzas da mãe na praia em que passaram a infância, mas nada sai como planearam. Os dois irmãos enfrentarão as suas respectivas verdades sobre a figura materna. Uma história sobre um ritual fracassado, que nos fala da diferença entre o que imaginamos e o que realmente acontece.---------------------BorderlineLeonor Rocha OliveiraPortugal | Doc | 2022 | 11’“Borderline nasceu da necessidade de adaptar um trabalho de criação documental ao período do con?namento que vivemos em 2020. Com o maior tempo em casa e o menor contacto social, dei por mim a re?ectir sobre a minha vida no geral. Foi então que me pus a pensar sobre o que mais afecta a minha vida: o Distúrbio de Personalidade Borderline.”---------------------Summer Storm | Tormenta de VeranoLaura García AlonsoEspanha | Fic | 2022 | 22’Num Verão seco, Oriol muda-se para a casa de campo onde mora a mãe para cuidar dela após um surto psicótico. O receio de uma possível recaída surge com a chegada de uma forte tempestade, questionando os papéis até então estabelecidos.---------------------Chords | CuerdasEstibaliz Urresola SolagurenEspanha | Fic | 2022 | 30’Rita pertence a um coro feminino que corre o risco de se desmembrar por ter perdido o subsídio municipal que lhes permitia alugar uma sala de ensaios. Agora o grupo tem que decidir se aceita ou não o patrocínio de uma das empresas que mais polui o vale.

YOU RESEMBLE ME
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
09/11
21:30
Após ter sido separada da irmã mais nova, Hasna luta para encontrar a sua identidade, chegando a uma escolha que choca o mundo. A realizadora Dina Amer aborda uma das questões mais sombrias do nosso tempo, a radicalização, e desconstrói-a numa narração íntima sobre família, amor, e pertença. Produzido por Spike Lee e Spike Jonze, este drama é uma história crua sobre traumas culturais e intergeracionais nos subúrbios de Paris.

SESSÃO DE CURTAS 4
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
10/11
17:00
AnakliaElisa BaccoloItália, Geórgia | Doc | 2022 | 7’Anaklia, uma cidade recém-construída com vista para o Mar Negro, na fronteira com a Abcásia, uma região formalmente independente desde 1999, devia ter-se tornado uma das principais estâncias turísticas da Geórgia. Contudo, os visitantes são recebidos por um cenário inesperado.------------------Uma Situação Temporária | A Temporary SituationÂnia BentoPortugal | Doc | 2023 | 68'O filme acompanha a vida de duas mulheres: Ânia de 34 anos e Olívia de 24. Ambas são portuguesas, vivem em Lisboa e trabalham numa loja de bijuteria, para pagar as suas contas. Através da repetição dos seus dias e da sua constante dificuldade em fazer face às despesas enquanto perseguem os seus sonhos, vislumbramos o sistema social-económico português.

SESSÃO DE CURTAS 8
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
10/11
19:00
ValerijaSara JurincicCroácia | Doc | 2023 | 15’Este filme híbrido leva-nos numa viagem a um mundo sem homens, onde as mulheres escolhem a imagem que as representará depois de morrerem. A autora questiona silenciosamente: “Qual é a sensação de ter uma árvore genealógica composta apenas por mulheres? O que sussurram as nossas antepassadas nos seus retratos silenciosos?”This hybrid film takes us on a journey into a world without men, where women choose the image that will represent them after they are gone. The author silently questions: “How does it feel to have a family tree consisting only of women? What do our ancestors whisper from their silent portraits?”-----------------Nothing Holier Than a DolphinIsabella MargaraGrécia | Fic | 2022 | 17’Numa pequena aldeia mediterrânica, um antigo mito ganha vida inesperadamente. Dois pescadores encontram um golfinho preso acidentalmente nas suas redes. Por sua vez, o golfinho encontra um pescador a afogar-se e tenta salvá-lo.In a small Mediterranean village, an ancient myth unexpectedly comes to life. Two fishermen find a dolphin accidentally caught in their nets. The dolphin, on its turn, finds a fisherman drowning in the water and tries to save him.-----------------On Xerxes' Throne | Sto Thróno Tou XérxiEvi KalogiropoulouGrécia | Fic | 2022 | 16’Um local de trabalho distópico num estaleiro. A proibição do contacto físico transformou a interacção humana em simulações surreais. A supressão do toque distanciou a comunicação entre os trabalhadores, transformando o estaleiro numa paisagem carregada de alienação e sensualidade reprimida.A dystopian workplace at a shipyard. A ban on physical contact has turned human interaction into otherworldly simulations. The suppression of touch has alienated the workers' communication, transforming the boatyard into a charged landscape of alienation and repressed sensuality.-----------------Once Again | Una Volta AncoraGiulia Di MaggioItália | Doc | 2022 | 17’Uma viagem pitoresca pela sucessão de estações numa praia siciliana, desde os Invernos desertos às coloridas multidões do Verão. Na ausência de palavras, temos apenas o som de três existências inusitadas: a vida dura de uma cabana de praia, o olhar atento de uma câmara de vigilância e a tenacidade de uma velha imprudente. Uma carta de amor a um lugar que nos convida a ter outro olhar sobre o mundo.A picturesque journey through the changing seasons on a Sicilian beach, from its desert Winters to its colourful Summer crowds. No words, just the sound of three unusual existences: the hard life of a beach cabin, the careful eye of a surveillance camera, and the tenacity of a reckless old woman. A love letter to a place, inviting us to change the point of view with which we look at the world.-----------------The Midwife | La VentrièreAnne-Sophie BaillyFrança | Fic | 2021 | 29’Nas montanhas francesas do Jura, nos finais de uma Idade Média fictícia, Else é fitoterapeuta e parteira. Certo dia, ela e Nicole, a sua jovem aprendiz, são interrompidas nas suas consultas diárias: um forasteiro montado a cavalo exige reunir todas as mulheres da aldeia na pequena igreja.In the French Jura mountains, at the end of a fictitious Middle Ages, Else is an herbalist and a midwife. She and her young apprentice Nicole are disturbed during their daily practice: a stranger riding a horse demands all the women of the village to gather in the village’s small church.

SESSÃO DE CURTAS 5
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
10/11
19:30
Afri, the Coming Night | AfriYossera BouchtiaMarrocos, EUA | Fic | 2021 | 10’Numa aldeia imaginária, a órfã Hanane aguarda o pôr de dois sóis pela primeira vez em milénios. À medida que a luz vai mudando, os aldeões correm para um abrigo subterrâneo, mas o irmão dela fica de fora. Movida por amor e coragem, Hanane abandona a segurança do abrigo e sai para a escuridão, guiada por Afri, uma poderosa força feminina que conduz os seus passos numa busca espiritual.-----------------ForagersJumana MannaPalestina | Doc | 2022 | 64’Foragers situa-se entre o documentário e a ficção para retratar a tensão entre a Autoridade Israelita de Proteção da Natureza e os respigadores palestinos. Com um sentido de humor irónico, o filme capta o amor, a resiliência e o conhecimento destas tradições, num cenário eminentemente político.

SESSÃO DE CURTAS 6
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
10/11
21:30
Chorus CthoniaAnat MossEspanha | Exp | 2022 | 13’Chorus Cthonia - o coro da terra - é uma história sonoro-visual experimental sobre o nosso planeta ferido, de um ponto de vista multi-espécies e ecofeminista. Um caleidoscópio de gravações de campo e sintetizadores, animações originais e vídeos recuperados.-----------------------------Quatro Mulheres ao Pé da Água | Four Women By the WaterClaudia ClementePortugal | Fic | 2023 | 70’Um homem acaba de morrer, no que aparenta ter sido um infeliz acidente. Um perito da seguradora visita quatro mulheres que lhe falam dele: a mãe, a viúva, a amante e a filha. Vamos descobrindo o personagem ausente através desses relatos - cada um deles completa ou modifica o anterior - até compreendermos por fim quem terá sido, realmente, o homem que morreu e as razões que levaram à sua morte.
-thumb.jpg)
SESSÃO DE CURTAS 7
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
11/11
16:00
Dentu ZonaEliana CaleiaPortugal | Doc | 2023 | 10’Mini-documentário observacional sobre um dia na vida de Vítor Sanches, um africano da diáspora que é proprietário de uma livraria/biblioteca e de uma marca de roupa sustentável no bairro da Cova da Moura em Lisboa.Observational mini-documentary about a day in the life of Vítor Sanches, an African from the Diaspora who owns a bookshop/library and a sustainable clothing brand in the Cova da Moura neighbourhood in Lisbon.-------------------TriaGiulia GrandinettiItália | Fic | 2022 | 17’Numa Roma distópica, é aplicada uma lei que não permite que famílias de imigrantes tenham mais de três filhos. Se houver uma quarta gravidez, a criança deve nascer, porém, um dos filhos deve então ser morto, sendo as meninas preferencialmente sacrificadas. Zoe, Iris e Clio são três irmãs, mas uma delas será morta em breve…In a dystopian Rome, a law is enforced which doesn’t allow immigrant families to have more than three children. If a fourth child is expected, he or she must be born, however, one of the siblings must be killed, giving the females priority for sacrifice. Zoe, Iris and Clio are three sisters, but one of them will soon be killed…-------------------AldebaranEmma DanionFrança | Doc | 2022 | 22'1966: a França lança a sua nova base nuclear no atol de Moruroa, ao largo do Taiti. Num cruzamento dos arquivos filmados em Super 8 por membros da Marinha Francesa com o texto da autora taitiana Chantal Spitz, extraído do seu livro “A Ilha dos Sonhos Despedaçados”, Aldébaran relembra a história nuclear entre o governo francês e a Polinésia.1966: France launches its brand new nuclear base on the atoll of Moruroa, off the coast of Tahiti. By comparing Super 8 archives captured by members of the French Navy with the text of the Tahitian author Chantal Spitz, taken from her book "The Island of Shattered Dreams”, Aldébaran looks back at the nuclear history between the French government and Polynesia.-------------------Our Beautiful EyesFatima JoumaaFrança. Líbano | Doc | 2022 | 19’Por que nos escolheram a nós, “estudantes do terceiro mundo”, para frequentar esta escola de cinema em Paris? E o que podemos filmar aqui? Um lugar onde não pertencemos. Fátima conduz uma investigação.Why did they choose us “students from a third world” to be part of this cinema school in Paris? And what can we film in here? A place where we don’t belong. Fatima leads an investigation.-------------------SerigneAdriana Cardoso, Rodrigo Hernández, Edu MarínEspanha, México | Doc | 2022 | 27Serigne Mbayé chegou a Espanha num barco vindo do Senegal. Após 15 anos de luta antirracista em Madrid, Serigne, que entretanto se dedicou à política, está decidido a enfrentar a União Europeia. A sua missão: apontar Bruxelas como responsável pela sua migração e pela de milhares dos seus compatriotas.Serigne Mbayé arrived in Spain in a boat from Senegal. After 15 years of anti-racist struggle in Madrid, today, converted into a politician, he is determined to confront the European Union. His mission: to hold Brussels as responsible for his migration and that of thousands of his compatriots.

SESSÃO DE CURTAS 9
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
11/11
21:30
Inventário em Vida | Inventory While AliveBianca TurnerBrasil | Exp | 2021 | 11’As linhas de demarcação do Tratado de Tordesilhas são traçadas sobre o corpo feminino, questionando a noção de Terra e Posse, tanto na invasão europeia como na lógica estrutural do patriarcado: Como pode um território/corpo ser dividido, possuído e baptizado antes de ser encontrado?The lines of demarcation of the Treaty of Tordesillas are traced on the female body, questioning the notion of Land and Possession, both in the European invasion and in the structural logic of patriarchy: How can a territory / body be divided, owned and named before being found?-----------------------------The Wedding Parade | BerbuSevinaz EvdikeSíria | Fic | 2022 | 70’Em Serekaniye, uma cidade na fronteira entre a Síria e a Turquia ameaçada pela guerra, três jovens curdas, Gule, Barin e Naze, planeiam os casamentos com que sempre sonharam. Quando as primeiras bombas atingem a cidade, as três fogem da cidade enquanto o seu destino muda e os seus sonhos também.In Serekaniye, a city on the border between Syria and Turket threatened by war, three young Kurdish women, Gule, Barin and Naze are planning their dream weddings. When the first bombs hit the city, they flee Serekaniye while their destinies and dreams change.