Cinema São Jorge
agenda

Afim de Filmes 2023
Afim de Filmes
de 01/01 a 31/12
Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.

CRIME NO CINEMA SÃO JORGE
Afim de Filmes
de 13/10 a 23/02
As histórias de crime e mistério da Agatha Christie e o jogo de tabuleiro “Cluedo”, fizeram a delícia de todos nós. Imagina agora estares mergulhado, num evento, onde um homicídio vai decorrer e seres convidado a deslindar o crime, numa teia de mentiras, enganos, traições e reviravoltas que vão surpreender até os mais astutos.Tudo isto será feito num formato de jogo com muita competição entre 3 equipas. Cada equipa é composta por 15 elementos (não têm de ser obrigatoriamente equipas pré-formadas, grupos pequenos serão aliados a uma equipa maior).Prevêem-se noites muito animadas no Cinema São Jorge, com uma experiência inédita, disruptiva e desafiante a colocar à prova a capacidade de observação, raciocínio lógico, inteligência emocional, perspicácia, entreajuda e também coragem. E mais, vais poder confrontar diretamente as personagens para poderes esclarecer todas as tuas dúvidas.

SESSÃO ENCERRAMENTO - LULLABY
Olhares do Mediterrâneo
Sessão de festival
12/11
19:30
Lullaby | Cinco LobitosAlauda Ruiz de AzúaEspanha | Fic | 2002 | 104’Amaia acaba de ser mãe. A profissão do companheiro leva-o a ausentar-se durante meses e ela sente-se encurralada, incapaz de cuidar da bebé e de retomar o seu trabalho como tradutora. Decide refugiar-se em casa dos pais, na esperança de que eles tomem conta dela e da bebé. Mas a vida tem outros planos e Amaia dá por si a viver a vida que nunca quis: a da sua mãe trinta anos antes.Amaia has just become a mother. Her partner is away from home for months and she feels overwhelmed, incapable of looking after her baby and going back to her job as a translator. She decides to take refuge in her parents’ home with the hope that they will look after her and the baby. But life has other plans, and Amaia finds herself living the life she never wanted: that of her mother thirty years before.

LÉGUA | CRÉDITOS FINAIS
Sessão Especial
17/11
21:00
Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Emília é uma velha governanta numa casa senhorial no Norte de Portugal. Ana ajuda-a, num ritual diário de cuidar do espaço para os donos que raramente aparecem. Quando Emília adoece, Ana abdica da sua vida familiar para a cuidar. Essa escolha leva a novos desafios que interrompem os gestosquotidianos e inventam outros — a filha que confronta a decisão de Ana, e a casa que lentamente vai sendo transformada num lugar vivido, habitado. Três gerações de mulheres procuram compreender o seu mundo em transformação, em que o ciclo da vida se renova a partir de finais inevitáveis.

LÉGUA | CRÉDITOS FINAIS
Sessão Especial
18/11
21:00
Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.Emília é uma velha governanta numa casa senhorial no Norte de Portugal. Ana ajuda-a, num ritual diário de cuidar do espaço para os donos que raramente aparecem. Quando Emília adoece, Ana abdica da sua vida familiar para a cuidar. Essa escolha leva a novos desafios que interrompem os gestosquotidianos e inventam outros — a filha que confronta a decisão de Ana, e a casa que lentamente vai sendo transformada num lugar vivido, habitado. Três gerações de mulheres procuram compreender o seu mundo em transformação, em que o ciclo da vida se renova a partir de finais inevitáveis.