Cinema São Jorge
agenda

Afim de Filmes 2023
Afim de Filmes
de 01/01 a 31/12
Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.

MONSTRA - 22º Festival de Animação de Lisboa
Festival
de 10/03 a 26/03
MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa decorre entre 15 e 26 de março de 2023

Festa do Cinema Italiano
Festival
de 29/03 a 06/04
16ª Festa do Cinema Italiano

L’Imensità – Por Amor, Emanuele Crialese - ABERTURA
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
29/03
21:30
Adri, treze anos, questiona a sua identidade de género. Clara, sua mãe, batalha os seus demónios em silêncio. Esta é uma história de amor. Nomeado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e ambientado na Roma dos anos 70, um filme que se ancora ao olhar de Adri, adolescente em plena metamorfose, para nos falar de uma família à beira da ruptura. De inspiração autobiográfica e elevado por uma luminosa prestação de Penélope Cruz, um coming-of-age repleto de nuances e rasgos de puro e delirante escapismo.

Marcel!,
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
30/03
19:30
Enquanto procura o seu amado cão Marcel, uma excêntrica artista de rua acaba por reconectar com a sua filha. Jasmine Trinca, uma das atrizes italianas mais populares da sua geração, faz a sua estreia na longa-metragem com um drama pleno de onirismo e toques de suave melancolia. Nomeado ao prémio Caméra d'Or no Festival de Cannes e interpretado por Alba Rohrwacher e Maayane Conti, um filme que presta homenagem à sétima arte, particularmente ao cinema mudo, à solarenga cidade de Roma, e às relações entre mãe e filha. "Lembra-te, devemos a vida à arte."

Infinito – L’universo di Luigi Ghirr
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
30/03
21:30
30 anos após a morte do fotógrafo Luigi Ghirri, uma viagem aos seus lugares e à sua gente. Concebido a partir dos seus escritos e narrado por Stefano Accorsi, um documentário que retrata as etapas cruciais da vida e obra de Luigi Ghirri, fotógrafo italiano de renome internacional e cujo trabalho continua a atravessar fronteiras. Nascido da colaboração entre o Arquivo Ghirri e algumas das figuras mais próximas do artista, um ensaio vital que, 30 anos após o seu desaparecimento, nos convida a descobrir ou repensar este exímio explorador de paisagens naturais e humanas. "Eu sou uma pessoa em primeiro lugar e um fotógrafo em segundo" - Luigi Ghirri

Settembre
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
30/03
22:00
Setembro é um mês para novos começos. Maria, Francesca e Guglielmo precisam de se sentir vivos (novamente). A descoberta do sexo por dois adolescentes, a relação entre um homem e uma jovem prostituta, a amizade entre duas mulheres que descobrem que sentem algo mais uma pela outra. Giulia Louise Steigerwalt dá os seus primeiros passos atrás das câmaras com uma brilhante comédia de enredo, autêntica e subtil, que explora a natureza das relações humanas e a procura por um contacto mais genuíno com aqueles que nos rodeiam.

Alla vita
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
31/03
19:30
Sob o sol abrasador da Apúlia, um agricultor e a filha de um rabino descobrem que a sua história está ainda por escrever. Uma família judaica ultra-ortodoxa de Aix-les-Bains viaja todos os anos a uma quinta na Calábria para levar a cabo uma missão sagrada: a colheita de citrus medica; uma espécie de citrino utilizado na festa de Sucot. Esta peregrinação irá unir os caminhos de Esther, filha do rabino, e Elio, o proprietário da quinta. No seu filme de estreia, Stéphane Freiss assina um sensível e ponderado drama existencial sobre a tradição e o surpreendente caminho para a liberdade. "Ensinaste-me a seguir a minha verdade. Mas hoje a minha verdade é diferente da tua."

SECA (Siccità) |ANTESTREIA
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
31/03
21:30
Num futuro pouco distante, a chuva deixará de cair na caótica e poeirenta cidade de Roma. Nesta destemida visão semi-apocalíptica do aclamado Paolo Virzì ("La prima cosa bella" e "Capital Humano"), vidas entrelaçam-se no longo caminho para a redenção. Premiada no Festival de Veneza e parcialmente inspirada pela pandemia da Covid-19, uma obra de aguçada natureza satírica, na qual imperam o humor negro, a crítica social e um elenco estelar que conta com nomes como Silvio Orlando, Elena Lietti, Valerio Mastandrea e Monica Bellucci.

Margini
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
31/03
22:00
Grosseto, Verão de 2008. Os membros de uma banda punk irão ter a oportunidade das suas vidas. Um retrato enérgico e genuinamente terno de amizade vista e vivida através do punk e do hardcore, debruça-se sobre o grupo musical Wait For Nothing na sua procura por algum nível de sucesso. Estreada na Semana da Crítica de Veneza, a primeira longa-metragem de Niccolò Falsetti conquista pelo modo como explora de forma hábil temas como a idade, prioridades e mentalidades em conflito, e claro, o poder incontestável da união. “Punk è moda (non per noi)”

Manual de Sobrevivência para Pais (Figli) | SESSÃO MARSUPIAL
Festa do Cinema Italiano
Sessão Especial
01/04
14:30
Sara e Nicola são casados e apaixonados um pelo outro. O casal tem uma filha de 6 anos e uma vida feliz. No entanto, a chegada do segundo filho atrapalha o equilíbrio da família, revelando problemas no relacionamento e insatisfações pessoais com implicações tragicómicas. Para além do irrequieto recém nascido, Sara e Nicola devem sobreviver num mundo hostil, com avós extravagantes, amigos à beira de um colapso nervoso e babysitters improváveis.

Umberto Eco – La biblioteca del mondo | ANTESTREIA
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
01/04
16:30
Umberto Eco na sua biblioteca privada. São mais de 30.000 livros contemporâneos e mais de 1500 livros raros antigos. Davide Ferrario, que tinha colaborado com Umberto Eco em 2017 numa instalação sobre o tema da memória para o pavilhão italiano da Bienal de Veneza, reconstrói aqui a relação do escritor e filósofo com os livros. Através de entrevistas inéditas, material raramente visto e com a colaboração da família e amigos, um filme lúdico e sofisticado que procura capturar o significado da ideia de biblioteca como memória colectiva do mundo.

L’ombra del giorno
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
01/04
18:00
Luciano terá de repensar valores, costumes e práticas à luz de uma nova presença no seu restaurante. Ascoli Piceno, 1938. Luciano, um simpatizante do governo fascista e veterano da Primeira Guerra Mundial, é o proprietário de um restaurante com vista para a Piazza del Popolo. A sua vida é virada do avesso quando encontra Anna, uma jovem rapariga que esconde um perigoso segredo. O realizador Giuseppe Piccioni regressa ao local onde nasceu para imaginar uma história de amor que tem como pano de fundo um dos períodos mais conturbados da história de Itália, aqui primorosamente interpretado por Riccardo Scamarcio e Benedetta Porcaroli

La timidezza delle chiome
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
01/04
19:00
Dois gémeos devem enfrentar um mundo que não está à altura dos seus sonhos. Quando o liceu termina e a vida adulta se precipita, Benjamin e Joshua Israel, dois gémeos idênticos de origem judaica e com uma deficiência intelectual, começam a sentir-se sobrecarregados e sem futuro. Joshua gostaria de fazer sexo pela primeira vez, enquanto Benjamin persegue a utopia do amor. Dotado de uma cumplicidade extrema, e enaltecido por momentos em que realidade e ficção unem forças, o documentário de Valentina Bertani revela-se uma proposta singular e sempre franca.

As Oito Montanhas | ANTESTREIA
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
01/04
21:30
Antes do tempo os separar, Pietro e Bruno passavam os dias juntos, navegando a esmagadora vastidão dos Alpes Italianos. Vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes, o novo filme da dupla de realizadores belga Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch conta-nos a história de Pietro e Bruno, dois homens cuja infância foi partilhada numa aldeia remota dos Alpes italianos. Visualmente extasiante e interpretado por dois dos mais prolíficos atores do cinema italiano atual, Luca Marinelli e Alessandro Borghi, uma obra que investiga e exacerba de forma primorosa o significado da amizade verdadeira.

Vera
Festa do Cinema Italiano
Sessão de festival
01/04
22:00
Para Vera, a arte imita a vida. Ou será o contrário? Vera, filha da lenda do ecrã italiano Giuliano Gemma, nasceu destinada a uma vida de glamour e ostentação. Nomes como Sergio Leone ou Pier Paolo Pasolini têm um lugar natural na sua história pessoal. Assim como o infalível peso da fama e da constante procura da identidade própria, separada do peso do estrelato do pai. Este é um ambicioso projecto que, subvertendo verdade e ficção, nos submerge num universo onde nada nem ninguém é o que aparenta ser. Uma carta de amor, por vezes agridoce, ao mundo do cinema, com Roma no seu centro.