Cinema São Jorge
agenda

Afim de Filmes 2023
Afim de Filmes
de 01/01 a 31/12
Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.

MOTELx
Festival
de 12/09 a 18/09
Em Setembro, o terror invade a cidade! Vem ao MOTELX conhecer o melhor cinema de terror nacional e internacional. Em destaque: a estreia do novo filme de Gabriel Abrantes, "Semente do Mal", Brandon Cronenberg como convidado de honra e em retrospectiva, o 50.º aniversário de “O Exorcista”, o cruzamento com o Festival GUIÕES, com foco especial na escrita para cinema de terror, o YouTube microCURTAS, e ainda a secção infantil Lobo Mau com o filme brasileiro "Perlimps", curtas-metragens e actividades imperdíveis para os mais novos. A 17.ª edição do Festival acontece de 12 a 18 de Setembro, no Cinema São Jorge. MOTELX, onde o terror é o prato do dia.

CURTAS INTERNACIONAIS #6
MOTELx
Sessão de festival
18/09
13:00
Sorry No Vacancy(Suíça, 2022, 9’)Mrs. Bünzli não quer disponibilizar o quarto livre que tem na sua bela casa para dar abrigo a refugiados, apesar de uma nova lei assim o obrigar. A sua xenofobia leva-a preencher o quarto da forma mais inortodoxa e ridícula possível...----------A Whim to Kill(China, 2023, 5’)Mãe e filha trabalham numa fábrica de carne. Numa alucinação de ira, a filha mata a mãe, que se metamorfoseia num fantasma imparável. A falta de oxigénio que, por vezes, sentimos nas nossas relações familiares molda a atmosfera deste filme. Não recomendado para quem tem mommy issues.----------Mystic Tiger(Espanha, 2023, 15’)Depois de um acidente o ter deixado desfigurado e condenado a noites de documentários sobre animais e papinhas de bebé, um homem ganha o poder de transgredir os limites do tempo e do espaço. Resta saber porquê – porquê ele? Do repetente no MOTELX, Marc Mártinez Jórdan.----------Cover Your Ears(Suécia, 2022, 10’)Todas as noites, duas irmãs tapam os ouvidos com headphones, na esperança de evitar o desconhecido. Mas talvez cancelar o barulho não seja o suficiente...----------NU(Canadá, 2022, 15’)Um casal de apaixonados procura um lugar escondido para estacionar o carro e fazer amor. No entanto, ao emaranharem-se entre a escuridão nocturna de uma floresta, a sua cena de intimidade choca com o terror de uma presença sobrenatural.

GOOD BOY
MOTELx
Sessão de festival
18/09
15:30
Não é o cão o melhor amigo do homem? Christian, solitário e herdeiro de uma fortuna milionária, encontra-se com a estudante Sigrid depois de se terem conhecido numa dating app. Os dois sentem uma atracção instantânea um pelo outro, e Sigrid acaba por passar a noite na casa de Christian. O grande desafio que se impõe, logo na manhã seguinte, ao romance do casal é a relação bizarra de Christian com o seu animal de estimação, Frank, um homem que se veste, comporta e goza dos mesmos cuidados que um cão – é alimentado, lavado, passeado... O jovem explica que Frank é um amigo de infância e que, por isso, aceita e ajuda-o com o estilo de vida que escolheu. Mas será que Sigrid conseguirá aceitar tudo isto? E quem será realmente Frank? Viljar Bøe surpreende com este thriller perturbador imbuído de romance cómico, que estuda dinâmicas de poder e controlo coercivo, estreado mundialmente no Beyond Fest.

WE KILL FOR LOVE
MOTELx
Sessão de festival
18/09
17:10
"We Kill for Love" vai à procura do mundo esquecido do Thriller Erótico direto para vídeo, um género de filme americano que já dominou a programação nocturna da televisão por cabo e as prateleiras dos clubes de vídeo de bairro. Equilibrando a arte cinematográfica com a erudição, abre a cortina para revelar o coração e a alma de um movimento cinematográfico esquecido e muitas vezes difamado. Anthony Penta apresenta-nos um ensaio ficcionalizado em torno deste movimento que teve em filmes como "Fatal Attraction" ou "Basic Instinct" pontos altos. Entrevistas com realizadores, estrelas, a história do negócio e a influência que teria em filmes posteriores compõem este compêndio definitivo sobre o Thriller Erótico.
-thumb.jpg)
Cine - concerto: Os Olhos de Alma com Surma
MOTELx
Sessão de festival
18/09
19:00
«Numa comunidade da orla costeira, dois clãs – um pequeno mas influente, formado pelos proprietários dos barcos; outro maior e de baixos recursos de pescadores – cujas traineiras saem incansavelmente para o mar. Sobre uma intriga de ódios, rivalidades e paixões, paira um terrível segredo...». Foi assim que este filme foi promovido há 100 anos, quando estreou. O seu objectivo era a exaltação da “alma lusa”, apesar do seu realizador ser francês. Roger Lion foi um dos três franceses pioneiros de um cinema português nos seus primórdios, juntamente com Maurice Mariaud e Georges Pallu. “Os Olhos da Alma” tem pancadaria, traições, assombrações, moinhos descontrolados e uma dimensão épica já ao nível de filmes como os de D.W. Griffith ou Victor Sjostrom. Nota final para a produtora deste filme – Virgínia de Castro e Almeida – uma das heroínas do nosso cinema poucas vezes louvada ou mesmo referida.Portugal, 1923

PERPETRATOR
MOTELx
Sessão de festival
18/09
20:30
Jonny, uma jovem rebelde prestes a completar o seu 18.º aniversário, é enviada para casa da sua Auntie Hildie, onde deverá atravessar o rito de passagem por que todas as mulheres na família transitam. Esta metamorfose sobrenatural é tecida sobre uma pequena cidade já aterrorizada como pano de fundo – um serial killer mascarado rapta jovens do liceu para as torturar até à morte. Quando na posse do seu Forevering, uma nova Jonny, miticamente selvagem, vai atrás do Perpetrator com a ajuda de Elektra, uma colega por quem se enamora. Estreado na 73.ª edição da Berlinale, Jennifer Reed presenteia-nos, neste bordado feito a agulha feminista, com um segundo filme experimental e surrealista em que o sangue (o muito sangue) significa poder, e os movimentos fluem num sentido: o da reivindicação.

Curta e Longa Vencedores e Méliès D'argent
MOTELx
Sessão de festival
18/09
21:10
Apresentação Curta VencedoraApresentação Longa Vencedora

KKN DI DESA PENARI
MOTELx
Sessão de festival
18/09
22:45
Seis estudantes vão para uma vila remota para fazerem o seu programa KKN (um programa obrigatório para estudantes na Indonésia que conjuga o conhecimento académico com serviço comunitário). No entanto, Nur, Widya, Ayu, Bima, Anton e Wahyu nunca pensaram que Desa Penari não seria uma terra como as outras... Como Pak Prabu, o chefe da população, avisa, ninguém deve ultrapassar o “portão proibido”, cujo caminho leva ao interior da floresta, embora não lhes diga porquê. Uma misteriosa dançarina começa a perturbar Nur e Widya, enquanto os restantes membros do grupo ficam gradualmente mais assustados, sobretudo quando Bima manifesta um comportamento estranho. Quem será aquela dançarina e o que quererá com os jovens? Este filme é inspirado na história viral de uma conta anónima do Twitter chamada Simpleman.

Home for Rent
MOTELx
Sessão de festival
18/09
23:50
Home for Rentบ้านเช่า..บูชายัญ Ban-Chao-Bu-Cha-Yan Inspirado numa história verídica, “Home for Rent” é o mais recente filme de terror de Sophon Sakdaphisit, realizador da primeira série tailandesa da Netflix (“The Stranded”), e chega a Portugal sob a promessa de te aterrorizar com um drama envolto em ocultismo e mistério. Ning e Kwin são um casal com uma filha de 7 anos, Ing. Os três decidem ir viver para um T1 num condomínio e arrendam a sua casa a Ratree, uma médica reformada, e a Nuch, a sua filha de 40 anos. Mas depois das duas novas – e, aparentemente, perfeitas – inquilinas se mudarem para a moradia, Kwin começa a mostrar um comportamento estranho e pouco usual. O marido torna-se secretivo e desconfiado, chegando até a tatuar a mesma imagem triangular que Nuch tem no pescoço. À medida que a atmosfera à sua volta vai ficando mais e mais perturbadora, Ning apercebe-se de que também a sua filha é influenciada por uma força sinistra e invisível... “Home For Rent” é exibida pela primeira vez em festivais de cinema no MOTELX. Tailândia, 2023