Doclisboa
Campo Aberto
Nos filmes de animação que fizeram nos campos de refugiados de Katsikas, Lesbos e Thermopylae (Grécia), no âmbito do projecto Open Camp, crianças e jovens recriam as suas histórias. A família de Somaya atravessou quatro países até chegar à Grécia. No país de Goli, Habibe, Nasibe e Tahereh, escolas são bombardeadas. Benjamim e Nadya recordam as noites de Verão da sua terra natal no Afeganistão.
Os donativos entregues à entrada para esta sessão revertem para a organização não-governamental Habibi.Works.
Conversa com a presença de Fausta Pereira (Open Camp) e Ghalia Taki (coordenadora da Bolsa de Intérpretes do Serviço Jesuíta aos Refugiados), participação via Zoom de Carlos Pastor (Open Camp) e Tahereh Rezaee e moderação de Cristina Mai Len.
O Cinema de Urgência apresenta-se de novo como o espaço de e para uma comunidade urgente de debate, em torno de imagens e do pulsar do mundo. Este ano, abre espaço ao olhar de crianças e jovens e traz-nos novas narrativas sobre lugares, vivências e ausências. Em duas sessões, mostramos os trabalhos que resultaram de oficinas realizadas em contextos diferentes: nas zonas ocupadas da Ucrânia, em 2016 e 2017, e em campos de refugiados da Grécia, no Verão de 2021.
Sessões
- Terça-feira, 11 de outubro | 21:30 | Sala 2
Informação de preços
- Preço normal: 0,00€