Acessibilidade do Cinema
O Cinema São Jorge tem a questão da Acessibilidade no topo das suas prioridades: no que diz respeito ao acesso e circulação no nosso espaço, bem como no que toca a momentos da programação, que se quer mais inclusiva.
Na parte da frente do cinema existe um lugar de estacionamento para pessoas com deficiência, imediatamente ao lado da doca de bicicletas Gira.
Na entrada principal, a escadaria de acesso ao cinema conta com uma plataforma de acesso para pessoas com mobilidade condicionada. O mesmo se passa em relação a todas as zonas de acesso público do São Jorge, totalmente equipado e acessível com plataformas, rampas e lugares dentro das salas para essas mesmas pessoas. Também existem lavabos acessíveis no piso térreo.
Em termos de programação, começaram a ser testados dois formatos destinados a potenciar a acessibilidade e a inclusão:
-
- As Sessões Descontraídas (testadas nos festivais Monstra e Doclisboa) que na prática são sessões de teatro, dança ou música que decorrem numa atmosfera mais informal, acolhedora e com mais tolerância no que diz respeito ao movimento e ao barulho na plateia;
- As Sessões com Audiodescrição, estreadas no Doclisboa 2018 e destinadas ao público com deficiência visual, permitindo-lhes um usufruto da programação de cinema em contexto de festival.
- O Cinema São Jorge estuda ainda a possibilidade de alargar a oferta de programação inclusiva à língua gestual portuguesa, a pensar nas necessidades da comunidade surda.
*As Sessões Descontraídas destinam-se a todos os indivíduos e famílias que prefiram um ambiente com reduzidos níveis de ansiedade, famílias com crianças pequenas, pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação; pessoas com condições do espectro autista (ASD), incluindo síndrome de Asperger, pessoas com deficiência intelectual, crianças com défice de atenção, pessoas com síndroma de Down, pessoas com síndroma de Tourette, seniores em estados iniciais de demência.