- Projeto Educativo Afim de Filmes
- M12
- Documentário
- 127
Um Corpo Que Dança – Ballet Gulbenkian 1965/2055
Uma proposta para a história do corpo a partir do percurso de uma das maiores companhias de dança portuguesas do século XX. O documentário de Marco Martins caminha a par do desenvolvimento da dança em Portugal e da história política, económica e sociocultural do país. UM CORPO QUE DANÇA é a história da vivência de um novo corpo, em transformação, que se liberta do fascismo, e de uma sociedade em mudança que se abre ao mundo exterior. A partir de imagens de arquivo inéditas e entrevistas a vários criadores e bailarinos acompanhamos o trajeto de uma companhia extraordinária, através dos movimentos e das palavras dos seus protagonistas, da sua génese no início dos anos 60 até à extinção em 2005.
Sessões Marsupiais:
Sessões adaptadas à realidade dos recém pais. Muitas vezes a chegada de um bebé torna-se um caminho solitário para os cuidadores. Apesar de viverem momentos únicos, a sua vida social torna-se inexistente. Aqui propomos sessões de Cinema pensadas para mães e pais acompanhados dos seus bebés. Para além de verem um filme, é também uma oportunidade para troca de experiências.
O ambiente é descontraído, são permitidas entradas e saídas, a sala tem um pouco de luz e fraldário.
Um Corpo Que Dança – Ballet Gulbenkian 1965/2055
Marco Martins
Portugal, 2022, 127′
Uma produção Vende-se Filmes, em co-produção com a RTP
Sessões Marsupiais | Questões frequentes:
E se os bebés chorarem, consigo ouvir o filme?
A resposta é sim. Trata-se de uma sessão talhada para pais e bebés, por isso é normal ouvirmos alguns gemidos e choros. A maioria dos bebés acalma-se quando o filme começa.
E se o meu bebé chorar?
Se o bebé chorar, somos solidários! Na verdade, há fortes probabilidades de o bebé adormecer durante a sessão. Pedimos apenas que, se o choro for muito intenso, saiam por alguns minutos até o bebé se acalmar, após o que podem regressar.
Que idade deve ter o bebé para entrar no cinema?
Recomendamos estas sessões para bebés dos 0 aos 18 meses, mas deixamos ao critério de cada pai. São filmes para adultos e acima dos 18 meses as crianças já são demasiado irrequietas para deixarem os progenitores desfrutarem dos filmes.
Posso trazer companhia, mesmo que ela não tenha um bebé?
Claro que sim; também recomendamos as sessões aos avós babados.