FESTA DO CINEMA ITALIANO
O Sol do Futuro
Com este filme, Moretti demonstra que ainda acredita no cinema. E dança, e canta ao som das notas de uma apoteose pungente. E nós com ele.
Giovanni, um realizador italiano dividido entre uma mulher em análise e um produtor à beira da falência, deixou de acreditar no futuro. À imagem do seu protagonista, figura de proa da Unidade e da secção comunista de Quarticciolo, quer “acabar com tudo”, com o mundo a avançar numa direção obstinadamente contrária.
O Sol do Futuro é o fim e o princípio de alguma coisa, uma espécie de apoteose em que o autor materializa o seu pensamento sem entraves, se lança em breves e requintados discursos contra a violência no cinema, contra as plataformas, os sabots, a improvisação, Estaline, reduz a presunção, pede à mulher que não o deixe e, de repente, começa a cantar, a dançar, a dar pontapés numa bola. Deixa-se levar pela música e nós vamos com ele, os seus actores vão com ele, numa cortejo meta-cinematográfica morettiano.
Giovanni, um realizador italiano dividido entre uma mulher em análise e um produtor à beira da falência, deixou de acreditar no futuro. À imagem do seu protagonista, figura de proa da Unidade e da secção comunista de Quarticciolo, quer “acabar com tudo”, com o mundo a avançar numa direção obstinadamente contrária.
O Sol do Futuro é o fim e o princípio de alguma coisa, uma espécie de apoteose em que o autor materializa o seu pensamento sem entraves, se lança em breves e requintados discursos contra a violência no cinema, contra as plataformas, os sabots, a improvisação, Estaline, reduz a presunção, pede à mulher que não o deixe e, de repente, começa a cantar, a dançar, a dar pontapés numa bola. Deixa-se levar pela música e nós vamos com ele, os seus actores vão com ele, num cortejo meta-cinematográfica morettiano.
O Sol do Futuro é o fim e o princípio de alguma coisa, uma espécie de apoteose em que o autor materializa o seu pensamento sem entraves, se lança em breves e requintados discursos contra a violência no cinema, contra as plataformas, os sabots, a improvisação, Estaline, reduz a presunção, pede à mulher que não o deixe e, de repente, começa a cantar, a dançar, a dar pontapés numa bola. Deixa-se levar pela música e nós vamos com ele, os seus actores vão com ele, num cortejo meta-cinematográfica morettiano.
Realização: Nanni Moretti
com Mathieu Amalric, Barbora Bobulova, Nanni Moretti, Margherita Buy
com Mathieu Amalric, Barbora Bobulova, Nanni Moretti, Margherita Buy
Sessões
- Quarta-feira, 17 de abril | 16:30 | Sala 3
- Quarta-feira, 17 de abril | 16:30 | Sala 3
Informação de preços
- Preço normal: 5,00€
- Bilhete normal: 5,00€
- Bilhete com desconto (menores de 25 anos, maiores de 65 anos, desempregados*, Sócios de Associações Italianas 50&PIÙENASCO e SPG*, Estudantes do Centro Dante Lisboa* e Estudantes IIC*): 4,00€
*Mediante apresentação de comprovativo
- Voucher 5 Filmes: 20,00 € (sessão de Abertura, sessão de Encerramento e sessões com preços especiais não incluídas)
- Concerto Massimo Zamboni: 10,00 €
- “La Primavera Della Mia Vita – Colapesce Dimartino”: 10,00 €
- Sandro Cappai Live – Stand-Up Comedy: 10,00 €
- Tudo É Possível – Magic Night com Magic Douglas: 7,00€
- Eventos Sala 2 - Gratuitos:
- Atividades Infantis / Aulas de italiano: reserva para email da festa e levantamento de bilhetes no Welcome Desk da Festa
- Filmes/ Encontros e Conversas: entrada livre, mediante levantamento de bilhete, no próprio dia, na bilheteira no Cinema São Jorge – sujeito à lotação da sala