SESSÃO DE ABERTURA | MONSTRA 2025
O Rapaz que Apagava Beijos
‘O Rapaz que Apagava Beijos’ (2025) é a história de um rapaz que, sempre que lhe davam um beijo, apagava-o. Com o tempo, o rapaz percebe que os beijos que apaga vão fazendo com que perca a sua luz, e a sua cor.
One Way Cycle
Em 1929, Adela emigra das Astúrias para Havana, seguindo a sua irmã Segunda. Adela quer uma vida melhor e, acima de tudo, precisa de compreender o seu ciclo para iniciar a sua verdadeira viagem: uma nova vida.
Mind the Gap
‘Mind the Gap’ é uma obra sobre Londres, retratando pessoas a caminhar ou a deslocar-se de um lugar para outro. Reflete também a jornada pessoal do compositor pela cidade, enquanto este observa a forma como as pessoas foram condicionadas a seguir semáforos, ou sinalética como “Mind the gap”. A obra divide-se em quatro movimentos, cada um correspondendo a um sinal ou direção específicos. O intérprete tenta afastar-se do registo original, mas a música “empurra-o” para permanecer à esquerda ou à direita, retornando sempre à posição inicial.
O
Um dançarino tornado cineasta evita movimentos desnecessários numa moradia na Bretanha, incorporando um estado descrito por Paul Virilio como “Inércia Polar”. Paul Wenninger perpetua-se, imagem atrás de imagem, mantendo-se, no entanto, imóvel num salão inicialmente vazio com as suas costas perpetuamente voltadas para a parede, e, acima de tudo, para as janelas. O tempo passa enquanto a relação entre o exterior e o interior é abalada, mesmo que as vistas exteriores, concedidas ao espectador, consistem sobretudo em projeções: árvores, praias, parques gravados em time-lapse.
Dont Know What
‘Dont Know What’ (2018) questiona as regras clássicas dos diferentes géneros do cinema, combinando elementos da vídeo-arte, cinema de vanguarda e do cinema mainstream. Utilizando o método de single frame editing, centrado principalmente no som, a imagem realista do filme transforma-se em algo surrealista, estruturalista e, finalmente, abstrato. Uma composição musical é criada com experiências da voz humana, transformando a linguagem em som e música.
Sessões
20 de março | Horários diversos