EVENTO LITERÁRIO COM LIVRARIA PIENA + LIVRARIA SNOB
La storia di Elsa Morante
com Giulia Strippoli e Rosa Azevedo
Os 50 anos da publicação do inesquecível romance La storia de Elsa Morante coincidem com os 50 anos da Revolução dos Cravos que, no 25 de abril de 1974, pôs fim à ditadura em Portugal. Há alguns pontos em comum na história que une, em épocas diferentes, os dois países, Itália e Portugal. Por esse motivo, a Piena, livraria italiana em Lisboa, e a livraria Snob decidiram dedicar um encontro literário à volta desta obra-prima da literatura italiana do século XX, ainda muito atual e capaz de chegar à verdadeira essência da existência humana.
Por ocasião do Festival do Cinema Italiano, o encontro literário será hospedado no Cinema São Jorge, com a moderação da historiadora Giulia Strippoli e da editora Rosa Azevedo.
A seguir o público é convidado para a projeção na Sala Manoel de Oliveira (sessão às 16h00) dos primeiros dois episódios da série La Storia dirigida por Francesca Archibugi, com a presença em sala da atriz protagonista Jasmine Trinca.
Giulia Strippoli é historiadora e investigadora do IHC da Universidade Nova de Lisboa. Conduziu investigação sobre os partidos comunistas da Europa Ocidental, os movimentos estudantis, a história do trabalho, a militância de esquerda, a história das mulheres e os feminismos. As suas publicações mais recentes incluem: Arriving from the revolution: International Women's Year in the Portuguese Hot Summer, (2023), Women's Transnational Activism against Portugal's Colonial Wars (2022). É autora do documentário Vita di Lionel (2020) sobre o realizador Lionello Massobrio. O seu livro mais recente, Riti di passaggio. Cronache di una rivoluzione rimossa. Portogallo e immaginario politico 1974-1975 (2024), é em co-autoria com Sandro Moiso e é sobre a experiência do grupo revolucionário Lotta Continua em Portugal.
Rosa Azevedo é produtora e editora ligada à área de literatura, nomeadamente na Livraria Snob. Formada em Literatura Portuguesa e Francesa com curso minor em Literaturas do Mundo, tem realizado diversos cursos de literatura, para além de outros trabalhos de produção, na área da edição independente e das mulheres escritoras do séc XX.