Apresentação do Livro “O Quarto Perdido do MOTELX”
Ao propor uma lista de filmes nacionais, “O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes do Terror Português (1911-2006)” retoma o objectivo inicial da secção.
Ao propor uma lista de filmes nacionais, “O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes do Terror Português (1911-2006)” retoma o objectivo inicial da secção. Este livro apresenta, então, um conjunto de textos sobre estas obras, oferecendo um primeiro olhar sobre elas, olhar esse consolidado à luz do género e, naturalmente, da contemporaneidade, longe das guerras intestinas que provocaram o esquecimento de algumas delas.
Com esta iniciativa, o MOTELX propõe uma nova perspectiva sobre o nosso passado cinematográfico, cujas histórias e personagens se encontram um pouco esquecidas. Poucos saberão que um dos primeiros filmes portugueses era sobre o serial killer do Aqueduto, Diogo Alves; que o primeiro filme (de terror) português realizado por uma mulher ocorreu nos anos 40, em pleno Estado Novo, pelas mãos de uma jovem de 22 anos chamada Bárbara Virgínia; que em Lisboa houve um pequeno boom de filmes exploitation por iniciativa do galã António Vilar; ou que a maior adaptadora do escritor britânico J. G. Ballard foi a luso-sueca Solveig Nordlund. Todos estes episódios farão parte deste livro e fornecerão o “elo perdido” entre o passado e o emergente cinema de terror português.
Sessões
- Sábado, 10 de setembro | 16:00 | Sala 2
Informação de preços
- Preço normal: 0,00€