Competição Curtas 4 | MONSTRA 2025
O Carro que voltou do mar
Cheios de entusiasmo e despreocupação, seis amigos conduzem até à costa báltica polaca e regressam num carro pequeno e amolgado. Durante a viagem, o carro e o país desmoronam — mas a vida continua. A sua viagem está repleta de recordações e momentos do passado.
A filha de Butades
Concebida originalmente como uma instalação, esta rotóscopia foi desenhada através do traçado de imagens de pessoas e paisagens que não estavam acessíveis durante a pandemia. Uma mulher fala sobre o seu amigo enquanto revive as suas memórias, traçando os contornos dos momentos que vão inundando a sua mente — cenas do dia-a-dia, a sua avó falecida, reflexões sobre o desastre. Através dos traços, as memórias oscilam entre o passado, o presente e até o futuro.
Aquático
A habilidade de uma mulher de dar à luz criaturas marinhas é explorado comercialmente.
Linha Circular
No coração de Mumbai, uma dona de casa de meia-idade aguenta o chauvinismo do seu marido, e o tédio das suas tarefas domésticas intermináveis, encontrando consolo nas suas fantasias. No entanto, estes momentos de descanso são efémeros. A sua realidade é uma linha circular interminável, que encontra paralelo na rede de comboios urbanos de Mumbai — consistentes, essenciais, mas pouco apreciados, fazendo sempre o seu trabalho, dia após dia.
Um prazer
‘Um prazer’ procura destacar aqueles prazeres simples que são peculiares a cada pessoa, mas que, em grande parte, coincidem. Situações e gestos que passam despercebidos, que não entram na lista do que se conta a alguém sobre o que se fez de bom naquele dia. Coisas que se esgotam em si mesmas e que não dão origem a grandes reflexões sobre as razões do seu prazer, mas que, ainda assim, parecem esconder uma certa sabedoria, algo profundo que só se revela no próprio ato de as viver.
Talvez Elefantes
Três filhas adolescentes rebeldes, uma mãe sem descanso, um pai em dificuldades com as batatas, e talvez alguns elefantes, encontram-se em Nairobi. O que é que pode correr mal?
Milagre Miserável
Com ‘Milagre Miserável’, o realizador japonês Ryo Orikasa cria uma curta-metragem de animação inspirada na coleção homónima de poemas e desenhos de Henri Michaux, sobre as suas experiências com mescalina. O filme explora os limites da linguagem e perceção, criando ligações entre som, significado, linhas e movimento.
O Riacho que Correu de Volta Para a Montanha
O Cão da Montanha, o guardião de uma aldeia montanhosa, apaixona-se por uma visitante. Quando ela se vai embora, ele aventura-se pela cidade para a encontrar. Os arranha-céus descaracterizados, as multidões, os carros… Tudo isto é demais para o nosso herói, tanto que ele esquece-se de quem é e o porquê de estar na cidade. Mas o rebanho de ovelhas da sua aldeia vai para a cidade, em seu resgate.
Reason and Impulse – Disappear
Os esforços fúteis de uma pessoa que tenta voltar atrás no tempo, e algumas pequenas criaturas tontas.
Sessões
- Quinta-feira, 27 de março | 19:00 | Sala Manoel de Oliveira