Saltar para o conteúdo
Queer Lisboa 2025

Curtas Queer: Cinema for Palestine

Programa de Curtas (85’) 

“No Pride in Genocide” (Queer Cinema for Palestine)

 

Abgad Hawaz

Robin Riad (Canadá, 2024, 2’)

Curta Exp. VO árabe e inglesa, s/ legendas. M/16

 

“A curta-metragem analógica desenhada à mão por Robin Riad ensina ostensivamente a pronúncia do alfabeto árabe em 28 passos simples. Na realidade, as letras desenhadas à mão foram impressas com uma impressora a jato de laser na banda sonora ótica de uma película de 16mm e o que se ouve no filme é o projetor a ler as letras e a interpretá-las em som. Riad usa o humor para brincar e sentar-se com a sua língua materna, oferecendo uma ‘falsa’ lição de pronúncia. Em resposta a uma forma digital de ódio anti-árabe que Riad testemunhou na Internet após o início do genocídio em Gaza, o filme é uma forma de a artista se manter próxima da sua língua, cultura e raízes”. (Tara Hakim)

 

Out of Gaza

Jannis Osterburg, Seza Tiyara Selen (Alemanha, 2025, 9’)

Curta Anim. VO alemã e árabe, leg. em inglês. M/16

 

Uma jovem palestiniana quer fugir de Gaza com os seus amigos, na esperança de encontrar a liberdade no Ocidente. Como a talentosa engenheira que é, ela torna a fuga possível, mas surgem dúvidas se a decisão correta é a de partir. Quando atravessam o muro, deparam-se com um mundo que não esperavam.

 

Blood like Water

Dima Hamdan (Palestina, 2023, 14’)

Curta Fic. VO árabe, leg. em inglês. M/16


Shadi embarca numa aventura secreta e, acidentalmente, arrasta a sua família para uma emboscada onde só têm duas opções: colaborar com a ocupação israelita ou ser envergonhados e humilhados pelo seu próprio povo. Baseado em histórias reais.

 

a tangled web drowning in honey

Hannah Hull, Tara Hakim (Canadá, 2023, 10’)

Curta Exp. VO inglesa, leg. em inglês. M/16


Uma curta-metragem experimental e textural que convida a pessoa espectadora a entrar no interior de uma mente para refletir sobre as formas como nos amamos e deixamos de nos amar.

 

Aliens in Beirut

Raghed Charabaty (Líbano, Canadá, 2025, 17’)

Curta Docufic. VO árabe e inglesa, leg. em inglês. M/16

 

Neste filme sobre o fatídico verão da Explosão do Porto de Beirute em 2020, o realizador queer Raghed Charabaty regressa do Canadá ao Líbano para reconstituir pessoalmente a forma como conheceu o seu parceiro nas ruelas secretas de Beirute e como se viram no meio de uma das mais brutais explosões da história, provocadas pelo homem.

 

Palcorecore

Dana Dawud (Palestina, 2023, 6’)

Curta Exp. VO inglesa, s/ legendas. M/16

 

Uma fusão hipnótica de dança, imagens de arquivo e vídeos tirados da Internet, que colapsam o passado e o presente num retrato visceral da vida palestiniana. Através da desordem e do movimento rítmicos, o filme capta a resiliência, a rebelião e as alegrias quotidianas da existência palestiniana, centrando-se particularmente na juventude e nas mulheres na sua desafiadora afirmação de vida.

 

Don’t Take My Joy Away

Omar Gabriel (Líbano, 2024, 7’)

Curta Fic. VO árabe, leg. em inglês. M/16

 

Passado em Chatila, um campo de refugiados palestinianos no Líbano, dois amigos divertem-se com as pequenas alegrias da vida até que a violência subitamente perturba o seu mundo. Forçados a fugir, embarcam numa perigosa viagem de sobrevivência, confrontando-se com o medo, o caos e as duras realidades que os rodeiam. Ao longo do caminho, deverão escolher entre permanecer nas sombras ou buscar a luz.

 

I Never Promised You a Jasmine Garden

Teyama Alkamli (Canadá, 2023, 20’)

Curta Fic. VO árabe e inglesa, leg. em inglês. M/16

 

Tara, uma jovem queer palestiniana, tenta suprimir a sua interna turbulência emocional durante uma chamada telefónica com a sua melhor amiga Sarab, por quem está apaixonada.

Sessões

  • | Sala 2

Informação de preços

Sessão gratuita. Levamento no próprio dia na bilheteira do Cinema São Jorge.

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

O seu e-mail já está registado!

Agora é só aguardar as novidades

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

Ocorreu um erro no seu pedido