20 anos ao serviço de Lisboa

20 anos ao serviço de Lisboa

Em junho de 2006, depois de uma renovação profunda, o Cinema São Jorge abriu as portas em definitivo, tornando-se um equipamento público ao serviço da cidade. 20 anos depois, o desafio continua.

Saltar para o conteúdo
A casa dos festivais de Cinema em Lisboa. Bilhetes
TRISTE PARA SEMPRE

DIÁRIO ANTECIPADO + SOMOS DOIS ABISMOS | SESSÃO DE ABERTURA

Para inaugurar o Triste Para Sempre 2026, começamos com uma sessão calma e muito íntima. Visitamos os diários de duas personagens que, de formas diferentes, sofrem com o contexto em seu redor e assistimos, de muito perto, às suas expressões de desconforto.

Em “Diário Antecipado”, a primeira curta metragem de João Sarantopoulos, uma professora deslocada relata a sua angústia perante as discrepâncias sociais vividas no Alentejo profundo dos anos 60. A um ritmo lento, seguimos as palavras íntimas da mulher que resiste à densidade de uma aldeia que batalha contra o progresso. 

Mantendo o tom literário e pessoal, assistimos à longa metragem “Somos dois abismos”, de Kopal Koshy. Esta obra, profundamente comovente, acompanha Carlos, um idoso viúvo, que se encontra num estado extremo de isolamento e solidão. As cartas que escreve para a falecida esposa são vulneráveis manifestos de amor e de saudade, que apenas podemos aceder graças à sensibilidade da realizadora.

 

Esta sessão promete fazer derramar várias lágrimas, principalmente aos corações mais delicados.

Sessões

  • | Sala 3
Comprar bilhetes

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

Agora é só aguardar as novidades

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

Ocorreu um erro no seu pedido