Saltar para o conteúdo
SAL - SURF AT LISBON FILM FEST

ECO FOAM 2 + ALICE + LIFE DEATH OF WESTERLY WIND

Sinopse

“Eco Foam”

Miguel Blanco

Portugal, 2025

15’

«Eco Foam» é uma série de filmes sobre surf que documenta a missão do surfista português Miguel Blanco de promover o surf sustentável através da utilização de pranchas ecológicas e de um estilo de vida amigo do planeta. Os filmes exploram como estas pranchas sustentáveis, como as feitas a partir de blanks reciclados, têm um desempenho tão bom quanto as pranchas tradicionais, que são feitas a partir de materiais derivados do petróleo e geram quantidades significativas de CO₂ e resíduos tóxicos. «Eco Foam» faz parte de uma série mais ampla, «Impact Series», e tem sido apresentada em festivais de filmes de surf.

 

“Alice”

Gabriel Novis

Brasil, 2025

17’

Alice, uma mulher trans, encontra consolo ao surfar nas águas de Maceió, no Brasil. Depois de perder o pai, motivada pelo medo real de discriminação e violência, ela se afasta do desporto que a ajudava a sentir-se mais próxima dele, até encontrar a sua comunidade e, finalmente, a sua paz.

 

“The Life and Death of Westerly Windina”

Alan White & Jamie Brisick

Austrália, 2024

90’

Com legendagem em português

Em 2008, anos depois de quase se afogar num acidente de surf traumático e que mudou a sua vida, Drouyn reapareceu de repente ao assumir-se como mulher trans na televisão nacional. O seu novo nome, disse ela, era Westerly Windina. «Foi uma supernova», disse Westerly sobre o seu despertar de género. «Aconteceu numa noite, e de repente Peter desapareceu; Westerly estava lá.»

A comunidade do surf e a Austrália em geral ficaram surpreendidas. Embora já tivesse sido uma atleta de alto nível com patrocínios e uma carreira de atriz em ascensão, Westerly agora vivia em um conjunto habitacional público na Gold Coast da Austrália — sozinha, pobre e frequentemente ridicularizada pelos vizinhos.

The Life and Death of Westerly Windina explora a infância de Westerly, os seus anos como titã do surf e acompanha-a num novo capítulo, enquanto ela busca a aceitação dos amigos, da família, de um desporto ainda hipermasculino e, o mais importante, de si mesma.

Sessões

  • Sábado, 29 de novembro | 21:45 | Sala 3

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

O seu e-mail já está registado!

Agora é só aguardar as novidades

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Verifique o seu email para confirmar a subscrição

Ocorreu um erro no seu pedido