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Monstra Festival de Animação

Jazzanim

Curtas musicadas ao vivo

Bunt (Colorful)

Renoldner realizou este filme no ano em que a sua primeira filha, Laura, nasceu, com a ideia de imagens abstratas na mente de uma criança em crescimento. 500 aguarelas foram criadas partindo de 20 imagens e transições básicas entre si, que foram gravadas com dupla exposição mascarada em película de 16mm. Este arranjo estritamente rítmico de sequências cinematográficas formaram a base de uma composição musical minimalista, em que quatro tons a diferentes alturas foram gravados com uma flauta baixo, e depois inseridas no filme.

 

Rhythmus 94 (Rhythm 94)

Este filme é uma peça musical. Os sons, os respetivos tons, as relações entre uns e outros e especialmente as estruturas (poli)rítmicas podem ler-se como uma partitura própria para organizar imagens e vice-versa. O filme faz referência aos primórdios da música visual – ‘Hans Richter: Rhythmus 21’ (1921) – e progride do realismo (começando com uma homenagem a E. Muybridge) até à abstração digital. A complexa exposição múltipla em filme de 35mm (64 camadas no total) foi criada por Manfred Haspel, especialista em câmara de animação.

 

Struktur Auflösung

Dois dos interesses principais do trabalho artístico audiovisual de Renoldner estão manifestos em “Structure Resolution”. Por um lado, este filme expressa o seu forte interesse por música e por um método de trabalho em que a imagem e o som se conjugam perfeitamente. Por outro lado, também mostra o seu grande interesse em lidar com opostos elementares, neste caso rigor geométrico e gestos artísticos. Renoldner também é o realizador e compositor deste filme, no qual utilizou pela primeira vez software musical.

 

Fusão

Investigando a interação entre o som e a imagem. Experiência de animação experimental produzida através de desenho de som e imagem em filme de 35 mm. Um filme sem palavras… Nenhuma câmara ou instrumento musical foi utilizado.

 

Canção do mar

Um mergulho noturno animado no oceano cintilante.

 

In Threes

A ideia-visual da Árvore como encarnação dos Três Princípios une as manifestações de formas, seguindo o ritmo do coração.

 

Departures

O Papagaio Verde viaja para fora do país. O ritmo dos comboios, as ansiedades de voar… Seja uma distração ou uma experiência, uma fuga ou uma aventura, a jornada vai começar. Um videoclipe e uma experiência com colagens, narração e píxeis.

 

Daffodil 1+2+3+4+5

Cinco vídeos de animação de um minuto que experimentam diferentes abordagens para a música e para a visualização do som.

 

First and Foremost

Mais de 3000 pedaços de vidro retratam nuvens em movimento num time-lapse. Porém, estas formas parecem fronteiras de países em constante mudança. O áudio é uma coleção de frases, retiradas da televisão austríaca em setembro de 2015, quando milhares de refugiados chegaram à Áustria e à Europa Central. A colagem áudio realça a incapacidade do governo austríaco e a desunião europeia. Políticos evitam tomar uma posição clara e os apresentadores de televisão falam em clichés e frases feitas.

 

20 Eye-Messages

Num minuto passam 60 emoções diferentes pela minha cabeça.

 

Martin ANIBAS: Pique Nique

Quanto a ‘Pique Nique’ (2001) de Martin Anibas, alguns acreditam que a película pintada à mão captura aspetos dos filmes experimentais dos anos 70 da Costa Oeste dos EUA. As suas pinturas expressivas estão sujeitas a uma metamorfose permanente e aparentam ser uma mistura de paisagens naturais e abstração. Thomas Renoldner segue a transição permanente e fluída de imagens na sua composição musical, que é baseada em várias camadas de faixas rítmicas.

 

Water Ambiences

‘Ambiências Aquáticas’ (2011) apresenta estruturas fractais com um aspecto e movimentos naturais. Criadas para serem projetadas em 3 ecrãs, estas estruturas transformam-se e interagem ao longo dos ecrãs e das perspetivas. Funcionam como uma visão macro ou microscópica de um sistema variado, utilizando água ou padrões estilizados. As imagens interagem entre si, com o espectador e com o que as rodeia, mantendo-se silenciosas para se misturarem com os sons e atmosfera do local de projeção.

 

Where Blue Meets Red

O filme consiste numa uma série de risografias capturadas frame-by-frame, “por baixo” de uma câmara. É uma animação direta, improvisada ao ritmo dos sons de um trompetista de jazz, o húngaro Barabás Lőrinc.

 

Sessões

  • Quarta-feira, 26 de março | 23:15 | Sala 2

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