Salvador Sobral + Temporary Road
Concerto Salvador Sobral – Homenagem a Franco Battiato
Fã confesso da música e cinematografia italianas, Salvador Sobral apresenta um concerto único criado especialmente para a Festa do Cinema Italiano, onde revisita o repertório de Franco Battiato. Uma noite de homenagem em torno da música de um dos mais notáveis cantautores italianos.
Salvador Sobral – Voz
Diogo Duque – Trompete e Flauta Transversal
Diogo Picão – Voz e Saxofone
Francesco Valente – Contrabaixo
Olmo Marín – Voz e Guitarra
Este concerto será seguido pela exibição do filme Temporary Road – (una) vita di Franco Battiato de Giuseppe Pollicelli e Mario Tani, um documentário que retrata de forma íntima a vida deste artista obstinadamente revolucionário, através de uma entrevista, imagens de arquivo e excertos dos concertos.
Concerto Salvador Sobral – Homenagem a Franco Battiato
Fã confesso da música e cinematografia italianas, Salvador Sobral apresenta um con-certo único criado especialmente para a Festa do Cinema Italiano, onde revisita o re-pertório de Franco Battiato. Uma noite de homenagem em torno da música de um dos mais notáveis cantautores italianos.
Salvador Sobral – Voz
Diogo Duque – Trompete e Flauta Transversal
Diogo Picão – Voz e Saxofone
Francesco Valente – Contrabaixo
Olmo Marín – Voz e Guitarra
Temporary Road – (una) vita di Franco Battiato
De Giuseppe Pollicelli, Mario Tani
Um documentário sobre e com Franco Battiato, considerado o “Maestro” por excelência da música pop italiana. O cantor e autor foi capaz de combinar experimentação e pop, espiritualidade e sucesso, meditação e cinema, mas foi acima de tudo um espírito livre e encantador, impossível de conter numa única dimensão.
No início da década de 1980, o cantor e compositor italiano Franco Battiato dificilmente poderia ser descrito como um músico pop. Nos dez anos anteriores, tinha editado onze álbuns que oscilavam com confiança entre o prog, música eletrónica e avant-garde. Durante a década de 1980 passou grande parte da década trancado no seu apartamento, a experimentar com sintetizadores na tentativa de combinar a prática da meditação com uma viagem sonora. Às vezes, aparecia na televisão italiana, estranhamente vestido, com óculos enormes, e tocava as suas canções pop com arranjos complexos e hipnotizantes para um público fiel mas de nicho.
Mas em setembro de 1981, Battiato editou “La Voce del Padrone” e deu-nos sete canções pop, sete obras-primas que estão a meio caminho entre o new wave e a canção italiana.
Tornou-se no primeiro álbum na história da música italiana a vender mais de um milhão de cópias.
Este documentário é a história íntima de um artista que foi obstinadamente revolucionário, contada através de uma excelente entrevista, imagens de arquivo e excertos dos concertos, sem nunca trair o espírito do inimitável Franco Battiato, sempre em busca de novas expressões artísticas. Ficou conhecido mundialmente pelo estilo poético e existencial que o acompanhou ao longo da carreira, com canções como “Centro di gravità permanente” ou “Voglio vederti danzare”.
Sessões
- Quinta-feira, 7 de abril | 21:00 | Sala Manoel de Oliveira
Informação de preços
- Preço normal: 10,00€