Ukrainian Shorts
Lines
Hanna Trofimova
Três histórias de pessoas da comunidade LGBTQI+ ucraniana, unidas por uma linha de guerra: um voluntário e ativista de Zaporizhia que permaneceu na sua cidade natal; um casal que deixou Irpin com o seu gato e mudou-se para Berlim; e um fotógrafo que se tornou um deslocado interno, junto com os seus pais.
Queer Fighters of Ukraine
Angelika Ustymenko, Alex King
Antes da invasão russa, o coletivo subversivo Rebel Queers desafiava o mundo heteronormativo e patriarcal que tanto os sufocava, rabiscando slogans queer nas paredes de Kiev. Quando o seu país e a sua comunidade foram atacados, decidiram documentar as experiências das pessoas queer ucranianas durante a guerra.
Simeiz
Anton Shebetko
Simeiz é uma pequena vila na costa sul da Crimeia, temporariamente ocupada pela Rússia. Na era soviética, a vila tornou-se num resort gay marginal. Tudo começou com uma pequena praia de nudismo; o popular bar e discoteca Hedgehogs apareceu mais tarde, já na Ucrânia independente. A partir da década de 1990, Simeiz tornou-se um importante ponto de encontro para membros da comunidade LGBTQI+ da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia.
Sessões
- Terça-feira, 24 de setembro | 18:00 | Sala 2
Ficha técnica
- Lines Hanna Trofimova (Ucrânia/2023/40’)
- Queer Fighters of Ukraine Angelika Ustymenko e Alex King (Ucrânia/2024/30’)
- Simeiz Anton Shebetko (Ucrânia/2022/18’)