O LEFFEST - Lisboa Film Festival, na sua 18ª edição, estreia-se nas salas do Cinema São Jorge nos dias 8 a 17 de novembro.
Comprometido com uma selecção de filmes que traduza o melhor da produção cinematográfica contemporânea, a programação do LEFFEST transporá os limites do cinema para fazer pontes com outras artes e disciplinas. Como sempre, o público poderá contar com iniciativas diversificadas, a presença de grandes nomes da arte e cultura, e a criação de uma plataforma de debate, numa aposta interdisciplinar que é hoje a imagem do evento.
SESSÃO DE ABERTURA:THE BRUTALIST
Em 1947, László, um arquitecto judeu húngaro e sobrevivente do Holocausto, emigra para a Pensilvânia para finalmente reconstruir a sua carreira, o seu casamento, a sua vida. Depois de enfrentar a pobreza e indignidade, conhece o industrial abastado Van Buren, que o contrata para desenhar um centro comunitário num projeto de extrema dificuldade, mas com o potencial de enriquecer László. Uma recriação detalhada da América no pós-guerra, The Brutalist, simultaneamente esperançoso e sombrio, é uma exploração do poder do dinheiro e do privilégio, onde o trauma histórico exerce sempre uma força opressiva.
Conversa com o realizador Brady Corbet.
Centenário de Kafka assinalado no LEFFEST
Franz Kafka foi autor de referência para muitos autores centrais da literatura contemporânea. Não só um dos escritores mais importantes do século XX, é também o mais influente e mais original. Morreu há cem anos, mas a sua obra parece saída do futuro. Influenciou a literatura que veio depois, mas também a música, o cinema e outras artes.
ComKafka Vai ao Cinema, o realizador Hanns Zischler explica que “em 1978, quando trabalhava num pequeno filme sobre Kafka, descobri pela primeira vez no seu diário e na sua correspondência apontamentos que ele tinha feito sobre o cinema e sobre os filmes que vira. (...) o seu tom excitado, apaixonado e melancólico indicava as vivas emoções que Kafka sentia no cinema.” Assim, este ensaio mostra a pesquisa de Zischler sobre a relação do escritor com o cinema, entre Praga, Verona e Paris, misturando imagens de época e outras de 2002, e conhecendo personalidades que clarificam as ideias do realizador.
A sessão tem lugar de 11 de Novembro, às 18h30, no Cinema São Jorge, acompanhada de uma conversa com o realizador.
Retrospectiva Jonás Trueba
Os filmes de Jonás Trueba são retratos vibrantes, sensoriais, frescos e espirituosos da vida quotidiana na Espanha contemporânea, onde a vida e o cinema se mesclam, explorando temas como o amor e o desejo, a amizade, as relações e a memória. Produções independentes e de pequena escala, estruturadas à volta de um processo criativo numa estreita colaboração com os actores e a equipa, reunidos à volta da produtora Los ilusos, estes retratos comportam uma poderosa honestidade que permite a Trueba afirmar a sua identidade enquanto cineasta. A sua mais recente longa-metragem, Volveréis, estreou-se na Quinzena dos Cineastas no Festival de Cannes, em 2024, naquela que foi a sua primeira participação neste festival, e venceu o Prémio de Melhor Filme Europeu. Em Portugal, o LEFFEST estreará o filme no âmbito da retrospectiva completa da obra do realizador, com a sua presença, acompanhado da actriz Itsaso Arana e do produtor Javier Lafuente.
O Cinema São Jorge abriu portas a 24 de fevereiro de 1950, e desde então afirmou-se como uma das mais emblemáticas salas de cinema da capital portuguesa, mantendo a sua vitalidade. E projetando o futuro.
A carregarEstamos a projetar o filme...Por favor aguarde um momento