Cinema São Jorge
programação
‹
›
-thumb.jpg)
Lisbon Motorcycle Film Fest
A 7ª edição do Lisbon Motorcycle Film Fest terá lugar no Cinema São Jorge em Lisboa, de 1 a 4 de junho.Destinado aos amantes das duas rodas e do cinema, uma vez mais iremos reunir construtores e customizadores de motos, pilotos, artistas, realizadores e atores, que são protagonistas de filmes cuja temática é o universo motociclista.

The Wild One
Lisbon Motorcycle Film Fest
Realização: László BenedekÉ um filme americano de 1953. A personagem de Johnny Strabler, interpretada por Marlon Brando, tornou-se um ícone cultural da década de 1950. “The Wild One” é sobre dois gangues de motociclistas rivais, que aterrorizam uma pequena cidade depois de um dos seus líderes ser preso. Foi considerado o primeiro filme a explorar a violência de gangues nos Estados Unidos.

The Roost
Lisbon Motorcycle Film Fest
Realização: Jesse Koester É um documentário sobre a subcultura das motos neo-retro do Japão. O Japão produz alguns dos mais talentosos construtores de motos personalizadas do mundo - uma galeria de indivíduos talentosos, que definem tendências que o resto do mundo segue. Cada história é única na sua abordagem, mas todas partilham um amor não filtrado por essas máquinas de duas rodas e a pura alegria que alimenta os estilos de vida à sua volta.

Curtas Tuga A
Lisbon Motorcycle Film Fest
Porque Não?23 min. | Realização: Pedro Bruno Rodrigues Uma mulher, uma moto, o contacto com diferentes culturas e pessoas. A paixão de viajar de moto, num projeto por fases. A prova de que para concretizar sonhos, basta ter a coragem de ir, mesmo sozinha. Reencontro com as Lendas40 min. | Realização: Samuel AmaroUm documentário gravado a 6 de Novembro de 2022 na pista de Motocross da Charneca de Caparica, evento que prestou uma digna e muito emotiva homenagem ao já falecido Campeão Fernando Neves, 15 vezes Campeão Nacional de Motocross, contando com a presença de 32 antigos Campeões Nacionais, mais de uma centena de antigos pilotos, seus antigos mecânicos, antigos organizadores. Entusiastas e mais de 3.000 espectadores num dia único e emotivo.

Talk com Elisabete Jacinto
Lisbon Motorcycle Film Fest
Livro: O Segredo do Dakar“O Segredo de Dakar” relata as aventuras de um rapaz que quis perceber se poderia ser um super-herói. Para isso, participa de moto no rali Africa Eco Race, uma das maiores maratonas de todo-o-terreno da atualidade, e parte em busca da descoberta dos seus eventuais super-poderes. Esta é a história verdadeira de quem busca dentro de si a força da superação e a definição de limites pessoais. É dirigida ao público juvenil e a todos os apaixonados pelo desporto motorizado.

Curtas Estrangeiras
Lisbon Motorcycle Film Fest
Unpaved3 min. | Realização: Glenn King Golnoosh Namazi vive no norte da Colúmbia Britânica, Canadá. Como uma iraniano-canadense que imigrou com seus pais quando criança, ela passou a vida tentando traçar seu próprio caminho. Navegando pelas nuances culturais e sociais de ser uma imigrante de primeira geração, Namazi quer encontrar a sua identidade dentro da comunidade motociclista. “Unpaved” explora o seu lugar inesperado na comunidade, enquanto Namazi aceita tornar-se no modelo que nunca teve. Range of Light4 min. | Realização: Kasen Schamaun Rolar rápido e viver devagar. Um grupo foge ao mundo nervoso, numa oportunidade de dar um passo atrás, respirar, viver com simplicidade e desfrutar de momentos inesquecíveis. Oskar9 min. | Realização: Max Vannienschoot Montado na sua moto, Oskar acelera por paisagens serenas ao longo do Mar do Norte, na esperança de evitar uma tempestade que surge no horizonte. Mile by Mile10 min. | Realização: Mark Bonne Um documentário sobre a experiência de Lawrence Hacking no mítico Rally Dakar em 2001 com 46 anos. Annavespa18 min. | Realização: Clelia Di Briggido Uma rapariga, presa entre a dor e a culpa, descobre que a adorada Vespa do seu pai é a chave para reconstruir o seu vínculo emocional. Sfumato30 min. | Realização: Amirali Mirderikvand Este documentário acompanha uma família rural. A filha mais velha deles trabalha de moto, mas no Irão as mulheres não podem andar de moto e agora ela tem um grande problema.

Speed is Expensive
Lisbon Motorcycle Film Fest
Realização: David Lancaster “Speed is Expensive” conta a história do homem: Philip Vincent. As suas criações tornaram-se nas motos mais admiradas e colecionadas do mundo. Mas a sua devoção à velocidade custou-lhe a sua fortuna e a sua carreira. Um documentário apaixonante, narrado por Ewan McGregor.

Lisbon Night Ride
Lisbon Motorcycle Film Fest
Depois da última sessão de sábado, vamos fazer aquilo que mais gostamos: andar de moto por algumas das mais belas ruas da cidade de Lisboa. Um passeio noturno com início e término no Cinema São Jorge.

Campeonato do Mundo de Superbike
Lisbon Motorcycle Film Fest
Diretamente do Circuito de Emiglia-Romagna, vamos assistir ao vivo e a cores no grande ecrã do Cinema São Jorge, à segunda corrida da 5ª ronda do Campeonato do Mundo de Superbike. A entrada é livre, limitada à lotação da sala Manoel de Oliveira.

Curtas Tugas B
Lisbon Motorcycle Film Fest
Um Capacete por uma Causa10 min. | Realização: Pedro Bruno RodriguesEsta iniciativa, lançada por Henrique Saraiva (colaborador da Motociclismo) e autor de “Viagens ao Virar da Esquina", surge como um testemunho de apoio à candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Perdidos na Islândia20 min. | Realização: Bruno Ribeiro A história de um grupo de motociclistas portugueses que partiu numa expedição por terras islandesas. As aventuras, desafios e memórias contadas na primeira pessoa pelo Chef Chakall. Never Ending13 min. | Realização: Manuel Portugal e Jonny CazzolaEm setembro de 2022, 157 motos clássicas de Enduro e pilotos viajaram milhares de quilómetros, a partir de 12 países diferentes para se encontrarem na bela cidade de Santiago do Cacém em Portugal, para competir numa corrida de Enduro vintage, mundialmente famosa, mantendo assim vivo o espírito das corridas clássicas de Enduro. Manere3 min. | Realização: Pedro SousaManere significa ficar/durar em latim. Às vezes, a melhor escolha é ficar para trás e acreditar no seu verdadeiro instinto, sem fachadas ou medo. Esta é uma pequena história de um homem que acredita que ficar entediado e isolado pode ser a maneira mais alegre e inspiradora de se viver. Dare to Ride3 min. | Realização: Martim David Gomes Um rapaz sente-se nervoso ao dar o primeiro beijo à mulher dos seus sonhos, comparando esse momento à adrenalina que sente ao andar de mota.

Mandado de Captura - André Martins
ESPETÁCULO EXTRA ÀS 20H. BILHETES À VENDA.

Festival Temp d'Images apresenta: Darktraces: on ghosts and spectral dances
Darktraces: on ghosts and spectral dances. Uma dança na desaparição do seu próprio rastro. Sem pertença. O que foi e já não é materializa-se em corpos que dão lugar às suas múltiplas existências, fantasmas de si, já extintos ou por vir, que tanto pertencem à matéria como à memória, à imaginação e à realidade percecionada, ao visível e ao oculto. Partilham de uma solidão existencial entre a vida e a morte. PROSKENION Fernando, num mundo globalizado e em constante transformação, ocupa o seu tempo a desenhar outros lugares. Partilha o seu quotidiano com encenadores, interpretes, coreógrafos, carpinteiros. Contrói cenografias para espectáculos ao mesmo tempo que renova o seu próprio atelier. O seu imaginário aproxima-nos desta arte que (des)codifica as palavras, traduz o indizível. Mas além do Fernando, uma voz faz-se ouvir e interrompe o quotidiano.

Les Nuits en Or 2023
Les Nuits en Or 2023 | 16, 17 e 18 de Junho “Les Nuits En Or” é uma iniciativa da Academie des César, organizada em Portugal pela Academia Portuguesa de Cinema, que reúne anualmente uma mostra de curtas-metragens selecionadas por Academias de Cinema de todo o mundo.
-thumb.jpg)
Nação Valente | CRÉDITOS FINAIS
1974, décimo terceiro ano da guerra de libertação: os portugueses e seus descendentes fogem da colónia de Angola, onde grupos independentistas gradualmente reivindicam o seu território. NAÇÃO VALENTE dá uma dupla perspectiva sobre esta luta: uma menina tribal que descobre o amor e a morte quando o seu caminho se cruza com o de um jovem soldado português; Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.
‹
›

Sessões Marsupiais
O projeto educativo Afim de Filmes programa estas sessões adaptadas à realidade dos recém pais. Muitas vezes a chegada de um bebé torna-se um caminho solitário para os cuidadores. Apesar de viverem momentos únicos, a sua vida social torna-se inexistente. Aqui propomos sessões de Cinema pensadas para mães e pais acompanhados dos seus bebés. Para além de verem um filme, é também uma oportunidade para troca de experiências.
O ambiente é descontraído, são permitidas entradas e saídas, a sala tem um pouco de luz e fraldário disponível.
------------------------------
Sessões Marsupiais | Questões frequentes:
E se os bebés chorarem, consigo ouvir o filme?
A resposta é sim. Trata-se de uma sessão talhada para pais e bebés, por isso é normal ouvirmos alguns gemidos e choros. A maioria dos bebés acalma-se quando o filme começa.
E se o meu bebé chorar?
Se o bebé chorar, somos solidários! Na verdade, há fortes probabilidades de o bebé adormecer durante a sessão. Pedimos apenas que, se o choro for muito intenso, saiam por alguns minutos até o bebé se acalmar, após o que podem regressar.
Que idade deve ter o bebé para entrar no cinema?
Recomendamos estas sessões para bebés dos 0 aos 18 meses, mas deixamos ao critério de cada pai. São filmes para adultos e acima dos 18 meses as crianças já são demasiado irrequietas para deixarem os progenitores desfrutarem dos filmes. Posso trazer companhia, mesmo que ela não tenha um bebé? Claro que sim; também recomendamos as sessões aos avós babados

Faz Fitas | Visita Oficina
Eis um cinema que é muitas outras coisas. Casa de filmes, mas também de concertos. De dramas de palco e de espetáculos de comédia. De encontros e de palestras. Ou seja, de muito blablablá de todo o género e feitio. Eis um cinema que também é feito de memórias e bastidores, elementos que queremos dar a conhecer.
Objetivo principal: Com a colaboração da equipa do Cinema São Jorge, dar a conhecer este espaço de referência da cidade de Lisboa e mostrar a forma como se fazia cinema antes da era digital: com película e com muita dedicação.
A visita: Durante a visita, os alunos circularão por uma série de espaços do Cinema, nos quais ouvirão falar sobre a história deste edifício, mas também sobre o percurso da sétima arte ao longo de décadas. Em cada espaço, serão convidados a procurar um excerto de película que estará oculto e perto do final, após recolherem todos os excertos, irão entregá-los a um projecionista, que lhes mostrará in loco como se montava um filme para projeção. A visita conclui-se com uma passagem pela sala principal – a Sala Manoel de Oliveira – lugar onde assistirão ao resultado da colagem de excertos encontrados durante o percurso.
Duração e filosofia: A visita tem a duração aproximada de uma hora e centra-se na materialidade – nos lugares do Cinema, nos materiais, na película, fazendo um contraponto a esta época de desmaterialização alavancada pelo digital.
------------------------------
Informações úteis:
Requer marcação prévia via projetoeducativo@cinemasaojorge.pt
Nível de Ensino
2.º Ciclo, 3.º Ciclo
Duração
1h
Data
De setembro de 2022 a julho de 2023
Número de Participantes
Máximo 1 turma
Preço
2€ por aluno, gratuito para professores
Local
Cinema São Jorge
Outras Informações
Atividade não adequada a pessoas com mobilidade reduzida

Luzes, Telefone, Ação! | Oficina de Cinema
O Cinema é um lugar mágico. Mas também um lugar de aprendizagem. E de imaginação, ferramenta poderosa. É essa a ferramenta de que necessitamos para esta oficina, cujo propósito é fazer fitas – recriando de facto micronarrativas cinematográficas – e levá-las ao ecrã de cinema.
Objetivo principal: Com a colaboração da equipa do Cinema São Jorge, as turmas participantes deverão sair da oficina um pouco mais familiarizadas com a linguagem cinematográfica e com as suas técnicas, sobretudo neste mundo digital.
A oficina: Durante a oficina, os alunos verão uma apresentação genérica sobre os conceitos essenciais de cinema. Depois, irão usar espaços deste equipamento cultural para pensar, planificar, filmar, editar e projetar uma cena real de filme, que eles próprios irão recriar. As turmas participantes serão distribuídas em quatro grupos e cada participante terá um papel fundamental no processo: realização, direção de atores, interpretação, entre outros. Há um aspeto muito especial nestes filmes: cada grupo terá de filmar as sua cena recorrendo apenas a um telemóvel, fornecido pelo Cinema São Jorge, e obedecendo a uma planificação prévia essencial nestes contextos. Após as filmagens, cada grupo poderá ajudar a editar a sua sequência de planos e, simultaneamente, compreender como se processa a montagem de uma cena de filme. O resultado será exibido na sala de cinema.
Duração e filosofia: a oficina tem a duração de três horas, ao fim das quais os alunos terão ficado a conhecer conceitos ligados à arte cinematográfica, com a vantagem de os terem posto em prática. Será uma oficina de inspiração, mas também de transpiração. O Cinema é um lugar mágico. Mas dá trabalho.
------------------------------
Informações úteis:
Requer marcação prévia via projetoeducativo@cinemasaojorge.pt
Nível de Ensino
2.º Ciclo, 3.º Ciclo
Duração
3h
Data
De setembro de 2022 a julho de 2023
Número de Participantes
Máximo 1 turma
Preço
4€ por aluno, gratuito para professores
Local
Cinema São Jorge

Visita Virtual
Quantas histórias contém um cinema? Qual a sua importância cultural e patrimonial para a cidade? Quem faz do São Jorge aquilo que ele é hoje em dia? E esse tal de São Jorge era quem, afinal?

CREDITOS FINAIS
Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.

Contar Espaços
Em cada espaço, uma história. Em cada lugar, uma memória.
Duarte Silva é ator, locutor e contador de histórias. Nestas sessões, dá-nos a conhecer diferentes espaços do Cinema São Jorge, sempre com uma história debaixo do braço para ser ouvida com atenção. Mas este mundo encantado não é feito só de palavras. Também há apitos, um ukulele, livros, gargalhadas, brinquedos, sonhos e muito mais para descobrir no dia 18 de junho, às 11 horas. Dos mais pequenos aos mais graúdos, venham todos daí.

Afim de Filmes 2023
Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.

SESSÃO MARSUPIAL | A VOZ DAS MULHERES
Baseado no romance best-seller de Miriam Toews, “A Voz das Mulheres” retrata um grupo de mulheres que se encontram numa colónia religiosa isolada, enquanto lutam para reconciliar a sua fé com uma série de agressões sexuais cometidas pelos homens da colónia.
SESSÕES MARSUPIAIS - Sessões adaptadas à realidade dos recém pais. Muitas vezes a chegada de um bebé torna-se um caminho solitário para os cuidadores. Apesar de viverem momentos únicos, a sua vida social torna-se inexistente. Aqui propomos sessões de Cinema pensadas para mães e pais acompanhados dos seus bebés. Para além de verem um filme, é também uma oportunidade para troca de experiências.
SESSÕES MARSUPIAIS - Sessões adaptadas à realidade dos recém pais. Muitas vezes a chegada de um bebé torna-se um caminho solitário para os cuidadores. Apesar de viverem momentos únicos, a sua vida social torna-se inexistente. Aqui propomos sessões de Cinema pensadas para mães e pais acompanhados dos seus bebés. Para além de verem um filme, é também uma oportunidade para troca de experiências.
O ambiente é descontraído, são permitidas entradas e saídas, a sala tem um pouco de luz e fraldário.

Contar Espaços
Em cada espaço, uma história. Em cada lugar, uma memória.
Duarte Silva é ator, locutor e contador de histórias. Nestas sessões, dá-nos a conhecer diferentes espaços do Cinema São Jorge, sempre com uma história debaixo do braço para ser ouvida com atenção. Mas este mundo encantado não é feito só de palavras. Também há apitos, um ukulele, livros, gargalhadas, brinquedos, sonhos e muito mais para descobrir no dia 18 de junho, às 11 horas. Dos mais pequenos aos mais graúdos, venham todos daí.